EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080907

Nova Iluminação na Cava de Viriato

No início da semana que hoje termina foi ligada a nova iluminação das ruas existentes no interior da Cava de Viriato: Rua do Picadeiro, Rua do Coval, Rua dos Heróis Lusitanos, Rua dos Plátanos e o novo arruamento, aberto pelo interior da fortaleza, que vai do início da Rua dos Heróis Lusitano à Casa das Águias. Para iluminar a ruas, a muralha ou que dela resta foram colocados pontos de luz cujo efeito e predominantemente cénico. Existem zonas escuras ou sem qualquer ponto de luz que poderão esconder perigos. Por outro lado a sua luz branca e fria poderá causar incómodo aos automobilistas e acompanhantes pela sua posição baixa. A indicação de um vizinho fui testar e senti-me incomodado na condução. Aconteceu o que temia pois foi dada maior importância à estética e descurado o aspecto funcional da obra. A Cava de Viriato não será um lugar agradável e seguro. Depois da cara e perigosa "calçada" ou “passadeira em granito” a deficiente iluminação é mais um aspecto negativo.
Nas restantes ruas que não confinam com o interior da muralha ou seus vestígios foram colocados candeeiros que cumprem eficazmente a sua função mas não me parecem ser adequados pois são demasiado modernos. Discordo desta escolha que acho disparatada. Concordo que esta “requalificação” tem muitos aspectos positivos sobretudo nos trabalhos levados a cabo nas ruas existentes, em especial na Rua dos Plátanos onde não havia rede pública de água, saneamento e o piso era em terra batida. A nova praça, os trabalhos de pavimentação, enterramento de infraestruturas, criação de novos acessos, nova entrada da Rua do Picadeiro e sobretudo a resolução de problemas de erosão nas paredes da antiga muralha foram iniciativas louváveis.

As imagens mostram alguns aspectos da nova iluminação com início junto da Casa das Águias e final na Rua dos Plátanos.