EDITORIAL
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio
Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
20090331
Azulejos de Viseu - Rua Direita
Concerto dos 133 anos da CGD
20090329
O "Funicular" já chegou a Viseu
"Terminadas" as Obras na Cava de Viriato
Finalmente! Sim porque na semana passada foram retiradas as últimas vedações e desmontado o estaleiro. O final das obras de “Recuperação e arranjo paisagístico de parte da Cava de Viriato”, uma obra do Programa Polis para Viseu, fora inicialmente contratado para Agosto de 2008. Para além de um ou outro pormenor falta ligar a iluminação colocada sobre as lajes de granito, de dez em dez pedras, para fazer a marcação do caminho, fazer funcionar os projectores que servirão para iluminar as copas de algumas das árvores e ligar a iluminação de alguns dos acessos.
Parece-me que a Cava continuará a ser um lugar inseguro durante a noite pois o tipo de iluminação instalado é fundamentalmente decorativo e mais adequado a um contexto urbano. De salientar o bom trabalho que tem vindo a ser executado pelos responsáveis pelos serviços de limpeza, não existem papeleiras, e um grande lamento por ainda não terem começado as obras, anunciadas já há dois meses, para tapar com terra os desconfortáveis e mesmo perigosos buracos entre as lajes. Estes trabalhos que já terão sido contratados são a solução encontrada para um erro de projecto. A Câmara Municipal de Viseu declarou que esperava que a solução “fosse rapidamente implementada” mas não me parece que a empresa os tenha considerado urgentes. Embora não sejam mais que um “remendo mal botado” sempre são um mal menor[ligação].
Aviso de Interesse Público
Era grande ainda há pouco a azáfama antecedendo a abertura das novas instalações da Farmácia Viriato, a partir de 30 de Março, localizadas junto do hipermercado da Avenida da Bélgica.
A farmácia aberta em 1956 tem funcionado bem perto do Viriato mas agora sobe a avenida para se modernizar e melhorar as condições de atendimento.
Nesta farmácia trabalhou durante longos anos o Sr. Arlindo pessoa muito apreciada como vizinho e farmacêutico.
20090326
"Concerto Flash" no Multiusos
20090324
Grafittis de Viseu
Se todas as histórias à volta do Sr. Engenheiro já enjoavam e passaram para segundo plano foi graças ao "penálti" que deu o empate ao Benfica. Terá sido só uma feliz coincidência? [Ligação "A Bola"]
Arquitectos em Exposição
Recordações da Juventude
20090322
Primavera 2009 na Cava de Viriato
Apesar da Câmara Municipal de Viseu pela voz do seu Presidente ter garantido que os problemas de insegurança originados pela existência de “intervalos” [ligação] entre as lajes iriam ser resolvidos porque o trabalho de preencher com terra os buracos e semear relva já estava contratado e do seu desejo ver essa solução, um verdadeiro remendo, ser rapidamente implementada ainda nada foi feito no terreno.
Mais uma vez tomo a liberdade de aconselhar a urgente colocação de várias placas indicando os perigos que se escondem na Cava de Viriato e já agora porque não colocar corrimões nas várias escadarias existentes aumentado assim a segurança e conforto dos vizinhos e visitantes.
Lusitano vs Cabanas Viriato e Benfica 2:0
Voltei a habilitar-me ao sorteio, desta vez umas chouriças e umas garrafitas de vinho mas a sorte voltou a não me sorrir!
20090319
"A Capela da Burra" em Nespereira, Mundão
(...) 1 - Na primeira respondo que este lugar de Mondam he da Província da Beyra e Bispado comarca e termo da cidade de Vizeu e freguezia do dito lugar de Mondam.
2 - Respondo que o dito lugar e freguezia de Mondam he riguengueira e foreyra a Serenissima Rainha Nossa Senhoa e com seu privilegio a coal freguezia esta toda circuytada com sua demarcaçam.
A torça da entrada da casa contígua, também ela uma ruína, tem uma inscrição datada do ano de 1738 que poderá indicar a pertença a uma entidade religiosa (?). Como não persiste memória de culto, algo de estranho terá acontecido para que o edifício não tivesse cumprido o fim para o qual por mãos talentosas foi desenhado e hábeis canteiros souberam tão bem executar no duro granito. É triste ver um edifício que surpreende pelo desenho da sua elegante fachada votado ao quase abandono.
Pelas Aldeias do Concelho
Outra Música... Rita Redshoes
“Choose Love” último vídeo/single do álbum “Golden Era” de Rita Redshoes
20090317
O Jardim de São Mateus, agora com flores
Aldrabas, Batentes e Portas de Viseu
Par de puxadores numas das portas da Rua da Paz. O bonito edifício de cantaria tem o hall e as escadarias decoradas com magníficos azulejos representando trabalhos agrícolas e um São Lucas, patrono dos médicos, que lembra o "São Pedro" pintado por Vasco Fernandes - O "Grão Vasco".
"Estou Vivo" - Boss AC
Gravado em Macau o primeiro single de "Preto no Branco" o novo disco de Boss AC [Página Oficial]
20090315
Os Guerreiros Lusitanos
Estrada (Romana) Velha em Abraveses
20090312
Vizeu - Tanque das Lavadeiras
O Novo Jardim de São Mateus...
Para aqueles que tiveram dificuldade em identificar o local da imagem anterior aqui vai a ajuda. Suponho que os tanques e as poldras que ligavam o Campo de Viriato à Rua da Fábrica desapareceram com as obras de 1940 no mesmo ano da colocação do monumento a Viriato na Cava. Certamente que as lavadeiras ficaram muito descontentes com o desmantelamento dos tanques pois passaram a ser obrigadas a lavar a roupa na corrente do rio Pavia ajoelhadas, uma posição pouco confortável. Na época mandava Salazar e os tanques não foram substituídos. Também foi feito um aterro, levantado um muro na margem do rio e no local passou a existir um bonito jardim com vários canteiros desenhados geometricamente, com pequenos buxos, muitas variedades de flores garridas, bancos de ferro e madeira e vários candeeiros eléctricos.
Pois foi esse agradável recanto, pouco recomendável nos meses de Verão quando o rio passou a secar e foi transformado num esgoto malcheiroso, que os “iluminados” autores do Plano de Pormenor da Envolvente Urbana do Rio Pavia, parte do Programa POLIS para Viseu, destruíram para fazer um jardim de pedras e sem flores como as imagens mostram.
Ainda não encontrei ninguém que tivesse apreciado a mudança e estou certo que apenas os “pais” consideram este “filho” belo. Um comportamento que se compreende, naturalmente...
Evocação de Grão Vasco
20090310
Uma Inovação Viseense..?!
A Exposição "São Paulo... as Formas da Fé"
20090308
"Requalificar" a Cava de Viriato?
Lusitano vs Viseu e Benfica : 4-0
Além do bilhete de ingresso no Estádio dos Trambelos comprei dois bilhetes para o sorteio de um presunto, chouriças e umas garrafas de vinho. A sorte, desta vez, não quis nada comigo...
20090307
Portugal na I Guerra Mundial
20090305
O BIOPARQUE de Carvalhais
20090303
Grande Satisfação em Vila Nova do Campo
Movelar '09
20090301
São Uns Empatas!
A Cava de Viriato em 1931
A imagem reproduz na chamada "Cava de Baixo" um recanto com bancos de granito e um bonito bebedouro, em ferro fundido, do final do século passado quando a "Cava de Viriato" era um bonito e agradável Passeio Público muito frequentado pelos viseenses. As obras recentemente realizadas no local fizeram desaparecer o convidativo local e muitos gostariam de saber qual o destino dado ao bebedouro que há dezenas de anos já não jorrava água para refrescar os passeantes... Será que tal como os antigos e artísticos portões do Mercado 2 de Maio foi considerado sucata? Terá sido vendido ao quilo ou terá tido outro destino!
Foto de João C. Coutinho ou Octávio Bobone em Bilhete Postal editado pela Comissão de Iniciativa e Turismo
Buracos na Cava de Viriato
A prometida solução passará pelo preenchimento dos perigosos buracos, "intervalos", com terra e o seu posterior arrelvamento. Como os trabalhos ainda não avançaram e a relva não tem parado de crescer, como a imagem mostra, talvez fosse boa ideia colocar várias placas alertando para a existência de perigo antes que alguém se magoe, processe a câmara municipal, exigindo o pagamento das despesas médicas e peça uma natural e justíssima indemnização.