EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20081023

Na Represa da Ponte de Pau



Subindo o novo parque destinado à futura feira semanal, por enquanto apenas ao lazer e chegados à Ponte de Pau é possível ver imagens como esta que teimam em não desaparecer. São pneus, garrafas, plásticos, lixo diverso e o rio muito entupido. Para quando a prometida limpeza?
E já agora uma nota curiosa sobre este local bem guardado memória de todos aqueles que naquela represa “tomaram banho” e muitas vezes em “pilau”.
Aconteceu já lá vão algumas semanas e não queria acreditar no que os meus olhos viam...bem o tentei apanhar mas escapou! Era um lagostim do rio (Procambarus clarkii) que instalado sobre uma pequena pedra, vermelho, com grandes tenazes e olhos arregalados estava a gozar as delícias da pouca água corrente no rio Pavia. Foi uma enorme surpresa pela primeira vez vi um lagostim no rio Pavia, talvez alguma lontra já o tenha devorado e o resto da família que se cuide!
Estes crustáceos de água doce podem tornar-se verdadeiras pragas porque saídos da água devoram as culturas ribeirinhas.