EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20070930

Albrabas, Batentes e Portas de Viseu

Batente de metal na Rua Alexandre Herculano. As duas portas e as janelas deste edifício merecem um olhar mais demorado. Esta rua foi até 1955, data da inauguração da Avenida 25 de Abril, ex. Avenida Salazar, uma das saídas e entradas da cidade para sul, nomeadamente para Coimbra e Lisboa.

Um Carvalho na Ponte de Pau



Está tombado mas vivo um dos carvalhos que davam sombra à Ponte de Pau. Foi essa antiga ponte que deu o nome ao lugar nas Mestras onde ainda existem vestígios da pequena represa onde aprendi a nadar e bebi alguns "pirolitos" (engolir água do rio por não saber controlar a respiração). Há 50 anos o Rio Pavia ainda eram uma linha de água cheia de vida e não o esgoto em que se viria a transformar.
O pirolito era uma bebida gasosa vendida numa garrafa sem tampa exterior. O fecho era assegurado por uma pequena bola de vidro que a pressão mantinha no seu lugar. Para a abrir era necessário bater na bola para a fazer descer, foram proibidos por falta de higiene e segurança. Depois da garrafa partida as pequenas bolas vidro serviam para jogar ao berlinde.
Naquele tempo, até as bolotas serviam para brincar como eram grandes serviam para fazer pequenos cachimbos ou atirar com elas aos rapazes. Os mais novos nadam em "pilau" os outros mais velhos ou envergonhados, nadavam em cuecas porque os calções de banho eram raros.
Veja uma foto de garrafas de pirolito - Clique P.F.

"China Wine" - SUN aka Geisha

"Shake Dat Shit" - Shawnna ft. Ludacris

20070929



(...) “Povos de origem indo-europeia, mas pré-célticos, como claramente se demonstra pela língua, conhecida através de algumas raras inscrições da época romana, os Lusitanos ter-se-iam estabelecido na região montanhosa da Beira Interior no Bronze final. O seu carácter aguerrido tornou-os os principais adversários dos romanos. Aníbal, que recrutou mercenários lusitanos para a sua campanha de Itália, excitou-os com a promessa do saque.” (…)
(…) “Apesar das numerosas referências de escritores latinos e gregos a Viriato, o lugar e a data do seu nascimento serão sempre uma incógnita. Nada sabemos, também, das suas origens sociais. Temos, por Diodoro, conhecimento de que casou com a filha de um rico proprietário lusitano, num daqueles anos em que fez sofrer os romanos derrota sobre derrota. A boda foi servida com abundância, mas Viriato não quis sequer sentar-se. Apoiado na sua lança, olhava com desprezo os manjares, as taças de ouro e prata, os preciosos tecidos.” (…)


Jorge de Alarcão in “O Domínio Romano em Portugal”, Colecção Forum da História, Publicações Europa-América, 4ª Edição, Mem Martins, Fevereiro de 2002.

A Feira de São Matheus



(...)"Tem Viseu mercados todas as terças feiras de cada semana e uma feira annual importantissima e antiquissima denominada Feira de São Matheus.
Começa no dia 20 e acaba no dia 30 de setembro (...).
(...) Desde tempo immemorial se fazia esta feira no vasto chão ou campo da Cava de Viriato, (...), mas el-rei D. Duarte a mudou da Cava para a Ribeira - e do dia de S. Jorge, 23 d'abril, para o de S. Matheus, 21 de setembro, declarando-a franca, ou isenta dos tributos e direitos de portagem 3 dias, pelo que rapidamente se tornou importantissima!" (...)

In "Portugal Antigo e Moderno - Diccionario..." de Augusto de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira - Lisboa 1890.

"Fighter" - Christina Aguilera

Casa Amarela e Azul na Tapada

Siouxsie and the Banshees
"Hong Kong Garden"
Aviso - Publicidade Gratuita!

20070928

Malva cor-de-rosa



Flor de malva silvestre fotografada junto do Poço do Nicolau na "Quinta do Governo"

As malvas podem ter muitos usos até culinários...
(...) "As folhas das malvas podem ser utilizadas e cozinhadas como o espinafre, as acelgas ou as couves, em sopas e saladas, muito nutritivas para mulheres em fase de amamentação pois estimulam a produção do leite, alimentam e podem ainda ser usadas em compressas para tratar mamilos gretados.
O chá de folhas de malvas é agradável e refrescante tal como o chá das suas flores que poderá preparar na época da floração ou seja Primavera e Verão e constituem um agradável refresco. As flores comestíveis podem ainda ser utilizadas na decoração de vários pratos, as raízes cozidas e depois fritas com alho ou cebola são um bom acompanhamento de arroz, carne ou peixe, as sementes possuem um delicado sabor a nozes
." (...)

Leia muito mais sobre as malvas nos Jardins do - "SAPO - Mulher"

Azulejos de Viseu


São José com o Menino na Quinta de São José
Alguns santos receberam o privilégio de nos proteger em casos particulares. A São José foi conferido o encargo de nos socorrer em toda a necessidade e em qualquer negócio: de defender, proteger e amparar com perene benevolência todos os que a ele recorrem.”
O Fascínio do Oriente...
Rin' - "Sakura Sakura"

Viajar de avião à moda do Japão…

Publicidade...

20070927

55.000 - O Meu Bem-Hajam!



Aqui vai uma confidência. São muito conhecidas as vantagens do leite materno, pois eu tive a sorte de ter duas mães de leite! Quando o leite da minha mãe secou passei a mamar à vez com o filho duma amiga e vizinha que fez o favor de me dispensar algum leite e muito seu carinho. Coisa impensável nos dias de hoje!?

Pormenor do monumental painel de azulejos no Rossio de Viseu pintado em 1931 por Joaquim Lopes (1886-1956), azulejos Fábrica do Agueiro em Vila Nova. Clique para ver outras fotos!

Aldrabas, Batentes e Portas de Viseu

Puxador em porta da Av. Dr. António José de Almeida...ou a Avenida da Estação dos comboios...

Aly & AJ – “Potential Breakup Song”

"Aly & AJ é uma dupla de música pop dos Estados Unidos formada pelas irmãs Alyson Michalka e Amanda Michalka. Além de cantoras de música pop, elas fizeram filmes e seriados na televisão, pela Disney Channel. O primeiro álbum da irmãs, Into the Rush, lançado em agosto de 2005 nos Estados Unidos, já vendeu mais de 1 milhão de cópias, sendo certificado disco de platina. O segundo álbum é Acoustic Hearts of Winter e ele foi lançado em Setembro de 2006.
A gravadora delas é a Hollywood Records, que pertence à The Walt Disney Company."
(...) Fonte Wikipédia - ler mais!

Alguns Bueiros em São Paulo



Graças ao trabalho e ao talento de Leonardo Delafuente (D lafuen T) e Anderson Augusto (SÃO), conhecidos como o coletivo "6emeia", alguns dos bueiros da Barra Funda, Bom Retiro, Santa Cecília e Higienópolis, na região central de São Paulo ficaram muito mais interessantes.

Saiba mais sobre este projecto, veja mais fotos dos bueiros e não só... e visite a página destes artistas de rua.

Publicidade Gratuita! e Bonita...

20070926

Aldrabas, Batentes e Portas de Viseu

O batente do homem dos bigodes na Rua Alexandre Herculano

A Feira tema inesgotável?



Os arcos que este ano embelezavam o "requalificado" Campo de Viriato

"Kiss That Frog" - Vancouver Film School

"Let Me Be" - Xavier Rudd

Outras Artes...Betty Page 1950

20070925

Azulejos de Viseu


Outro Santo António e o Menino na Rua Alexandre Herculano
Festejado o São Mateus voltamos ao santo que foi durante muitos séculos o mais apreciado e lembrado em Viseu, talvez devido à forte presença dos frades franciscanos na região. Santo António foi franciscano, como os azulejos mostram e o Convento Franciscano de Orgens foi fundado em 1410, por Frei Pedro de Almancos. Os frades capuchos sempre foram muito apreciados e dois séculos depois, em 1613 foram autorizados a mudar-se para Viseu a pedido dos fidalgos e do povo. Depois de várias casas transitórias em 1635 instalaram-se no Convento de Santo António de Mançorim (localizado no início do Avenida 25 de Abril e Hotel Grão Vasco, junto da Igreja dos Terceiros - Ordem Terceira Franciscana) onde se mantiveram até à extinção das Ordens religiosas em 1834. No local ainda hoje existe um convento e está a sedeada a Ordem Franciscana Secular de Viseu. As Festas da Cidade que se realizavam pelo Santo António eram chamariz para muita gente que apreciava as touradas, a música e os folguedos à conta do santo. Essa tradição só foi quebrada há poucas décadas com a promoção do São Mateus feita pela câmara e pelas comissões da Feira. O povo continua a colar azulejos do popular, brejeiro e casamenteiro santo, que começou por se chamar Fernando e a ignorar o evangelista até chegar uma nova feira.

Um Comboio na Feira!

Feira em Bangkok atravessada pela linha do caminho-de-ferro

Também a Feira de São Mateus passou a ser atravessada pelo comboio...mas é um comboio turístico, sem carris que se destina a dar a conhecer a cidade e também a feira.

A Feira Franca de Viseu

(...) "Realiza-se em Setembro no rossio da Ribeira. Em 1758, na resposta ao inquérito para o Dicionário Geográfico de Luís Cardoso, diz um dos curas da cidade que as produções agrícolas locais «não só fazem a terra abundante mas sustentam por mais de doze dias, quatro ou cinco mil pessoas que efectivamente habitam nesta cidade pelo tempo da Feira Franca». Isto é uma forma muito inábil – o número aí apontado de 4 mil pessoas corresponde à população residente – de dizer que era grande a afluência à Feira. Mais de um século antes, nos finais da terceira década de seiscentos diz-se da Feira Franca que «vai em tanto aumento que lhe faz pouca ou nenhuma vantagem a de Trancoso»". (...)
O Fascínio do Oriente - Tailândia
" Waun-Lom-Faag-Ruk" - Ya Ya Ying

Publicidade - Gratuita!

20070924

Azulejos de Viseu



Santo António e o Menino Jesus na Rua Alexandre Herculano. Outro franciscano que tem em Viseu uma rua com o seu nome foi:

"Morago, Estêvão Lopes (c.1575-após 1630)
Morago nasceu em Vallecas (agora parte de Madrid) em cerca de 1575, mas posteriormente passou quase toda a sua vida em Portugal. Após estudar em Évora com Filipe de Magalhães, tornou-se cónego e Mestre de Capela da Catedral de Viseu (no norte do país) de 1599 até 1628. Então, retirou-se para o mosteiro franciscano em Orgens, perto de Viseu, e morreu em 1630 ou depois. A sua música sobrevive nos arquivos de Viseu.
Dele foram editadas em 1961 várias obras de música religiosa à capela, em Portugaliae musica (F.C.Gulbenkian) Vol. IV, contendo 35 motetos, 8 responsórios de Natal, 3 salmos, 18 hinos e 4 Magnificat a várias vozes."

Fonte a página do "Coro da Universidade Nova de Lisboa"

A feira Franca acabou



Este foi um dos poucos que vi à venda na Feira e custavam o equivalente a "3 contos"...muito mais que vários burros verdadeiros que vi comprar e vender na Feira Franca. Alguns ciganos para provar a saúde e resistência dos animais davam-lhes cada bengalada nos quartos traseiros ou na barriga que até metiam dó.
RAPAZES TOMAI CAUTELA

A feira Franca acabou
E creio bem que deixou
A todos boa impressão.
Burros venderam-se aos centos,
Em mulheres p'ra bons intentos
Houve pouca transacção...

(...)

Tudo em vós são fantasias
Por isso ficais p'ra tias
E as Feiras hão-de passar...
Mulher que tem merecimentos
Escusa, como os jumentos,
Que a levem a afeirar...

Adelino Azevedo Pinto (Rijo)
Retirado com a devida vénia dos "Retalhos dos meus Trabalhos" - Viseu, Dezembro de 1985 - Clique para ver!

Não vi na Feira de São Mateus...



Não vi não senhor! Mas voltei a ver as famosas "pistolas de barro" a um preço incrível...A apenas 1 €!
Quanto a este revólver que na verdade é um secador de cabelo, é possível encomendá-lo nesta página japonesa onde poderá confirmar que existe um modelo em cor-de-rosa, mais adequado para senhoras ou para meninas.

E a propósito de burros...

Publicidade - Com burro!

20070923

Aldrabas, Batentes e Portas de Viseu



Uma das portas da Rua Alexandre Herculano

"Grande historiador.
N. em Lisboa a 28 de Março de 1810, fal. em Vale de Lobos a 13 de Setembro de 1877. Era filho de Teodoro Cândido da Araújo, recebedor da antiga Junta dos Juros, hoje Junta do Crédito Publico, e de D. Maria do Carmo de S. Boaventura, filha de José Rodrigues de Carvalho, pedreiro empregado nas obras da Casa Real. A sua educação literária começou com o estudo do latim e latinidade nas aulas dos padres congregados de S. Filipe Nery, do hospício das Necessidades, sendo seu mestre o padre Vicente da Cruz."
(...)
Continue a ler no - " Dicionário Histórico", do "O Portal da História".

A Feira de São Mateus 2007



No dia 41 e último da edição de 2007, no Palco a partir das 21h30 mais um "Espectáculo de Variedades" desta vez com Luís Fronteira.
P.S. -Talvez esta fosse uma das "dicas" da neta?

(...)"Este ano a feira terá o figurino habitual?
"Sim. A feira de S. Mateus tem de ser popular. É muito fácil desenhar um certame muito certinho, mas eu acho que tem de ser desorganizado, dentro de alguma organização. Tem de ter alguma confusão e isso é que é uma feira tradicional. Ora, é exactamente o que pretendo, assim como um certame humanizado." (...)
"Como faz a escolha dos artistas?
Vou procurando, vejo os discos que são mais vendidos, falo com os jovens para ver quem está na berra. A minha neta também me dá umas dicas. Começo logo em Fevereiro para poder contratar. Por exemplo, o Quim Barreiros, que este ano também vai estar, tive de o contratar no ano passado, depois de ter actuado na Feira de S. Mateus." (...)
Pode ler toda a estratégia em "As Beiras Online".

Cultivar arroz com arte!


No Japão os agricultores de Inakadate criam todos os anos arte usando diversas variedades de arroz. Veja outras exemplos desta pouco usual forma de arte que já começou a ter outros seguidores no Japão rural - Clique P.F.
Publicidade - Japão

Música - Japão, Falco (PV)

20070922

Um português nunca se atrapalha!



Depois das obras de requalificação o 59 ( Rua Alexandre Lobo) ficou assim...

Hoje na Feira de São Mateus



"Nunca é demais lembrar que esta é uma feira de cariz popular e temos de dar a povo aquilo que ele quer". E é gratuito como na extinta "Semana do Feirante":
Depois da 21h30 o povo vai ter um "Espectáculo de Variedades" com Dalton Rieffel, seguido da actuação da cantora Romana.

A chaminé da "Eléctrica"


Até 1928 era aqui que se jogava o Foot-ball
(...) "E do Xavier (Chinês) sargento, macaísta, homem dado já a uma polivalência desportiva fora do normal para a época, e de quem diz a lenda, ter enfiado pela boca da chaminé da "Eléctrica" uma bola de futebol, com um simples soco! O Germano, que foi cabo enfermeiro do Hospital Militar de Viseu, um futebolista bem humorado e que se passou para o Lusitano; o Hermes, um excelente guarda-redes, já dos jogos no Fontelo!" (…)
José Alves Madeira - “O Sport Ribeira e Viriato”, 31/12/1980

A sobrinha hoje, a tia para o ano?


Romana - "Uma Lembrança"


Ágata - "Tudo foi por Ciúme"

Agora outras músicas!


Deep Purple - "No, No, No", 1971

20070921

Azulejos de Viseu - Rossio



Estou convencido que muito poucos, a não ser os visitantes, olham com a atenção que merece o magnífico e monumental painel de azulejos existente no Rossio.
O painel está instalado no muro de suporte da rampa que leva ao Soar de Cima e define o Jardim das Mães. Obra do premiado pintor Joaquim Lopes (1886-1956) representa várias facetas e personagens de uma época em que as actividades agrícolas eram importantes e as feiras eram lugares indispensáveis de encontro, negócio e convívio. Foi pintado em 1931 os azulejos são da desaparecida Fábrica do Agueiro em Vila Nova de Gaia e merece um olhar mais demorado.

21 Setembro - Dia de São Mateus


São Mateus do escultor viseense Armindo "Viseu" Ribeiro

"São Mateus foi um contabilista. Atuava na área da Contabilidade Pública, pois era um rendeiro, isto é, um arrendatário de tributos. O exercício da sua profissão exigia rígidos controles, os quais se refletiam na formulação do documentário contábil, sua exibição e sua revelação. Escriturava e auditava. Era um publicano, e por isso não era bem visto pela sociedade, sendo considerado um pecador. Na verdade, ele gozava de má fama pelo fato de ser um cobrador e arrecadador de tributos. Chamava-se telônio o local onde se efetivava o pagamento dos tributos e onde também se trocava moeda estrangeira - um misto de casa de câmbio e de pagamento dos tributos. Mateus nasceu em Cafarnaum. Não se conhece a data do seu nascimento. Seu pai, Alfeu, deu-lhe o nome de Levi. Sua cidade natal era cortada pelas principais estradas da Palestina, ponto de convergência e centro comercial da região. Jesus Cristo tinha especial simpatia por essa cidade, tendo nela pregado a sua doutrina. Na época, era uma província romana." (...)

De Cobrador de Impostos a Evangelista... que percurso de vida!
Leia tudo em - "Ciências Contábeis"

Vizeu - 1884



(…)”Vizeu conta uns nove mil habitantes. E’ muito sadia, farta d’agoas excellentes e de todos os productos agrícolas do nosso paiz. Tem arrabaldes lindissimos, amenos e pittorescos. de alguns sitios disfructam-se panoramas surprehendentes.
Ultimamente em Vizeu tem-se introduzido melhoramentos notaveis. As suas ruas estreitas e tortuosas vão-se transformando em outras mais espaçosas e alegres.”(…)
(…) "Ha em Vizeu uma feira annual que é uma das mais importantes do paiz. Começa em 15 de septembro e dura mais de dez dias.
Foi berço esta cidade de muitos homens illustres, como el-rei D. Duarte, João de Barros, Antonio Reynoso, Berrado, Victorino, Almeida, Gayo, João Mendes e muitos outros varões eminentes.” (…)

C. Seixas in “Album de Vizeu” editado pela Typographia Universal, Rua do Almada, 347 – Porto – 1884.

Na Feira de São Mateus



Hoje é Feriado Municipal e o programa da Feira Franca é o seguinte:
Uma inovação pelas 20H30 será feita a eleição da "Mini Miss São Mateus 2007" e haverá um desfile de moda das classes etárias dos três aos seis anos, dos sete aos nove anos e dos 10 aos 15 anos;
Um meu (nosso) velho conhecido chega uma hora depois – António Albernaz e as suas meninas;
Pelas 24H00 haverá uma Sessão de Fogo de Artificio.

Aquilino - "Romance da Raposa"



«Havia três dias e três noites que a Salta-Pocinhas - raposeta matreira, fagueira, lambisqueira - corria os bosques, farejando, batendo mato, sem conseguir deitar a unha a outra caça além de uns míseros gafanhotos, nem atinar com abrigo em que pudesse dormir um sonhinho descansado. Desesperada de tão pouca sorte, vinham-lhe tentações de tornar para casa dos pais, onde, embora subterrânea, a cama era mais quente e segura que em castelo de rei, e onde nunca faltava galinha, quando não fosse fresca, de conserva, ou então coelho bravo, acabado de degolar.»

Este "romancinho infantil" de Aquilino Ribeiro foi a "prenda no sapatinho" para o seu filho Aníbal no Natal de 1924. O meu exemplar é uma edição de 1961 com ilustrações a preto e branco de Benjamim Rabier, existe uma recente reedição que recupera as cores das edições anteriores aos anos 60.
Enquanto não vai à sua estante ou à livraria poderá ouvir o "Romance da Raposa", na versão dos Estúdios Raposa!

20070920

Algumas Rosas na Aguieira

(…) “Logo que Viriato disto houve noticia, acudio immediatamente a este ponto, e como não podesse escallar os muros de terra, poz-lhe cerco até obrigar Nigidio, pela fome e estratagema, a render-se ou pelejar. Com effeito o pretor sahio a campo, mas em poucas horas foi derrotado, perdendo as aguias, e quase todo o exercito.
Isto se passava, como dizem, pelos anos de 146 antes da era vulgar, e se dermos attenção ao do maravilhoso, e ao gosto das estultas etymologias, alguém pretende que duas povoações visinhas da Cava de Viriato attestão ainda hoje por seus nomes a grandeza daquella batalha. Abravezes dizem ser corrupção da palavra braveza, que denota o furor com que combaterão os lusitanos; e Aguieira era o lugar onde estavão as aguias romanas no pretorio do arraial.” (…)

José d'Oliveira Berardo, citado in "Portugal Antigo e Moderno - Diccionario..." de Augusto de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira - Lisboa 1890. (Veja os artigos anteriores sobre "Berardo" clicando na etiqueta)

Feira de São Mateus



Hoje no Palco e como sempre depois das 21H30 a Banda "Minivitas" numa acção do "Movimento Abraço a Viseu".
Serão estes "Minivitas" ? Quero acreditar que os vídeos não fazem justiça ao grupo.
Vamos celebrar o equinócio!
"artes da lua d'outono"



Esta é uma mais organização do "Colectivo Germinal - Associação Cultural"

"O Colectivo Germinal nasceu da iniciativa de um conjunto de activistas interessados em criar uma plataforma legal para ampliar e formalizar a sua intervenção social.
Legalizado como Associação Cultural em 2002, o Germinal tem a sede no Concelho da Lousã. Entre os membros contam-se artesãos, agricultores, artistas plásticos e perfomativos, estudantes, professores, terapeutas, pessoas para quem a sua vertente de animação social e cultural é um prolongamento natural da forma como organizam e vivem o seu quotidiano."
Se quer saber mais ou participar saiba mais - Clique P.F.

As Leis do Mercado!

Alizée - "J'ai Pas Vingt Ans"

20070919

Igreja do Carmo



" Igreja do Carmo (1733-1738), são de observar as pinturas da capela-mor, obra do pintor Pascoal José Parente" (...)
Muito mais sobre Viseu na: "Página Pessoal da Ana Catarina"
Feira de São Mateus
19 de Setembro de 2007




Hoje na Feira Franca além de tudo o mais há mais um espectáculo no Palco, a partir das 21H30, Música Popular com a actuação do Grupo de Cantares da Associação Cultural, Desportiva, Recreativa e de Solidariedade Social de São Pedro de France (Viseu) e do Rancho Folclórico da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Lordosa (Viseu).

P.S. - Será que desta vez que desligam os vídeos que passam publicidade, muda felizmente, durante as actuações...

19 Setembro 1986



O Cine Clube de Viseu em conjunto com a Comissão da Feira de São Mateus e com a colaboração do INATEL exibiu no Auditório da Feira o filme de John Carpenter, "Nova-York 1977" ("Escape From New York" - 1981), um filme com um elenco de actores secundários de luxo, e editou o folheto reproduzido acima que continha a habitual e diversa informação sobre o filme e o seu realizador. Igualmente se publicitava a exibição de "Astérix e Cleópatra" para as 11 horas do Domingo seguinte.
O "Cinema na Feira" tinha sessões muito frequentadas e aos domingos, dia dedicado às crianças, o velho barracão abarrotava de gente nova que pulava e gritava de contentamento.
Visite a página oficial de John Carpenter! E também a do "Astérix" - o "Viriato Gaulês"!
"Nova York - 1997"



"Astérix e Cleópatra"

24 Horas de BTT - Fontelo, Viseu



Será nos próximos dia 6 e 7 de Outubro, portanto inscreva-se aqui - "BiriaTTus - Clube Desportivo de Viseu"

Pink Floyd - "Time"


E agora a "Publicidade"!


20070918

Aldrabas, Batentes e Portas de Viseu

Portas com conjunto de dois batentes e puxadores em metal pintado na Rua Nunes de Carvalho ( Rua do Bispo)

(…) "Basta o facto de ter doado a esta cidade a maxima parte dos livros que hoje constituem a sua bibliotheca publica, para que o nome de tão illustre como prestante cidadão deva gravar se na memoria de seus habitantes e principalmente dos que se empenham no engrandecimento das artes, lettras e sciencias.
Nasceu Nunes de Carvalho em 16 de junho de 1786 na rua Direita d’esta cidade (…).
Foram seus paes José Nunes de Carvalho e Maria Angélica da Costa (….). Destinado por seus paes ao estado ecclesiastico, consagrou os primeiros annos da sua mocidade ao estudo das humanidades (…).
Mereceram-lhe especial dedicação os classicos gregos e latinos, e foi tal o progresso e distincção que alcançou, que tendo apenas 18 annos de edade, foi nomeado substituto da cadeira de latim n’esta cidade." (…)

In "Portugal Antigo e Moderno - Diccionario..." de Augusto de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira - Lisboa 1890

Veja um velho puxador na mesma rua e saiba mais sobre o Doutor Nunes de Carvalho - Clique P.F.
Feira de São Mateus 2007
Porta de Viriato




Hoje depois da 21h30, como é habitual, actuação no palco do Grupo Recreativo e Cultural de Cantares do Sobral, São Pedro do Sul e da Tuna de São Martinho de Pindo, Penalva do Castelo.
P.S. - Espera-se que hoje desliguem os vídeos que "passam publicidade para o boneco" e desrespeitam os artistas em palco.

"Viriato" - Teófilo Braga


"Viriato" de Teófilo Braga, editora Fronteiras do Caos Editores, Lda., 1ª edição, Porto - 2006

(...)" Esta obra é também recolha de tradições populares, de cantigas e de poesia, mergulhando nas origens dos Lusitanos e contando fantasiosos episódios. Viriato é o herói mítico, com uma roupagem homérica, destemido, astuto e conhecedor de todos os …“montes e vales, covões, algares, cavernas e passagens de vaus de ribeiras e de caudalosos rios”.
Narrava o general e procônsul Caio Lellio, no ano de DCIX da fundação da cidade, para o Senado de Roma que …“cumpre ter presente que a Lusitânia é habitada pela mais poderosa das nações hispânicas e que achando‑se já subjugadas todas as outras, é esta que se atreve ainda a deter as armas romanas”.(...)
Leia texto completo na "Revista Militar" pela pena do Major‑General Manuel de Campos Almeida.