EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20091006

O Futuro "Parque Urbano da Aguieira"



O Parque Urbano da Aguieira pretende ser um espaço capaz de acumular múltiplas funções que hoje em dia escapam aos hábitos sedentários das médias e das grandes cidades. O ciclo do "descanso-deslocação-trabalho-estudo" representa o viver contemporâneo, escasseando o tempo e os espaços para uma complementaridade de hábitos de vida saudáveis. Conceitos como a actividade física, a contemplação, a deambulação, o "estar", a actividade intelectual, terão no Parque Urbano da Aguieira um espaço para o seu incremento, possibilitando assim a recreação e a comunhão com a natureza (...)
O Parque da Aguieira com um todo, tem nos seus Clubes (Rio, Monte, Campo, Desporto) as parte que autonomamente possibilitam vivências diversas que não se encontram no cento da cidade
. (...)

João Gomes da Silva - Arquitecto Paisagista

Bonitas palavras, uma estratégia muito bem delineada, natural num arquitecto de vistas largas e sempre preocupado com a manutenção de traços e vivências do passado. Infelizmente o parque que deveria poder ser fruído no 1º trimestre de 2004, continua no papel. Além da aquisição dos terrenos, por "trocas" com prédios urbanos na Avenida da Europa, da ponte pedonal da Ecopista, dos acessos, ontem inaugurados (Rua Adelino Azevedo Pinto e Avenida Eng.º António Coelho de Araújo) e do desmatamento terminado há pouco, nada mais foi feito.
Esta obra era uma parte muito importante do Programa Polis para Viseu que previa a criação de vários clubes: Clube de Rio - pesca e restaurante, Clube de Montanha - escalada e outras actividades, Clube de Campo - Hipismo e ainda Piscinas, Pavilhão Desportivo, Ecopista e Percursos Pedestres,
deveria ter sido considerada prioritária mas infelizmente ficou, em grande parte, por fazer e a câmara municipal terá de procurar um novo financiamento.

P. S. - Clique sobre a imagem para aumentar.