No dia 25 de Agosto de 2008 Fernando Ruas foi fazer uma "passeata" à Cava de Viriato [Vídeo - RTP], acompanhado de engenheiros e jornalistas, para ver as obras de "requalificação", integradas no Programa Polis, que ainda hoje continuam imperfeitas e inacabadas.
Desta vez mostro algumas fotos do sistema de rega colocado na antiga "Cava de baixo", do lado da Avenida da Bélgica. O tubo preto que as imagens mostram e que deveria estar enterrado, serpenteia no maltratado "relvado" numa extensão que estimei em cerca de 140m, com início na proximidade da mini-rotunda do Viriato [ Ver vídeo -SIC] .
Tive sorte ao deslocar-me ao local porque estava na hora da rega e foi possível fotografar os esguichos...
No que diz respeito aos "remendos" na passadeira de granito e nas escadarias - tapar com terra os buracos para evitar mais acidentes e depois retirar as sobras de terra, as pedras e reparar os estragos causados pelas máquinas, durante esta semana nada mais foi feito.
Depois de gastos mais de € 2.000.000 a Cava de Viriato, classificada em 1910 como Monumento Nacional, continua votada ao desprezo, a não ter a atenção que merece. Um exemplo de fortificação militar construída em terra batida, muito raro, não devia estar a "meter nojo, até aos cães"!