"Somethin Tells Me" vídeo de Elijah Steen para tema do álbum "True to Self" do cantor, compositor e "rapper" às vezes, norte-americano Bryson Tiller.
EDITORIAL
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio
Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.
20170531
Brasões de Viseu
Pedra de armas de D. Maria de Aragão e Castela, na Fonte velha em Santa Cristina, Escudo lanceolado, com duas sereias (ou trItões?) tenentes e parcialmente orlado por corda com um nó, partido (no primeiro campo deveriam constar as armas de Portugal, por se tratar da segunda esposa de D. Manuel I, O Venturoso.) Mais à direita deste brasão, está a empresa de D. Manuel i, a esfera armilar
Maria de Aragão e Castela, rainha de Portugal (Córdova, 29 de Junho de 1482 - Lisboa, 1517), foi a terceira filha dos Reis Católicos, Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão. D. Maria recebeu o senhorio de Viseu em 1506, por esse motivo o seu brasão está num dos fechos da Abóbada dos Nós, da Sé Catedral de Viseu. A fonte terá sido construída, talvez mais certo remodelada, em 1523 pelo seu filho o Cardeal Infante D. Afonso de Portugal (1509-1540), bispo de Viseu entre 1519-1523.
20170530
"Roommates" de Jamie Wolfe
"Roommates" curta de animação de Jamie Wolfe, realizada em 2016 exibida em vários festivais internacionais.
O "Novo" Parque Urbano de Santiago
Vistas do Parque de Santiago na margem direita do rio Pavia, com a cidade de Viseu e a colina da Sé Catedral, ao fundo
Imagens do interior do parque com alguns dos espaços verdes e o sinuoso novo ajardinamento central
Pessoal técnico da câmara municipal, do empreiteiro geral e talvez sub-empreiteiros, percorrem a obra. Novos bebedouros criados pelo aproveitamento dos pontos de água, inicialmente destinados aos feirantes (o parque inicialmente foi projectado para receber a feira semanal) e papeleira, devidamente identificada, porque não era fácil adivinhar a utilidade dos cilindros de ferro enferrujado e ainda a nova ponte sobre o rio Pavia, junto ao açude da Ponte de Pau.
Avenida Salamanca "Parque de Santiago"
Passeio pavimentado da Avenida de Salamanca nas proximidades do pontão sobre o ribeiro de Santiago (Pintor) e a vedação do Parque de Santiago.
Etiquetas:
Av. Salamanca,
Parque Radial Santiago
Local:
Viseu, Portugal
Novidades do "Parque de Santiago"
Na margem esquerda do ribeiro de Santiago ou do Pintor, junto ao pontão da Avenida de Salamanca e ao Poço do Nicolau, local onde as águas do ribeiro se juntam com as do rio Pavia, os projectista do parque resolveram e bem colocar uma vedação para prevenir alguma queda acidental, principalmente de crianças à água. A vedação é constituída por várias placas de aço, com a silhueta da Sé Catedral e o Sol.
O ribeiro separava as antigas Quinta do Coval e a das Quintas das Mestras e o Poço do Nicolau, tinha má fama por nele terem acontecido vários afogamentos, acidentais ou suicídios.
Um pequeno monte de terra na margem esquerda do ribeiro, será o lugar escolhido para a colocação de um letreiro - "VISEU", provavelmente com letras luminosas, para aqueles que tiverem perdido o norte, saberem onde estão. Este letreiro constava nas imagens divulgadas pela câmara municipal, outra atracção anunciada é um muro, com a inscrição dos Direitos da Crianças. Também li sobre um labirinto que ainda não avistei.
Etiquetas:
Avenida de Salamanca,
Parque Radial Santiago,
Poço do Nicolau,
Ribeiro do Pintor,
Ribeiro S. Tiago
Local:
Viseu, Portugal
Novo Restaurante/Bar com Esplanda
Outro grande motivo de atracção do novo parque urbano de Santiago vai ser o Restaurante/Bar com esplanada, pelo menos assim o espera o investidor privado que obteve da câmara municipal o direito de explorar, durante 15 anos, o equipamento e ficou obrigado a pagar um renda mensal de 800 euros. Segundo o presidente da câmara, Dr. Almeida Henriques “esta será uma âncora muito qualificada que vamos fixar num parque que carece de atratividade ao longo do ano e de um serviço de bar e restauração de qualidade”.
O edifício não definitivo estará na fase de montagem do equipamento hoteleiro e possui um revestimento dourado.
O edifício não definitivo estará na fase de montagem do equipamento hoteleiro e possui um revestimento dourado.
"Relógio de Sol do Viriato"
Uma das grandes atracções do "Parque Urbano de Santiago" vai ser o Relógio de Sol do Viriato que está em fase final de instalação. O ponteiro é uma desmesurada espada (falcata ibérica) que o chefe dos lusitanos, segura na mão direita. A figura baseia-se na estátua de Mariano Benlliure, erigida em 1940 no Campo de Viriato, a base octogonal lembra que a Cava de Viriato, é uma antiga fortaleza com oito lados.
Vergonha na "Avenida de Salamanca"
Algumas imagens da Avenida de Salamanca, junto ao futuro Parque Urbano de Santiago, nova designação do Parque da Radial de Santiago, em fase final das obras de requalificação e alargamento. O passeio fronteiro ao parque está pavimentado com mosaicos de betão e as entradas do parque estão a ser dotadas de calçadas em cubo de granito porque o piso anterior, em terra batida, depois da queda de alguma chuva transformava-se, logo num lameiro.
O outro passeio da avenida, deve ter outro proprietário? porque continua em terra batida e irregular. Para disfarçar o "desmazelo" e preparar a inauguração do parque, a Câmara Municipal de Viseu cobriu o passeio com pó de pedra. Felizmente, a chuva que caiu nos últimos dias fez desaparecer a poeira que voltará logo que o tempo volte a aquecer. Reparem que colocaram o pó de pedra, sem sequer terem rapado as ervas e nas marcas deixadas pelo calçado. Até parece que a câmara não "nada em dinheiro"... muito à custa dos munícipes!
Etiquetas:
Av. Salamanca,
Parque Radial Santiago
Local:
Viseu, Portugal
Zé Simples – “Atrás do Sol Posto”
“Atrás do Sol Posto” vídeo de Diogo Vargas e Bernardo Sousa Santos para servir de amostra ao álbum de estreia de Zé Simples, projecto a solo de José Penacho, com edição prevista para o segundo semestre deste ano.
Novidades do "Monte Viseu"
As obras de requalificação e alargamento do Parque de Urbano de Santiago estão um pouco atrasadas, como é "tradicional". Prevejo mais algumas semanas de demora até os trabalhos ficarem finalizados, talvez em meados do próximo mês de Junho.
Aqui ficam algumas imagens do Monte Viseu um miradouro criado num pequeno cabeço, muito arborizado sobretudo com carvalhos, e da vista da cidade na aproximação possível porque não é meu hábito invadir os espaços onde decorrem obras. Portanto tive de trepar ao muro que separa os terrenos da antiga quinta da Rua de São Pedro, junto ao Bairro da Carreira.
Alargamento do "Parque de Santiago"
Aspectos dos trabalhos de alargamento do Parque de Santiago, na margem esquerda do rio Pavia a começar junto ao Pontão do Raposo, permitindo ver o novo portão principal do parque, a nova "alameda", bordejando a margem do rio, alguns dos novos caminhos e a nova ponte pedonal, um arco metálico, com pavimento de madeira, que ligará as duas margens do rio, localizada na Ponte de Pau,
GIF via GIPHY
Terrenos da antiga quinta adquirida há já alguns anos pela Câmara Municipal de Viseu, nos quais ainda se amontam pedras e terras. O espaço estava de monte e ainda não foi totalmente desbravados de mato e e vegetação silvestre. Grande parte do terreno, outrora de uso agrícola, será intervencionado para receber um prado natural. A iluminação do parque é feita com postes de madeira, mas em número insuficiente para permitir a fruição nocturna do espaço em segurança.
20170529
Novidades da Feira Anual de Viseu
Depois de na edição de 2016 da feira anual de Viseu a estratégia de programação e preços dos bilhetes, planeada pelo Dr. Jorge Sobrado enquanto Gestor da Marca Viseu, na Viseu Marca, associação de marketing territorial e de branding de Viseu que organizou o evento, e ter conseguido o "milagre" de ser genericamente, mais visitada nos dias de entrada livre do que em dias de entrada paga e ter anunciado, de modo estridente e flamejante, a entrada do visitante 1 Milhão, este ano em que se irão realizar eleições autárquicas, será coincidência?, decidiu para agradar às famílias deixar de cobrar entradas no recinto da feira aos domingos, em 6 domingos as entradas vão ser "francas", o que muito agradará aos feirantes e poderá contribuir para estabelecer uma nova marca, se ultrapassar o número mágico de visitantes de 2016. A estratégia seguida está a transformar a feira num festival de Verão mas a generosidade tem limites... porque aos domingos as atracções de palco são inexistentes, a excepção vai ser um espectáculo infantil, na manhã do dia 3 de Setembro, ou aquelas que vierem a ser anunciadas, deverão ser "prata da casa" de preferência a custos de classe económica.
Local:
Viseu, Portugal
"Pavão da Mata do Fontelo" e Não Só!
Não foram muito felizes os organizadores do 3º Festival de Street Art de Viseu, o primeiro evento enoturístico do ano da iniciativa da Câmara Municipal de Viseu, porque as paredes da EB1 da Balsa (Escola Primária do Bairro Municipal), apenas são visíveis do troço da Estrada da Circunvalação para quem subir, de preferência a pé o passeio sobranceiro à margem esquerda do rio Pavia em direcção à Praça Carlos Lopes. Os automobilistas devem prestar atenção à condução e não apreciar pintura mural, mesmo tratando-se de uma obra de assinalável valor artístico, do artista Carlos BreakOne, um húngaro a trabalhar em Viseu. A encomenda foi projectada e realizada de acordo com as duas paredes disponibilizadas.
Penso que bem pior foi a realização de um mural alusivo a Baco (Dionísio), facilmente reconhecido por ostentar uma coroa de heras, pelas uvas e pela taça de vinho que empunha. Sempre ébrio ou sob influência do vapores do vinho, costumava montar um burro, sobre o qual se mantinha com dificuldade e seguindo a pé andava com passos trôpegos, nas instalações em Repeses da APPACDM de Viseu-Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental. Este mural de delicada execução, reparem no corpo "transparente", é fruto do trabalho do coletcivo espanhol Pichi & Avo I, e é aquele que na edição deste ano do festival, está mais próximo da "Street art", e não da pintura mural.
"Pavão da Mata do Fontelo" mural de PIRANHA, Carlos BreakOne
20170528
Tatanka – “De Alma Despida“
“De Alma Despida“ vídeo de Pedro Dias para servir de amostra ao álbum de estreia de Tatanka, a voz dos “The Black Mamba”, num projecto a solo, cantado exclusivamente em português.
Viseu 2001 - Boavista FC, 2-5
Esta tarde no Campo 1º de Maio (Fontelo) a equipa sénior de futebol feminino do Viseu 2001, despediu-se com uma derrota, frente ao Boavista FC (2-5), da Liga de Futebol Feminino, regressando ao Campeonato Nacional de Promoção, esperamos que por pouco tempo.
As viseenses que até entraram melhor no jogo chegaram a estar a perder 0-3, viriam a consentir dois golos, em pouco mais de um minuto, mas souberam reagir e ao intervalo perdiam pela diferença mínima (2-3). Retomado o jogo as visitadas tentaram alcançar o empate mas foram as boavisteiras quem marcou por mais duas vezes. O resultado é justo porque premeia o melhor futebol das visitantes, tendo a defesa viseense cometido vários erros clamorosos.
O Boavista classificou-se em 5º lugar, tendo obtido 39 pontos (26 jogos), o Viseu 2001 ficou-se pelo 12º lugar, com apenas 20 pontos e foi despromovido porque esta época, devido ao "alargamento", vão descer 4 equipas em vez de 2, no modelo competitivo anterior. O desnivelamento que adveio da criação da liga é enorme, duas das equipas convidadas, Sporting Clube de Portugal (Campeão, sem derrotas) e Sporting Clube de Braga (2º classificado), somaram 74 e 71 pontos. O Clube Futebol Benfica (3º classificado) fez 59 pontos e o Valadares Gaia FC, obteve apenas 53 (4º classificado). Mas o maior desnível começa no 5º classificado, Boavista que ficou a 35 pontos do Sporting e a 14 do 3º classificado, Valadares Gaia. Esta época terminou assim, veremos nos anos vindouros quais as vantagens de ter favorecido emblemas "ricos", em detrimento dos mais modestos.
"Canhões de Água" do Campo 1º de Maio
Pela vez primeira vi o sistema de "rega" do Campo 1º de Maio em funcionamenteo, foi uma verdadeira surpresa porque até não estava assim tanto calor. São 6 os canhões de água que equipam o novo relvado sintético, inaugurado no passado mês de Fevereiro, e estão a funcionar adequadamente. Nunca foi bafejado pela sorte de ter assistido à "rega" do relvado anterior que foi utilizado durante cerca de uma dúzia de anos.
“Making Moves” de Kouhei Nakama
“Making Moves” vídeo de dança surrealista de Kouhei Nakama, com música de Broke For Free (“Hela”), que se deve ter divertido imenso ao animar personagens em 3D, executando estranhos movimentos, graças a múltiplos efeitos visuais.
"Pavão do Fontelo" - Carlos BreaKone
Carlos BreakOne artista e tatuador residente no "Piranha Tattoo Studio" (Viseu), pintou este vistoso pavão na "Escola da Balsa". inspirado nas suas tatuagens que primam pela influência do Cubismo e pela uso de uma paleta de cores vibrantes. A execução da obra, integrada no "3º Festival de Street Art de Viseu", foi bastante demorada porque tal como a ave, o mural possui inúmeras gradações de cor e brilhos que exigiram muito tempo e meticulosidade na execução.
20170527
"Pavão da Mata do Fontelo"
"Pavão da Mata do Fontelo", pormenor de mural de PIRANHA/Carlos BREAKONE, executado durante o "3º Festival de Street Art de Viseu", na "Escola da Balsa".
Ana Bacalhau – “Ciúme”
“Ciúme” vídeo para servir de amostra ao álbum de estreia a solo. “Nome Próprio”, de Ana Bacalhau a voz dos “Deolinda” durante uma década.
"Viseu Triathlon 2017"
Esta manhã o Viriato foi visitado por um grupo de escuteiros, além de vários turistas, sim porque vir a e Viseu e não ver o Viriato, é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa!
Amanhã os "Viriathus Runners" vão organizar uma prova de atlética, com início às 10H00, e final junto ao "Monumento a Viriato" :
"A emoção do Triatlo chega a 28 de Maio, com o 1º evento de Triatlo de Viseu, promovido pelos VIRIATHVS RUNNERS.
Uma experiência memorável para Público e Participantes, com Meta localizada na Cava de Viriato.
Viseu Triathlon, um evento para todos!"
Atenção aos condicionamentos de trânsito e conheça tudo sobre as várias provas a disputar.
P.S. : A barraca de madeira da câmara municipal continua sobre o troço da ecopista, as grades não foram retiradas e estiveram uma semana a mercê da ladroagem.
"A emoção do Triatlo chega a 28 de Maio, com o 1º evento de Triatlo de Viseu, promovido pelos VIRIATHVS RUNNERS.
Uma experiência memorável para Público e Participantes, com Meta localizada na Cava de Viriato.
Viseu Triathlon, um evento para todos!"
Atenção aos condicionamentos de trânsito e conheça tudo sobre as várias provas a disputar.
P.S. : A barraca de madeira da câmara municipal continua sobre o troço da ecopista, as grades não foram retiradas e estiveram uma semana a mercê da ladroagem.
Funicular um Ícone de Viseu
Aspectos da via do "Funicular de Viseu" e da cabine nº 2 que circula amassada e riscada, desde o dia 8 de Maio de 2017. Será que a concessionária do futuro serviço, integrado de transportes, "MUV" - Mobilidade Urbana de Viseu, vai receber o equipamento neste estado?
"ECO-URB" Viseu
“No próximo de 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, o Departamento de Ambiente da ESTGV (Escola Superior de Tecnologia e Gestão) do Instituto Politécnico de Viseu, em parceria com a cooperativa cultural Acrítica, CRL, realiza o evento ECO-URB, aberto a toda a comunidade.
Será no Carmo'81, a partir das 17h.
Não percam.”
20170526
Depeche Mode – “Where's the Revolution”
You've been kept down
You've been pushed 'round
You've been lied to
You've been fed truths
Who's making your decisions
You or your religion
Your government, your countries
You patriotic junkies
(…)
You've been pissed on
For too long
Your rights abused
Your views refused
They manipulate and threaten
With terroras a weapon
Scare you till you're stupefied
Wear you down until you're on their side
(…)
“Where's the Revolution” vídeo de Anton Corbijn para tema retirado do mais recente trabalho “'Spirit“, dos britânicos Depeche Mode.
Mural do Capitão Almeida Moreira
GIF Via GIPHY
O Capitão Almeida Moreira, mural de Pedro PODRE, executado na âmbito do "3º Festival de Street Art de Viseu", em parede da "Escola da Ribeira". Muitos se interrogam sobre a identidade da personagem representada no mural, não pela qualidade do "retrato" mas porque as imagens mais conhecidas, desse notável viseense, representam o capitão com mais idade e menos cabelo.
Etiquetas:
Escola Ribeira,
Largo Major Monteiro Leite
Local:
Viseu, Portugal
XVI Festival da Cereja - Resende
GIF via GIPHY
Vai realizar-se em Resende, nos dias 3 e 4 de Junho (Sábado e Domingo) o "XVI Festival da Cereja". Mais de uma centena de produtores irão participar no festival vendendo a preços especiais o fruto que é o ex-líbris do concelho. Programa: C. M. Resende
Encontrei na Porta de Viriato
Encontrei na "Porta de Viriato" penso que já há dois anos mas só agora resolvi partilhar esta preciosidade com os meus amigos e leitores, este magnífico exemplar de trabalho de electricista encartado. A tomada foi instalada para permitir o funcionamento de uma máquina dispensadora de dinheiro (ATM, mais conhecida como "Multibanco", durante a feira anual de Viseu. Técnicos desta qualidade, não entravam na minha casa...
Etiquetas:
Campo de Viriato,
Feira anual,
Porta de Viriato,
Rotunda Viriato
Local:
Viseu, Portugal
20170525
Viseu 2001 - Boavista FC
28 de Maio (Domingo), às 16h00 no "Campo 1º de Maio" (Fontelo), a equipa de futebol feminino sénior do Viseu 2001, vai receber o Boavista FC, em jogo da 26ª jornada da "Liga de Futebol Feminino. Este vai ser o último jogo da época 2016/17 que terminará com despromoção das viseenses que ocupam a 12ª posição. CAC da Pontinha, CF "Os Belenenses" e C. A. Ouriense, são as outras equipas que na próxima época deverão disputar o "Campeonato Nacional de Promoção Feminino". São quatro os clubes desprovidos para compensar as entradas na competição "por convite", sem disputar o campeonato de promoção. Ainda é cedo para fazer a avaliação da criação da liga mas o resultado imediato foi o aparecimento de duas formações convidadas (Sporting Clube de Portugal e Sporting Clube de Braga) que dominaram quase absolutamente a competição e desfizeram o trabalho de muitos anos, de clubes de poucos recursos. Desportivamente e campeonato tornou-se previsível e as grandes vantagens, foram apenas financeiras, para as atletas que passaram a ser pagas para jogar em emblemas endinheirados.
"Viseu, Temos Visitas!"
Em 8 de Julho de 2016 publiquei imagens desta casa em ruínas, na Rua do Coval, junto à Ponte das Barcas, e algum tempo depois foram vistas uma fitas sinalizadoras, com a inscrição Polícia Municipal, das quais ainda é possível observar alguns ligeiros e degradados vestígios. Passados todos estes meses pode constatar-se que parte do telhado foi desabando, felizmente para o interior da ruína e a Câmara Municipal de Viseu, por não colocar uma vedação eficiente, poderá contribuir para alguma desgraça. Já nem aponto a iniciativa de demolir, as partes do edifício que poderão tornar-se perigosas, e que poderá ser demorada para cumprir os formalismos legais, mas apenas na colocação de uma rede ou vedação metálica para garantir a segurança de pessoas e bens.
Etiquetas:
Ponte das Barcas,
Rio Pavia,
Rua Coval
Local:
Viseu, Portugal
Tondela Gastronómica 2017
GIF via GIPHY
Tondela Gastronómica 2017 - Comemoração do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa
O Pelouro da Cultura do Município de Tondela com a colaboração do CLDS 3G-Tondela Inclusiva irá celebrar, pela segunda vez, o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, no próximo dia 27 de maio, entre as 8h e as 14h, associando-se às comemorações a nível nacional, decorrentes da aprovação pela Assembleia da República da instituição deste dia, materializando a importância da gastronomia lusa enquanto património imaterial e singular do nosso povo.
O Mercado Municipal e zona envolvente contarão com um Mega Mercado de produtos locais e petiscos típicos de cada freguesia. Haverá, ainda, animação musical com a atuação do Grupo de Cantares “Terras de Tomaz Ribeiro” de Parada de Gonta, do Grupo AGBARA Capoeira Tondela, o Grupo Quinteto + (Sociedade Filarmónica Tondelense) e muitas outras surpresas.
20170524
Rescaldo do "Viseu Police Challenge"
O Viriato já está farto de ver grades metálicas e bobinas vazias de cabos eléctricos no "Campo de Viriato", porque a prova de obstáculos - "Viseu Police Challenge" que deverá repetir-se no próximo ano, realizou-se no passado Domingo. A organização, "Associação Cultural Recreativa e Desportiva da PSP de Viseu", certamente pediu as grades emprestadas, as amarelas parecem-se muito com as da "Viseu Marca", as cinzentas (não visíveis nas imagens) com as da "Policia Municipal de Viseu". Dúvidas não existem sobre a barraca de madeira, colocada sobre o trajecto da "Pista de Ligação da Ecopista do Dão com o Fontelo" que é propriedade da Câmara Municipal de Viseu e terá se ser retirada pelo seu pessoal, mas apenas quando o Sr. Engenheiro (ou Vereador do Desporto?), der as devidas ordens...
"Viseu Police Challenge 2017" - vídeo de Ricardo Silva
Etiquetas:
Campo de Viriato,
Cava de Viriato,
Ecopista
Local:
Viseu, Portugal
Mallu Magalhães - "Você Não Presta"
"Você Não Presta" vídeo de Bruno Ferreira para "single" para servir de amostra ao álbum " Vem", com edição prevista para o próximo mês de Junho, da paulista Mallu Magalhães .
Viriato no Parque Urbano de Santiago
Confesso que esperava que o relógio de sol a instalar no "Parque Urbano de Santiago", não se limitasse a ser uma "imitação", executada em chapa de aço, da figura quase à escala, criada em 1940 pelo escultor Mariano Benlliure, para o "Monumento a Viriato". A falcata (espada lusitana, arma ibérica temível), mostra-se com um tamanho exagerado para servir de ponteiro, ou gnómon. O ponteiro deverá ter uma inclinação igual à latitude do lugar, para o relógio não apresentar erros de monta. O relógio está a ser instalado nas proximidades da Ponte da Circunvalação e os pormenores técnicos deverão ter sido, bem resolvidos pelos especialistas.
O quadrante do relógio de sol, naturalmente só poderia ser um octógno para lembrar a fortaleza árabe, erradamente conhecida como "Cava de Viriato", designação que 5 séculos tornaram "verdadeira".
O quadrante do relógio de sol, naturalmente só poderia ser um octógno para lembrar a fortaleza árabe, erradamente conhecida como "Cava de Viriato", designação que 5 séculos tornaram "verdadeira".
Novidades do Parque de Santiago
O futuro restaurante e bar com esplanada em construção no "Parque Urbano de Santiago". Os 90 dias de prazo contratados, para a realização da empreitada, já ter foram gastos e as obras deverão precisar de várias semanas para serem concluídas.
GIF via GIPHY
A câmara municipal está e executar a colocação de pó de pedra no passeio Norte da Avenida de Salamanca, para preparar a inauguração do parque. Esta é uma obra destinada a ser mais um remendo, mal botado, porque os trabalhos estão a ser mal executados, uma vez que o tratamento do pavimento existente está a ser desmazelado e andam a colocar demasiado pó, de tal modo que parece que se pisa areia fina da praia mas seca... onde os pés se enterram e os sapatos ficam cheios de pó.
Outro reparo, ao longo da Avenida de Salamanca não existe qualquer estacionamento reservado para deficientes e mais grave ainda, faltam passadeiras e lancis desnivelados. Finalmente, uma boa notícia, os projectistas resolveram acabar com a lama e os charcos de água nas entradas, com a colocação de cubos de granito.
Etiquetas:
Av. Salamanca,
Parque Radial Santiago
Local:
Viseu, Portugal
Future – “Mask Off”
Call it how it is
Hendrix
I promise, I swear, I swear
You heard, spit it, yo
Percocets, molly, Percocets
Percocets, molly, Percocets
Rep the set, gotta rep the set
Chase a check, never chase a bitch
Mask on, fuck it, mask off
Mask on, fuck it, mask off
Percocets, molly, Percocets
Chase a check, never chase a bitch
Don't chase no bitches
(…)
“Mask Off” vídeo para servir de amostra a álbum do "rapper" Future, norte-americano de Atalanta, com o mesmo título.
Patrick Hines - Ilustração
Quem diria que apenas com os recursos do "Microsoft Paint" é possível criar magníficas ilustrações? Os trabalhos de Patrick Hines, foram claborados exclusivamente com essa ferramenta tão básica, depois de 10 anos de prática. O artista norte-americano (Boston) tem publicado, "Camp Redblood and the Essential Revenge", com imagens magnificamente coloridas e explosivas. Via: "METRO"
Ponte da Azenha e Rio Pavia
Acesso à "Ponte da Azenha" pela margem esquerda do rio Pavia, entrada junto ao Estabelecimento Prisional de Viseu. Como passou por aqui a procissão ("Viseu Police Challenge") foi realizada uma limpeza de vegetação silvestre que até o leito do rio incluiu. Pasme-se! a "Cava de Viriato", nos troços onde a prova se desenrolou, teve honras de cuidados especiais, porque tivemos visitas...
(...) "Segundo Pinho Leal, em tempos idos, o Pavia também se denominava “Ribeira das Mestras ou das Feiticeiras”, porque outrora o povo julgava encontrar a cada passo bruxas e feiticeiras que aí se banhavam e, movidos por crenças populares, costumavam aí ir banhar-se os doentes na noite de S. João, esperando assim ser curados pelas tais mestras. (…) Mais abaixo e finalmente chegamos à Azenha onde se encontra a velha ponte, dita romana, mas de romano só tem o estilo, pois foi mandada fazer pelo arcediago de Pindelo, da Sé de Viseu, Francisco Coelho de Campos, conforme refere a inscrição gravada no cruzeiro anexo: “Este Cruzeiro e Ponte mandou fazer à sua custa Francisco Coelho Campos”. Estas duas obras, foram executadas entre 1738 e 1767. Nessa época a Ponte, podia considerar-se de grande valor e utilidade para quem vinha para a cidade e que morava para lá do rio, via Monte Salvado, para os seus destinos, Orgens, S. Martinho, Quintela, St. Estêvão, etc. A ponte dava acesso único e directo para o Monte Salvado onde se ramificava em vários caminhos, ainda hoje visíveis e utilizados, cujas marcas dos carros de tracção animal na pedraria desse monte são testemunho duma serventia popular que os séculos confirmaram."(...)
J. M. Silva, In "Viseu Revista" nº 6, de Agosto de 2005
Etiquetas:
Açude Azenha,
Ponte Azenha,
Rio Pavia
Local:
Viseu, Portugal
20170523
Merk - “I'm Easy"
“I'm Easy" vídeo de Parallel Teeth, o animador Robert Wallace, para o álbum de estreia "Swordfish", do neozelandés Merk.
Grande Peixe à Beira do Pavia
"(…) para o Puente corre o rio Pavia que aquy tem hum grande açude e levada, que cria em si muntos e saborosos barbos de avultada grandeza e de ligeiras bogas e deliciosos bordallos que servem ao desemfado dos senhores desta quinta que aquy vem nas tardes de Veram pescar com sedelas e redes." (...)
"Memórias Paroquiais" nº 2, Caderno 3º – Viseu (S. Teotónio) ano de 1758
Ilustração: Peixe suspenso na Ribeira, entre dois frondosos freixos, existentes na margem esquerda do rio Pavia, obra bem conseguida da autoria do "Agrupamento de Escolas Grão Vasco".
Etiquetas:
Largo Major Monteiro Leite,
Parque Linear Rio Pavia,
Ponte das Barcas,
Rio das barcas,
Rio Pavia
Local:
Viseu, Portugal
20170522
Samyel - "Allumette"
Ponte da Azenha
Se outro mérito não tivesse tido a realização do "Viseu Police Challenge", pelo menos teria motivado a limpeza das margens e do rio Pavia que, nalguns locais, metiam nojo. As imagens permitem ver as ruínas da azenha que existiu junto à erradamente denominada "Ponte Romana" que de romano só tem o tipo de arquitectura, uma vez que foi construída no séc. XVIII, por iniciativa de Francisco Coelho de Campos, Arcediago de Pindelo, conforme consta na inscrição gravada no cruzeiro próximo: “Este Cruzeiro e Ponte mandou fazer à sua custa Francisco Coelho Campos".
Nestas fotos é possível ver a ponte, o local por onde a água voltava ao rio Pavia, depois de ter sido utilizada para moer os cereais e o muro de pedra que represava a água. Além de permitir fabricar farinha, a represa também servia para regar os campos das margens do rio, através de canais próprios.
O "Programa Polis para Viseu" previa a recuperação da quinta, das casas da quinta e da azenha, no âmbito do projectado "Parque Urbano da Aguieira" que infelizmente, quase não saiu do papel, nem deverá sair tão depressa. Ora aqui estava uma boa alternativa, ao caro e desastroso "Funicular de Viseu", esse sim não deveria ter avançado por se ter revelado um fracasso e um local de acidentes materiais e pessoais.
Etiquetas:
Açude Azenha,
Ponte Azenha,
Rio Pavia
Local:
Viseu, Portugal
Festival de Street Art de Viseu
"Pavão do Fontelo" (?) intervenção de Carlos BREAKONE, um artista húngaro a trabalhar em Viseu, como tatuador. No seu estilo é notória a influência cubista e a opção por cores vibrantes. O trabalho na Escola Básica da Balsa, ontem ao início da tarde estava longe de estar terminado.
"Retrato do Capitão Almeida Moreira" intervenção de Pedro PODRE, pintor e ilustrador portuense, com predilecção pela representação de figuras humanas e rostos. O trabalho em parede da Escola Básica da Ribeira, estava ainda em fase de acabamento. O Capitão Almeida Moreira está representado rodeado de três tipo de "chapéus" - um de cavalheiro do séc. XX, um boné de oficial do exército português e um capacete de guerreiro, lusitano ornado com duas plumas, simbolizando a ligação do homenageado, com o "Monumento a Viriato", da autoria do seu amigo Mariano de Benlliure.
20170521
CD Tondela - SC Braga, 2-0
"TONDELA É DE PRIMEIRA"
"O ORGULHO DO DISTRITO SOMOS NÓS!"
Esta tarde o Clube Desportivo de Tondela ao vencer no seu estádio, por 2-0, o Sporting Clube de Braga e com a ajuda do Grupo Desportivo Estoril Praia que recebeu e venceu por 4-2 o Futebol Clube de Arouca, garantiu a continuação no escalão maior do futebol português. A inesperada derrota do Futebol Clube do Porto 3-1, em Moreira de Cónegos, frente ao Moreirense Futebol Clube, poderia ter complicado tudo mas felizmente não afectou os nossos vizinhos Quase 5 mil espectadores (recuso-me a escrever - espetadores), estiveram esta tarde no Estádio José Cardoso e vibraram, com as emoções do jogo mas estiveram com os ouvidos sempre atentos, ao que se passava nos outros dois campos onde jogavam os outros dois aflitos. Os golos do Tondela foram obtidos por Heliardo e Kaká, num jogo em que a equipa "auri-verde" fez novamente o necessário para ser feliz. Vitória muito festejada, o campo foi invadido por cerca de um milhar de adeptos, desejosos de abraçar os seus jogadores, ganhar uma camisola ou pelo menos uma "selfie".
Etiquetas:
Clube Desportivo Tondela,
Futebol,
Tondela
Local:
Tondela, Portugal
"Street Art" em Londres
Londres também é conhecida por possuir muitas obras notáveis de "Street Art". Pénis costumam ser um motivo abundantemente utilizado em "grafitti" selvagem, habitualmente estão ao natural, desprotegidos, por esse motivo um artista que pretende continuar anónimo, resolveu usando a técnica do "stencil", colocar preservativos, para incentivar o sexo seguro e lembrar onde podem ser adquiridos gratuitamente. VIA: BuzzFeed NEWS
Etiquetas:
Grafitti,
Londres,
Stencils,
Street Art
Local:
Londres, Reino Unido
20170520
"Street Art" em Viseu
A imagem obtida na margem esquerda do rio Pavia, no Largo Major Monteiro Leite ("rio das barcas") permite ver um bonito e colorido peixe que os alunos do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, deixaram a enfeitar a margem no âmbito da actividade “VEM - Abraçar o Rio”", realizada nos passado dia 17. O que não se vê, porque está um pouco longe e na sombra, é o Dr. Jorge Sobrado a servir de cicerone, a cerca de 30 pessoas que viajaram no, desconfortável "Comboio Turístico", para realizar o roteiro da "Street Art". Junto à entrada da escola está a ser executado um mural alusivo ao Capitão Almeida Moreira, por Pedro PODRE - um retrato formal de cabeça descoberta, rodeado de muitos chapéus porque, segundo o cicerone (cito de memória) Almeida Moreira "gostava muito de ser fotografado, introduziu a modernidade em Viseu, trouxe uma nova dinâmica à 'Cidade-jardim', denominação que teria sido uma criação sua e ainda que era um homem de chapéu e de se.lhe tirar o chapéu.". Curiosamente Pedro PODRE, também gosta de usar chapéu, agora pouco usual mas obrigatório, à época para um homem da classe social e posição do fundador e primeiro director do Museu Grão Vasco.
GROGNation – “Barman"
“Barman” vídeo de Bernardo Lima Infante, com ilustrações animadas de Margarida Macedo, para o recente álbum “Nada É Por Acaso” de GROGNation.
Agora Sim! Cidade-Vinhateira do Dão
Agora Sim! "Cidade-Vinhateira do Dão"
Há poucos dias a vinha de nós todos instalada no separador central da Estrada de Nelas (EN231), entre a rotunda intermédia da Avenida D. Afonso Henriques e a rotunda da Escola Superior Agrária de Viseu (rot. das oliveiras), foi dotada de postes e arames para conduzir o crescimento das videiras, plantadas em 2015. Vamos esperar para ver se esta ano já vamos ter uvas... se tudo correr bem as cerca de 200 videiras, daqui a alguns anos poderão vir a produzir o suficiente para obter algum vinho. Tinto ou branco ? também vai ser necessário esperar algum tempo para saber!
20170519
Wale - “Fashion Week”
”
“Fashion Week” vídeo de Romain Cieutat para tema do mais recente álbum “Shine”, do “rapper” norte-americano de origem nigeriana Wale, com Eazy.
“Viseu Police Challenge”
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da PSP de Viseu irá realizar, no próximo dia 21 (Domingo) um evento denominado “Viseu Police Challenge”, uma prova atlética que se caracteriza pela superação diversos e variados obstáculos dispostos so longo dos 10 km de extensão do percurso. Para além dos objectivos desportivos, a iniciativa pretende melhorar a relação entre os policias e a sociedade civil.
As duas últimas imagens mostram uma barraca da câmara municipal, mesmo em cima do trajecto da ecopista. Com a ampliação do recinto da feira anual, realizada em 2015, a pista ficou dentro da feira e deixou de poder de ser usada durante 2 meses, portanto está mais que na hora de mudar o trajecto, para o exterior da vedação.
As duas últimas imagens mostram uma barraca da câmara municipal, mesmo em cima do trajecto da ecopista. Com a ampliação do recinto da feira anual, realizada em 2015, a pista ficou dentro da feira e deixou de poder de ser usada durante 2 meses, portanto está mais que na hora de mudar o trajecto, para o exterior da vedação.
Etiquetas:
Atletismo,
Campo de Viriato,
Cava de Viriato
Local:
Viseu, Portugal
Azulejos de Viseu - Painel do Rossio
Armas da Cidade de Viseu e floreira, dois pormenores do monumental painel de azulejos do Rossio inaugurado em 13 Dezembro 1931. Obra do Mestre Joaquim Lopes (1888–1956), reputado pintor e professor da Escola de Belas Artes do Porto que utilizou azulejos da extinta Fábrica do Agueiro (Vila Nova de Gaia). Trabalho encomendado pela Comissão de Iniciativa e Turismo, por proposta do Capitão Almeida Moreira.
Kampung Pelangi - "Street Art"
Kampung Pelangi, em português a aldeia do Arco-Íris, é um pequena povoação cujas casas foram pintadas com motivos e figuras muito coloridas, para atrair a atenção dos turistas e ajudar os seus habitantes muito pobres. A intervenção financiada pelo governo indonésio, possibilitou que uma banal e degradada aldeia fosse transformada num destino bastante procurado por turistas e fotógrafos. VIA: Bored Panda
Etiquetas:
Street Art
"Paredes Legais para Grafitti"
"Sinalização de uma parede para criação de graffitis, destinada legalmente para o efeito, com o objetivo de promover a cultura e arte urbana e combater o vandalismo na cidade."
Paredes legais para grafitti proposta nº 62 do "Orçamento Participativo Jovem Escolar", cujos vencedores deverão ser "anunciados numa cerimónia pública organizada com as escolas". Ao todo foram registados a enormidade de 8313 votos, em votação universal online, por SMS ou presencialmente.
20170518
Souldout - "Forever”
"Forever” vídeo de Xavier Reyé para “single” retirado do mais recente álbum de estúdio com o mesmo título, da dupla belga Souldout.
Novidades do Funicular de Viseu
Mais um automobilista chocou contra a vedação do "Funicular de Viseu", como as fotos documentam 3 pilaretes perderam a verticalidade...
O Funicular de Viseu é um caso quase único a nível mundial com o sistema de cabos totalmente enterrado.
Ora aqui está mais um marca de Viseu que o Dr. Almeida Henriques, ou como dizem por aí, o presidente da câmara em exercício, Dr. Jorge Sobrado, ainda não souberam aproveitar, devidamente.
Nos quase 8 anos de funcionamento o ascensor deverá ter custado cerca de 3.000.000 de Euros. Em 2014 foram gastos 350.000 Euros e o mais recente contrato para assegurar a manutenção e condução pelo prazo de 1 ano, foi aprovado por Despacho do Senhor Vice-Presidente, Joaquim António Ferreira Seixas, de 28 de Julho de 2016 e ratificado em reunião de câmara, realizada em 4 de Agosto de 2016, ficou-se por concurso público nos 212.658 Euros + IVA.
Com a entrada em vigor do novo modelo de transportes, MUV – Mobilidade Urbana de Viseu, adjudicado no final do passado mês de Fevereiro, à empresa que foi concessionária dos STUV - Serviço de Transportes Urbanos de Viseu, o elevador deverá passar a ter vocação turística e funcionar apenas quando se justificar.
O Funicular de Viseu é um caso quase único a nível mundial com o sistema de cabos totalmente enterrado.
Ora aqui está mais um marca de Viseu que o Dr. Almeida Henriques, ou como dizem por aí, o presidente da câmara em exercício, Dr. Jorge Sobrado, ainda não souberam aproveitar, devidamente.
Nos quase 8 anos de funcionamento o ascensor deverá ter custado cerca de 3.000.000 de Euros. Em 2014 foram gastos 350.000 Euros e o mais recente contrato para assegurar a manutenção e condução pelo prazo de 1 ano, foi aprovado por Despacho do Senhor Vice-Presidente, Joaquim António Ferreira Seixas, de 28 de Julho de 2016 e ratificado em reunião de câmara, realizada em 4 de Agosto de 2016, ficou-se por concurso público nos 212.658 Euros + IVA.
Com a entrada em vigor do novo modelo de transportes, MUV – Mobilidade Urbana de Viseu, adjudicado no final do passado mês de Fevereiro, à empresa que foi concessionária dos STUV - Serviço de Transportes Urbanos de Viseu, o elevador deverá passar a ter vocação turística e funcionar apenas quando se justificar.
Etiquetas:
Campo de Viriato,
Funicular,
Rua Campo Viriato,
Rua Ponte de Pau
Local:
Viseu, Portugal
"Tons de Primavera" ?
Imagens das capas da edição de hoje do "Diário de Viseu" que ainda dedicou, um caderno de 4 páginas, ao evento vínico que como "desculpa" marca a chegada da Primavera e inclui um festival de "Street Art", este ano dedicado às escolas e às quintas produtoras do "Vinho do Dão".
Madredeus – “Oxalá”
“Oxalá” vídeo de João Nuno Pinto para tema do álbum "Electronico" (2002, dos Madre de Deus, uma remistura do trio francês Télépopmusi.
20170517
Ruby Empress – “Escapism Deluxe”
“Escapism Deluxe” vídeo de Meska para tema do EP de estreia “Empressionism” que reúne todos os “singles” que o quarteto Ruby Empress, de Gotemburgo, já editou.
Almeida Henriques o "Remendeiro"
No ano em que se completam 15 anos sobre a entrada em funcionamento das novas instalações da biblioteca municipal (31 de Maio), que passou a ser designada por Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, relegando o nome e o retrato a óleo do Doutor Nunes de Carvalho, que tinha lugar de destaque na primitiva sala de leitura da biblioteca, enquanto funcionou na "Casa Amarela", porque é uma das figuras maiores de Viseu e doou à sua terra-natal, a sua vasta e preciosa colecção de livros, a edilidade decidiu avançar com a ampliação do edifício que depressa se viria a revelar acanhado porque a sua utilização principal, continuou a ser como, anteriormente sala de estudo. A climatização, as mesas de trabalho e mais tarde o acesso a internet gratuita, fizeram esgotar a sua capacidade. Quem desejar consultar ou ler um livro e não seja "investigador", deverá fazê-lo de preferência durante as férias escolares. A área coberta do edifício, projectado por uma equipa coordenada pelo Arqº Manuel Taínha, irá ser ampliada. "Com uma paulada matam-se dois coelhos", uma vez que a ampliação permitirá aumentar para mais do dobro, o número de lugares e irá cobrir uma área problemática, com infiltrações de água mais do que evidentes. Mais uma vez o actual presidente da câmara municipal, Dr. Almeida Henriques, volta a botar um remendo, numa obra da gestão da câmara anterior, onde pontificou durante 24 anos o actual deputado ao Parlamento Europeu, Dr. Fernando Ruas. O remedeio foi posto a concurso, no passado dia 20 de Abril, por 313.000 Euros, sendo o critério de adjudicação o "Mais baixo preço". Como diz o povo - "O barato tem rato"...
Etiquetas:
Biblioteca Municipal,
Rua Aquilino Ribeiro
Local:
Viseu, Portugal
Capela de Nª Srª dos Remédios
Na parede interior da muralha da cidade, junto da Porta do Soar, existiu um imagem de Nossa Senhora dos Remédios. Como a devoção a esta Senhora era muita os vizinhos tomaram a iniciativa de mandar construir uma pequena capela em sua honra. No dia 9 de Dezembro de 1738 assinaram um contrato com dois mestres pedreiros minhotos, Manuel Ribeiro e Manuel Lourenço, pela quantia de 340.000 réis, com a condição de ficar concluída até ao dia do Espírito Santo, 31 de Maio de 1739.
A construção da capela, com planta octogonal, ficou assinalada por várias faltas de dinheiro e sofreu diversas interrupções, foi mesmo necessária a intervenção do Cabido da Sé para que a obra ficasse pronta em Março de 1743. Nessa ocasião os devotos solicitaram ao Governador do Bispado, Dr. António Cardoso Pereira, autorização para mudar a imagem do nicho da muralha e colocá-la sobre o altar da nova capela, obtida a licença foi então benzido o pequeno templo.
Volvidos quatro anos alguns devotos solicitaram à autoridade eclesiástica a formação da Confraria de Nossa Senhora dos Remédios, com sede na capela, e que se extinguiu em data desconhecida.
A Câmara Municipal de Viseu decidiu, em sessão de 29 de Janeiro de 1816, que fossem transferidos para a Capela da Senhora dos Remédios todos os actos da Capela de São Lázaro que fora demolida.
Alguns anos depois os senhores do vizinho Solar dos Melos apropriaram-se da capela, mandando raramente celebrar algumas missas. Em Novembro de 1934 a capela foi incluída nos bens arrestados à família Malafaia de Serrazes, concelho de São Pedro do Sul, os proprietários da casa vizinha dos Melos. Rapidamente foi desfeito esse equívoco porque a capela é do povo, como pode ser lido no granito da torça da porta:
ESTA CAPPELA HE DO POVO QUE SE FEZ/A CUSTA DAS ESMOLAS DOS DEVOTOS/ANNO DE 1742
A capela de pequenas dimensões, possui planta octogonal, modelo único na cidade e pouco frequente, mesmo a nível nacional à época e possui um elegante campanário. No seu interior, de decoração singela, pode ver-se o no altar-mor uma imagem da padroeira (Séc. XVI ou XVII), um retábulo de madeira dourada e policromada a imitar mármore (Séc. XVII). Lateralmente colocadas em dois nichos simétricos, encontramos uma imagem de São José, em madeira policromada (Séc. XVIII) e do Coração de Jesus (Sec. XX). Nas paredes existem pequenos painéis de azulejos com imagens de santos eremitas onde também estão representadas Maria Madalena e Maria Egipcíaca, antiga cortesã de Alexandria, e ainda a Sagrada Família e São Joaninho, com o cordeiro.
A capela de pequenas dimensões, possui planta octogonal, modelo único na cidade e pouco frequente, mesmo a nível nacional à época e possui um elegante campanário. No seu interior, de decoração singela, pode ver-se o no altar-mor uma imagem da padroeira (Séc. XVI ou XVII), um retábulo de madeira dourada e policromada a imitar mármore (Séc. XVII). Lateralmente colocadas em dois nichos simétricos, encontramos uma imagem de São José, em madeira policromada (Séc. XVIII) e do Coração de Jesus (Sec. XX). Nas paredes existem pequenos painéis de azulejos com imagens de santos eremitas onde também estão representadas Maria Madalena e Maria Egipcíaca, antiga cortesã de Alexandria, e ainda a Sagrada Família e São Joaninho, com o cordeiro.
No Largo Pintor Gata (antiga Praça da Erva) e ao lado da capela existe uma casa de habitação, com dois pisos, com um varadim em madeira, onde esteve hospedado António de Oliveira Salazar que aos dezanove anos, foi prefeito no Colégio da Via Sacra.
Fonte principal: "Monumentalidade Visiense", de Júlio Cruz e Jorge Braga da Costa (Ilustrações), Viseu 2007
Nota: Texto publicado em 22 de Abril de 2010 e 8 de Junho de 2015 e agora se triplica, porque as respectivas imagens foram interditadas, por vontade de energúmenos "desconhecidos".
Etiquetas:
Capela N S Remédios,
Largo Pintor Gata
20170516
"Tour Campeões Europeus" em Viseu
GIF via GIPHY
"Tour Campeões Europeus", o camião já está estacionado na Avenida da Europa mas a taça deverá estar "guardada a 7 chaves", "não vá o diabo tecê-las!". Amanhã das 11 às 20H, o troféu que simboliza a vitória da selecção portuguesa de futebol no "Euro 2016", vai estar exposta no "Campo de Viriato".
Etiquetas:
Av. Europa,
Futebol,
Rotunda Av. Europa
Local:
Viseu, Portugal
Barraca na "Ecopista"
Já há vários dias que andava intrigado com a finalidade de umas fitas de vedação no "Campo de Viriato". Por razão o local estave interdito ao estacionamento automóvel? Ontem reparei que a câmara municipal colocou uma barraca de madeira, mesmo em cima da ecopista. Alguma utilidade virá a ter mas, por agora é desconhecida.
"Spring" de Jamie Scott
"Spring" vídeo de Jamie Scott em “time-lapse” que levou 3 anos a completar, com música de Jim Perkins. Imagens recolhidas em jardins de Nova e Iorque e em estúdio que rendem homenagem à Primavera.
20170515
Azulejos de Viseu - Nª Sª Misericórdia
"Nossa Senhora da Misericórdia", azulejos pintados por M. Sousa (1986), Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego - Lisboa, reproduzindo a bandeira processional, pintura a óleo sobre tela do séc. XIX, da "Irmandade da Misericórdia de Viseu", da autoria do pintor viseense José d'Almeida Furtado (1778 - 1831), "Pintor Gata". Largo Major Teles ("Jardim das Mães"), fachada virada a Nascente do "Palacete dos Sousa Valente".
Etiquetas:
Azulejos,
Jardim Mães,
Largo Major Teles
Local:
Viseu, Portugal
Tilhon – “Quem Não Recorda? “
“Quem Não Recorda?“ vídeo de Lameiras Produções para o 2º single do álbum “Bunker” (2016) do "rapper" viseense Tilhon, com Dj BIG.
"Street Art" de Viseu
"Street Art" de Viseu
O dinheiro é pecado?
Mateus 19: 23
Então disse Jesus aos seus discípulos: “Com toda a certeza vos afirmo que dificilmente um rico entrará no Reino dos céus.
Mateus 19: 24
E digo-vos mais: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos céus”.
Viseu Cidade-Jardim
Viseu Cidade-Jardim - Pequena amostra da abundante vegetação silvestre existente nas traseiras do murete da Porta de São Mateus, da feira anual de Viseu. Um destes dias estas plantas deverão ser exterminadas com herbicida, com base em glifosato, naturalmente com recurso a pessoal devidamente habilitado, com o curso exigido pelo Ministério da Agricultura, como vem sucedendo noutros locais, por iniciativa da edilidade ou de empresas contratadas.
20170514
Viseu 2001 - Taça de Portugal de Futsal
O "Viseu 2001" foi eliminado na meia-final da Taça de Portugal de Futsal, em jogo disputado, ontem em Gondomar, pelo "Centro Cultural Recreativo e Desportivo Burinhosa", equipa da liga principal, os viseenses disputam a II Divisão, apenas nas grandes penalidades por 3-1. O jogo muito emotivo terminou com um empate 5-5. Na final a equipa de Pataias, Alcobaça, Associação de Futebol de Leiria, irá defrontar hoje no Pavilhão Multiusos de Gondomar às 15h30. o Sport Lisboa e Benfica, vencedor da prova por 6 vezes e recordista da competição.
PSY - "I Luv It"
"I Luv It" vídeo retirado do mais recente álbum "PSY 8th 4X2=8" de PSY. Vídeo para "New Face", 2º tema, ainda mais dançável do novo disco do sul-coreano.
José de Oliveira Berardo
Rua José de Oliveira Berardo - Placa toponímica no muro de vedação das traseiras da Escola Secundária Alves Martins (azulejos D'Arte - Aveiro)
Foi uma das primeiras ilustrações de Viseu e distincto escriptor publico. Nasceu no lugar de Pinheiro, freguezia de Santos Evos, concelho de Viseu, no dia e de Junho de 1805 e expirou a 26 d’outubro de 1862 na Casa do Cruzeiro, em Viseu, junto da bella avenida do paço episcopal de Fontello. (…)
Pedro Augusto Ferreira no “Portugal Antigo e Moderno – Dicionario”, Lisboa 1890
(…) Eis o nome do homem mais afamado e mais excêntrico que Viseu teve até hoje, durante este século…Foi alferes de milícias durante 9 annos preso como afecto ao liberalismo, percorreu por espaço de três annos (1828 a 1831) as cadeias de Mangualde, Viseu, Almeida e Relação do Porto… Em 1835 era Berardo eleito vereador municipal. Desde 1836 a 1839 exerceu o cargo de de administrador do concelho. Em 1884 é nomeado mestre de história sagrada e eclesiástica para o seminário diocesano visiense; mas, sendo acusado de lutherano e calvinista, (?) breve teve de resignar. Presbytero aos 40 anos, foi elle o primeiro reitor do lyceu visiense, chegando à dignidade de cónego (…) Segundo a tradição popular, Berardo nada ignorava! Era peleographo, latinista e antiquario, archeologo, jurista, naturalista, philologo, medico, engenheiro, mathematico. historiographo, theologo, philosopho e músico!... Uma verdadeira encyclopedia encadernada em saragoça de Gouveia (1), ferrenho e fortemente agarrado ao dogmatismo e infallibilidade das suas opiniões; (…) (…) Certa noite, recolhendo à casa do Cruzeiro, encontrou o portão do pateo fechado e lá dentro havia toques, descantes e danças populares. Elle berrou, mas o seu enorme vozeirão pedia-se naquelle labirinto de sons. Então volta convenientemente a região lombar e firmando-se no bengalão despede alternadamente as suas tremendas botas. Como aríete das guerras medievaes batendo em cheio na muralha, três vezes se ouviu – pá! A tranca chiou, gemeu e estalou ao terceiro embate, deixando rodar a porta rápida e estrondosamente até o coice, no meio do silencio produzido de repente, do assombro e do receio causado pela apparição súbita da figura membruda e hercúlea do padre Berardo. (…)
Pedro Augusto Ferreira no “Portugal Antigo e Moderno – Dicionario”, Lisboa 1890
(…) Eis o nome do homem mais afamado e mais excêntrico que Viseu teve até hoje, durante este século…Foi alferes de milícias durante 9 annos preso como afecto ao liberalismo, percorreu por espaço de três annos (1828 a 1831) as cadeias de Mangualde, Viseu, Almeida e Relação do Porto… Em 1835 era Berardo eleito vereador municipal. Desde 1836 a 1839 exerceu o cargo de de administrador do concelho. Em 1884 é nomeado mestre de história sagrada e eclesiástica para o seminário diocesano visiense; mas, sendo acusado de lutherano e calvinista, (?) breve teve de resignar. Presbytero aos 40 anos, foi elle o primeiro reitor do lyceu visiense, chegando à dignidade de cónego (…) Segundo a tradição popular, Berardo nada ignorava! Era peleographo, latinista e antiquario, archeologo, jurista, naturalista, philologo, medico, engenheiro, mathematico. historiographo, theologo, philosopho e músico!... Uma verdadeira encyclopedia encadernada em saragoça de Gouveia (1), ferrenho e fortemente agarrado ao dogmatismo e infallibilidade das suas opiniões; (…) (…) Certa noite, recolhendo à casa do Cruzeiro, encontrou o portão do pateo fechado e lá dentro havia toques, descantes e danças populares. Elle berrou, mas o seu enorme vozeirão pedia-se naquelle labirinto de sons. Então volta convenientemente a região lombar e firmando-se no bengalão despede alternadamente as suas tremendas botas. Como aríete das guerras medievaes batendo em cheio na muralha, três vezes se ouviu – pá! A tranca chiou, gemeu e estalou ao terceiro embate, deixando rodar a porta rápida e estrondosamente até o coice, no meio do silencio produzido de repente, do assombro e do receio causado pela apparição súbita da figura membruda e hercúlea do padre Berardo. (…)
Júlio Teixeira no “Almanach de Viseu”, 1884 - Citado por Pedro Augusto Ferreira
1 - Tecido grosseiro produzido em Gouveia e no seu concelho. Na época existiam na villa e concelho 27 fábricas de lanifícios.
Etiquetas:
José Oliveira Berardo
20170513
SL Benfica - Vitória S. Clube, 5-0
GIF via GIPHY
35 + 1 = 36 e com este são 4 de enfiada!
Sport Lisboa e Benfica goleia por 5-0, o Vitória Sport Clube (Guimarães) e sagra-se novamente Campeão Nacional de Futebol. Estrelejam milhares de foguetes pelo mundo fora, os pirotécnicos esfregam as mãos de contentes e as buzina vão ficar roucas. Baixa a dívida pública interna e externa, o défice diminui e aumenta a actividade económica, tudo boas notícias.
Imagem: Autocolante com retrato do grande benfiquista Cosme Damião
Imagem: Autocolante com retrato do grande benfiquista Cosme Damião
FC Arouca vs CD Tondela, 1 - 2
O CD de Tondela acaba de conquistar, em Arouca, 3 preciosos pontos na luta pela permanência na I Liga portuguesa de Futebol Profissional. Dois golos de Pedro Nuno (11 e 78') fizeram a "Febre Amarela" pular de alegria. Na próxima jornada é esperar que o FC do Porto, cumpra a sua obrigação e ganhe ao Moreirense FC, os auri-verdes vençam o SC de Braga, em Tondela e o Estoril-Praia derrote o Arouca.
"O Orgulho do Distrito Somos Nós!" - Ver a tabela classificativa.
"O Orgulho do Distrito Somos Nós!" - Ver a tabela classificativa.
L.O.A.S – “Flingue en Porcelaine”
“Flingue en Porcelaine” vídeo de Nicolas Capus, gravado numa fábrica de “bonecas”, para tema do mais recente disco “Tout me Fait Rire” do “rapper” francês L.O.A.S.
20170512
"Tons de Primavera" 2017
Muito pouco feliz a imagem gráfica da edição de 2017 do "Tons da Primavera", o primeiro evento vínico do ano que irá realizar-se de 18 a 21 de Maio. A imagem mostra parte do cabeçalho da página oficial, na qual a cor do fundo lembra a do vinho marrado e a "bonecada" esmorecida não exibe as cores vibrantes da Primavera.
GIF via GIPHY
Neste outro exemplo o castanho da madeira do fundo é mais adequado ao Outono e a "bonecada" sofre do mesmo mal do exemplo anterior. O Dr. Jorge Sobrado de tanto querer inovar, anda a cair no mau gosto e pouca eficácia comunicacional. O vinho diz-se marrado quando fica turvo e impróprio para se beber.
Big Sean – “Jump Out The Window”
“Jump Out The Window” vídeo de Lawrence Lamont para “single” do mais recente disco “I Decided” do "rapper" norte-americano Big Sean.
Grafitti de Viseu
Grafitti encontrados algures em Viseu ("TRUPE")
As primeiras três imagens mostram uma figura brutesca com um "charuto" fumegante de cannabis ou algum dos seu derivados. Talvez não seja um utilizador recreativo mas um doente a procurar alívio para os seus males. Há poucos dias foram divulgados os resultados de estudos realizados com ratinhos de laboratório, sobre a utilização para fins medicinais do THC, o princípio activo do cânhamo (Cannabis sativa):
Os trabalhos de pesquisa laboratorial talvez possam avançar para a fase de ensaios clínicos em seres humanos, mas adivinham-se grandes controvérsias. Existem práticas legais de utilização terapêutica de cannabis, em vários países e nalguns estados dos EUA, o país do líder do proibicionismo.
Algo Podre no Reino...
GIF via GIPHY
Defender a poupança de energia eléctrica, instalar iluminação LED e de seguida manter ligada 24 horas por dia, a iluminação das instalações sanitárias localizadas junto à Ponde de Pau, edificadas em 2016 para os visitantes da feira anual de Viseu, é um desleixo muito grande. Alguém anda a dormir... porque a situação já dura há vários meses.
Etiquetas:
Feira anual,
Parque Linear Rio Pavia,
Rua Ponte de Pau
Local:
Viseu, Portugal
Subscrever:
Mensagens (Atom)