EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20091014

O Funicular de Viseu


Como muitos já saberão o funicular de Viseu tem duas carruagens, cada uma com capacidade para transportar 50 passageiros, apenas nove lugares sentados, e funciona das 08h30, às 19h15 no horário acima (clique para aumentar) que poderá ser ajustado ou alargado para o período da noite. Com um custo de 5,3 milhões de euros foi uma obra do Programa Polis, a Câmara Municipal de Viseu apenas pagou 12% dessa verba, e poderá vir a ser de utilização gratuita nos próximos quatro anos se a procura o justificar. Parece-me um entusiasmo prematuro porque as enchentes dos fins-de-semana que obrigam a fazer viagens extra, serão motivadas pela curiosidade e a novidade passará depressa. Também o "comboio turístico" foi moblilizado porque anda a fazer viagens para transportar até ao Campo de Viriato muitas crianças e idosos para experimentarem o funicular. Somente depois de algumas semanas, ou mesmo alguns meses se poderá fazer a correcta avaliação do impacto do funicular na alteração dos hábitos dos viseenses.
Num deste dias fiz a viagem descendente, à hora do almoço, na companhia de mais duas pessoas e no sentido ascendente vi apenas quatro passageiros. Ao subir já ao cair da noite, depois de encerrados os estabelecimentos comerciais, apenas tive a companhia da "guarda-freios" e da "zeladora", por sinal bastante simpáticas e atenciosas, a carruagem descendente seguia desoladoramente quase vazia.

P.S. - O logotipo do funicular mostra o "zelador" (a guardar a linha) e contraria Fernando Ruas porque as linhas de "metro de superfície" e de "eléctrico", como quase todos saberão, apenas possuem dois carris sem qualquer "buraco" ao meio.