O Parque Urbano de Santiago estende-se por terrenos localizados nas duas margens do Rio Pavia, para ligar os espaços foi construída uma ponte pedonal. Mas o autor do projecto descuidou-se e deixou um vão demasiado largo entre a segunda travessa e o corrimão. Pormenor importante para garantir a segurança das crianças e que não é difícil de acrescentar.
EDITORIAL
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio
Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.
20170630
Monday - "Yo-yo"
"Yo-yo" vídeo de Filipa Simão para o primeiro "single" do álbum de estreia do novo projecto Monday , de Cat Falcão, do duo Golden Slumbers.
Restaurante/Bar com Esplanada
Imagens do futuro Restaurante/bar com esplanada em fase final de instalação no Parque Urbano de Santiago, do espaço empedrado com cubinhos de granito destinado à esplanada exterior e dos relvados em relva artificial.
“The Internet of S**t”
“The Internet of S**t” vídeo publicitário de Daniel Warwick para uma empresa tecnológica que ridiculariza o absurdo da fixação de ter tudo ligado em rede, “a chamada internet das coisas”, naturalmente sem os cuidados e a qualidade que essa empresa garante aos seus clientes.
Encontrei no Parque Urbano de Santiago
GIF via GIPHY
As máquinas pesadas voltaram ao Parque Urbano de Santiago! aqui ficam algumas imagens do pavimento dos principais arruamentos a necessitar de reabilitação que segundo apurei não estaria prevista mas é absolutamente necessária para repor o piso macio, seguro e adequado às suas várias utilizações (corrida, marcha ou passeio).
GIF via GIPHY
Pormenores de atravessamentos que foi necessário executar para instalar sistemas de rega, alguns dos muitos remendos mal botados e ainda buracos pintados.
Apesar da pouca chuva caída nos últimos dias já é possível verificar que os caminhos de terra, junto à margem direita do rio Pavia, vão continuar a transformar-se em lameiros porque o sistema de drenagem do parque era e continua a ser insuficiente.
Neste caso alguém, ou os projectistas ou o empreiteiro, se esqueceu porque seria natural que as âncoras de betão destinadas às barracas do feirantes, o parque foi inicialmente pensado para receber a feira semanal, fossem retiradas. Aqui ficam algumas...
O Relógio de Sol do Viriato, equipado com um quadrante que permite saber as horas entre as 7H00 e as 17H00, depois de executar uma fórmula matemática para transformar a Hora Solar, na Hora Legal, continua sem poder ser utilizado porque a placa com essa informação que é variável ao longo do ano (meses e dos dias do mês) foi retirada, por motivo desconhecido que apenas os responsáveis pela obra conhecem.
20170629
Parque Urbano de Santiago
GIF via GIPHY
O Monte Viseu um dos atractivos do remodelado e alargado Parque de Santiago, cuja inauguração esteve marcada para o passado dia 16, ainda não está finalizado e os trabalhos vão continuar. Acredito que inaugurem o parque no próximo dia 2 de Julho (Domingo), mesmo sem executarem a requalificação do pavimentos dos principais arruamentos e largos, muito degradados que hoje reparei terem sido parcialmente varridos e lavados.
Aspectos do novo parque infantil, instalado ainda antes das obras de requalificação do parque mas que esteve encerrado. Estranho a existência de 3 pilares cilíndricos de ferro, sem qualquer protecção, no interior do areal para servirem de suporte a uma tela destinada a criar um zona de sombra no parque. Também é possível ver o espaço Tributo à Criança que foi dotado de duas peças escultóricas - Muro com os Direitos da Criança e Crianças a brincar de roda.
Os dois espaços criados de raiz dedicados ao basquetebol são bastante atractivos, o piso é de boa qualidade e vistoso. Os novos campo estão a ser bastante utilizados, por serem únicos com estas características em Viseu. Reparem no remendo que encontrei junto ao canto de um dos campo de basquetebol, é caso para dizer "Gato escondido, com o rabo de fora!"
O mini-slide já existia mas está a ser transformado em Torre de Slide, esta diversão está em fase de acabamento do pavimento, certamente será finalizado a tempo da inauguração.
Algumas imagens do Labirinto que naturalmente vai exigir alguns anos de espera, até as plantas crescerem o suficiente para dificultar a chegada à Meta. Os utentes eram incentivados tocar uma sineta quando chegavam ao centro, mas a sineta ou está arrumada em lugar seguro ou terá sido furtada?
Novas atracções do parque vão ser um Tabuleiro de Xadrez gigante, um Jogo da macaca, uma mesa com um tabuleiro para jogar Xadrez ou Damas e os Jogos de Água (repuxos). Destas novidades apenas a mesa e os respectivos bancos estão prontos.
GIF via GIPHY
O Centro de Check-Up para servir de apoio aos utilizadores da pista de auto-diagnóstico, está a ser utilizado pelo vigilante em serviço no parque, também foi remodelado. Vamos desejar que nos dias de maior afluência o equipamento, esteja aberto mas com pessoal habilitado a dar conselhos e a prestar serviços de medição do nível de glicémia e da tensão arterial, pelo menos. O parque de máquinas de ginástica Gerações Activas, já existia e apenas foi dotado de uma tabuleta com informações, conselhos e instruções para o uso correcto dos equipamentos.
The Weeknd – “Secrets”
“Secrets” vídeo de Pedro Martin-Calero para novo “single” retirado do seu mais recente álbum “"Starboy" (2016) do canadiano Abel Tesfaye, mais conhecido pelo nome artístico de The Weeknd.
"Viseu, Vamos Ter Visitas!"
Aspectos do quase inútil Espelho de Água, criado pelo Programa Polis para Viseu, no âmbito da requalificação do Espaço Público da Feira de São Mateus, parte importante do então criado Parque Linear do Rio Pavia. Insatisfeito com o aspecto geral da feira anual, o executivo municipal presidido pelo Dr. Almeida Henriques, "Quim" para velhos amigos e vizinhança da Rua Direita, decidiu que por não ser do seu agrado e haver muitas reticências quanto à obra, deveria voltar a requalificar o recinto e criar um novo layout para o evento. A requalificação de "A a Z", incluindo novas estratégias de promoção, bilhética, programação, etc., vai ser finalizada dentro em breve com a edificação de duas instalações sanitárias, com separação de lixo e novas barracas para a comercialização e consumo das enguias de barrica, promovidas, de tradicionais a iguaria.
Na zona fronteira ao Espelho de Água o projecto, de uma equipa liderada pelo Arqº Manuel Salgado, previa a construção de restaurantes que de 3 passaram a apenas 1 que nunca se viria a concretizar. Entretanto o espaço foi ajardinado mas a relva deu lugar a uma calçada de cubinho de granito, para servir de plateia ao palco da feira que passou a ser instalado dentro do tanque. A intenção foi a da aproximar o sua localização à tradicional, anterior às obras Polis. Também foi feita uma tentativa de recuperar o "picadeiro", alameda ladeada de barracas que servia de local de passeio, de encontro de viseenses e reencontro de amigos. Mas tudo isto são maioritariamente remendos e o que nasce torto...
O caso do Espelho de Água é um bom exemplo porque deixou de ter qualquer utilidade, além de ser o local de montagem do palco e durante o resto do ano apenas servir para acumular sujidade e lixo.
Uma vez por ano e naturalmente coincidindo com a aproximação da realização da feira anual, os serviços municipalizados realizam a limpeza geral do tanque, trabalhos que foram hoje iniciados. Muito lixo e lama malcheirosa, ficou à vista quando os técnicos dos serviços municipalizados abriram as válvulas para escoar a água suja.
GIF via GIPHY
O tanque foi dotado de um sistema que gera a ondulação (com vários ritmos e velocidades) da água do lago que depois vai cair numa cascata, dotada de iluminação junto à margem do rio Pavia. Esse equipamento de pouco serve porque a área deixou de estar acessível aos visitantes da feira, servindo como zona técnica e zona de bastidores para os artistas que se exibem para o público da feira anual. Durante o resto do ano a água está parada porque o sistema é alimentado por bombas eléctricas e, certamente para economizar o sistema está desligado.
Etiquetas:
Espelho de Água,
Feira anual,
Parque Linear Rio Pavia
Local:
Viseu, Portugal
“Big Trash Animals” de Bordalo II
Com o projecto de Street art “Big Trash Animals”, o português Bordalo II transforma desperdícios e lixo, com trabalho, muito talento e tintas, em representações de animais gigantes em 3D. Pássaro, coelho, rato ou esquilo são obras impressionantes para denunciar a enormidade de detritos e lixos, produzidos pelo consumismo da vida moderna e pelas indústrias. No “Carmo 81”, em Viseu, Artur Bordalo executou “Lince”
"Não te esqueças de ser FELIZ"
"Não te esqueças de ser FELIZ" , pintura mural de Mário Belém executada no âmbito do II Festival de Stree Art de Viseu (2016), na Rua dos Loureiros, vista da Avenida Emídio Navarrro. P. Oficial de Mário Belém
20170628
Calvin Harris – “Feels”
“Feels” vídeo para tema do novo álbum “Funk Wav Bounces Vol. 1”, a editar no próximo dia 30, por Calvin Harris, com as participações de Pharrell Williams, Katy Perry,e Big Sean.
Outras Novidades do Parque de Santiago
GIF via GIPHY
Alguns aspectos da casas de habitação, espero que devolutas, anexos e garagens construídas para os trabalhadores da Estação Agrária de Viseu que trabalhavam e moravam na quinta, onde eram ensaiadas novas técnicas de cultivo ou ensaios de campo de sementes.
GIF via GIPHY
O Parque Urbano de Santiago está separado dos edifícios e terrenos da Estação Agrária de Viseu, por um pequeno muro, uma sebe plantada há pouco e por uma vedação de madeira. Próximo da margem do rio as vistas são muito más, apesar do terreno ter sido alvo de uma operação de limpeza. As casas, com cobertura de fibrocimento (contendo amianto?), a sucata (vários tractores e reboques) e as garagens são uma vergonha. Bem andaria a Câmara Municipal de Viseu, se pelo menos, mandasse instalar uma vedação, com uma tela para esconder estas situações tão pouco agradáveis.
angelic milk - "Rebel Black"
"Rebel Black" vídeo de Valja Banjo Trailertras para "single" (2016) de angelic milk, de São. Petersburgo, Rússia.
Mais Novidades o Parque de Santigao
GIF via GIPHY
Parte final do novo caminho que ladeia a margem esquerda do rio Pavia, com início no Pontão do Raposo e final no limite do parque na Quinta Agrária. Com a pressa de inaugurar a obra de alargamento e requalificação do Parque Urbano de Santiago, esqueceram-se de finalizar o caminho e retirar as pedras. Felizmente a fiscalização da obra, não anda a dormir...
Algumas imagens da Cidade-Jardim, com o mamarracho (Edifício do M.A.S.) a estragar as vistas.
Algumas imagens da Cidade-Jardim, com o mamarracho (Edifício do M.A.S.) a estragar as vistas.
Início do caminho junto ao Pontão do Raposo que atravessa o lugar mais bonito do parque, uma galeria formada pelos amieiros da margem do rio e uma cortina de aveleiras.
Uma mesa preparada para jogos de Xadrez ou Damas, é só trazer as peças de casa. Muito útil para jogar ou para descansar à sombra.
O rio Pavia está prestes a secar, com a estiagem está a ficar reduzido a um pequeno rego de água. Antecedendo a inauguração da requalificação, equipamento e alargamento que acabou por ser adiada, os muros foram reparados e a vegetação cortada mas faltou executar a limpeza do leito do rio que nalguns lugares está muito assoreado.
É inacreditável, ainda há arquitectos e engenheiros que projectam pontes, mesmo que sejam pequenos pontões pedonais, e não cuidem da segurança do utilizadores. Em qualquer lugar esta obra de arte seria perigosa mas num parque, frequentado por crianças e próximo dos espaços de lazer e brincadeiras dedicados aos mais pequenos (relvado e parque infantil), é burrice demasiada...
20170627
S. Pedro – “Joaquim”
“Joaquim” vídeo de Andreia Teixeira para “single” de S. Pedro, alter-ego de Pedro Pode, ex- Doismileoito, que se estreia a solo com o disco "O Fim".
Novidades do Parque de Santiago
e rua s. pedro s joão
GIF via GIPHY
Aspectos do caminho principal da entrada do Parque Urbano de Santiago, acesso pela Rua de São Pedro (Bairro da Carreira). O parque foi alargado para a margem direita do Rio Pavia e ocupou terrenos que já foram de cultivo. Vai ser necessário esperar alguns meses até o espaço se transformar num prado natural. Certamente na próxima Primavera já será possível ver um manto verde a cobrir os terrenos desbravados.
Imagens do caminho principal do futuro prado, acesso pelo portão de ferro, localizado junto à Quinta da Longra. O arruamento termina numa rotunda sem saída mas os utentes, em breve vão mostrar aos projectistas, onde faltam caminhos. A parca iluminação está montada em postes metálicos e os cabos eléctricos enterrados.
Mais algumas imagens do parque onde é notória a falta de um caminho perimental, para permitir circundar todo o futuro prado, pelo interior.
GIF via GIPHY
Encontrei um jardineiro da Câmara Municipal de Viseu a limpar o terreno de pedras e a ajeitar a terra para permitir o crescimento da erva que deverá ser semeada no próximo Outono. Entretanto a vegetação silvestre, sobretudo silvas e castanheiros do diabo, começam a prosperar.
Provavelmente a equipa de projectistas ignorou a existência destas duas caixas de visita do sistema de drenagem da águas pluviais que ficaram a desfear o parque. Nada que não se resolva facilmente, haja vontade.
Aspectos da vista do pequeno cabeço muito arborizado (carvalhos e algumas mimosas) sobre a Quinta Agrária, com Viseu em fundo. No primeiro plano algumas habitações e arrumos, com cobertura de cibrocimento (talvez com amianto), de trabalhadores da quinta. Os edifícios degradados são propriedade do Ministério da Agricultura e segundo apurei, apenas um deles estará ocupado. Desejo que a minha fonte esteja errada.
Assembleia Municipal de Viseu
Este ano a campanha dos gémeos, ainda não teve continuidade. Encontrar quadrigemeos, naturais ou, quando muito a viver em Viseu, não será tarefa fácil e até poderão não estar interessados em gabar as qualidades da água das torneiras, fornecida pelos serviços municipalizados. Em 2016 foi assim " (...) Como não há duas sem três, conquistámos novamente a classificação de “água segura”, de acordo com a Entidade Reguladora independente. Desta feita, é a vez de trigémeos viseenses darem o rosto por esta conquista que é de todos. Quatro “trios” muito especiais vão estar nas ruas para nos lembrarem da importância da água e da confiança que podemos ter no seu consumo." (...)
Porém em actos públicos, incluindo nas assembleia municipais, em vez de beber água da torneira o presidente continua a beber água mineral engarrafada, como voltou a suceder na Sessão Ordinária da Assembleia Municipal, realizada ontem. No mínimo e já que a água é adquirida, podiam retirar os rótulos às garrafas... O Fornecimento Continuo de água mineral engarrafada com transporte incluído pelo prazo de 3 anos, foi contratado por 8.625,00 € + IVA
20170626
“In This Cold Place”
“In This Cold Place” vídeo de Steve Cutts para o álbum “More Fast Songs About The Apocalypse” do norte-americano Moby. O ilustrador inglês foi o criador do vídeo, do anterior vídeo de Moby - “Are You Lost In The World Like Me?”, igualmente utilizando desenhos animados antigos, para denunciar o consumismo, a hipocrisia, a corrupção e o caminho para a auto-destruição das sociedades modernas.
Apresentação da Feira Anual de 2017
O local da apresentação da edição de 2017 da Feira Anual de Viseu foi alterado, anunciada para amanhã, pelas 21H30, para o relvado junto ao Orfeão de Viseu, afinal irá acontecer, no Campo de Viriato, na rampa de acesso à fonte das burras no deplorável Jardim de São Mateus. O acontecimento é organizado pela Câmara Municipal de Viseu e pela VISEU MARCA, a entidade responsável pela realização do evento. O presidente da câmara municipal, Dr. Almeida Henriques, e o presidente da associação de marketing territorial e de branding de Viseu., Dr. João Cotta, irão revelar as principais novidades da feira, bem como os objectivos, estratégias de público, de programação e de revitalização. Para terminar em festa irá seguir-se um espectáculo, gratuito naturalmente, "que contará com a atuação-surpresa de um dos artistas principais (...)"
Para colocar um final às especulações, a organização revelou que afinal não foi necessário "CHORAR", para ter "6 DOMINGOS FRANCOS!" (Entrada Livre). As entradas serão livres para celebrar os 625 anos da concessão da Carta da Feira, por D. João I decorria o ano de 1392.
Nas imagens aspectos do jardim, da rampa com o anfiteatro e o palco para a realização da apresentação e do espectáculo surpresa.
Nas imagens aspectos do jardim, da rampa com o anfiteatro e o palco para a realização da apresentação e do espectáculo surpresa.
Etiquetas:
Campo de Viriato,
Espelho de Água,
Jardim São Mateus
Local:
Viseu, Portugal
Bankrupt – “Creepy Stalker”
“Creepy Stalker” vídeo de Norbert Pandur-Balogh para “single”, o terceiro de 2017, da banda “punk-rock” búlgara Bankrupt.
"CHORA" QUE A FEIRA DÁ!
"CHORA" QUE A FEIRA DÁ!
Além da explicação dada ao mote do cartaz que a organização da feira anual de Viseu espalhou profusamente, por rotundas, ruas e praças da Melhor Cidade para Viver, também podemos pensar que o conselho é dirigido às crianças que fazem birras e choram, para obter das mães, em vez da mama, algum objecto que cobiçaram na feira ou quem sabe um chocolate, um gelado, outra viagem no carrossel, etc. Todos nós já assistimos a uma destas cenas, muito frequentes nos locais de diversão e no comércio.
A imagem gráfica da edição da feira de 2017 usa o azul e o vermelho, em várias tonalidades, duas cores cuja combinação não costuma produzir os melhores resultados. Nada disso importa porque a imagem do certame tem de ser jovem e irreverente, não fossem os jovens o público alvo prioritário. Estudos realizados mostraram que os jovens estavam afastados da feira.É certo que habitualmente gastam pouco mas a quantidade pode superar esse facto. Viseenses mais velhos, da cidade ou do concelho, também estavam divorciados da feira. A requalificação do recinto que irá terminar este ano, com o objectivo principal de tentar recuperar o modelo espacial existente, antes das obras do Programa Polis para Viseu, que originaram uma revolução que não foi do agrado de grande número de viseenses e dos visitantes habituais, pretende recuperar esse público desavindo.
P.S.: Quem sabe se a benesse dos "6 DOMINGOS FRANCOS!", não faz parte da estratégia eleitoral do actual presidente da Câmara Municipal de VISEU. É certo que a câmara municipal é sócio minoritário da VISEU MARCA, a associação de city marketing que organiza a feira anual mas o seu adjunto e Gestor da Marca Viseu, também é o homem chave da organização e do gabinete da propaganda municipal.
P.S.: Quem sabe se a benesse dos "6 DOMINGOS FRANCOS!", não faz parte da estratégia eleitoral do actual presidente da Câmara Municipal de VISEU. É certo que a câmara municipal é sócio minoritário da VISEU MARCA, a associação de city marketing que organiza a feira anual mas o seu adjunto e Gestor da Marca Viseu, também é o homem chave da organização e do gabinete da propaganda municipal.
Porta dos Cavaleiros
GIF via GIPHY
"VISEU - Porta dos Cavaleiros (Antiga porta da cidade), Bilhete Postal Ilustrado, Edição da Tabacaria Costa - Viseu, Não circulado, Datável do final da década de 1910 ou 1920.
Reparem na cobertura existente junto à Casa dos Albuquerques (actual Escola Secundária Emídio Navarro) e no facto do passeio da guarda que lhe servia de recreio, estar adornado com plantas. De notar que o pavimento com grandes lages de granito ao centro que vindo da Rua Direita, passava na Rua do Arco e continuava para a Rua do Arrabalde, apenas subsiste na Rua Direita. Um carro puxado a cavalos ou muares, está estacionado no arco de volta inteira, à direita da porta, lugar onde existiu uma fonte de chafurdo. Entre a placa evocativa da consagração do Reino de Portugal a Nossa Senhora da Conceição e o baldaquino com a imagem de Nossa Senhora da Graça, ainda não existia o nicho com uma imagem de São João Baptista, provavelmente da década de 1930 ou 40.
Reparem na cobertura existente junto à Casa dos Albuquerques (actual Escola Secundária Emídio Navarro) e no facto do passeio da guarda que lhe servia de recreio, estar adornado com plantas. De notar que o pavimento com grandes lages de granito ao centro que vindo da Rua Direita, passava na Rua do Arco e continuava para a Rua do Arrabalde, apenas subsiste na Rua Direita. Um carro puxado a cavalos ou muares, está estacionado no arco de volta inteira, à direita da porta, lugar onde existiu uma fonte de chafurdo. Entre a placa evocativa da consagração do Reino de Portugal a Nossa Senhora da Conceição e o baldaquino com a imagem de Nossa Senhora da Graça, ainda não existia o nicho com uma imagem de São João Baptista, provavelmente da década de 1930 ou 40.
Etiquetas:
Av. Emídio Navarro,
Porta dos Cavaleiros,
Postais Viseu,
Rua Arco
Local:
Viseu, Portugal
Informação ou Propaganda?
Antecedendo a propaganda partidária a Câmara Municipal de Viseu tomou a iniciativa de mandar colocar vários painéis de grandes dimensões, nos principais acessos à Cidade-Jardim e muitos outros em múpis na cidade, a publicitar actividades e resultados obtidos, durante o mandato que está a terminar. As eleições autárquicas estão marcada para o próximo dia 1 de Outubro, a propaganda comercial está vedada pela legislação mas a actividade referida, não cabe nesta classificação, por ser considerada apenas mera informação relevante aos munícipes. As imagens mostram um cartaz relativo às "Águas de Viseu" (na realidade, ainda Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Viseu, porque o Dr. Almeida Henriques, gosta de botar o carro à frente dos bois) que passaram a abranger + 5.000 casas e o Núcleo de Imagem e Comunicação, do Dr. Jorge Sobrado, informa que a câmara municipal "Defende a qualidade de vida para todos".
Etiquetas:
Av. Salamanca,
Circular Norte,
Praça Grão Vasco
Local:
Viseu, Portugal
20170625
8º Passeio Intern. Automóveis a Pinhel
O "8º Passeio Internacional de Automóveis Antigos e Clássicos à Cidade de Pinhel" irá realizar-se no próximo dia 8 de Julho (Sábado), a organização está a cargo da "Casa do Pessoal do Hospital de São Teotónio de Viseu". Os interessados em participar neste evento, deverão contactar, até ao final do mês corrente: Jaime Silva - Tlm 966 074 410 ou e-mail - jaimesilva@gmail.com ou Hermínio Rodrigues - Tlm 962 999 410 ou e-mail - herminiojrodrigues@gmail.com.
Banksy
Nada vai acrescentar ao trabalho de Banksy a revelação, obtida graças a um descuido do DJ inglês Goldie, sobre a identidade do famoso e talentoso artista de rua que será o seu amigo, também músico Robert Del Naja, da banda Massive Attack, sobre o qual já haviam sido levantadas suspeitas. Porém o assunto não ficou definitivamente resolvido porque Del Naja não irá assumir a personagem que até poderá ser um colectivo de artistas [LER].
Glitoris – “Trump Card”
“Trump Card” vídeo Luke McGrath, um manifesto anti-Trump da banda punk-rock Glitoris, de Camberra (Austrália).
Ano Oficial para Visitar Viseu
Nem a proclamação do ano de 2017 como - Ano Oficial para Visitar Viseu, tornou possível a substituição da placa, do roteiro 5 Cores/ 5 Caminhos/ 5 Descobertas, com o nº 45 do núcleo 4 - Fontelo, contendo informação destinada aos visitantes, relativa à Porta dos Cavaleiros e à muralha gótica de Viseu (Séc. XVI). Este problema não é novo e mereceu a minha atenção, no dia 18 de Agosto de 2014 [VER]. Tanto dinheiro desperdiçado em auto-promoção, do ano oficial e uma simples placa metálica e uma folha de vinil impressa, continuam em falta. Que amargura...
Etiquetas:
Av. Emídio Navarro,
Fonte São Francisco,
Porta dos Cavaleiros,
Rua Arco
Local:
Viseu, Portugal
Argola de Ferro Antiga
Argola antiga de ferro usada para prender cavalos, burros ou outros animais quadrúpedes e azulejos decorativos, com motivos geométricos de inspiração vegetalista, encontrada algures em Viseu
20170624
Cavalhadas de Vildemoinhos 2017
As Cavalhadas de Vildemoinhos de 2017, como as viu o meu amigo editor do blogue - Viseu, Terra de Viriato [VER]
Etiquetas:
Cavalhadas Vildemoinhos,
Festivais,
Vildemoinhos
Local:
Viseu, Portugal
Grafitti de Viseu
Grafitti de Viseu - "SUIER" - "MENOS CONVERSA/MAIS ATITUDE", LX. VISA & THE NOKOPS CREW e "SUIER" - NIC´S
20170623
Cavalhadas de Vildemoinhos
O desfile das centenárias Cavalhadas de Vildemoinhos irá realizar-se no próximo dia 24 de Junho (Sábado), com início às 9h00 na Rotunda Carlos Lopes. O trajecto é o habitual, com a passagem centro de Viseu (Rossio). As tradicionais Festas de São João, vão deste ano homenagear a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viseu e vai incluir um concurso de Varandas Enfeitadas de São João.
Os festejos começam na Noite de São João, dia 23 pelas 22h00, com o agrupamento musical AS BAND e Pedro Cruz , pelas 23h30, irá acontecer a sempre emocionante - Queima do Pinheiro
24 Junho, pelas 22h30, animação musical pela BANDA TIME
Encerramento dos festejos no dia 25 Junho, a partir das 22h30, com o grupo musical Hi-Fi
Etiquetas:
Cavalhadas Vildemoinhos,
Festivais,
Vildemoinhos
Marco Rodrigues – “Fado Do Cobarde”
“Fado Do Cobarde” vídeo de Joana Areal para novo “single” de Marco Rodrigues, a primeira amostra próximo álbum de originais, com edição prevista para Setembro que não vai ser um disco de fado, nem um disco de “pop” mas o disco de Marco Rodrigues, com compositores e autores surpreendentes como Carlão, Diogo Piçarra, Luísa Sobral, Capicua, Agir, Pedro da Silva Martins, Tiago Pais Dias e Marisa Liz (Amor Electro), Boss AC, ou os ÁTOA, entre outros.
Publicidade Gratuita
As linhas gerais da programação da edição de 2017 da Feira Anual de Viseu, foram dadas a conhecer à Comunicação Social em 24 de Maio mas e a festa? Já se sabe! vai ser na próxima Terça-feira, dia 27 de Junho, ás 21h30, no prado junto ao Orfeão de Viseu. Mesmo sem chorar todos poderão mamar - assistir à mama a um concerto com uma das atracções principais da feira. "Toda a comunidade e amigos de Viseu estão convidados "a mamar!
"CHORA" QUE A FEIRA DÁ!
"CHORA" QUE A FEIRA DÁ!
6 DOMINGOS FRANCOS!
Imaginação prodigiosa para criar slogans apelativos para a Feira Anual de Viseu não tem faltado. Lembro a utilização do verbo Feirar que serviu de mote a várias expressões. O mais recente de que tomei conhecimento, talvez sirva para informar que a "choradeira" de 2016, originada pelo aumento do preço dos bilhetes, resultou e Feira condoída deitou as tetas de fora para a malta mamar. A feira cada vez mais se assemelha a um festival de Verão, desde a promoção, à escolha dos artistas até à venda dos bilhetes. Qual o grande interesse em adquirir bilhete, com grande antecipação para um espectáculo que se realiza num recinto que é elástico... Entram todos, desde que paguem e a lotação do recinto nunca se esgotou! Antes que a teta fique seca, toca então a mamar...
Para mamar mais vamos chorar onde? Será à porta dos serviços administrativos no Pavilhão Multiusos que nos devemos dirigir? Este ano há duas entradas a 7. 5 Euros.
Para mamar mais vamos chorar onde? Será à porta dos serviços administrativos no Pavilhão Multiusos que nos devemos dirigir? Este ano há duas entradas a 7. 5 Euros.
Nas imagens é possível observar dois operários ao serviço da Viseu Marca, a associação de marketing territorial que organiza o evento, a executar a montagem da rede que vai tapar o rio Pavia, na Avenida Emídio Navarro. Tapar o rio até se compreende porque os visitantes deixam de poder avistar o rio de águas sujas, esconder o Jardim de São Mateus, também se justifica porque chamar àquilo jardim é ofender a inteligência e o bom gosto, dos viseenses e visitantes.
PS: Mamar, sim! mas devagar! porque é provável que os programas sejam pobres.
PS: Mamar, sim! mas devagar! porque é provável que os programas sejam pobres.
Campo de Viriato - Vem aí a Feira
GIF via GIPHY
Pormenor de lages no Campo de Viriato, local onde se realiza a Feira Anual de Viseu. A requalificação, promovida pelo Programa Polis para Viseu, do terreiro não previa a sua utilização como parque de estacionamento automóvel mas a criação de uma nova praça - a Praça de Viriato que seria pedonal, multiusos e muito agradável de frequentar. O resultado está à vista...
Etiquetas:
Campo de Viriato,
Feira anual
Interrogações Sobre o Parque de Santiago
À medida que vai aumentando o número de visitantes do requalificado, equipado e alargado Parque Urbano de Santiago, também vai crescendo o número daqueles que se interrogam para tentar perceber - onde foram gastos 500 Mil Euros? Na verdade esta e outra árvore, dotadas de abrigos para a passarada, são apenas duas bonitas peças decorativas porque nem sequer possuem poleiros... e a passarada está, ficando cada vez mais exigente!
Em Viseu há quem esteja no poleiro, deseje continuar e tenha desafiado um jovem frango, a disputar-lhe o lugar...
Em Viseu há quem esteja no poleiro, deseje continuar e tenha desafiado um jovem frango, a disputar-lhe o lugar...
Cavalhadas de Teivas
GIF via GIPHY
A Associação Cultural Recreativa e Social Teivas vai de novo trazer a Viseu as centenárias Cavalhadas de Teivas e a tradicional Dança da Morgadinha. O desfile realiza-se no próximo dia 2 de Juho (Domingo), a partir da 15h00 e irá percorrer os principais arruamentos do centro da cidade, antes de regressar a Teivas.
Etiquetas:
Cavalhadas Teivas,
Festivais,
Teivas
20170622
Viagem Medieval Terra de Santa Maria
A XXI Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai realizar-se de 2 a 13 de agosto de 2017, recriando episódios do reinado de D. Afonso IV, “O Bravo”.
Filho de D. Dinis e de D. Isabel de Aragão, D. Afonso IV teve uma vida de muita rebeldia antes de subir ao trono, mas depois continuou a política centralizadora de seu pai.
“O Bravo” governou durante 32 anos (1325 – 1357), tendo reforçado e consolidado o poder da coroa e, assim, o seu próprio poder. [P. OFICIAL]
Etiquetas:
Festivais,
Santa Maria Feira
20170621
Inauguração do Parque de Santiago
Aspectos da entrada de serviço do Parque Urbano de Santiago, cuja inauguração esteve prevista para o passado Domingo e foi adiada. O acesso destinada a viaturas de serviço e na versão original do parque, projectado para a realização da feira semanal, às viaturas dos feirantes e recolha de lixo (Poente, junto à Rotunda do Coval). Entretanto a nova data escolhida para a inauguração da requalificação, equipamento e alargamento do parque, é o próximo dia 2 de Julho (Domingo).
Algumas imagens de atravessamentos que foi necessário realizar, nos arruamentos principais do parque, para instalação do sistema de rega automática. O pavimento antes das obras já estava em mau estado, agora ficou ainda pior devido à passagem de viaturas e máquinas. Deseja-se que a câmara municipal execute a requalificação de todo o pavimento degradado e acabe com os remendos mal botados. A primeira fotografia foi retocada para perspectivar qual seria o aspecto do parque, se a pavimentação tivesse sido realizada.
GIF via GIPHY
A aselhice foi de tal ordem que foi ao extremo de terem pintado buracos... que de outro modo poderiam, até passar mais despercebidos.
GIF via GIPHY
Além da tabuleta destinada a aasinalar da inauguração do parque que foi retirada, também a placa com a tabela para conversão da Hora Solar/ Hora Legal, foi removida. No Domingo o nome, do autor da fórmula ou do relógio ?, esteve tapado com fita adesiva, com a indicação para "Não tirar". Sem a tabela o Relógio de Sol do Viriato, é um conjunto escultórico meramente decorativo.
Galantis – “Peanut Butter Jelly”
“Peanut Butter Jelly” vídeo de Dano Cerny para o “single” de 2015 “Love On Me”, de Galantis, Christian Karlsson e Linus Eklöw, de Estocolmo. [SoundCloud]
Exposição Percurso Lusitano
GIF via GIPHY
Exposição Percurso Lusitano, escultura moderna de Robert Schad
DERGEL 2015 e SYBARETS 2014, na Praça da República (Rossio)
Exposição Percurso Lusitano, escultura moderna de Robert Schad
DERGEL 2015 e SYBARETS 2014, na Praça da República (Rossio)
P.S. : Este privilégio conferido à Cidade-Jardim ainda não recebeu a atenção devida, facto que se estranha. Núcleo de Vila Nova da Cerveira
Etiquetas:
Arte,
Escultura,
Praça República,
Rossio
Local:
Viseu, Portugal
"Santinhos" - Nossa Senhora do Carmo
UNIÃO MISSIONÁRIA FRANCISCANA
____
A população mundial é de :
2.012.000.000.
Dêstes, católicos são apenas 352.000.000!
Assombroso !!!
Em nossa colónia de Moçambique há 3.800.000 almas.
Católicos há a humilhante minoria de 40.000 !!!
Entre 3.500.000 almas... portuguêsas, só 40.000 Católicos!
«E não pode ter Deus por Pai quem não tem a Igreja por Mãe!» (S. Cipriano)
Entremos todos na organização salvadores das almas... portuguêsas da Colónia de Moçambique e da Guiné, inscrevendo-nos na
União Missionária Franciscana
Para se inscrever nesta cruzada dirija-se a um sacerdote franciscano ou a qualquer zelador.
«Salvaste uma alma ? Predestinaste a tua»
Estampa de NB, R./3284, «Pd. Italy», representação de Nossa Senhora do Carmo, não datado mas anterior a 1951, quando passou a ser usada a designação de província ultramarina, em substituição de colónia.
"Isto Só Visto"
E não é necessário andar muito... basta ir a São João de Lourosa e no entroncamento junto ao cemitério, vai encontrar este "bonito serviço", antecedendo Vilela. No local não existe qualquer aviso e esta vergonhosa situação existe pelo menos desde o passado fim-de-semana. Na estrada que liga a sede da freguesia à Estrada de Nelas, as obras de instalação de rede de gás natural, arrastam-se há demasiado, tempo para desespero dos moradores e dos automobilistas. Quem esfrega as mão de contente são os mecânicos, os vendedores de peças para automóveis e de pneus.
P.S. : Bem-haja para o estimado freguês que me enviou as imagens.
Etiquetas:
São João Lourosa,
Vilela
20170620
Feira Medieval de Penedono
Nos dias 30 de Junho, 1 e 2 de Julho de 2017 (Sexta-feira a Domingo) vai realizar-se mais uma edição da "Feira Medieval de Penedono"
"Uma Vila Medieval que conserva a tradição e a força de um povo. Uma Vila que não esquece as suas origens, e nelas constrói o caminho para o futuro. Uma Vila que se eleva pela castanha como produto e vê no seu imponente Castelo um ícone, agora reconhecido como um dos 10 Castelos mais encantadores da região Norte de Portugal.
Prevalece ainda a eterna presença do Magriço, que ao castelo dá nome e que para muitos é a alma desta Vila Medieval." Saiba + em C. M. Penedono
20170619
Novidades do Parque de Santiago
Ontem data aprazada para a inauguração oficial (adiada por motivo das tragédias dos incêndios florestais do Pedrógão Grande) da requalificação, alargamento e equipamento do Parque Urbano de Santiago, apenas encontrei um agente da Polícia de Segurança Pública, esta tarde reparei na presença de um vigilante, contratado a uma das inúmeras empresas de prestadoras deste tipo de serviço. Quando da abertura do parque há cerca de 10 anos, também houve vigilância mas, durante pouco mais de 1 mês. Desta vez, certamente o serviço será permanente. As imagens mostram o muro e o grupo escultórico que constituem o núcleo do Tributo à Criança, de autor desconhecido. No muro figuram 10 dos Direitos da Criança.
"Vizeu - Cruseiro de Fontelo"
"Vizeu - Cruseiro de Fontelo", Bilhete Postal Ilustrado, Edição da Tabacaria Costa - Vizeu, Não circulado, Datável da década de 1920 (?)
O "Portal do Cruzeiro" (ou "Porta da Cruz") no Fontelo foi mandado construir no ano de 1565, pelo bispo de Viseu D. Gonçalo Pinheiro, para servir de entrada a um abrigo para pobres que pretendeu construir na propriedade episcopal do Fontelo. A obra ficou-se pelo bonito portal moldurado em granito com uma inscrição em latim na torsa que reza o seguinte:
"Gonçalo Pinheiro, bispo do povo, mandou construir estes pórticos com o sinal indicativo da salvação para hospício e benefício dos pobres e para seus usos, no ano de 1565".
A árvore da imagem é um centenário castanheiro, já decrépito, o local outrora foi conhecido como "Castanheiro dos Amores". Mas esta não é a árvores lendário porque esse, segundo José Leite de Vasconcelos, (...) secou, mirrou-se, desfez-se em Setembro de 1889. A Lenda do Castanheiro dos Amores [LER]
O "Portal do Cruzeiro" (ou "Porta da Cruz") no Fontelo foi mandado construir no ano de 1565, pelo bispo de Viseu D. Gonçalo Pinheiro, para servir de entrada a um abrigo para pobres que pretendeu construir na propriedade episcopal do Fontelo. A obra ficou-se pelo bonito portal moldurado em granito com uma inscrição em latim na torsa que reza o seguinte:
"Gonçalo Pinheiro, bispo do povo, mandou construir estes pórticos com o sinal indicativo da salvação para hospício e benefício dos pobres e para seus usos, no ano de 1565".
A árvore da imagem é um centenário castanheiro, já decrépito, o local outrora foi conhecido como "Castanheiro dos Amores". Mas esta não é a árvores lendário porque esse, segundo José Leite de Vasconcelos, (...) secou, mirrou-se, desfez-se em Setembro de 1889. A Lenda do Castanheiro dos Amores [LER]
#viseufazmal
#viseufazmal e muito mal... ainda tão longe das eleições autárquicas, marcadas para o próximo dia 1 de Outubro, e os finórios escolheram lugares que não lembrariam ao diabo, para colocar a sua propaganda. Já tinha reparado que os iconoclastas, haviam invadido a Santa Cristina e ontem encontrei este cartaz no Fontelo, à direita do Portal do Cruzeiro (Porta da Cruz). Bem sei que não se trata de propaganda comercial, proibida a partir do dia 12 de Maio, mas de uma iniciativa partidária, mas o bom gosto e bom senso, deveriam prevalecer.
Se fizessem bem, como pretendem. teriam mandado aparar os ramos do carvalho que até chegam a incomodar quem atravessa o pórtico e recolocar a cruz de granito que desapareceu, deverá ter caído e quebrou-se... Onde já se viu um Portal do Cruzeiro/da Cruz, sem a respectiva cruz?
E agora a cantiga é outra:
(...) De qualquer forma é o executivo PSD a fazer a sua campanha eleitoral, disfarçada de propaganda à cidade, quando e no fundo, não passa de uma propaganda descarada à equipa comanditada por Almeida Henriques que, e assim, mata dois coelhos de uma cajadada, autopromovendo-se, com um despudor encapuzado na publicitação de Viseu." (...)
Paulo Neto na Rua Direita [LER]
Etiquetas:
Fontelo,
Política,
Porta da Cruz,
Rotunda Fontelo
Local:
Viseu, Portugal
20170618
Vergonha no Parque de Santiago
GIF via GIPHY
A nova ponte pedonal que dá acesso à margem esquerda do rio Pavia, designada por Prado resultante do alargamento do Parque de Santiago. E aspectos do desleixo no tratamento de áreas executadas em terra batida. As imagens permitem verificar que alguns blocos de betão que deveriam servir para a montagem das tendas dos feirantes, lembro que o parque foi inicialmente projectado para ser uma zona de lazer e receber o mercado semanal (a feira das Terças-feiras), ficaram esquecidos? ou para memória futura...
O trabalho bem feito. Bem parece! Será que o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques, irá proferir esta expressão ou equivalente ao percorrer o requalificado e alargado parque, pensado "(...) numa perspetiva de fruição familiar e multigeracional” e um espaço para ser “um grande reforço para a rede de parques da cidade que deixa de ser encarado como algo que acabou por ser um improviso para se assumir como um parque urbano que conquista as duas margens do rio”.
GIF via GIPHY
Desta vez algumas amostras do tratamento dado ao pavimento, dos principais arruamentos do parque que foi necessário escavar, para instalar novas infraestruturas e foi pintado com a cor original do piso. O empenho foi tanto e a qualidade do trabalho tão boa que até pintaram buracos e outros ficaram por pintar, por falta de tempo ou de tinta?
Uma vez que pelos piores motivos a inauguração foi adiada, as consequências trágicas dos incêndios em Pedrógão Grande, aproveitem para exigir um trabalho decente no tratamento das áreas do parque, executadas em terra batida e puxem pelos cordões à bolsa para reabilitar na sua totalidade os arruamentos principais. Lembrem-se: # viseufazbem!
Uma vez que pelos piores motivos a inauguração foi adiada, as consequências trágicas dos incêndios em Pedrógão Grande, aproveitem para exigir um trabalho decente no tratamento das áreas do parque, executadas em terra batida e puxem pelos cordões à bolsa para reabilitar na sua totalidade os arruamentos principais. Lembrem-se: # viseufazbem!
Hippo Campus – “Western Kids”
“Western Kids” vídeo de Najeeb Tarazi, para o primeiro álbum “Landmark”, dos norte-americanos Hippo Campus.
Novidades do Parque de Santiago
Alguns aspectos de espaços ajardinados, uma inovação da requalificação do Parque de Santiago. Também foram plantadas muitos arbustos e árvores, algumas de fruto.
GIF via GIPHY
Actividades nos novos campos de basquetebol de rua e informal. Estes novos espaços, dotados de pavimento adequado e muito vistoso são um ponto positivo da requalificação. O anterior espaço dedicado à modalidade, apenas um campo sem marcações e duas tabelas, tinha um piso miserável que aliás não foi requalificado, apenas retiraram as tabelas e terão tapado os buracos.
O novo Parque Infantil, com piso em areia, concluído no final de 2016 mas que só agora passou a poder ser utilizado. Na montagem de parques infantis a opção mais usual passou a ser a instalação de piso em material sintético amortecedor, por facilidade de instalação e manutenção. Não é fácil, nem barato higienizar a areia, de acordo com as normas legais é necessário fazer a sua total substituição anualmente.
GIF via GIPHY
Zona do parque com elementos simbolizando o Tributo à Criança - Muro ondulado com inscrição dos Direitos da Criança e alegoria, ambas as peças foram executadas em ferro oxidado.
Outra inovação que não estava a funcionar são os Jogos de Água, certamente uns repuxos para refrescar os pés ou algo mais.
O equipamento de Slide que já existia no parque mas foi rebaptizado de Torre de Slide, estava inoperacional há muito tempo, hoje ainda não podia ser utilizado, por falta do componente utilizado para transportar as crianças ao longo do cabo de aço. A vedação do divertimento é uma exigência legal mas vedar o equipamento com chapas de ferro e pedras, não me parece ter sido a melhor opção, bem como a execução do pavimento de impacto, em relva sintética amarela que poderá causar queimaduras de fricção. Estará homologado pela A.S.A.E.?
Novidades do Parque de Santiago
A inauguração da requalificação e alargamento do Parque de Santiago, anunciada para esta manhã não se realizou e a placa metálica instalada junto ao Monte Viseu, foi retirada. No Facebook da câmara municipal foi colocada a seguinte mensagem:
"Em face dos trágicos acontecimentos em Pedrógão Grande, que tocam todos os portugueses, o Município de Viseu adia a inauguração do novo Parque Urbano de Santiago prevista para esta manhã (...)"
"Em face dos trágicos acontecimentos em Pedrógão Grande, que tocam todos os portugueses, o Município de Viseu adia a inauguração do novo Parque Urbano de Santiago prevista para esta manhã (...)"
Não terá sido certamente por esse motivo que as sessões de ginástica, realizadas no novo relvado natural, localizado junto à nova Ponte Pedonal, tiveram tão pouca participação (poucas dezenas de senhoras e algumas crianças). Estou convencido que em próximas edições da Manhãs Desportivas a participação será maior. Lamenta-se que a organização não levante uns postes e utilize telas, para sombrear o relvado. Programa das M.D.
O restaurante/bar com esplanada não está terminado. Falta acabar os interiores do edifício e montar o equipamento hoteleiro. A esplanada exterior esteve bastante concorrida e a caravana dos gelados, terá realizado boas vendas de gelados e de café.
As Manhãs Desportivas são uma excelente oportunidade para divulgar diversas actividades desportivas, menos conhecidas. Neste caso o Kendo, arte marcial japonesa baseada na utilização de espadas pelo Samurais.
GIF via GIPHY
O Relógio de Sol do Viriato está terminado e tem suscitado bastante curiosidade. Curioso também fiquei com a fita adesiva, com a indicação para "Não tirar" que colocaram a esconder o nome do presumível responsável pela obra ou pela elaboração da tabela que permite a partir da Hora Solar saber qual a Hora Legal?
Etiquetas:
Parque Radial Santiago
20170617
No Melhor Pano, Cai a Nódoa!
GIF via GIPHY
Alguns aspectos dos arruamentos principais do requalificado Parque de Santiago que o Dr. Almeida Henriques, irá inaugurar amanhã. As várias tonalidades do pavimento, exceptuando remendos e buracos, devem-se à terra e pó acumulado. Reparei num operário que andava com um soprador a afastar terra e pó mas o pavimento deveria ser lavado. Mas se lavassem o pavimento, mais mazelas ficavam a descoberto...
Pequena amostra, muito longe de ser exaustiva, de pormenores do pavimento não requalificado do parque. O piso macio de boa qualidade para todas as actividades físicas, mas com cerca de 10 anos de uso, estava bastante degradado mas a movimentação de camiões, máquinas e a necessidade de fazer atravessamentos para as novas infraestruturas deixaram mazelas difíceis de ignorar. Uma vergonha! acabou-se a dinheiro? não merecemos mais e ainda temos de agradecer?
GIF via GIPHY
Outro aspecto negativo da requalificação do parque é a larga utilização de relva sintética. São vários os locais onde essa opção foi tomada, ignorando o aumento da área impermeabilizada, e dois factores desfavoráveis à sua utilização: a possibilidade de causar queimaduras por fricção e o desconforto, pelas altas temperaturas nos dias mais quentes. Um destes dias levem um termómetro! verifiquem se estou a exagerar.
Bosco Rogers – “Beach! Beach! Beach”
Foi para o Parque da Radial de Santiago que o Dr. Fernando Ruas prometeu uma Praia Fluvial Urbana. Promessa eleitoral, nunca cumprida! Não acreditam ... (Ver vídeo)
“Beach! Beach! Beach” vídeo de Benoît Musereau, Cindy Lo e Emilie Pigeard, para tema do álbum de estreia “Post Exotic” (2016) do duo anglo-francês Bosco Rogers (Barth Corbelet e Del Vargas)
Inovações no Parque de Santiago
Uma das grandes inovações prevista no projecto de requalificação do Parque da Radial de Santiago, para o transformar num lugar mais aprazível foi a criação de canteiros com vegetação variada, flores e arbustos e a plantação de muitas árvores, algumas fruteiras (encontrei várias cerejeiras), também com o objectivo de sombrear o parque, anteriormente com poucas árvores e pouca sombra. Para este efeito foi necessário retirar muitos metros cúbicos de saibro, para o substituir por terra vegetal. Neste caso também vai ser necessário aguardar alguns meses ou bastantes anos para as árvores crescerem.
Foram anunciados Labirintos mas apenas encontrei um que foi sinalizado, dotado de um poste indicativa da Meta e equipado com uma sineta para ser batida a rebate por quem concluir o trajecto. Neste caso o labirinto vai precisar de alguns anos para crescer e dificultar a escolha dos trajectos.
Esta é a placa que o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, amanhã irá descerrar para marcar a requalificação, alargamento e equipamento do Parque Urbano de Santiago. Contrariando o habitual a placa foi executada em metal estampado e não em azulejos pintados ou em policarbonato, muito em moda nos últimos anos.
Remodelações no Parque de Santiago
O Centro de Check-Up e a Plataforma de Observação e Pesca são dois equipamentos que já existiam no parque. O centro nunca funcionou, espera-se que futuramente um técnico de saúde esteja presente para efectuar os testes mais simples para os quais terá o equipamento necessário. O edifício foi dotado de palas sombreadoras. Esperamos que tenha recebido o isolamento térmico adequado, para deixar de ser um forno no Verão e um frigorífico no Inverno. A Plataforma de Pesca e Observação apenas foi dotada de nova sinalização.
GIF via GIPHY
O equipamento de Slide foi remodelado e promovido a Torre de Slide, tendo recebido um piso executado e material sintético, tipo alcatifa de relva, e uma vedação de chapa de ferro e bancos de granito de pouca ou nenhuma utilidade, além de poderem ser perigosos... As alcatifas são agradáveis à vista mas podem causar queimaduras de abrasão.
O parque apenas vai ter uma instalação sanitária, o que é muito pouco e não está localizada numa posição central, pelo que deveria ser criada outra para servir a zona Nascente. Certamente o proprietário do restaurante/bar, não irá permitir que as suas instalações sanitárias se tornem públicas. Os sanitários anteriores, existentes nas traseiras da antiga Cafetaria, foram demolidos e não foram substituídos.
Etiquetas:
Coval,
Mestras,
Parque Radial Santiago,
Rio Pavia
Local:
Viseu, Portugal
Alargamento do Parque de Santiago
Entradas do Parque Urbano de Santiago, na margem esquerda do rio Pavia, área agora incluída no antigo Parque da Radial de Santiago, acesso pela Rua de São Pedro, arruamento antigo que liga Viseu, à Esculca depois de atravessar o rio, no Pontão do Raposo
Na rua de São Pedro foi colocada sinalização horizontal e vertical indicando os limites de velocidade que os condutores terão de respeitar (30 e 20 km/h). No pontão do Raposo, devido à sua reduzida largura, a prioridade na passagem pertence às viaturas vindas da margem direita do rio (Esculca). Quem não morar na Quinta da Carreira ou na Quinta da Longra, vai ter poucos lugares para estacionar.
Nos terrenos da antiga quinta que a Câmara Municipal de Viseu, há vários anos adquiriu à Estação Agrária de Viseu, vai ser necessário esperar que a vegetação se desenvolva para tornar o espaço mais agradável. No alargamento do parque merecem relevo a nova ponte pedonal, a nova vereda arborizada, junto ao rio Pavia e a pequena elevação de terreno, muito arborizada que vai ser um óptimo local para afugentar o calor.
Etiquetas:
Esculca,
Parque Radial Santiago,
Pontão Raposo,
Rio Pavia,
Rua São Pedro
Local:
Viseu, Portugal
Subscrever:
Mensagens (Atom)