e rua s. pedro s joão
GIF via GIPHY
Aspectos do caminho principal da entrada do Parque Urbano de Santiago, acesso pela Rua de São Pedro (Bairro da Carreira). O parque foi alargado para a margem direita do Rio Pavia e ocupou terrenos que já foram de cultivo. Vai ser necessário esperar alguns meses até o espaço se transformar num prado natural. Certamente na próxima Primavera já será possível ver um manto verde a cobrir os terrenos desbravados.
Imagens do caminho principal do futuro prado, acesso pelo portão de ferro, localizado junto à Quinta da Longra. O arruamento termina numa rotunda sem saída mas os utentes, em breve vão mostrar aos projectistas, onde faltam caminhos. A parca iluminação está montada em postes metálicos e os cabos eléctricos enterrados.
Mais algumas imagens do parque onde é notória a falta de um caminho perimental, para permitir circundar todo o futuro prado, pelo interior.
GIF via GIPHY
Encontrei um jardineiro da Câmara Municipal de Viseu a limpar o terreno de pedras e a ajeitar a terra para permitir o crescimento da erva que deverá ser semeada no próximo Outono. Entretanto a vegetação silvestre, sobretudo silvas e castanheiros do diabo, começam a prosperar.
Provavelmente a equipa de projectistas ignorou a existência destas duas caixas de visita do sistema de drenagem da águas pluviais que ficaram a desfear o parque. Nada que não se resolva facilmente, haja vontade.
Aspectos da vista do pequeno cabeço muito arborizado (carvalhos e algumas mimosas) sobre a Quinta Agrária, com Viseu em fundo. No primeiro plano algumas habitações e arrumos, com cobertura de cibrocimento (talvez com amianto), de trabalhadores da quinta. Os edifícios degradados são propriedade do Ministério da Agricultura e segundo apurei, apenas um deles estará ocupado. Desejo que a minha fonte esteja errada.