EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090319

"A Capela da Burra" em Nespereira, Mundão



(...) 1 - Na primeira respondo que este lugar de Mondam he da Província da Beyra e Bispado comarca e termo da cidade de Vizeu e freguezia do dito lugar de Mondam.
2 - Respondo que o dito lugar e freguezia de Mondam he riguengueira e foreyra a Serenissima Rainha Nossa Senhoa e com seu privilegio a coal freguezia esta toda circuytada com sua demarcaçam.
3 - Tem este dito lugar de Mondam sincoenta e hum vizinhos e duzentas e duas pessoas.
4 - Está situado em campina se descobre delle a cidade de Vizeu que dista huma legoa.
5 - O dito lugar de Mondam he termo da dita cidade de Vizeu.
6 - A parochia está dentro no dito lugar de Mondam e tem mais obrigados a esta parochia o lugar de Nespereyra e o lugar de Cazal e o lugar da Povoa de Marialva e a Povoa de Confulco e a Povoa de Catavejo."
O P.e cura M.el Dias

Documento não datado mas que foi resposta ao Inquérito Paroquial ordenado por D. José I depois do terramoto de 1755.

Transcrição, com o devido agradecimento, a João Nunes de Oliveira - "Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas - 1. Viseu" [Ligação] (...)
Esta bonita "Capela" apresenta a curiosidade de provavelmente nunca ter sido consagrada uma vez que não ostenta qualquer cruz nem são visíveis sinais da sua retirada. Fui informado por duas das pessoas mais velhas da vizinhança que era conhecida como a "Capela da burra" pois era essa a única utilidade que conheciam ter tido o pequeno edifício em ruínas.
A torça da entrada da casa contígua, também ela uma ruína, tem uma inscrição datada do ano de 1738 que poderá indicar a pertença a uma entidade religiosa (?). Como não persiste memória de culto, algo de estranho terá acontecido para que o edifício não tivesse cumprido o fim para o qual por mãos talentosas foi desenhado e hábeis canteiros souberam tão bem executar no duro granito. É triste ver um edifício que surpreende pelo desenho da sua elegante fachada votado ao quase abandono.