É bem evidente que a linha do funicular não está a ter atenção que merece, por ser um facto bem evidente para quem percorrer a Rua da Ponte de Pau, não vou fazer muitos comentários mas é fácil confirmar que os danos causados nas vedações da linha foram, na sua maior parte, as consequências de colisões acidentais de viaturas, porém outros são sinais de vandalismo.
Lamenta-se aspecto descuidado das vedações pois apenas a falta de cuidado ou o desleixo poderão justificar que as reparações não sejam rapidamente efectuadas.
Para terminar refiro que os moradores me informaram que os pedaços da garrafa de vidro, vistos em várias das imagens, estão no local já vai para uma semana…
EDITORIAL
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio
Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
20091031
O Funicular de Viseu
Projecto PANOS
Futsal, Desilusão (?) perante o Brasil
20091030
"Os Tortulhos", Delícias Outonais
20091029
20091026
O Funicular de Viseu, Novamente...
Passado um mês sobre o início do funcionamento do Funicular e a linha está desleixada como as fotos documentam. Tenciono não me alongar nos comentários porque as imagens são suficientemente elucidativas. Mas não é possível deixar de salientar que o ruído provocado pelas pedras soltas da calçada mais parece o "bater de castanholas", sem sevilhanas por perto...
O problema com as lajes não é novo e já foi “resolvido”, à boa maneira portuguesa, deitando areia sobre as pedras que penetrou nas juntas. Depois de varrida a areia as pedras deixavam de “chocalhar”, durante algum tempo. Terminada a Feira de São Mateus, 21 de Setembro de 2009, o trânsito automóvel na Rua da Ponte de Pau voltou a circular em direcção à Avenida Capitão Homem Ribeiro e o problema retornou, se não forem rapidamente tomadas medidas as lajes irão continuar a desfazer-se.
P.S. - Uma boa notícia foi a recente colocação de um relógio, na estação superior, com a indicação da hora em Portugal e também Londres, Nova Iorque e Hong Kong - as grandes praças financeiras mundiais.
20091025
Ainda as Obras na "Cava de Viriato"
No passado dia 11 de Janeiro dediquei a minha atenção a um pormenor das obras realizadas ao abrigo do Programa Polis na Rua do Picadeiro [ligação], hoje volto ao assunto porque o "desentendimento" com os moradores ainda não foi solucionado e o local com o muro derrubado não é coisa bonita de se ver... Pode parecer um assunto insignificante mas, muitas vezes, é nas pequenas coisas que podemos ver as grandes!
"A Voz dos Deuses" de João Aguiar
"Muitas coisas, verdadeiras e falsas, foram ditas sobre Viriato. Como acontece com todos os grandes homens, ele transformou-se numa lenda e as lendas, regra geral, são injustas mesmo para aqueles que pretendem glorificar. Por exemplo: ouvi não poucos disparates e exageros sobre a força e a bravura do Comandante (ele era um herói, não um deus); em contrapartida, ficaram esquecidos, por menos espectaculares, verdadeiros prodígios de estratégia, diplomacia e eloquência." (28ª edição - p. 248).
20091024
Fernando Ruas, "A História das Pedradas"
Afinal vamos continuar à espera se quisermos saber quem terá “criado o caso” porque o autarca não cumprindo as várias promessas que foi fazendo declarou que só voltará a falar sobre o assunto quando for conhecido o resultado do recurso que o seu advogado apresentou na sequência da condenação por Sentença do Tribunal de Viseu, lida em 13 de Julho de 2009 [ligação]. O Tribunal considerou que as palavras proferidas pelo edil na Assembleia Municipal de Viseu, de 26 de Junho de 2006, e dirigidas a Vigilantes da Natureza: - “Arranjem lá um grupo e corram-nos à pedrada. A sério, nós queremos gente que nos ajude e não que obstaculize o desenvolvimento. Estou a medir muito bem o que estou a dizer...”, foram “uma provocação ou incitamento à prática de um crime” e ainda mais porque essas ” palavras foram “proferidas publicamente, por alguém sobejamente conhecido a nível local e nacional”.
"True Romance" - Golden Silvers
Mas o Pop-Rock dos Golden Silvers foge um nada ao convencional. Por uma curiosidade maldosa a banda torna-se ecologicamente num trio híbrido, pois o grupo composto por baixo, bateria e teclado, não tem guitarra!" (...)
20091023
"Festa da Castanha" em Sernancelhe
Grafittis de Viseu
O "Circus Richard Bross" em Viseu
.
O "Circus Richard Bross" foi fundado em Fevereiro de 2006 por dois irmãos Marco e Sandro Ricarditos, naturais de Lisboa, que pertencem à quinta geração do circo pois são netos do famoso empresário português Mariano Monteiro, do famoso "Circo Mariano" que foi visita habitual da nossa cidade e que os mais velhos recordarão com saudade. Depois de terem trabalhado nos melhores circos de Espanha e Portugal com o seu irmão Paulo, já falecido, decidiram realizar o seu maior sonho e criar o seu próprio circo. O espectáculo que será apresentado em Viseu não tem animais e procura seguir a linha do "Circo du Soleil", uma longa história é contada ligando os vários números. Como é habitual o circo está instalado no espaço da feira semanal. A página oficial do circo [ligação].
20091021
O "Parque Urbano da Agueira" em Viseu
A ponte faz parte de um sistema que integra um açude para armazenar a água que fazia girar as mós de um moinho e ainda regar os terrenos agrícolas próximos.
O propósito destas imagens é retornar ao pequeno balanço das obras do Programa Polis, em Viseu, que tenho vindo a fazer. O moinho e as casas da quinta eram referidas no "Plano de Pormenor do Parque Urbano da Aguieira” como fazendo parte do “Clube de Rio” que integraria “ a possibilidade de desenvolvimento de actividades relacionadas com o rio, didácticas e/ou lúdica-recreativas num Antigo Moinho de Água recuperado, que igualmente incluirá um Restaurante sobre a Azenha e a Ponte Medieval (sic)”
Para concretizar o ambicioso projecto de João Gomes da Silva, Arquitecto paisagista de renome, apenas foi feita uma ponte pedonal para servir a Ecopista, aberto o acesso a partir da Avenida da Europa e construída a via que circunda a parte norte do futuro parque (para evitar repetições permito-me aconselhar a leitura do texto anterior sobre este tema [ligação]).
Fiquei bastante apreensivo ao ler num folheto da candidatura de Fernando Ruas que para a área de “Desporto e Juventude – Generalizar a saúde física e mental”, a lista se comprometia a: “projectar a construção de um novo Complexo Lúdico, no Parque Urbano da Aguieira (Percurso Pedestre, Circuito de Manutenção e Lazer, Parque de Merendas)”.
20091019
Cinco Novos Percursos em Viseu
Acontece que utilizaram um mapa desactualizado. As imagens mostram o que foi colocado junto da Rua da Ponte de Pau e ainda permite ver o Campo de Viriato, o local onde se realiza a Feira de São Mateus, antes das obras do Programa Polis. Portanto aqueles e são muitos que não gostam da "nova feira", uma obra falhada, podem mitigar saudades, vendo "o Picadeiro", o Palco, o Restaurante São Mateus, o Salão das Exposições, o Pavilhão da ”Comissão” (antigo Salão de Chá dos Bombeiros) ou o frio Auditório junto ao rio Pavia.
"Histórias de Caçadeira" em Viseu
"Histórias de Caçadeira" de Jeff Nichols [página oficial] é o último filme do ciclo "Retoma'09" do Cine Clube de Viseu e será projectado amanhã, às 21h45, no IPJ no Fontelo.
20091018
A "Requalificação" da Cava de Viriato
No âmbito dos trabalhos de requalificação da "Cava de Viriato" foi criada uma nova "Praça" para acolher os visitantes, equipada com instalações sanitárias e uma cafetaria. Um ano depois de terminadas as obras não se percebe porque motivo continuam encerradas.
"O Teu Marido Não Te Engana" - XEG
Antena 3 MySpace Video
A "Tabuleta" da Cava de Viriato
Atribuída incorrectamente, desde o Renascimento, a Viriato, o grande guerreiro e chefe dos Lusitanos, entre 147 a.C. e 139 a.C., pode ter sido, na sua génese, um acampamento romano cuja configuração rectangular seria idêntica ao da grande maioria dos acampamentos romanos construídos pelas legiões romanas no Império. Apesar de serem conhecidos alguns materiais arqueológicos que corroboram uma ocupação da Cava na época romana, nomeadamente cerâmicas e uma moeda tal hipótese carece ainda de estudos mais aprofundados e concludentes.
A Cava de Viriato, tal como a conhecemos com planta octogonal, é um grande campo militar muçulmano (hisn), construído provavelmente a mando de Almançor na última década do século X, no âmbito da Reconquista. Este chefe muçulmano concentrou em Viseu milhares de tropas quando dirigiu campanhas a Astorga, em 995, a Santiago de Compostela, em 997 e a Leão, em 998. A configuração da Cava pode ser comparada ao hisn de al-Qadisiya, no Iraque."
20091017
O Funicular de Viseu
Ontem ao final da tarde a plataforma elevatória da linha do funicular localizada junto do pronto-a-vestir da Rua da Ponte de Pau teve uma avaria. Subitamente um forte esguicho de óleo proveniente de um tubo do sistema hidráulico que acciona o mecanismo sujou a rua. Foi necessário chamar os bombeiros que espalharam pó sobre o derramamento para evitar acidentes com os veículos ou quedas aos peões. O incidente não afectou o funcionamento do elevador porque a plataforma ficou rebaixada. Apesar dos esforços da manutenção ainda há pouco a avaria estava por reparar. As imagens também mostram alguns outros aspectos da linha, automobilistas desatentos ou em excesso de velocidade continuam a chocar com as barreiras de protecção que tardam em ser reparadas
As últimas viagens do funicular tiveram pouquíssima procura numa delas apenas viajou um passageiro, perante este cenário, será mesmo necessário alargar o horário?
20091016
Reconversão Recinto da Feira de S. Mateus
A Cinzenta, Fria e Feia Realidade
20091014
O Funicular de Viseu
20091013
“The Pretender” - Datarock
Inspirado no clássico da ficção científica e do terror – “They Live”/“Eles Vivem”, realizado pelo Mestre John Carpenter [ligação] em 1988. Nesse filme óculos especiais permitiam ver o verdadeiro mundo que se escondia por detrás da “realidade” [ver vídeo]. Vídeo para o segundo álbum dos Datarock intitulado “RED”, o MySpace deste bando de noruegueses irrequietos [ligação].
Rescaldo das Eleições Autárquicas
Parque Urbano da Radial de Santiago
20091012
Resultado das Autárquicas 2009
Naturalmente que em Viseu, venceu Fernando Ruas...
Eleitoralismo no Concelho de Viseu
A poucos dias das eleições autárquicas foram anunciadas várias obras na cidade, relembro algumas: a Praia fluvial do Rio Pavia, a requalificação do Parque Aquilino Ribeiro, a Quinta da Cruz e inauguradas/abertas pequenas ou grandes melhorias: os guarda-sóis para táxis, para os jogadores da “sueca” do Fontelo, um abrigo para passageiros dos autocarros no Largo Mousinho Albuquerque e outras. Entre as maiores não se pode ignorar o funicular e dois novos arruamentos, a Rua Adelino Azevedo Pinto (o poeta Rijo) e a Avenida Engº António Coelho de Araújo. Neste dois últimos casos, a pressa foi tanta que até se esqueceram de retirar a placa que nas traseiras do tribunal indica tratar-se de uma via sem saída. Pelas aldeias de todo Concelho certamente que o panorama foi idêntico, noutra escala naturalmente.
P.S. - Na sarjeta corre um dos novos “afluentes” do Rio Pavia vindo das caves dos prédios vizinhos. Em 20 anos depois de gastos "rios de dinheiros" e de promessas não cumpridas o rio continua sem água no Verão.
20091011
A Requalificação da "Cava de Viriato"
A "Cava de Viriato"
20091009
Os Jogadores da "Sueca" no Fontelo
"Os Matarrachos" de Sérgio Amaral
"São os Matarrachos, estranhos seres que vieram em paz para a companhia dos homens, criados um pouco ao seu jeito, que tornaram conhecido Sérgio Amaral.
Artesão de alma e coração, aprendeu saberes antigos, manuseia ferramentas que só prestam ajuda à sua mão, e as obras que produz pousam sempre sobre alicerces de memória. "
Funicular de Viseu - Grátis
20091008
Centros Históricos e Vida Contemporânea
A Linha do Funicular de Viseu
Mesmo não "sendo detentor da verdade", "nem sabendo tudo" sei que a linha do funicular de Viseu é muito diferente das linhas de eléctrico ou de metro de superfície e quem o sugeriu, como o fez Fernando Ruas na ocasião da abertura, está completamente errado. Alguma dessas linhas e existem muitas, tem todo o aparato que as imagens documentam? Claro que não! A maior diferença é a existência duma abertura central cuja largura é variável, mínimo cerca de uma dezena de centímetros e máximo de meio metro aproximadamente, que já originou vários acidentes. Os pilaretes redondos estão constantemente a levar "encontrões" dos automóveis, alguns ficaram tortos e assim continuam...
Claro que já utilizei várias vezes o funicular, dentro em breve, prometo falar sobre a experiência.