EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100218

São Teotónio Padroeiro de Viseu



São Teotónio nasceu em Ganfei, junto de Valença do Minho, possivelmente no ano de 1082. Era filho de D. Oveco Mogueimes e de Dª Eugénia pessoas aparentadas com nobres e reis da Europa cristã. Com cerca de 10 anos juntou-se ao seu tio D. Crescónio bispo de Coimbra. Formou-se em teologia e filosofia, depois de ter sido um brilhante estudante do acerdiago D. Tello. Depois da morte de D. Crescónio veio para Viseu onde em 1112 e por instâncias do Bispo de Coimbra sucedeu a D. Teodónio, um outro seu tio, como prior da Sé de Viseu. Nesse lugar permaneceu durante mais de 30 anos e a Sé de Viseu, onde tinha a sua residência, tornou-se lugar de abrigo de peregrinos e de muitos pobres. As suas celebrações atraiam multidões, no final costumava distribuir pão e esmolas. Por duas vezes foi em peregrinação à Terra Santa, tendo na ocasião da primeira renunciado ao seu lugar que foi ocupado por D. Onório. No regresso da primeira viagem, por humildade recusou retomar a anterior posição e também não quis ser nomeado Bispo de Viseu.
No ano de 1131 voltou para Coimbra onde fundou, com mais onze religiosos, o Mosteiro de Santa Cruz de que foi o primeiro Prior. Foi apoiante e aliado do jovem principe Afonso Henriques na luta contra a sua mãe. São Teotónio tornou-se um bom amigo, conselheiro e confessor do rei D. Afonso Henriques. Sob a orientação de São Teotónio o mosteiro de Coimbra foi um foco de irradiação da fé cristã e apoiante da fundação da nacionalidade, em 1152 renunciou ao priorado de Santa Cruz e em 1153 o Papa quis fazê-lo Bispo de Coimbra, dignidade que voltou a recusar. Veio a falecer em 18 de Fevereiro de 1162 e foi canonizado logo no ano seguinte pelo Papa Alexandre III. O seu corpo repousa numa capela da igreja do mosteiro que fundou muito perto do primeiro rei de Portugal
A sua imagem na frontaria da Sé Catedral de Viseu, séc. XVII da escola de Coimbra, ocupa lugar de destaque, abaixo da padroeira Nossa Senhora da Assunção e está ladeada pelos quatro Evangelistas. Aos seus pés está colocada uma mitra que simboliza as suas duas recusas para assumir a dignidade episcopal. O Santo está representado com a indumentária dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, adoptada pelos frades de Santa Cruz, e segura na mão direita o báculo que foi autorizado a usar.
São Teotónio é o padroeiro da cidade e da diocese de Viseu. A Câmara Municipal de Viseu em 18 de Fevereiro de 1963 decidiu na sequência de várias homenagens dar o nome de São Teotónio ao largo existente nas traseiras da Sé, também a Mesa da Santa Casa da Misericórdia deliberou que o seu hospital fosse designado por Hospital de São Teotónio, nome que o novo hospital propriedade do Estado manteve.