EDITORIAL
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio
Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
20081030
Patos-Reais nas Termas de S. Pedro do Sul
Termas de São Pedro do Sul
D. Afonso Henriques nas Terras de Lafões
D. Afonso Henriques concedeu o primeiro Foral à "Vila do Banho" (concelho), as actuais Termas de São Pedro do Sul, no ano de 1152. Em 1169 o nosso primeiro rei, depois do acidente e da fractura da perna direita que sofreu no ataque a Badajoz, veio procurar alívio às Caldas Lafonenses onde mandou construir uma pequena capela dedicada a São Martinho, ainda hoje aberta ao culto.
Por estes motivos o novo balneário inaugurado em 1987 recentemente ampliado e renovado usa a designação de "Balneário D. Afonso Henriques".
O agora também renovado e modernizado balneário mandado construir pela câmara municipal em 1884 e que veio substituir o velho Hospital Real das Caldas de Lafões, criado por D. Manuel I em 1500, tem a designação que lhe foi atribuída, por Decreto Real de 1895, de Balneário Rainha D. Amélia.
"D. Carlos - Um Rei Constitucional"
Os Gansos nas Termas de S. Pedro do Sul
20081028
Retrato do Viseense D. Afonso Henriques!
As folhas caem
como desfalecidas.
O vento as leva
e outras nascem.
Nós partimos
e outros chegam.
Ainda estou vivendo;
o meu Outono!
O corpo dorido
e as folhas amarelecidas,
parecem Outono.
O meu Outono é Inverno:
frio, triste, doente.
Não há agasalho
que aqueça a minha tristeza,
nem um sol nascente,
que traga de volta a alegria.
Outono:
folhas caídas sem destino
que leva o vento.
Agarrado à esperança,
espero pela bonança,
para ser folha com destino …
José Manuel Brazão no "Cantinho da Poesia" da página da "Escola Secundária Emídio Navarro"- Viseu.
20081026
O Outono na Cava de Viriato
Lusitano vs Ranhados - 5:1
O dérbi entre o Lusitano Futebol Clube de Vildemoinhos e o Futebol Clube de Ranhados, realizado esta tarde no Estádio dos Trambelos, um jogo do Campeonato da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viseu, terminou com uma vitória robusta dos "trambelos" por 5 a 1.
Os "Ultra Trambelos" a quem se aconselha alguma moderação estiveram presentes para incentivar a sua equipa do princípio ao fim do jogo.
Os azuis e brancos de Ranhados que começaram bem e a ameaçar a baliza de Vildemoinhos, mesmo depois de estarem a perder por 1:0 ainda conseguiram empatar mas a superioridade da equipa do Lusitano depressa se evidenciou e terminou numa goleada.
Nota especial para o brasileiro Diego, o jogador com o número 7 do Lusitano, um extremo que mostrou qualidades para poder jogar em escalões superiores e que poderá deixar o futebol distrital facilmente.
"Viseu Cemitério de Arquitectos"
Voltando à Bola..." A Musa do Vasco"
20081023
O Peixe das Cavalhadas de Vildemoinhos
O meu último auto-retrato foi obtido fotografando alguns dos pequenos espelhos que são as escamas deste bonito e justamente premiado trabalho.
Na Represa da Ponte de Pau
E já agora uma nota curiosa sobre este local bem guardado memória de todos aqueles que naquela represa “tomaram banho” e muitas vezes em “pilau”.
"Driving This Road Untill Death Sets You Free"
É um vídeo com música dos "Zombie Zombie" e um magnífico trabalho de fotografia, direcção e manipulação dos bonecos GI Joe. Realizado por Simon Gesrel e Xavier Ehretsmann usando a técnica "Stopmotion" é uma homenagem ao clássico filme "A Coisa" de John Carpenter
20081021
"Laetiporus sulphureus" no Fontelo
Crescem junto das raízes dum carvalho secular e esta já é a terceira geração de "Laetiporus sulphureus" que por aqui passa. As imagens foram recolhidas no Fontelo, no passado fim de semana, e como é possível verificar alguns ainda estão em fase de crescimento e poderão facilmente atingir mais de 50 cms de diâmetro.
Clique para ver as fotos de anos anteriores e saber mais sobre estes verdadeiros gigantes das matas e florestas.
Ainda Há Amores Assim!
Este Carlos é um verdadeiro "torcedor" da "Portuguesa" ! Veja o vídeo para confirmar...
A nossa "Portuguesa" ou "Lusa", como preferirem, depois de ter vencido no último Domingo no Canindé o primeiro classificado o Grémio de Porto Alegrense fugiu, espera-se que em definitivo, dos "lugares de rebaixamento".
20081019
"Arranjo e Recuperação" da Cava de Viriato
Já há muitos anos que um troço com o comprimento aproximado de duas dezenas de metros e de largura variável tinha desabado para o exterior. Acontece que a reparação foi feita de modo aligeirado e logo depois das primeiras chuvas do final do Verão começaram a aparecer sinais de instabilidade. Depois das últimas chuvas esses sinais foram sendo disfarçados com o crescimento da relva e talvez agora seja possível que o enraizamento das plantas evite o esboroar do muro.
"Nova Destruição" na Cava de Viriato?
Ainda há valentes que se atrevem...
"Dot Matrix Revolution" - Super Brothers
Para que não pensem estou demasiado agarrado ao passado...aqui vai uma animação dos canadianos "Superbrothers" ao estilo da "pré história" da computação gráfica.
20081016
O "Mamarracho" Visto da Cava
Há poucos dias apanhei, na Cava de Viriato, estas imagens do enorme e feio mamarracho que continua a desfear a linha de céu da nossa cidade. Não haverá POLIS, QREN ou coisa que o valha...que ajude a deitar abaixo este monstro?
Uma Boa Campanhia!
“Suddenly” – Arash
Do álbum "Donya" um sucesso do último Verão do sueco Arash de origem persa. Visite a página oficial com ligação ao "MySpace Music"
20081014
" A Voz dos Deuses" e Viriato
Recordar O C.A.F. - O Académico de Viseu
Pinóquio - Aventuras de um boneco
20081012
A "Requalificação" da Cava de Viriato
Dentro em breve já poderão ser ligadas as lâmpadas que passarão a iluminar a Cava de Viriato e o seu novo acesso, o passadiço com passagem sobre a Rua do Picadeiro, com início na nova praça junto à rotunda do Coval onde irá funcionar uma cafetaria e as indispensáveis instalações sanitárias e que se pretende seja o acesso privilegiado para os futuros visitantes do monumento cujas origens continuam nebulosas.
As imagens foram recolhidas hoje, aproveitando uma fugidia nesga de Sol, e começam por mostrar um dos projectores embutidos nas estruturas metálicas que servem de anteparo ao passadiço e que ficam com o "acabamento" em enferrujado.
Como já referi em artigo anterior parece-me que o local irá continuar às escuras e inseguro pois a iluminação pretende sobretudo criar uma "ambiente", uma "cenografia". Talvez seja uma estratégia para afastar as visitas e assim evitar ter de vigiar convenientemente o local? Não se percebe porquê tanto “cuidado” nalguns aspectos da intervenção e a criação da descaracterizadora, cara e perigosa “calçada ou passadeira” de granito que também aparece nestas fotos e que neste caso pretende sinalizar parte do trajecto da muralha desaparecida.
A Cava de Viriato com Abraveses em Fundo
Cuidado, vizinho! Veja bem onde coloca os pés...
Expotec Viseu '08
20081009
Tesouro da Misericórdia de Viseu
Visitas de: Terça-feira a Domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
20081007
Serafim Lourenço Simões - "O Construtor"
Perante a dificuldade da obra, ninguém se atreveu com ela. Apenas Serafim Simões teria o arrojo e o discernimento necessários para resolver o difícil problema – e consegui-o. A partir de então, não teve mãos a medir.”
Alexandre Alves
Serafim Lourenço Simões (1839/1908) “O Construtor”
Colecção – “Visienses de Boa Memória”
Edição da AVIS , capa de Pedro Albuquerque, Viseu 2008
O Bispo de Viseu
IV Jornadas Aquilinianas
As "IV Jornadas Aquilinianas" irão ocorrer no Solar do Vinho do Dão, nos próximos dias 10 e 11 de Outubro, numa organização do Centro de Estudos Aquilino Ribeiro (CEAR), com a colaboração especial da Comissão Vitivinícola Regional do Dão.
Estas jornadas serão dedicadas à Literatura Infantil e o dia 10 de Outubro, Sexta-feira, está guardado para as crianças pois o Solar do Vinho do Dão irá transformar-se na casa das histórias com quatro contadores, merendinhas e oficinas criativas.
No dia 11, Sábado, o programa será direccionado para os adultos, com diversas comunicações sobre Literatura Infantil e ainda uma homenagem a Aquilino Ribeiro e a Matilde Rosa Araújo. Matilde Rosa Araújo e o filho de Aquilino Ribeiro, o Engº. Aquilino Ribeiro Machado, estarão entre os presentes.
20081005
Novo Comandante “Infantes de Viriato“
Rui Moura considera-se "mais um soldado" e declarou que de entre as virtudes que deverão ornamentar um militar a que mais preza é a lealdade. Nascido em 1961, para além da carreira militar, já várias vezes louvada, é licenciado em Engenharia de Sistemas e Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa.
Continuam as Obras na Cava de Viriato
A iluminação será embutida nas guardas metálicas com a colocação de pontos de luz de sete em sete peças e servirá para demarcar o caminho e não para iluminar devidamente a estrutura.
Depois de acabados os trabalhos de soldadura poderão avançar os electricistas para montar as linhas de fornecimento de energia, as armaduras e finalmente as lâmpadas.
Já é por demais evidente que a Cava de Viriato irá ficar com uma iluminação cénica, mais destinada a obter efeitos decorativos do que tornar o lugar seguro e incentivar a frequência nocturna pelos viseenses ou visitantes.
Dentro em breve será possível confirmar a opinião que deixo expressa e que se baseia num olhar atento sobre os pontos de luz já embutidos na “calçada” ou “passadeira” e os projectores enterrados no cimo da muralha com o objectivo de iluminar as copas das árvores.
Quanto às quedas na Cava de Viriato. Ontem quando fui recolher estas imagens encontrei um morador na vizinhança, um idoso e já antigo frequentador da Cava de Viriato que para os dar os seus passeios se ampara numa “canadiana”. O vizinho tropeçou na “passadeira” e caiu porque apesar dos meus avisos se aventurou a subir para a plataforma de granito. Como caminhava do outro lado não o consegui amparar. Felizmente foi uma queda, aparentemente, sem consequências até porque o vizinho já tem uma prótese numa anca. O perigo espreita tanto os mais velhos, como os mais novos se não houver precaução ao visitar o “recuperado” e “requalificado” Monumento Nacional.