EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100228

Efeitos da Ventania na "Cava de Viriato"


Felizmente que os ventos fortes destes últimos dias apenas derrubaram três árvores na "Cava de Viriato". Porém o local ficou pejado de ramos partidos que rapidamente foram retirados do talude, do passadiço, da "passadeira de granito" e dos arruamentos pelo pessoal da câmara municipal. A maioria das árvores estão muito envelhecidas e a destruição só não foi maior porque nas últimas semanas os ramos mortos foram cortados [ligação].

Viseu, Cidade Jardim?



(...) "Encostado a este lanço ainda hoje se vê, do lado exterior, um fragmento dos antigos fossos. Denomina-se Poço da Cava, espécie de lago com 12m,60 de largura e 147 metros de comprimento, cuja agua não seca nem transborda, por ser mais alto o terreno circunvisinho. Apenas na estiagem tiram alguma agua para rega com uns engenhos muito simples, denominados picanços. Assim regam alguns chãos da quinta contígua que fui do fallecido negociante Castello Branco, cuja casa defronta nas traseiras com o lago e tem uma linda varanda quasi sobre elle." (...)

Pedro Augusto Ferreira In "Portugal Antigo e Moderno, Diccionário" continuador de Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal, Lisboa, Livraria Editora de Tavares Cardoso & Irmão, 5 - Largo de Camões – 6, 1890

O referido "Poço" conhecido como "Lago da Cava de Viriato" está a deitar por fora tendo já invadido os terrenos da Quinta da Machada. A água está a aproximar-se cada vez mais da Rua Heróis Lusitanos, perto da Rua dos Plátanos, nada de anormal atendendo à muita chuva que tem caído, uma situação a que já não estávamos habituados.
Ver muito lixo a flutuar no lago deveria ser estranho, lamentavelmente, somos obrigados há vários anos e durante todos as estações a vê-lo. Veja imagens do último Verão [ligação].

"Do It Again" - Galactic




"Do It Again" vídeo dos Galactic e do seu novo álbum “Ya-Ka-May”, é melhor ver... A página oficial [ligação]

20100227

"Drs." & Caloiras, visitaram o Viriato

Talvez integrados na praxe académica os “Drs.” foram apresentar várias caloiras ao Viriato que deverá ter ficado muito agradado com a visita.
Nós por cá, continuamos sem saber porque razão a iluminação da "Cava de Viriato" continua sem funcionar até porque não terá sido nada barata. Por exemplo deu uma grande trabalheira perfurar as lajes de granito para embutir os projectores. Depois de tanto trabalho e despesa só uma razão muito forte estará a impedir o seu funcionamento. Curiosamente esta iluminação esteve ligada, quer de dia, quer de noite [ligação], por ocasião da realização do congresso dos municípios e somente durante a noite por alturas do Natal, talvez que ajudar o Pai Natal a encontrar a nossa cidade?

Rugby - 3ª Jornada Emergentes Viseu



Hoje no campo do IPV, em Repeses, irá decorrer a 3ª jornada do Torneio de Emergentes organizado pelo "Rugby Clube Viseu" [ligação]

"Phado Mehnor" - M-PeX



"Phado Mehnor" tema do álbum "Phado" de M-PeX cujo lançamento está agendado para o próximo mês de Março. MySpace [ligação].
O vídeo foi dirigido por Gonçalo Pedro, aluno da "Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias" e foi o seu trabalho final para a cadeira de “Pós Produção e Composição Multimédia do curso de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia [ligação].”

20100226

Sporting 3 - Everton 0 - O Leão Acordou?


Parece que sim e desta vez "tirou a barriga de misérias..."

Depois de sete jogos sem vencer o Sporting Clube de Portugal, "os leões" também conhecidos depreciativamente por "lagartos", venceram esta noite o Everton, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. O encontro disputado em Alvalade terminou com 3-0 no marcador, depois do 2-1 verificado na primeira mão [RTP - ligação].

P. S. - Os meus parabéns em especial para o meu amigo "4esquinas" [ligação] que continua a "hibernar"... este leão encima a fachada de um bonito edifício na Avenida Alberto Sampaio.

O Funicular de Viseu de Novo...


Já há 15 dias que não abordava o tema da linha do "Funicular de Viseu" que está a ficar cada vez mais degradada. Os automobilistas menos atentos ou apressados continuam a chocar contra a vedação e muitos dos cabos de aço que protegem a linha estão soltos ou embaraçados e não cumprem os objectivos para que foram colocados; isolar a linha para prevenir prováveis quedas dos transeuntes e evitar atropelamentos.
A última reparação nas vedações foi efectuada nos primeiros dias do mês de Dezembro de 2009, nas vésperas da realização no vizinho Multiusos de Viseu do Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, desde então as muitas anomalias não são reparadas e a linha está tornar-se cada vez mais perigosa.

No que diz respeito ao “grande sucesso” do funicular é certo que quando estas imagens foram obtidas, ao início da tarde de ontem, o funicular transportava dois viajantes para Sé e no sentido contrário apenas viajava o "guarda-freios".

"This Too Shall Pass" - OK Go



"This Too Shall Pass" do novo álbum "Of the Blue Colour of the Sky", o vídeo foi realizado por Brian L. Perkins e os OK Go e inclui a "Notre Dame Marching Band". A página oficial dos OK Go [ligação].

20100224

"Vizeu - Ponte Romana da Azenha"

Há cerca de cinco décadas a construção desta ponte era, muitas vezes, erróneamente atribuída aos romanos. Na verdade a ponte foi mandada construir pelo Arcerdiago de Pindelo, Francisco Coelho de Campos, corria o séc. XVIII como consta na inscrição gravada na base do cruzeiro de granito próximo:
“Este Cruzeiro e Ponte mandou fazer à sua custa Francisco Coelho Campos”.
Os trabalhos decorreram entre 1738 e 1767 e a ponte era muito útil para quem vivia na margem direita do rio Pavia em; Orgens, São Martinho, Quintela, Santo Estêvão e ainda mais para longe. A obra era parte de um sistema que integrava um açude, utilizado para alimentar um moinho e ainda regar terrenos agrícolas próximos.
À esquerda da ponte é visível a abertura por onde a água depois de desviada, retornava ao leito do rio depois de ter feito rodar a mó do moinho e transformar os cereais em farinha,
De notar que do lado esquerdo ainda se vê uma passagem para o rio, feita através de uma calçada construída com grandes lajes, que desapareceu porque foi entulhada com terra e quem sabe se com as pedras do muro vizinho.
Lamenta-se que o moinho, as casas e os anexos da quinta que a câmara municipal através do programa POLIS anunciou reconstruir, continuem vergonhosamente a degradar-se e a cair de podres [ligação].

Postal ilustrado, sem data, provavelmente dos meados do séc. XX, da colecção Passaporte (LOTY) com o nº 34

Jardim Novo e Velha Ponte da Azenha


O novo espaço ajardinado na margem direita do Rio Pavia, na urbanização ValRio, a velha Ponte de Azenha e o Rio Pavia com muita água

O "Circo Royal" em Viseu

O "Circo Royal" está em Viseu de 26 a 28 de Fevereiro, instalado como habitualmente no recinto da Feira Semanal, e possui um "potente aquecimento". Na Sexta-feira o circo oferece entradas gratuitas às crianças

"O Circo" - Charlie Chaplin (1928)



Se gostou, mesmo não sendo "Sportinguista", veja mais no canal "HC4" [ligação]

"Divisive" - We Have Band

MySpace "We Have Band" [ligação], vídeo de Jul & Mat [ligação]

20100223

Azulejos de Viseu - Palacete Cons. Afonso de Melo



Estou convencido que poucos repararam nos três painéis de azulejos representado anjinhos "papudos", sobre nuvens e envolvidos em várias actividades lúdicas, existentes na fachada do Palacete do Conselheiro Afonso de Melo , situado na rua com o mesmo nome, junto ao Rossio.
Estes azulejos deverão ter sido colocados no final do séc. XIX à data da construção do imóvel que foi pertença do Conselheiro José Maria de Sousa Macedo e foram pintados por Carlos Gomes Fernandes, no seu atelier em Lisboa, na Rua das Taypas, 83, Villa Martel e não estão datados.
Nas últimas décadas neste bonito edifício com pormenores da "arte nova" funcionou um supermercado, felizmente depois de restaurado mas mantendo todo o aspecto exterior original, passou a ser agência e sede regional de uma instituição de crédito.

"Uns Belos Rapazes" de Riad Sattouf



(...) notável estreia na realização do autor de BD Riad Sattouf, esta comédia francesa sobre o universo sexual adolescente mistura humor e inteligência e posiciona-se algures entre “American Pie” e “Juncos Silvestres”.
© Mike Goodridge, Screen Daily

Integrado no ciclo de cinema - "A Vida Por Diante", organizado pelo Cine Clube de Viseu, será exibido no dia 23 de Fevereiro de 2010, às 21H45, no IPJ no Fontelo [ligação].

Não Somos Anjinhos...


Como não somos anjinhos, todos deficientes ou não, necessitam de utilizar instalações sanitárias!
Esta tabuleta existente no Rossio é agora completamente inútil e "mentirosa" porque os dois sanitários do "Parque Aquilino Ribeiro" estão há meses inacessíveis. O parque da cidade foi encerrado para obras de "requalificação" [ligação] que se encontram paradas, desde o início de Dezembro de 2009, por falta de Visto do "Tribunal de Contas" e segundo Américo Nunes também:
"(...) devido às fortes chuvadas que têm caído e que estão a dificultar o prosseguimento dos trabalhos" [ligação].

“Hard” - Rihanna



Éstou certo que não precisa mas cá vai o [MySpace] da Rihanna

20100220

Neve na "Cava de Viriato"

Na passada Segunda-feira nevou em Viseu e claro na "Cava de Viriato", aqui ficam algumas imagens desse dia.
Novamente volto a "sinalizar" que a iluminação do monumento continua desligada, sabe-se lá porquê...! Veja as raríssimas fotos recolhidas no passado dia 6 de Dezembro de 2009 [ligação].

Publicidade Gratuita à conta do Viriato...


"Hiper Shop Viriato" na Rua Serpa Pinto, muitas pechinchas a 1 €

Rua dos Plátanos "Cava de Viriato"


Um "monstro" doméstico e um televisor desfeito ontem na "Cava de Viriato", Rua dos Plátanos. No que diz respeito aos "monstros" é proibido deixá-los na via pública e a Câmara Municipal de Viseu dispõe, desde 2004, dum serviço de recolha. Para o televisor a melhor opção, porque é um resíduo perigoso, seria fazer a sua entrega nos pontos de recolha de resíduos eléctricos e electrónicos que funcionam em algumas escolas, juntas de freguesia e grandes superfícies comerciais [ligação].

"Show Me The Night" - Jump Jump Dance Dance



Dos antípodas os Jump Jump Dance Dance - MySpace [ligação]

20100219

A "Tânia Ama Pedro"

Não sei como reagiu o Pedro mas a Tânia decidiu declarar, quem sabe se pela enésima vez, o seu amor deste modo. Será que foi ele quem desmanchou o "estendal"?, será que a mensagem produziu o efeito desejado? Muita sorte para ambos.

“T-Shirt War” - Rhett & Link



“T-Shirt War” é um vídeo da dupla Rhett & Link produzido com mais de duas centenas de imagens estampadas diferentes. Depois de tanto trabalho ainda arranjaram tempo para fazer a música [ligação]

20100218

"Judith Teixeira e o Lugar"

Judith Teixeira e o Lugar: uma "irmã de Shakespeare" no modernismo literário português - de Martim de Gouveia e Sousa

O autor nasceu no Porto em 1962 mas muito cedo veio para Viseu. Mestre em Literatura Portuguesa, Director da revista literária, Ave Azul, autor do blogue com o mesmo título [ligação], e EVROPA [ligação], membro do Conselho redacção dos Cadernos Aquilinianos, Professor, Ensaísta e Investigador com colaboração dispersa por várias revistas e jornais.

Este ensaio pretende chamar a atenção para a (esquecida) poetisa viseense Judith Teixeira (1880 - 1959), um caso único na literatura portuguesa pelo escândalo causado pela apreensão da sua colectânea poética de 1923 - "Decadência", onde de modo explícito e desassombrado, falava do amor e do erotismo entre mulheres mas sobretudo pelo injusto esquecimento da sua contribuição literária, especialmente do movimento modernista nas letras portuguesas.
A publicação desta obra foi planeada para coincidir com a passagem do cinquentenário do seu desaparecimento ocorrido no dia 28 de Dezembro de 2009.
Editora "Areias do Tempo - Associação Cultural e Editorial", Coimbra, 1ª edição Dezembro de 2009

Ligações para páginas dedicadas a Judith Teixeira: "Truca" e "Estúdio Raposa"

São Teotónio Padroeiro de Viseu



São Teotónio nasceu em Ganfei, junto de Valença do Minho, possivelmente no ano de 1082. Era filho de D. Oveco Mogueimes e de Dª Eugénia pessoas aparentadas com nobres e reis da Europa cristã. Com cerca de 10 anos juntou-se ao seu tio D. Crescónio bispo de Coimbra. Formou-se em teologia e filosofia, depois de ter sido um brilhante estudante do acerdiago D. Tello. Depois da morte de D. Crescónio veio para Viseu onde em 1112 e por instâncias do Bispo de Coimbra sucedeu a D. Teodónio, um outro seu tio, como prior da Sé de Viseu. Nesse lugar permaneceu durante mais de 30 anos e a Sé de Viseu, onde tinha a sua residência, tornou-se lugar de abrigo de peregrinos e de muitos pobres. As suas celebrações atraiam multidões, no final costumava distribuir pão e esmolas. Por duas vezes foi em peregrinação à Terra Santa, tendo na ocasião da primeira renunciado ao seu lugar que foi ocupado por D. Onório. No regresso da primeira viagem, por humildade recusou retomar a anterior posição e também não quis ser nomeado Bispo de Viseu.
No ano de 1131 voltou para Coimbra onde fundou, com mais onze religiosos, o Mosteiro de Santa Cruz de que foi o primeiro Prior. Foi apoiante e aliado do jovem principe Afonso Henriques na luta contra a sua mãe. São Teotónio tornou-se um bom amigo, conselheiro e confessor do rei D. Afonso Henriques. Sob a orientação de São Teotónio o mosteiro de Coimbra foi um foco de irradiação da fé cristã e apoiante da fundação da nacionalidade, em 1152 renunciou ao priorado de Santa Cruz e em 1153 o Papa quis fazê-lo Bispo de Coimbra, dignidade que voltou a recusar. Veio a falecer em 18 de Fevereiro de 1162 e foi canonizado logo no ano seguinte pelo Papa Alexandre III. O seu corpo repousa numa capela da igreja do mosteiro que fundou muito perto do primeiro rei de Portugal
A sua imagem na frontaria da Sé Catedral de Viseu, séc. XVII da escola de Coimbra, ocupa lugar de destaque, abaixo da padroeira Nossa Senhora da Assunção e está ladeada pelos quatro Evangelistas. Aos seus pés está colocada uma mitra que simboliza as suas duas recusas para assumir a dignidade episcopal. O Santo está representado com a indumentária dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, adoptada pelos frades de Santa Cruz, e segura na mão direita o báculo que foi autorizado a usar.
São Teotónio é o padroeiro da cidade e da diocese de Viseu. A Câmara Municipal de Viseu em 18 de Fevereiro de 1963 decidiu na sequência de várias homenagens dar o nome de São Teotónio ao largo existente nas traseiras da Sé, também a Mesa da Santa Casa da Misericórdia deliberou que o seu hospital fosse designado por Hospital de São Teotónio, nome que o novo hospital propriedade do Estado manteve.

"Vai-se Andando" no Teatro Viriato


"Vai-se Andando" com José Pedro Gomes e encenação de António Feio no Teatro Viriato nos dias 18, 19 e 20 Fevereiro de 2010, às 21h30.

"(...) A expressão é conhecida de todos os portugueses e serve de resposta nas mais variadas e comuns conversas de elevador: "Vai-se Andando". O que pode ser considerado um emblema nacional dá, agora, título a mais uma peça de sucesso da dupla António Feio e José Pedro Gomes, desta vez, com diferentes papéis: Feio encena e José Pedro Gomes interpreta o monólogo que, sem esquecer a devida dose de sarcasmo, se propõe a colocar os portugueses a olharem para si próprios. (...)"

Mais informações na página oficial do "Teatro Viriato" [ligação]

"Em Manutenção" há um ano e meio?

Recompenso, dou alvíssaras, a quem explicar porque razão esta placa continua afixada, há um ano e meio, na entrada dum parque infantil na nossa cidade, cuja construção foi paga na sua maior parte pelo programa POLIS. [ligação].
Não é suficiente espalhar pela cidade propaganda a proclamar - "Viseu Cidade Amiga das Crianças"...

“Lightworks” - Acid Girls



O "MySpace" das Acid Girls [ligação], este vídeo foi realizado por Steven Ilous [ligação]

20100216

"Enterro do Entrudo" em Repeses



Embora o Carnaval em Viseu não tenha grande expressão o "Enterro do Entrudo", organizado pelo Clube de Futebol "Os Repesenses" [ligação], vai de novo cumprir a tradição.
A concentração terá lugar hoje pelas às 20h30, junto à sede do clube, e o cortejo fúnebre seguirá em direcção ao "Rossio". Junto do edifício da câmara municipal e na presença das viúvas será feita a leitura do testamento, seguida da partilha dos bens do defunto que finalmente será destruído pelo fogo.
Todos são bem-vindos, para participar a única condição é vestir um lençol branco e transportar uma vela.

Azulejos de Viseu - Rua Capitão Salomão


Salomão Vaz da Silveira Leitão, Capitão de Infantaria, Viseu, Cavernães (1875/1936)

A Rua Capitão Salomão localiza-se na Freguesia de São José, entre a Avenida Capitão Homem Ribeiro e a Avenida da Bélgica e presta homenagem ao benemérito da cidade e do "Asilo da Infância Desvalida ". O Capitão Salomão era filho de Pedro Vaz da Silveira Leitão e de Maria Cândida de Sousa. Foi casado com Hermengarda de Sousa e Albuquerque do Amaral. Desta união nasceu Elvira de Sousa Albuquerque do Amaral Leitão que casou com Adelino Nogueira de Azevedo Pinto (RIJO) [ligação]

P.S. - O pavimento da rua está uma lástima trata-se de uma calçada à portuguesa cheia de remendos no alcatrão a tapar buracos.

O Funicular de Viseu e a Neve


Estava ontem muito pouca neve a linha do "Funicular de Viseu" mas com os problemas habituais

Um Século de Pintura Portuguesa


Clique sobre a imagem para aumentar

O "Millenium BCP" apresenta na galeria de exposições temporárias do Museu Grão Vasco, até 2 de Abril de 2010, uma selecção da sua colecção de pintura. São cerca de 40 quadros de autores portugueses produzidos entre os anos de 1884 e 1992. Estão patentes obras dos maiores nomes da pintura portuguesa (Almada Negreiros, Álvaro Lapa, António Dacosta, João Vieira, Paula Rego, Vieira da Silva, José Escada, Graça Morais, José Malhoa, Manuel Amado, Carlos Botelho, Costa Pinheiro, Menez, Eduardo Batarda, Columbano Bordalo Pinheiro, etc.) cujos trabalhos cobrem os movimentos naturalista, modernista e a arte contemporânea a que pertence a maioria dos quadros. A visitar até porque a entrada é gratuita.

"Red Pony" - A Jigsaw

"Red Pony" vídeo do album “Like The Wolf” de A Jigsaw [MySpace]

20100215

Hoje Nevou em Viseu

Esta manhã Viseu e os arredores acordaram cobertos com um manto de neve com meia dúzia de centímetros de altura. Segundo ouvi na televisão e contrariamente ao que é habitual a neve caiu com maior intensidade nas localidades do sul do distrito. Ao início da tarde caiu alguma chuva que fez desaparecer a neve. Aqui ficam algumas imagens do "nevão".

Alguns Bonecos de Neve em Viseu

Estes são os bonecos de neve que encontrei enquanto andei a fotografar a cidade. Não serão nenhumas obras primas mas certamente quem os fez divertiu-se imenso e isso é o que mais importa.

“Não é um fado normal” - Ana Moura

"Não é um Fado Normal" do álbum de Ana Moura - "Leva-me aos Fados" (Universal, 2009). Realmente não é normal mas este fado tem uma sonoridade especial fruto do acompanhamento dos “Gaiteiros de Lisboa” [MySpace]. A página oficial Ana Moura [ligação].

20100214

Os Guerreiros Lusitanos



(...)"Os guerreiros ibéricos são citados como tropas mercenárias na batalha de Hímera em 480 a.C.. A dada altura, os mercenários ibéricos aparecem como mercenários nos principais confrontos bélicos do Mediterrâneo, tornando-se num dos pilares dos exércitos do Mediterrâneo central. Estão presentes na batalha de Selinute, Agriento, Gela e Calamina. Surgem em outros conflitos na segunda guerra grego-púnica, na Sicília, em Siracusa, em Atenas e estão presentes na defesa de Esparta na batalha de Krimios, na Primeira Guerra Púnica, e com os púnicos no norte de África. Tito Lívio (218 a.C.) descreve os Lusitanos pela primeira vez como mercenários ao serviço dos cartagineses na guerra contra os romanos.
Os lusitanos foram considerados pelos historiadores como hábeis na luta de guerrilhas. Eram indivíduos jovens na plenitude da sua força e agilidade e seleccionados entre os mais fortes. Neles recai a defesa da comunidade quando está ameaçada. A preparação militar dos jovens guerreiros tinha lugar nas montanhas em lugares específicos."
(...)

"Lusitanos" na Wapedia [ligação]

P.S. - A maioria seriam rudes montanheses e pastores, eram exímios no arremesso de pedras. Os seus fundibulários tinham fama de certeiros, por essa razão e se necessário corriam os inimigos à pedrada... e não "em sentido figurado"!
Um dos meus "espiões" informou-me que as pedras que estão aos pés dos guerreiros lusitanos serviram para escrever uma mensagem de amor, sobre no relvado que ladeia o monumento a Viriato e que entretanto foi desfeita.
O objectivo deste artigo é sobretudo "sinalizar" que a inovadora iluminação da "Cava de Viriato" continua desligada. Sabe-se lá porque motivo...

“ Poop On Face” - Le Sexoflex



A página oficial "Le Sexoflex", uma banda muito bem disposta, originária do estado da Geórgia, EUA [ligação]

"Dança dos Cus" - Cabanas de Viriato

"A Dança dos Cus" é uma tradição de Cabanas de Viriato que se repete desde 1865, foi assim em 2008, nos próximos 15 e 16 de Fevereiro de 2010 há mais... cuzadas!

20100213

O Tubo na "Cava de Viriato"


Mais uma vez volto a "sinalizar" que as obras de “requalificação” da "Cava de Viriato" continuam inacabadas. O tubo negro do sistema de rega que leva água da proximidade da passadeira que antecede a mini-Rotunda do Viriato, numa extensão de mais de 100m, e ao longo da Avenida da Bélgica na direcção da Estrada Velha de Abraveses (uma antiga estrada romana), continua à vista.
Esta já é a segunda vez que abordo este assunto, a primeira foi em 23 de Agosto de 2009 [ligação] mas, lamentavelmente, sinto-me obrigado a voltar ao tema pois o comprido tubo continua à vista de todos, a rodear árvores e candeeiros. Esta situação poderá ter sido uma solução provisória para resolver alguma omissão do projecto. Entendo que o tubo já há muito tempo deveria ter sido enterrado para não continuar a dar uma imagem de esquecimento ou até desleixo.
Esta insistência não pretende ser uma provocação. Parece-me que mais uma vez a razão está do meu lado, ou será que a verdade é provocadora?

Jornal "O VIRIATO"



"O VIRIATO" - Jornal Político, Instructivo e Commercial que poderá ler na "Biblioteca Nacional Digital" da "Biblioteca Nacional de Portugal" [ligação].
Retirado da "Tertúlia de Viriato" do amigo "Bazookas" [ligação]

"Valentine" - Kina Grannis



Antecipando o Dia dos Namorados... MySpace da Kina [ligação]

20100210

Mais uma vez, o Funicular de Viseu

Não pensava voltar tão depressa a tratar o tema do "Funicular de Viseu" mas como hoje li no "Diário de Viseu" que segundo "anúncio da câmara municipal o funicular já transportou mais de 41 mil passageiros deste Setembro", em mais de mais de "3.300 viagens", decidi-me.
Começo por rectificar a notícia uma vez que o equipamento não foi inaugurado mas sim “aberto e iniciado” [ligação], porque a edilidade assim o decidiu uma vez que por "indisponibilidade de agenda" não foi possível a comparência de qualquer membro do governo a quem foram dirigidos convites. Foi essa a explicação dada, ao início da noite do dia 25 de Setembro de 2009, pelo presidente Fernando Ruas para não haver "inauguração" protocolar.
O mesmo diário informou, em 20 de Janeiro de 2010, que nos primeiros 100 dias o funicular transportou mais de 30.000 passageiros.
Reparem que ao "astronómico número" de "mais de 41 mil passageiros" que nada pagaram pelas viagens corresponde uma média de pouco mais de 12 passageiros por viagem (apenas 6 em cada carruagem com a lotação de 50 passageiros), um número muito pequeno e que não justificará um investimento de 5,3 milhões de euros. Basta verificar que o factor "novidade/curiosidade" que muitas vezes encheu as carruagens, rapidamente desapareceu e que nos números apresentados estão incluídas milhares de viagens de infantários, escolas, ATLs, Lar de Idosos e outros convidados... Ainda há pouco um amigo me disse que os seus dois filhos, um que ainda usa bibe e o outro que já frequenta o primeiro ciclo, já viajaram meia dúzia de vezes.
Como não são emitidos bilhetes suponho que a contagem seja efectuada pelos torniquetes existentes nas estações. Será que estão a funcionar, contar, correctamente?
As viagens a partir das 19h15 e até às 20h00, em horário alargado "a pedido" e em "regime experimental", costumam ser das menos frequentadas, o estacionamento gratuito no Campo de Viriato veio facilitar o acesso dos visitantes ao vizinho centro comercial e contribuir para esvaziar o seu parque pago.
Já agora aproveito para "sinalizar" que uma das portas da "Estação Viriato" continua avariada e que as entradas e saídas se fazem, há várias semanas, pela mesma porta. Estou convencido que já deverão ter chamado o serralheiro...

P.S. – Lamento que a câmara não anuncie também o número de passageiros dos 3 pequenos autocarros eléctricos, o “D. Duarte" é visível nas imagens, em que as viagens são pagas e portanto é muito fácil conhecer o número do utilizadores. Este veículos andam quase sempre vazios como era o caso. Apenas a linha "Estação de Camionagem/Hospital" parece ter procura que justifique a sua manutenção nos mesmos moldes. Os veículos mais parecem servir para passear os motoristas pela cidade, talvez fosse boa ideia não cobrar bilhetes para incrementar o serviço?

"Dança dos Cus" em Cabanas de Viriato



Nos próximos dias 13 a 16 de Fevereiro de 2010 em Cabanas de Viriato [ligação], no vizinho concelho de Carregal do Sal [ligação], vivem-se dias de grande animação com os festejos do seu Carnaval e com a sua "Dança Grande", mais conhecida por "Dança dos Cus", que mantém bem viva uma tradição vinda do ano de 1865, quando o sucesso de uma representação teatral trouxe para a rua os actores e as actrizes. Saiba mais sobre este carnaval único em "At-Tambur.com - ligação].

"Ain't Telling The Truth" - Bluejuice



Ouvir mais e ver os australianos "Bluejuice" no MySpace [ligação]

20100209

“Ruas da Amargura” de Rui Simões



"As Ruas da Amargura são povoadas por homens e mulheres, de todas as idades, com carências afectivas, financeiras, problemas mentais, alcoolismo, toxicodependência, ou simplesmente pessoas que chegaram a Portugal à procura de uma vida um pouco melhor." (...)
"Ruas da Amargura" de Rui Simões, Portugal, 2008, 108´, sessão do Cine Clube de Viseu, dia 9 de Fevereiro de 2010, às 21H45, no IPJ no Fontelo [ligação].
Este documentário será exibido com a presença do realizador, Rui Simões [ligação], e está inserido na campanha de divulgação do "Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social 2010".

Grafittis de Viseu



Parece que as coisas não correm de feição à equipa sénior do "novo Académico" - o Académico de Viseu FC ou ex- Farminhão, como muitos preferem dizer...[ligação]

“Kill Me” - Make The Girl Dance



“Kill Me” da banda francesa “Make The Girl Dance” e o "MySpace" [ligação]

20100206

Viriato desafiando os romanos e a neve


(...) "É possível que Viriato estivesse presente quando os lusitanos iniciaram a guerra contra Roma nos anos 154-153, portanto muito longe das primeiras notícias escritas sobre ele. Entretanto a lenda crescera e os romanos aproveitaram Viriato para minimizar os seus fracassos nas campanhas da Lusitânia. Valorizaram demais os seus poderes e a sua compleição de homem formado nas montanhas, resistente à fome e ao frio, hábil na guerrilha de ataque e fuga, para justificar em Roma os próprios desaires. Que não seriam tanto militares como políticos. Ia-se para a guerra para fazer fortuna, e fazê-la durar seria uma técnica de generais-burocratas que do acampamento faziam gabinete de intrigas e de secretas combinações rendosas." (...)

Agustina Bessa-Luís in "Fama e Segredo na História de Portugal", Ilustrações e vinhetas de Lucy Pepper, Capa e paginação de Ilídio J. B. Vasco, Editora "Guerra e Paz", Lisboa, Janeiro de 2010

Fama e Segredo na História de Portugal



"Fama e Segredo na História de Portugal" de Agustina Bessa-Luís acaba de ser reeditado numa versão com preço mais acessível, a primeira que já fazia parte da minha biblioteca, é um álbum de grande qualidade com bom papel e excelente grafismo de Luis Miguel Castro que desenhou, pintou, fez colagens e fotografou [ligação]. Esta é a nova edição de um dos mais prestigiados livros do catálogo da editora "Guerra e Paz" e foi ilustrada por Lucy Pepper, uma artista inglesa a viver em Portugal:
"Quem foi Viriato? Porque se davam mal D. Afonso Henriques e a sua mãe, D. Teresa? Terá Salazar sido amado em vida? Fama e Segredo na História de Portugal está organizado em 12 óperas, que nos levam numa viagem pelo tempo, para descobrir os segredos e mistérios por detrás de personalidades tão díspares da nossa história como D. Afonso Henriques, D. Leonor Teles, D. Sebastião ou Salazar." (...) [ligação]

"Viseu, Cidade de Viriato"