EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20070920

Algumas Rosas na Aguieira

(…) “Logo que Viriato disto houve noticia, acudio immediatamente a este ponto, e como não podesse escallar os muros de terra, poz-lhe cerco até obrigar Nigidio, pela fome e estratagema, a render-se ou pelejar. Com effeito o pretor sahio a campo, mas em poucas horas foi derrotado, perdendo as aguias, e quase todo o exercito.
Isto se passava, como dizem, pelos anos de 146 antes da era vulgar, e se dermos attenção ao do maravilhoso, e ao gosto das estultas etymologias, alguém pretende que duas povoações visinhas da Cava de Viriato attestão ainda hoje por seus nomes a grandeza daquella batalha. Abravezes dizem ser corrupção da palavra braveza, que denota o furor com que combaterão os lusitanos; e Aguieira era o lugar onde estavão as aguias romanas no pretorio do arraial.” (…)

José d'Oliveira Berardo, citado in "Portugal Antigo e Moderno - Diccionario..." de Augusto de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira - Lisboa 1890. (Veja os artigos anteriores sobre "Berardo" clicando na etiqueta)