EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20070929



(...) “Povos de origem indo-europeia, mas pré-célticos, como claramente se demonstra pela língua, conhecida através de algumas raras inscrições da época romana, os Lusitanos ter-se-iam estabelecido na região montanhosa da Beira Interior no Bronze final. O seu carácter aguerrido tornou-os os principais adversários dos romanos. Aníbal, que recrutou mercenários lusitanos para a sua campanha de Itália, excitou-os com a promessa do saque.” (…)
(…) “Apesar das numerosas referências de escritores latinos e gregos a Viriato, o lugar e a data do seu nascimento serão sempre uma incógnita. Nada sabemos, também, das suas origens sociais. Temos, por Diodoro, conhecimento de que casou com a filha de um rico proprietário lusitano, num daqueles anos em que fez sofrer os romanos derrota sobre derrota. A boda foi servida com abundância, mas Viriato não quis sequer sentar-se. Apoiado na sua lança, olhava com desprezo os manjares, as taças de ouro e prata, os preciosos tecidos.” (…)


Jorge de Alarcão in “O Domínio Romano em Portugal”, Colecção Forum da História, Publicações Europa-América, 4ª Edição, Mem Martins, Fevereiro de 2002.