EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100210

Mais uma vez, o Funicular de Viseu

Não pensava voltar tão depressa a tratar o tema do "Funicular de Viseu" mas como hoje li no "Diário de Viseu" que segundo "anúncio da câmara municipal o funicular já transportou mais de 41 mil passageiros deste Setembro", em mais de mais de "3.300 viagens", decidi-me.
Começo por rectificar a notícia uma vez que o equipamento não foi inaugurado mas sim “aberto e iniciado” [ligação], porque a edilidade assim o decidiu uma vez que por "indisponibilidade de agenda" não foi possível a comparência de qualquer membro do governo a quem foram dirigidos convites. Foi essa a explicação dada, ao início da noite do dia 25 de Setembro de 2009, pelo presidente Fernando Ruas para não haver "inauguração" protocolar.
O mesmo diário informou, em 20 de Janeiro de 2010, que nos primeiros 100 dias o funicular transportou mais de 30.000 passageiros.
Reparem que ao "astronómico número" de "mais de 41 mil passageiros" que nada pagaram pelas viagens corresponde uma média de pouco mais de 12 passageiros por viagem (apenas 6 em cada carruagem com a lotação de 50 passageiros), um número muito pequeno e que não justificará um investimento de 5,3 milhões de euros. Basta verificar que o factor "novidade/curiosidade" que muitas vezes encheu as carruagens, rapidamente desapareceu e que nos números apresentados estão incluídas milhares de viagens de infantários, escolas, ATLs, Lar de Idosos e outros convidados... Ainda há pouco um amigo me disse que os seus dois filhos, um que ainda usa bibe e o outro que já frequenta o primeiro ciclo, já viajaram meia dúzia de vezes.
Como não são emitidos bilhetes suponho que a contagem seja efectuada pelos torniquetes existentes nas estações. Será que estão a funcionar, contar, correctamente?
As viagens a partir das 19h15 e até às 20h00, em horário alargado "a pedido" e em "regime experimental", costumam ser das menos frequentadas, o estacionamento gratuito no Campo de Viriato veio facilitar o acesso dos visitantes ao vizinho centro comercial e contribuir para esvaziar o seu parque pago.
Já agora aproveito para "sinalizar" que uma das portas da "Estação Viriato" continua avariada e que as entradas e saídas se fazem, há várias semanas, pela mesma porta. Estou convencido que já deverão ter chamado o serralheiro...

P.S. – Lamento que a câmara não anuncie também o número de passageiros dos 3 pequenos autocarros eléctricos, o “D. Duarte" é visível nas imagens, em que as viagens são pagas e portanto é muito fácil conhecer o número do utilizadores. Este veículos andam quase sempre vazios como era o caso. Apenas a linha "Estação de Camionagem/Hospital" parece ter procura que justifique a sua manutenção nos mesmos moldes. Os veículos mais parecem servir para passear os motoristas pela cidade, talvez fosse boa ideia não cobrar bilhetes para incrementar o serviço?