EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20081012

A "Requalificação" da Cava de Viriato




Dentro em breve já poderão ser ligadas as lâmpadas que passarão a iluminar a Cava de Viriato e o seu novo acesso, o passadiço com passagem sobre a Rua do Picadeiro, com início na nova praça junto à rotunda do Coval onde irá funcionar uma cafetaria e as indispensáveis instalações sanitárias e que se pretende seja o acesso privilegiado para os futuros visitantes do monumento cujas origens continuam nebulosas.
As imagens foram recolhidas hoje, aproveitando uma fugidia nesga de Sol, e começam por mostrar um dos projectores embutidos nas estruturas metálicas que servem de anteparo ao passadiço e que ficam com o "acabamento" em enferrujado.
Como já referi em artigo anterior parece-me que o local irá continuar às escuras e inseguro pois a iluminação pretende sobretudo criar uma "ambiente", uma "cenografia". Talvez seja uma estratégia para afastar as visitas e assim evitar ter de vigiar convenientemente o local? Não se percebe porquê tanto “cuidado” nalguns aspectos da intervenção e a criação da descaracterizadora, cara e perigosa “calçada ou passadeira” de granito que também aparece nestas fotos e que neste caso pretende sinalizar parte do trajecto da muralha desaparecida.