EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20091021

O "Parque Urbano da Agueira" em Viseu



Durante muitos anos esta ponte sobre o Rio Pavia foi conhecida por “Ponte romana” mas de “romano” só tem o estilo de construção porque foi mandada fazer por Francisco Coelho de Campos, Arcediago de Pindelo, conforme consta na inscrição gravada no cruzeiro próximo: “Este Cruzeiro e Ponte mandou fazer à sua custa Francisco Coelho Campos”. A construção decorreu entre 1738 e 1767, na época a ponte era da maior utilidade para quem se deslocava para a cidade e morava para lá do rio em Orgens, S. Martinho, Quintela, Santo Estêvão e mais para longe ainda.
A ponte faz parte de um sistema que integra um açude para armazenar a água que fazia girar as mós de um moinho e ainda regar os terrenos agrícolas próximos.

O propósito destas imagens é retornar ao pequeno balanço das obras do Programa Polis, em Viseu, que tenho vindo a fazer. O moinho e as casas da quinta eram referidas no "Plano de Pormenor do Parque Urbano da Aguieira” como fazendo parte do “Clube de Rio” que integraria “ a possibilidade de desenvolvimento de actividades relacionadas com o rio, didácticas e/ou lúdica-recreativas num Antigo Moinho de Água recuperado, que igualmente incluirá um Restaurante sobre a Azenha e a Ponte Medieval (sic)”
Para concretizar o ambicioso projecto de João Gomes da Silva, Arquitecto paisagista de renome, apenas foi feita uma ponte pedonal para servir a Ecopista, aberto o acesso a partir da Avenida da Europa e construída a via que circunda a parte norte do futuro parque (para evitar repetições permito-me aconselhar a leitura do texto anterior sobre este tema [ligação]).

Fiquei bastante apreensivo ao ler num folheto da candidatura de Fernando Ruas que para a área de “Desporto e Juventude – Generalizar a saúde física e mental”, a lista se comprometia a: “projectar a construção de um novo Complexo Lúdico, no Parque Urbano da Aguieira (Percurso Pedestre, Circuito de Manutenção e Lazer, Parque de Merendas)”.
Como já fomos convidados a "Viver o Parque Urbano da Aguieira no 1º Semestre de 2004", cheira-me a esturro… será que o excelente projecto encolheu porque o Programa Polis terminou e o parque ficou por fazer?

P.S. - O bilhete postal ilustrado tem carimbo de 19 de Agosto de 1957