EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080908

O novo acesso à Cava de Viriato e não só!



As imagens mostram o passadiço, ainda em construção, de acesso à Cava de Viriato que tem o seu início na nova praça junto à rotunda do Coval e que atravessa a Rua do Picadeiro, em viaduto, para permitir subir ao cimo da antiga fortaleza.
Uma vez que o seu trajecto coincide, na parte final, com a evocação do trajecto demolido da muralha executado em granito, a tal polémica “calçada” ou “passadeira”, o passadiço com o piso em madeira termina com a aplicação de placas de granito.
As imagens foram obtidas na manhã de ontem, esta tarde verifiquei que o trabalho de colocação das placas está quase finalizado. A seguir faltará apenas colocar o resguardo talvez uma rede metálica?
Como as imagens comprovam foram, finalmente há poucos dias, colocados taipais para procurar evitar a utilização da obra ainda inacabada. Como também se pode verificar os ciclistas continuam a usar a Cava de Viriato para os seus passeios e divertimento.
Se o motivo para a existência dos grandes buracos entre as lajes de granito da “calçada” ou “passeio” foi afastar os ciclistas do local não o irão conseguir uma vez que as sofisticadas e por vezes muito caras máquinas os ultrapassam com facilidade. Já por lá vi algumas e fui informado por um vizinho que circulam mesmo sobre as lajes e bem divertidos. Seria mais acertado, barato e sobretudo menos perigoso para os pedestres colocar sinais e fazê-los cumprir. Ainda ontem ouvi uma mãe preocupada dizer para a sua filha, pequena de quatro ou cinco anos:
- “Cuidado filha!”, “Olha os buracos...podes partir um pé!”. Espero que tenha conseguido não se magoar!