EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20070921

Aquilino - "Romance da Raposa"



«Havia três dias e três noites que a Salta-Pocinhas - raposeta matreira, fagueira, lambisqueira - corria os bosques, farejando, batendo mato, sem conseguir deitar a unha a outra caça além de uns míseros gafanhotos, nem atinar com abrigo em que pudesse dormir um sonhinho descansado. Desesperada de tão pouca sorte, vinham-lhe tentações de tornar para casa dos pais, onde, embora subterrânea, a cama era mais quente e segura que em castelo de rei, e onde nunca faltava galinha, quando não fosse fresca, de conserva, ou então coelho bravo, acabado de degolar.»

Este "romancinho infantil" de Aquilino Ribeiro foi a "prenda no sapatinho" para o seu filho Aníbal no Natal de 1924. O meu exemplar é uma edição de 1961 com ilustrações a preto e branco de Benjamim Rabier, existe uma recente reedição que recupera as cores das edições anteriores aos anos 60.
Enquanto não vai à sua estante ou à livraria poderá ouvir o "Romance da Raposa", na versão dos Estúdios Raposa!