EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20091206

Fez -se (Finalmente) Luz na Cava!


Como prometido vou fazer algumas considerações sobre a nova iluminação da "Cava de Viriato" depois de gastos 2.000.000,00 de €, em grande parte verbas recebidas do Programa Polis. Já referi que a realização do congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses "obrigou" a que fossem feitos arranjos e reparações, algumas com anos de atraso e bem necessárias:
A iluminação do monumento dedicado a Viriato, erigido em 1940 e da autoria do artista espanhol Mariano de Benlliure, foi muito melhorada apenas com a troca das lâmpadas amarelas, por brancas que são mais adequadas embora ainda necessitem de ajustamentos;
Os pontos de luz colocados nas escadarias, no viaduto metálico, na polémica "passadeira" de granito e os holofotes enterrados no passadiço da vetusta muralha foram finalmente ligados.

Infelizmente comprovei que o método escolhido - a colocação de pequenos sinalizadores luminosos embutidos nas lajes de granito, pontos de luz nas paredes, nas guardas do viaduto e os holofotes enterrados para iluminar as copas das árvores - não foi uma boa solução pois o monumento continua em grande parte às escuras e a afugentar os visitantes.
Há mais de um ano que aguardava para ver o trabalho concluído mas à vista do resultado fiquei com a certeza de que o projectista valorizou a estética e esqueceu-se que o lugar deveria ser suficientemente iluminado para que os visitantes se sentissem seguros.
As imagens mostram alguns aspectos do monumento mas, como é habitual, aconselho a visita ao local mas sempre acompanhado, "não vá o diabo tecê-las"...

P.S. - A iluminação tem estado todo o dia ligada a desperdiçar energia.