EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170627

Novidades do Parque de Santiago

e rua s. pedro s joão


GIF via GIPHY

Aspectos do caminho principal da entrada do Parque Urbano de Santiago, acesso pela Rua de São Pedro (Bairro da Carreira). O parque foi alargado para a margem direita do Rio Pavia e ocupou terrenos que já foram de cultivo. Vai ser necessário esperar alguns meses até o espaço se transformar num prado natural. Certamente na próxima Primavera já será possível ver um manto verde a cobrir os terrenos desbravados.


GIF via GIPHY

Imagens do caminho principal do futuro prado, acesso pelo portão de ferro, localizado junto à Quinta da Longra. O arruamento termina numa rotunda sem saída mas os utentes, em breve vão mostrar aos projectistas, onde faltam caminhos. A parca iluminação está montada em postes metálicos e os cabos eléctricos enterrados.


GIF via GIPHY
Mais algumas imagens do parque onde é notória a falta de um caminho perimental, para permitir circundar todo o futuro prado, pelo interior.



GIF via GIPHY

Encontrei um jardineiro da Câmara Municipal de Viseu a limpar o terreno de pedras e a ajeitar a terra para permitir o crescimento da erva que deverá ser semeada no próximo Outono. Entretanto a vegetação silvestre, sobretudo silvas e castanheiros do diabo, começam a prosperar.



GIF via GIPHY

Provavelmente a equipa de projectistas ignorou a existência destas duas caixas de visita do sistema de drenagem da águas pluviais que ficaram a desfear o parque. Nada que não se resolva facilmente, haja vontade.


GIF via GIPHY

Aspectos da vista do pequeno cabeço muito arborizado (carvalhos e algumas mimosas) sobre a Quinta Agrária, com Viseu em fundo. No primeiro plano algumas habitações e arrumos, com cobertura de cibrocimento (talvez com amianto), de trabalhadores da quinta. Os edifícios degradados são propriedade do Ministério da Agricultura e segundo apurei, apenas um deles estará ocupado. Desejo que a minha fonte esteja errada.