EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090809

A "Cava de Viriato" e os remendos..



Durante a semana que hoje termina foi retomada a tarefa de “remendar” a passadeira de granito instalada na “Cava de Viriato”. Esta obra que decorrido cerca de um ano sobre o prazo inicial de conclusão ainda hoje está inacabada, foi uma iniciativa do Programa Polis e tinha por objectivo “requalificar” o monumento. A chamada “Cava de Viriato” é uma fortaleza de origem desconhecida, possivelmente de origem árabe, em forma de octógono com cerca de 2000m de perímetro, construída em terra batida que inicialmente seria defendida por um profundo e largo fosso com água.
O objectivo pretendido era aproximar o monumento do seu aspecto original e por esse motivo foram removidas várias escadarias e rampas de acesso. Contraditoriamente e mostrando falta de respeito pelo monumento foi construída uma “passadeira” e criadas seis escadarias de granito que se vieram a revelar desastrosas. Depois de muitas queixas e tombos, o mais grave conhecido aconteceu ao vizinho Luiz Carlos Araújo [Portal Cidade de Viseu] que ficou ferido e gastou cerca de 900 euros em despesas médicas e na substituição dos seus óculos que ficaram destroçados. Este projecto foi muito mal concebido pois os importantíssimos aspectos da segurança e da acessibilidade ao local não melhoraram, a vigilância continua a não existir, portanto é fácil encontrar toxicodependentes a “cozinhar o caldo” para tirar a “ressaca”.
Os trabalhos foram executados no troço da Rua dos Plátanos (ainda incompleto) e no troço que começa na Rua do Picadeiro e termina no início da Rua dos Heróis Lusitanos e ainda na escadaria onde tombou o cidadão referido no parágrafo antecedente. Os remendos continuaram com a colocação de mais terra para tapar convenientemente os perigosos buracos entre as lajes de granito, com 15cms de largura e uma profundidade de 30cm, e ainda com a execução do remate das faces laterais do passeio.

Lamentavelmente não ainda vi qualquer trabalho destinado a reparar os danos causados sobre a muralha, nas suas faces e mesmo na calçada provocados pela utilização indevida de maquinaria para o transporte da terra. Será que a obra fica pronta antes do início da Feira de São Mateus ? Finalmente iremos poder apreciar a nova iluminação, projectores no chão a iluminar as copas das árvores e marcação da passadeira com projectores embutidos nas lajes... todo este aparato tem por finalidade embelezar e não tornar o local mais seguro e incentivar a sua fruição durante a noite.