Se outro mérito não tivesse tido a realização do "Viseu Police Challenge", pelo menos teria motivado a limpeza das margens e do rio Pavia que, nalguns locais, metiam nojo. As imagens permitem ver as ruínas da azenha que existiu junto à erradamente denominada "Ponte Romana" que de romano só tem o tipo de arquitectura, uma vez que foi construída no séc. XVIII, por iniciativa de Francisco Coelho de Campos, Arcediago de Pindelo, conforme consta na inscrição gravada no cruzeiro próximo: “Este Cruzeiro e Ponte mandou fazer à sua custa Francisco Coelho Campos".
Nestas fotos é possível ver a ponte, o local por onde a água voltava ao rio Pavia, depois de ter sido utilizada para moer os cereais e o muro de pedra que represava a água. Além de permitir fabricar farinha, a represa também servia para regar os campos das margens do rio, através de canais próprios.
O "Programa Polis para Viseu" previa a recuperação da quinta, das casas da quinta e da azenha, no âmbito do projectado "Parque Urbano da Aguieira" que infelizmente, quase não saiu do papel, nem deverá sair tão depressa. Ora aqui estava uma boa alternativa, ao caro e desastroso "Funicular de Viseu", esse sim não deveria ter avançado por se ter revelado um fracasso e um local de acidentes materiais e pessoais.