EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080921

A "Requalificação" da Cava de Viriato

As imagens de hoje começam por mostrar o aspecto do novo "viaduto" sobre a Rua do Picadeiro que permite o acesso à Cava de Viriato e à polémica, malquista, dispensável, cara e mesmo perigosa " calçada" ou "passadeira de granito" que foi colocada sobre os muros de terra da velha fortaleza e também já sinaliza parte do talude demolido. Fica claro que as guardas, em ferro enferrujado, repetem a estética das lajes de granito com um intervalo idêntico entre elas e que neste caso não criam qualquer perigo. O passadiço que se inicia na nova praça junto à rotunda do Coval tem o piso em madeira mas, ao cruzar-se com as lajes de granito, a madeira cede o lugar a um piso em pedra, desta vez contínuo, até cruzar a Rua do Picadeiro e no local do antigo "Mirante" se encontrar com a inovadora “calçada” ou “passadeira” descontínua e elevada em relação ao piso de terra onde agora cresce erva.
Garanto-vos que dispenso bem tal “melhoramento” e não o irei utilizar uma vez que já por lá ia dando um tombo...
Também já foram colocadas os pontos de luz que sinalizarão, durante a noite, o caminho e que em breve poderão, em conjunto com os projectores que iluminarão as copas das árvores, ser ligados.
O segundo grupo de imagens comprova que o "Lago da Cava" um dos vestígios do antigo fosso que rodeava a fortaleza e que em parte do ano ainda tem água, continua transformado em lixeira e infelizmente assim deverá continuar porque parece que essa limpeza que deveria ser urgente ficará a aguardar novos e futuros trabalhos.