EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080930

A Feira Franca de Viseu

O Campo de Viriato e a cidade de Viseu vistos da Cava

(...) "D. João I confere especial atenção à cidade e aqui nasce D. Duarte, seu filho primogénito. É no reinado de D. Duarte que a feira franca, com a duração de três dias, passará a evocar São Mateus e a realizar-se no campo da ribeira, local adoptado até hoje, exceptuando os períodos dos reinados de D. Afonso V e de D. Manuel I." (...)

Sérgio Fernandez (Arquitecto) in "Guia Expresso das Cidades e Vila Históricas de Portugal"

Ainda o Balanço da Feira de S. Mateus


" Expectativas superadas na Feira de São Mateus"

Mais de 600 mil visitantes e cerca de 200.000 bilhetes vendidos assim se inicia a notícia publicada no "Jornal do Centro" de 26 de Setembro.

Continuo com muitas dúvidas em relação ao número de visitantes da Feira de São Mateus deste ano. Segundo declarações do gerente executivo da EXPOVIS: (...) "Graças ao bom tempo e a um palco bem apetrechado", na edição deste ano foram ultrapassadas as expectativas e "esta foi uma das melhores feiras de sempre", as vendas não correram tão bem devido à "crise instalada", porque "As pessoas estão com menos dinheiro para gastar".
Na realidade nunca se saberá quantos foram os visitantes uma vez que não existe qualquer sistema fiável de contagem nos dias e horas em que a entrada na feira é livre. Apenas poderão ser efectivamente contabilizados os bilhetes vendidos e para esse efeito será preciso juntar os bilhetes da organização mais os bilhetes vendidos pelas diversas entidades que usufruem do seu dia, como é o caso dos abnegados Bombeiros Voluntários.
Acontece que as expectativas eram de cerca de 1 milhão de visitantes, número que consta da página oficial e "mais de 600.000" dá uma média diária (39 dias de feira e não 37 como indicado) de aproximadamente 15.400 visitantes/dia, um número que todos aqueles que conhecem a nossa feira não podem deixar de considerar um grande exagero. Segundo a mesma fonte os "Xutos e Pontapés" levaram à feira 22.000 e a Mariza (dia 21 de Agosto receita a favor da Liga dos Amigos da Rádio Renascença) perto de 20.000 nos dias de maiores enchentes, portanto...

"O Imperador da Música Portuguesa"



Na noite de 28 de Agosto a animação no palco esteve a cargo da "prata da casa", a Tuna da Associação Viseense de Bombeiros Voluntários e do Emanuel (Pimba!). Ouviu-se o hino da associação com nova música da sua autoria, o cantor recebeu emocionado o Diploma de Sócio de Mérito dos Bombeiros e foi apresentado o novo "Grupo Especial de Intervenção em Bicicleta" vocacionado para o socorro na Ecopista e em caminhos florestais.

" Grilinho Sai da Toca" - Mundo Novo



Permito-me deixar esta sugestão para a Feira de São Mateus de 2009

A EXPO'98



Pois é, parece que foi ontem mas já lá vão 10 anos!
A EXPO'98, Exposição Mundial de 1998, cujo tema foi "Os Oceanos: um património para o futuro", realizou-se em Liboa, de 22 de Maio a 30 de Setembro.

20080928

O Novo Acesso à Cava de Viriato


A construção do passadiço que ligará a nova praça, junto da rotunda do Coval, e o topo da muralha depois da Rua do Picadeiro prossegue e por esse motivo aqui ficam mais algumas imagens da obra. As chapas metálicas enferrujadas parecem lembrar os escudos rectangulares usados pelos legionário romanos.
A iluminação, na parte não coincidente com o "trajecto da muralha" e com o piso em madeira, será feita com a colocação de projectores no interior das caixas metálicas que constituem as guardas.
Fui informado que a Cava tem recebido muitos visitantes curiosos em conhecer o resultado dos trabalhos de recuperação e arranjo paisagístico realizados na Cava de Viriato no âmbito do Programa Polis.

Balanço da Feira de S. Mateus 2008


Pormenor do Pav. Multiusos na Rua Padre Costa

Durante a edição da Feira de São Mateus de 2008 um cartaz, com votos de Boas Férias, esteve a esconder a racha, esta grande racha que existe na fachada do Pavilhão Multiusos. Acabada a feira alguém rasgou o cartaz e ficou assim.
Durante a edição de 2007 a racha foi escondida com uma tela publicitária. Terminada a feira a racha regressou. Esta é a maior mas existem outras.
Na realidade quem projectou e resolveu utilizar na fachada e junto ao solo um material tanto pouco resistente, "pladur", não fez a escolha acertada uma vez que o pavilhão é uma construção definitiva e não um edifício temporário.
Será que a Câmara Municipal de Viseu não têm orçamento para resolver este problema de rachas? Ainda há pouco foram instaladas bancadas amovíveis, não me parece!

Na utilização do pavilhão na edição de 2008 da Feira de São Mateus realço os reduzidos corredores para circulação dos visitantes. Nos dias de maior afluência era complicado circular e apreciar os diversos materiais e serviços propostos. Também se repetiu a já habitual ocupação da galeria de distribuição que deveria permanecer sempre livre e desimpedida e onde foram montados mais alguns "stands". As casas de banho, em especial as das senhoras, foram muito procuradas e viram-se as filas já habituais.
Inovação ou Publicidade Gratuita


Este é o "Nokia Morph" por enquanto apenas um conceito em desenvolvimento utilizando nanotecnologia.

“Whats a Girl To Do” - Bat For Lashes

20080926

Visitas Guiadas à Cava de Viriato


A "requalificada" Cava de Viriato junto ao Lago da Cava

No âmbito da "I Semana do Património da Diocese de Viseu" serão organizadas visitas guiadas à Cava de Viriato sob o tema "(Re)descobrir a Cava de Viriato/Personalidades Históricas da Cava". As visitas irão realizar-se nos dias 27 e 28 nos seguintes horários: 10h00h, 14h30 e 16h00.
Uma boa iniciativa porém peço aos visitantes que se acautelem para que nimguém saia magoado.

“Layla” (Acústico) - Eric Clapton

20080925

Feira de São Mateus


(...)

É de velha tradição
Que a nossa iluminação
Não tem melhor, nem igual!
Digo, com chança vaidosa,
Que será a mais formosa
Nas "Feiras de Portugal"

(...)

Balanço da Feira de São Mateus 2008



As "barracas" do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting Clube de Portugal estiveram, como vem sendo habitual nestes últimos anos, na Feira de São Mateus para venderem produtos ligados aos seus emblemas: as camisolas, os cachecóis, as bandeiras e muitos outros produtos destinados aos simpatizantes. Chega a ser vergonhosa a exploração das camisolas oficiais que todos os anos mudam para obrigar os mais fanáticos ou os coleccionadores a comprar.
A feira deste ano teve como novidade a presença do Académico de Viseu Futebol Clube com dois pequenos lugares para incentivar a inscrição de sócios, vender os habituais materiais de propaganda clubística e ainda um serviço de bar com esplanada, com febras, cachorros, sandes de presunto e o indispensável caldo verde para aconchegar o estômago.

Como muitos saberão este "novo clube" foi a solução adoptada para colmatar a lamentável falência do Clube Académico de Futebol (C.A.F. ou Académico de Viseu) e "nasceu" de um protocolo cujas motivações os responsáveis explicitaram deste modo:

(...) "Dessa forma o Grupo Desportivo de Farminhão dá um passo importante para que em Viseu, mais precisamente no Fontelo, os Viseenses possam ver futebol Sénior. O Grupo Desportivo de Farminhão, com este acordo passará a chamar-se ACADEMICO DE VISEU FUTEBOL CLUBE, e para isso os seus dirigentes em conjunto com a comissão administrativa do CAF, irão diligenciar no sentido de abreviar e consumar oficialmente esse facto. Deve notar-se que não se trata do nascimento de um novo Clube, mas sim a união de um conjunto de sinergias para servir um projecto que pretende unir todos os Viseenses em torno de um Clube que pretende servir o concelho e todos aqueles que gostam de Futebol e outras modalidades. O que na realidade acontece é apenas e só a alteração da denominação social de uma colectividade que se chama Grupo Desportivo de Farminhão e que passará a chamar-se Académico de Viseu Futebol Clube e que pretende cativar os adeptos do Desporto Rei do Concelho de Viseu, e com o acordo das Entidades Competentes para o efeito, passar a jogar no Estádio Municipal do Fontelo. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de evitar os credores do CAF. O CAF acabou para o Futebol sénior no dia em que o acordo com o Paulo Ricardo não foi conseguido, e, por outro lado as dívidas do CAF só a ele dizem respeito."(...)

Terça, 30 de Agosto de 2005

A "Requalificação" da Cava de Viriato


A "calçada ou passadeira" no início da Rua dos Heróis Lusitanos

"VISEU CEMITÉRIO DE ARQUITECTOS"

"Já tínhamos em Viseu algumas nulidades urbanísticas e arquitectónicas. Em primeiro lugar cumpre referir o novo Mercado 2 de Maio, um espaço cheio de vida que o Arquitecto Siza Vieira transformou num autêntico cemitério sem campas nem sepulturas, isto é, num espaço frio e morto. Em segundo lugar cumpre referir o Pavilhão Multi Usos, do Arquitecto Manuel Salgado, uma obra pesadona com pouco uso e com pouca utilidade, que mais parece um gigantesco contentor do que uma obra nobre de arquitectura. Já tínhamos portanto o novo Mercado 2 de Maio e o Pavilhão Multi Usos. Agora temos também a pavimentação do antigo passeio superior da Cava de Viriato, com uma sucessão de lajes separadas por intervalos enormes, conforme se pode ver na imagem que ilustra este texto. O projecto da Cava de Viriato, que é globalmente muito bom, foi elaborado pelo Arquitecto Gonçalo Byrne, um arquitecto conhecido no país e no estrangeiro. Não se compreende que um arquitecto com a categoria de Gonçalo Byrne tenha projectado para o antigo passeio superior da Cava de Viriato uma sucessão de lajes com intervalos enormes, que são uma autêntica ratoeira e que são um perigo para os adultos e para as crianças, que neles podem partir uma perna ou um pé. A não ser que tenha na família parentes ortopedistas, não se compreende que o Arquitecto Gonçalo Byrne tenha feito um projecto destes para o passeio superior da Cava de Viriato. Mas a verdade é que Siza Vieira e Manuel Salgado também projectaram em Viseu obras medíocres que não valem nada."

António Rocha - O infatigável viajante no seu blogue "Viagens Pelo Mundo" (destaque nosso)

"La La La Ressonance" no Teatro Viriato




Se deslocar esta noite às 22h00 ao foyer do Teatro Viriato poderá ver e ouvir os "La La La Ressonance", um grupo de Barcelos, interpretando o seu disco "Palisade".
Vídeo -“One Flat too Many”, visite a página "La La La Ressonance" no "Música MySpace"

20080923

Semana do Património da Diocese de Viseu



A "I Semana do Património da Diocese de Viseu" que decorrerá entre 23 e 28 de Setembro é uma organização conjunta da Diocese de Viseu e da Câmara Municipal de Viseu.
Integrada nas "Jornadas Europeias do Património" terá início hoje às 21h00, na Igreja da Misericórdia de Penalva do Castelo, com uma intervenção de D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, cujo tema será o lançamento da campanha "Mecenas para a Arte da Diocese de Viseu", seguida de um concerto de órgão em que serão executantes os Padres António Jorge e José H. Santos e da audição do Coral da Igreja da Misericórdia de Penalva do Castelo e do Grupo Coral e Paroquial de S. Miguel do Outeiro.

Mais informações e marcações no Seminário Maior de Viseu, no Largo de Santa Cristina (232467360) e na Câmara Municipal de Viseu (232427427).

Terminou a Feira de São Mateus 2008


A feira de São Mateus e vista parcial de Viseu em imagens obtidas na Cava de Viriato

"Fez-se na Cava de Viriato, durante seculos; - depois, por ser o dicto local muito ermo, alagadiço e distante da cidade 600 a 1:000 metros (referimo-nos a Sé) o que dava occasião a furtos, roubos e outros crimes " (...) "A esta feira vinham antigamente os mouros granadinos e da Estremadura e Andaluzia com productos das suas industrias, e nos nossos dias ainda vem poldros das melhores raças andaluzias de cavallos. Hoje vem ja poucos mas ainda concorrem bastantes hespanhoes da raia da Beira.Tambem todas as terças feiras se faz no dicto Campo de Viriato feira de gado bovino, suino, etc."(...)

In "PORTUGAL ANTIGO E MODERNO, DICCIONARIO..." de Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira. Editado em Lisboa, Livraria Editora de Tavares Cardoso & Irmão, 5 - Largo de Camões – 6, 1890.

Um Balanço da Feira São Mateus 2008


Bilhete com desenho de Pedro Miguel Almeida Regadas, Cucujães


O Diário de Viseu de hoje revela que a organização da Feira de São Mateus considerou ter havido “um balanço bastante positivo" e que o recinto recebeu mais de 200 mil visitantes. Verificou-se um acréscimo de cerca de 40 mil entradas e a receita de bilheteira foi de 500 mil euros. Para esse número terá contribuído a fiscalização das entradas por uma empresa privada de segurança. Nas suas declarações o gerente executivo da EXPOVIS revelou que foram os "Xutos e Pontapés" quem atraiu ao recinto da feira mais visitantes, 21 mil pessoas no dia 17 de Agosto, o dia de maior movimento.
Continuando a citar a notícia inserta do "Diário de Viseu" (...) "os expositores disseram que nunca viram tanta gente" e que as vendas só não foram melhores devido "à crise instalada, ou seja, as pessoas não gastam porque o dinheiro é pouco".

Acontece há vários anos que o número de visitantes tem sido estimado em 1 milhão (?!). Portanto ou a feira foi um "barrete" ou há aqui qualquer coisa que não bate certo...
Será que os números indicados incluem os dias em que a feira é paga e as entradas revertem a favor de várias organizações como a Paróquia de São José, as Conferências São Vicente Paulo, os Bombeiros Voluntários de Viseu ou a Liga dos Amigos da Rádio Renascença?
Por outro lado falta contabilizar as entradas no dias e horários em que as entradas são livres e dessas apenas se poderá fazer uma mera estimativa.
Um facto parece ser certo embora exista uma zona de incerteza o número de visitantes nunca poderá aproximar-se do exagerado "milhão" que já há anos vem sendo referido, por várias fontes, uma projecção que também consta da página oficial da EXPOVIS.

Na Feira de São Mateus 2008



Sem grandes comentários porque nada tenho contra este tipo de negócio de que havia vários exemplos na feira. Como a vida está má os visitantes não terão desdenhado estas e outras pechinchas. Sei que este tipo de comércio se enquadra na estratégia da EXPOVIS dirigida por gente muito experiente e os resultados estão à vista uma vez que os lugares são sempre muito procurados e continuam a ficar centenas de comerciantes sem lugar na Feira de São Mateus.

"Xiriri" - Costileta



Ao que me parece este ano não houve "Kuduro" na feira para não repetir o programa do ano passado.

20080921

A "Requalificação" da Cava de Viriato

As imagens de hoje começam por mostrar o aspecto do novo "viaduto" sobre a Rua do Picadeiro que permite o acesso à Cava de Viriato e à polémica, malquista, dispensável, cara e mesmo perigosa " calçada" ou "passadeira de granito" que foi colocada sobre os muros de terra da velha fortaleza e também já sinaliza parte do talude demolido. Fica claro que as guardas, em ferro enferrujado, repetem a estética das lajes de granito com um intervalo idêntico entre elas e que neste caso não criam qualquer perigo. O passadiço que se inicia na nova praça junto à rotunda do Coval tem o piso em madeira mas, ao cruzar-se com as lajes de granito, a madeira cede o lugar a um piso em pedra, desta vez contínuo, até cruzar a Rua do Picadeiro e no local do antigo "Mirante" se encontrar com a inovadora “calçada” ou “passadeira” descontínua e elevada em relação ao piso de terra onde agora cresce erva.
Garanto-vos que dispenso bem tal “melhoramento” e não o irei utilizar uma vez que já por lá ia dando um tombo...
Também já foram colocadas os pontos de luz que sinalizarão, durante a noite, o caminho e que em breve poderão, em conjunto com os projectores que iluminarão as copas das árvores, ser ligados.
O segundo grupo de imagens comprova que o "Lago da Cava" um dos vestígios do antigo fosso que rodeava a fortaleza e que em parte do ano ainda tem água, continua transformado em lixeira e infelizmente assim deverá continuar porque parece que essa limpeza que deveria ser urgente ficará a aguardar novos e futuros trabalhos.

"O Olímpico Rural"


(...)

Os músculos dos braços
Formados só por pele dura
Enrugada, escura
Colada aos ossos
Do corpo mecânico dum atleta
Alimentado a broa e tremoços
Sem pulsações controladas
Batendo records incríveis
Desde a infância
Na sua maratona sem meta
Nem distância!

Acaba sem pódium
A sete palmo do fundo
O maior atleta do mundo!
O campeão “bestial”
- O nosso homem da jorna
.. Aqui em Portugal!...

Ricardo Sandro
(José Alves Madeira)

“Tous les Mêmes” - Les Déesses


20080918

Laetiporus sulphureus na Cava de Viriato

Conforme estava prometido as imagens mostram 3 aspectos do Laetiporus sulphureus que parasita um dos enormes carvalhos existentes na Cava de Viriato. Há poucos dias verifiquei que já está a "morrer".
Conheça os cogumelos e aprenda como distinguir os comestíveis em "Viseufunghi - Portugal e os Cogumelos"
P.S. - Atenção se não for um bom conhecedor não colha cogumelos para servirem de alimento.

A Feira Semanal e o Lixo



É sabido que não há pressa em mudar a feira semanal para o novo Parque Urbano da Radial de Santiago, na margem direita do Rio Pavia, porque a câmara não pretende substituir-se aos técnicos uma vez que o parque continua de "quarentena" porque foi construído sobre leito de cheia. É necessário garantir a estabilidade dos terrenos, nada de pressas pois...
No recinto da margem esquerda, onde actualmente se realiza a feira semanal, há muito que ocorrem situações lamentáveis com o local e as ruas próximas a serem invadidas por sacos e restos de plástico. Ao fim da tarde os empregados da câmara recolhem a maior parte desse lixo mas em dias ventosos o lixo voa para longe e para o rio.
Alarmado com a continuação desta situação o presidente Dr. Fernando Ruas ameaçou com a suspensão de feira e o atraso da sua mudança para o novo local. Depois deste aviso a situação melhorou mas ainda não se encontra totalmente resolvida.
Quem visitar o novo parque que é já utilizado para passeios a pé e de bicicleta notará que embora existam recipientes para a recolha de desperdícios no local não existem quaisquer recipientes adequados para a recolha de cartões e plásticos. Talvez tenha sido uma omissão do projectista que se espera não seja colmatada com o recurso a feios e inestéticos contentores metálicos.
P.S. E o Mamarracho continua a estragar a linha de céu da cidade.

"Early Winter" - Gwen Stefani

20080917

Teatro Viriato 17 Setembro



Olivetreedance no Foyer Café-concerto, às 22h00 e para todos os públicos

"Olivetreedance combina os sons ancestrais tribais com ritmos contemporâneos, produzindo um som original, enérgico e minimal, ou seja, garantia da festa máxima. Este projecto é uma ode aos sons da terra e enfatiza a música de dança produzida apenas com instrumentos acústicos, como o didgeridoo (instrumento de sopro utilizado pelos aborígenes australianos), bateria e percussão. Espanha, Eslováquia, Itália, Holanda, Índia e Brasil são alguns países por onde já passaram os portugueses Olivetreedance. A sonoridade de Olivetreedance é uma experiência por si só. Conhecida por ser música de dança bio natural, é tão original quanto a dos primeiros músicos que surgiram na terra a acompanhar os importantes rituais." (...)

20080914

A Cidade de Vizeu em 1884


Viseu vista da Alameda Engº Messias Fuschini com o campo José Alves Madeira em primeiro plano

A cidade de Vizeu é uma das mais antigas de Portugal, podendo a este respeito competir com as que mais se abonam em primazia de vetustez. Como sucede a todas as povoações cuja fundação se occulta na penumbra dos séculos, Vizeu, possue lendas e fabulas, que a poesia tem revestido de roupagens mirabolantes, mas que a historia põe de parte porque, mais prosaica e positiva, não se prende com as lendárias ficções que as gerações vão transmitindo umas às outras. Poderíamos aqui fallar de Viriato, o celebre capitão dos luzitanos e terror dos romanos, da Cava, do ultimo rei dos godo, Ramiro; mas deixando isto aos archeologos e antitquarios, diremos unicamente que Vizeu foi sempre uma das povoações mais importantes da monarchia portugueza, não so pela situação, commercio e industria, mas também pelo numero de varões eminentes com que tem dado lustre a Portugal e ao mundo”.(...)
(...) “Vizeu conta uns nove mil habitantes. E’ muito sadia, farta d’aguas excellentes e de todos os productos agricolas do nosso paiz. Tem arrabaldes lindissimos, amenos e pittorescos. De alguns sítios disfructam-se panoramas surprehendentes.”
(...)

C. Seixas in “Album de Vizeu” – Typographia Universal, Rua do Almada, 347, Porto - 1884

Não há fome que não dê em fartura



Do programa desportivo da Feira de São Mateus 2008 fazem parte 20 modalidades desportivas. No dia de hoje aconteceram segundo o folheto acima reproduzido e em boa hora editado, com distribuição profusa 8 eventos:
O 1º Torneio Internacional de Futebol Juvenil, organizado pelo Lusitano Futebol Clube (Vildemoinhos), o 22º Torneio de Hóquei em Patins, organizado pelo Hóquei Clube de Viseu, o 20ª Torneio de Voleibol, organizado pelo Académico de Viseu Futebol Clube /Secção Voleibol, o 5º Passeio BTT, organizado pela Associação Académica de Viseu, O Downhill Urbano de Viseu, organizado pela Câmara Municipal de Viseu, o 3º Torneio de Golfe, organizado pelo Campo de Golfe Montebelo, a 28ª Meia Maratona Internacional de Viseu, organizada pelo Grupo Desportivo "Os Ribeirinhos" e finalmente o 25º Grande Prémio em Fosso Universal 50 pratos, organizado pelo Clube de Caçadores e Pescadores da Beira. Enfim um dia desportivo bem cheio!

Encontrado na Rua do Picadeiro



~
Já escrevi e mostrei fotos da nova e inovadora iluminação colocada no interior da Cava de Viriato com o objectivo de iluminar os arruamentos e as faces interiores da muralha. O caso mais evidente do efeito desastrado obtido é o que as imagens documentam e poderá ser encontrado na Rua do Picadeiro junto do Túnel de Viriato. Mas que grande "chapada" de luz recebe os moradores ou as visitas...A corrigir certamente!

Avisos à Navegação!



As obras de requalificação e arranjo paisagístico de parte da Cava de Viriato aproximam-se do final porém não é esse o tema deste aviso. Pretendo, isso sim, prevenir os meus estimados amigos e visitantes que por motivo de a partir da próxima semana ir abraçar um novo projecto, noutra área, os novos artigos e fotos deverão passar a ser publicados às Terças, Quintas-feiras e possivelmente noutros dias da semana sem um calendário rígido. Fica uma promessa: os artigos sobre a Cava, a minha ”grande obsessão”, irão prosseguir.
Bem-Hajam

AJ

O Rap do CERN




Para conhecer e ficar a saber como funciona a gigantesca máquina para estudar a colisão das partículas do CERN veja e ouça este vídeo.

A Propósito...



“Black Hole Sun” - Soundgarden

20080912

"Laetiporus sulphureus" - Cava de Viriato


Um fungo que anualmente aparece num dos mais antigos carvalhos da Cava de Viriato é o "Laetiporus sulphureus". Este exemplar não é muito grande mas serve de "aperitivo" para um outro conjunto de fotos onde irei mostrar um outro com cerca de 40cms de altura e formando um conjunto muito harmonioso.

P.S. - Não recolha cogumelos para utilizar na alimentação se não for um bom conhecedor

28ª Meia Maratona - "Os Ribeirinhos"



O Grupo Desportivo "Os Ribeirinhos" organiza a sua 28ª Meia Maratona, no dia 14 de Setembro, com partida chegada na Feira de São Mateus. Os 41 km. serão corridos a partir das 10:00h. Aqueles que tiverem "menos pernas" poderão fazer a "Caminhada João Ramos" ou a Mini Maratona. Todas as provas estão integradas no programa da Feira de São Mateus 2008.

O Outono está à porta!



Entre as folhas caídas dos plátanos e na renovada Rua dos Plátanos, no interior da Cava de Viriato, continuam a aparecer restos de kits de prevenção da SIDA. Se continuam a não existir os locais apropriados, as "Salas de injecção assistida", qualquer canto serve de "sala de chuto", mesmo os mais imundos.
Quem pensar que exagero, em relação ao uso de drogas ilícitas na Cava, pergunte aos moradores ou abra os olhos.

14 de Setembro - Quim Barreiros na Feira




Certamente que o Quim Barreiros que vai estar no palco da Feira de São Mateus, a partir das 21:30h não deixará de cantar o seu grande êxito - "Os Bichos da Fazenda".
Curiosamente lembrei-me que nos dias 12 de 13 de Setembro tradicionalmente se realizava a feira dos burros e das mulas e a 14 e 15 a feira dos bois. Os albardeiros vendiam albardas, selas e arreios, também se realizavam exposições e concorridos concursos de gado junto do antigo quartel da GNR. Vendiam-se pipos e dornas para as vindimas que se aproximavam, o vasilhame "dormia" no largo da feira e ninguém o "comprava sem falar com o dono". Outros tempos...

20080911

14 Setembro - Downhill Urbano Viseu



A prova de Downhill Urbano de Viseu - Feira de São Mateus vai realizar-se Domingo, 14 de Setembro, com partida do Adro da Sé.

20080910

Viseu, Pelo Mestre Aquilino

Vista de Viseu e a Rua do Arco onde esteve hospedado o jovem estudante Aquilino Ribeiro

(...) "Conhecem Viseu, a capital da Beira Alta? (...) Trata-se de um velho burgo, enrodilhado como todos os aglomerados urbanos que vêm da Idade Média, ou atrás ainda, à volta de um núcleo que, para o caso sujeito, é a Sé Catedral. Este edifício, antes de ser consagrado ao culto, teria sido alcáçova, castelo, castro, reduto da citânia pré-histórica." (...)

Aquilino Ribeiro in “Arcas Encoiradas”, 1953

V Maratona BTT - Feira São Mateus



Organizada pela Secção de BTT da Associação Académica de Viseu irá realizar-se no próximo dia 14 a V Maratona BTT com um percurso de 70kms, quem desejar poderá fazer a "Meia" com 40Kms apenas.
Segundo a organização o percurso foi totalmente reformulado, possibilitando a passagem por locais com paisagens magníficas e terá um serviço de qualidade para os atletas e seus acompanhantes.
Saiba mais e inscreva-se em - "Associação Académica de Viseu-BTT"

A Cava de Viriato e a Feira de São Matheos


Aspecto do muro da Cava de Viriato depois da intervenção Polis. Falta apenas deixar crescer a relva para o trabalho estar terminado

(...) “ se da a este dilatado campo pleno e se deduziu a denominaçam de campo de Sam Luís donde se faz a referida feira de Sam Matheos a qual feira se mudou para aquy para este grande campo porque antigamente se fazia dentro dos grandes vales de terra chamada a Cava de Viriato” (...)

Viso 20 de Julho de 1758
O padre cura da Se
Manoel Lopes de Almeyda

Retirado com os maiores agradecimentos de “Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas – 1. Viseu”, de João Nunes de Oliveira .

13 de Setembro Júlio Pereira no "Viriato"

No próximo Sábado às 21h30 no Teatro Viriato - "Geografias traz sonoridades de mundos com diversas latitudes e padrões acústicos. Mais um sucesso do multi-instrumentista, compositor e produtor Júlio Pereira que, neste concerto se faz acompanhar ao vivo por Miguel Veras e Sofia Vitória." (...)

Continue a leitura na página do "Teatro Viriato" ou visite a página do Júlio Pereira no "Música MySpace".

20080908

O novo acesso à Cava de Viriato e não só!



As imagens mostram o passadiço, ainda em construção, de acesso à Cava de Viriato que tem o seu início na nova praça junto à rotunda do Coval e que atravessa a Rua do Picadeiro, em viaduto, para permitir subir ao cimo da antiga fortaleza.
Uma vez que o seu trajecto coincide, na parte final, com a evocação do trajecto demolido da muralha executado em granito, a tal polémica “calçada” ou “passadeira”, o passadiço com o piso em madeira termina com a aplicação de placas de granito.
As imagens foram obtidas na manhã de ontem, esta tarde verifiquei que o trabalho de colocação das placas está quase finalizado. A seguir faltará apenas colocar o resguardo talvez uma rede metálica?
Como as imagens comprovam foram, finalmente há poucos dias, colocados taipais para procurar evitar a utilização da obra ainda inacabada. Como também se pode verificar os ciclistas continuam a usar a Cava de Viriato para os seus passeios e divertimento.
Se o motivo para a existência dos grandes buracos entre as lajes de granito da “calçada” ou “passeio” foi afastar os ciclistas do local não o irão conseguir uma vez que as sofisticadas e por vezes muito caras máquinas os ultrapassam com facilidade. Já por lá vi algumas e fui informado por um vizinho que circulam mesmo sobre as lajes e bem divertidos. Seria mais acertado, barato e sobretudo menos perigoso para os pedestres colocar sinais e fazê-los cumprir. Ainda ontem ouvi uma mãe preocupada dizer para a sua filha, pequena de quatro ou cinco anos:
- “Cuidado filha!”, “Olha os buracos...podes partir um pé!”. Espero que tenha conseguido não se magoar!

"Rap das Armas" - MC Cidinho e Doca

O "Remendo de Volta", Mas Agora Limpo!


Uma das improvisadas, malcheirosas e sujas “salas de chuto” infelizmente existentes na Cava de Viriato foi finalmente encerrada. Quanto ao “remendo” colocado no lugar das escadas que conduziam à chamada Cava de Baixo continua a parecer “mal botado”. Como as imagens mostram o lugar continua a ser usado como passagem, há quem não esteja disposto a tornear a muralha e subir pelo novo acesso na Rua do Picadeiro. Em breve as escadas retiradas voltarão a existir mas agora escavadas pelas passadas dos mais apressados.

"Word in Progress # 8 Play" - Sacha Feiner



Vale a pena dar uma espreitadela ao canal "MySpace Film" do jovem Sacha Feiner um animador belga. Aconselho de modo especial ver os seus trabalhos com os Gremlins.

20080907

2 º Aniversário - Bem-Hajam Amigos


Viriato pormenor do conjunto de Mariano Benlliure - 1940

Bem-Hajam pelo vosso apoio e pelas mais de 154.000 visitas que o contador acumulou nestes dois anos.
Foi com uma imagem idêntica que em 2006 abriu este espaço e mais outra vez o Viriato está de volta. Aliás foram os problemas da Cava de Viriato, o desejo de ver rapidamente os seus males "combatidos" e o incentivo de alguns amigos, em especial o amigo "Bazookas" do "Viseu Senhora Beira" que me levaram a dar este passo.
AJ

Nova Iluminação na Cava de Viriato

No início da semana que hoje termina foi ligada a nova iluminação das ruas existentes no interior da Cava de Viriato: Rua do Picadeiro, Rua do Coval, Rua dos Heróis Lusitanos, Rua dos Plátanos e o novo arruamento, aberto pelo interior da fortaleza, que vai do início da Rua dos Heróis Lusitano à Casa das Águias. Para iluminar a ruas, a muralha ou que dela resta foram colocados pontos de luz cujo efeito e predominantemente cénico. Existem zonas escuras ou sem qualquer ponto de luz que poderão esconder perigos. Por outro lado a sua luz branca e fria poderá causar incómodo aos automobilistas e acompanhantes pela sua posição baixa. A indicação de um vizinho fui testar e senti-me incomodado na condução. Aconteceu o que temia pois foi dada maior importância à estética e descurado o aspecto funcional da obra. A Cava de Viriato não será um lugar agradável e seguro. Depois da cara e perigosa "calçada" ou “passadeira em granito” a deficiente iluminação é mais um aspecto negativo.
Nas restantes ruas que não confinam com o interior da muralha ou seus vestígios foram colocados candeeiros que cumprem eficazmente a sua função mas não me parecem ser adequados pois são demasiado modernos. Discordo desta escolha que acho disparatada. Concordo que esta “requalificação” tem muitos aspectos positivos sobretudo nos trabalhos levados a cabo nas ruas existentes, em especial na Rua dos Plátanos onde não havia rede pública de água, saneamento e o piso era em terra batida. A nova praça, os trabalhos de pavimentação, enterramento de infraestruturas, criação de novos acessos, nova entrada da Rua do Picadeiro e sobretudo a resolução de problemas de erosão nas paredes da antiga muralha foram iniciativas louváveis.

As imagens mostram alguns aspectos da nova iluminação com início junto da Casa das Águias e final na Rua dos Plátanos.

Anúncio na Cava de Viriato



Ouvi dizer que havia muitos mais nas paragens dos autocarros e com textos diferentes. Este estava na paragem do autocarro, na Avenida da Bélgica, junto à Cava de Viriato.
Serão só promessas...será que recebeu muitas propostas?!

20080905

17ª Feira do Vinho do Dão - Nelas



No ano em que a Região Demarcada do Dão completa o seu centenário (criada em 18 de Setembro de 1908) faz ainda mais sentido provar e apreciar os vinhos disponíveis nesta feira já na sua 17ª edição. O acontecimento que se realiza entre 5 e 7 de Setembro, na Praça do Município de Nelas, contará com a presença das melhores casas produtoras e terá provas de vinhos orientadas pelo escanção Manuel Moreira, Vice-campeão mundial, sessões de cozinha com o conhecido Chefe Chakall, sessões de pintura ao vivo à volta do tema, música de vários géneros e promete muita animação. Assim o São Pedro ajude!