EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090430

Mário Matos - Alfaiate de Aquilino Ribeiro



Na Rua Formosa, antiga Rua Dª Maria Pia, em frente ao antigo mercado 2 de Maio e ao lado da Pastelaria Horta funcionou a Alfaiataria Académica onde Aquilino Ribeiro, sempre que vinha a Viseu, costumava encomendar um fato por medida ao seu amigo Mário Matos "Pirolito".
Mário Ferreira de Matos nasceu na freguesia de São Salvador em 1892 e aos dezassete anos, terminado o Liceu, viajou para Londres onde durante três anos aprendeu a arte e obteve o seu diploma em "Alta Alfaiataria" na Academia Minister's.
A alfaiataria serviu de local de encontro e mesmo tertúlia de figuras como o Capitão Almeida Moreira, Azeredo Perdigão, Moreira de Figueiredo e outros eruditos. A sua clientela era a gente mais distinta da cidade e Mário "Pirolito" deslocava-se com frequência a Lisboa, ao Porto e por vezes a Paris para satisfazer os seus selectos gostos.
Muitas vezes os empregados da pastelaria quando topavam um forasteiro com cara de patêgo que pedia um "pirolito" (uma bebida com gás em garrafa fechada com uma pequena esfera de vidro) mandavam o cliente entrar na porta do lado e pedir um pirolito...

Aquilino - Revista Literária



Aquilino - Revista Literária da Câmara Municipal de Sernancelhe, Director Paulo Neto, nº 1 -2009

(...) "Não, Aquilino escreve sobre a sua Beira atrasada, sobre os frutos maninhos do abandono a que estão votados esses pobres casebres, esses eidos da penúria, essas gentes esquecidas na cumeadas das serras, nos declives íngremes da solidão, da ignorância, da voracidade, e fâ-lo sempre com amor." (...)

Urbano Tavares Rodrigues

X Festival de Teatro Jovem



Integrado no programa "Viseu Naturalmente" a Câmara Municipal de Viseu promove durante todo o mês de Maio, no Auditório Mirita Casimiro, a décima edição do "Festival de Teatro Jovem". A primeira representação é já amanhã (Sexta-feira) pelas 21h30 com a representação de "Constantino, Marquês de Carabáz" pelo grupo convidado "Viteotonius - da Casa do Pessoal do Hospital de São Teotónio de Viseu". A peça é uma fábula moderna com texto e encenação de Jorge Fraga com os já conhecidos personagens e outros novos. No dizer da produção "apresenta-se como um espectáculo para a família, para fazer sorrir, rir e pensar."

"Dried Up, River Blues" - Corsage




(...)"Neste mundo de pós, pós modernismo os Corsage oferecem-nos mais um punhado de pop inteligente, de bom gosto, por vezes melancólica por vezes dançável, por vezes intimista, por vezes com anseios épicos, mas de curta duração como deve ser."(...)

Mais dos lisboetas "Corsage" está no "Musica do MySpce" [ligação]

20090428

A Espada do Santo Condestável


Muito poucos saberão da existência duma réplica da espada do Santo Condestável no Parque Aquilino Ribeiro. O local e todo o parque encontra-se muito degradado e já há alguns anos que se anunciam obras de "requalificação" que tardam em chegar. A câmara municipal "descobriu" o projectista que há mais de 50 desenhou o parque, o arquitecto Viana Barreto, e decidiu entregar-lhe a tarefa.
Recordo-me de em 1960 ter assistido à inauguração do "monumento" quando da passagem por Viseu das relíquias do Beato Nuno e do enorme interesse dos viseenses pelas cerimónias então organizadas.
A espada fundida em bronze, na "Obra do Ardina - Lisboa", também já foi vandalizada. Cravada no granito está uma placa que lembra o VI Centenário do nascimento do "Santo Condestável", título que há séculos o povo lhe havia atribuído, porém só no passado Domingo 26 de Maio o papa Bento XVI, em cerimónia celebrada no Vaticano, declarou Nuno de Santa Maria Álvares Pereira digno se ser inscrito no Álbum dos Santos e estabeleceu que em toda a Igreja ele seja devotamente honrado entre os santos.
 

"NBCIOSO" - NBC




"NBC & Os Funks" vão estar amanhã (30 de Abril) às 21h30 na FNAC do Palácio do Gelo (Dia Aderente). Ver e ouvir muito mais no " Música do MySpace" [ligação]

Os Acidentes Acontecem...

20090426

Viseu, Cava de Viriato



(...) “Os fados porque tem passado o nosso monumento da Cava, tem-lhe sido pouco favoraveis. D’antigas Memorias sabemos que em 18 de abril de 1461 o cabido da Sé de Vizeu tomára posse da Cava de Viriato em terras que até áquelle tempo erão de Reguengo. Achava-se então com portas que se abrião e fechavão, como fosse necessário, e dentro havia huma capella do titulo de S. Jorge.”
“Huma ordem regia do anno de 1728 mandou que a Cava de Viriato fosse medida e apêgada. Achou-se que ainda então os muros, ou aterros, tinhão trez lanças d’altura com 40 palmos de largura no cimo. He provável que na sua origem rematassem em cavallete, pelo que já advertimos.”
“Segundo o auctor do Elucidário a lança era huma medida agraria, que constava de 25 palmos craveiros.”
“Os muros derão um circuito de 3:065 passos andantes, apresentando quatro grandes aberturas, que tiverão cantaria com portas; obra dos mesmos romanos. Existia sómente o vão dos portaes, porque a pedra, como refere Fr. Manoel da Esperança, fôra tirada para a edificação do convento de S. Francisco d’Orgens; o que alguns affirmão ter sido por provizão de D. Afonso V. Entretanto podemos assegurar que no cartório daquelle extincto convento não existia este documento.”
“A camara municipal, em Junho de 1818, a instancias do general da provincia, António Marcellino Victoria, mandou levantar marcos pelo circuito interno e externo dos muros da Cava; porem esta providencia baldou-se, porque já dantes os lados orientais, equados ao solo, se achavão alienados em aforamento; e os restantes continuarão , sem embargo, a ser acommetidos pelas cerceaduras e escavações dos possuidores das glebas contiguas. Finalmente este monumento veneravel parece que se vai despedindo da geração actual, e a seguinte por certo que não tardará a derrear-lhe o dorso por essas planicies. Saudemol-o pois!... já que os homens da governança não querem intender nestas archeologias, e os cobiçosos visinhos vão cavando para si.” (...)

José de Oliveira Berardo, citado e Pedro Augusto Ferreira in, "PORTUGAL ANTIGO E MODERNO, DICCIONARIO" de Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira, Bacharel em Theologia pela Universidade de Coimbra, cavalleiro da ordem da Nossa Senhora da Conceição de Villa Viçosa, socio effectivo da Real Associação dos Architectos Civis e Archeologos Portugueses, socio fundador da Sociedade de Instrucção do Porto e abbade de Miragaya na mesma cidade. Lisboa, Livraria Editora de Tavares Cardoso & Irmão, 5 - Largo de Camões – 6, 1890.

Sport Ribeira e Viriato -1916



O "Sport Ribeira e Viriato" ensinava a jogar futebol mas não descurava a educação dos seus jovens. Na imagem uma equipa de jovens futebolistas no ano de 1916.
O "Viriato" foi uma agremiação desportiva fundada em 1911 que terminou a sua actividade nos anos 50 mas que continua sendo "Sócio Honorário" da Associação de Futebol de Viseu".

P.S. - Foto retirada do livro de Carlos Costa “Viseu Futebol” - Volume 1, publicado em Viseu, Outubro de 2004

“A Gaivota” - Amália Hoje

´

"A Gaivota" vídeoclip do álbum "Amália Hoje" é uma homenagem à fadista Amália Rodrigues no ano em que se completam 10 anos sobre a sua morte. Sónia Tavares dos "The Gift" canta o poema de Alexandre O´Neill, musicado no original por Alain Oulman.
Neste trabalho que não pretende ser uma revisitação, a produção e os arranjos são de Nuno Gonçalves, "The Gift", juntam-se três vozes totalmente alheias ao universo do fado: Sónia Tavares, "The Gift", Fernando Ribeiro, "Moonspell" e Paulo Praça, "Plaza". O CD contendo mais 8 faixas será posto à venda já amanhã.

20090425

Viseu, Avenida 25 de Abril



A fonte luminosa e o Rossio vistos da Avenida 25 de Abril, ex-Avenida Salazar, aberta em 1955

"Ponto de Luz" - Sara Tavares



"Ponto de Luz" é o primeiro de “Xinti” o novo álbum de Sara Tavares com edição prevista para 4 de Maio.
"Grândola, Vila Morena" - Amália Rodrigues
25 de Abril de 1974 - 00:20 horas
Com a transmissão da canção " Grândola, Vila Morena " cantada por José Afonso, no programa Limite da Rádio Renancença, foi dada a senha escolhida pelo MFA, para confirmar que as operações militares estavam em marcha e eram irreversíveis.

20090423

Azulejos de Viseu - O Infante D. Henrique



(...) "Duques e Senhores de Viseu"

Esta cidade foi titulo do ducado e teve os duques seguintes:
1.º - O infante D. Henrique, filho de D. João I.
2.º - O infante D. Fernando, filho d'el-rei D. Duarte, por morte do 1º duque, o infante D. Henrique, seu tio.
3.º -D. João, filho do 2.º duque, o infante D. Fernando.
4.º D. Diogo, irmão do antecedente.
Este duque D. Diogo foi assassinado em Setubal por seu primo e cunhado el-rei D. João II, que extinguiu tambem aquelle titulo, mas deu os bens do ducado e o titulo de duque de Beja a D. Manuel (depois rei) irmão do infeliz D. Diogo, 4.º e ultimo duque de Viseu." (...)

Retirado de “PORTUGAL ANTIGO E MODERNO, DICCIONARIO...” de Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira. Lisboa, Livraria Editora de Tavares Cardoso & Irmão, 5 - Largo de Camões – 6, 1890.

A imagem mostra parte dum painel de azulejos na Avenida Infante D. Henrique representando o Infante sentado sobre rochedos pensativo e olhando o mar.
Durante muitos anos estes azulejos podiam ser melhor apreciados mas os proprietários da vivenda resolveram aumentar a sua privacidade e mandaram colocar chapas metálicas no portão e na vedação.

"A Marcha dos Golpes" - Os Golpes



Esta marcha antecede o lançamento do disco "Cruz Vermelha Sobre Fundo Branco" no próximo 1 de Maio.

XXV Semana Académica em Viseu

A "XXV Semana Académica de Viseu" irá decorrer de 26 Abril a 1 de Maio.

Clique sobre a imagem para ver o programa ou visite a página da "Federação Académica de Viseu" [ligação].

20090421

Em ano de eleições...



A nossa cidade, em especial o centro, encontra-se transformada num verdadeiro estaleiro. É normal pois sem os estaleiros e os inevitáveis incómodos não se podem executar obras porém nem todas são necessárias e acima de tudo confirma-se a habitual estratégia de avançar com os trabalhos nas vésperas das eleições uma vez que a memória da maioria dos eleitores é curta e ..."com papas e bolos, enganam-se os tolos!".
Apesar de haver quem pense que os votantes não são tolos o que é certo que essa é uma estratégia muito usada por vários partidos e certamente que recompensará no dia do voto.
P.S. - Os novos candeeiros no Rossio parecem-me ideia de "novo rico" sobre a qual pretendo escrever noutra ocasião.

Viseu Futsal 2001 vs Sporting



No próximo dia 26 de Abril, Domingo, pelas 17h00 no Pavilhão do Inatel em Viseu o Viseu Futsal 2001 disputa com o Sporting Clube de Portugal a "Taça Lanxeirão". Saiba mais sobre as actividades do clube [ligação].

"Faz Parte do Meu Show" - Rui Reininho



No primeiro álbum a solo de Rui Reininho, "Companhia das Índias", saído no final do ano passado colaboraram Rodrigo Leão, Paulo Furtado (The Legendary Tigerman), Armando Teixeira, Slimmy, João Pedro Coimbra (Mesa), Alexandre Soares, Margarida Pinto (Coldfinger) e New Max (Expensive Soul). A produção foi de Armando Teixeira.

20090419

"Viriato" de Leonel Abrantes



“Viriato” - Monografia de Leonel Abrantes [ligação], edição e publicação do autor, Edições Estrela, Folgosinho, Maio de 2000, na capa desenho do escultor Lopes Cardoso.
Nascido em Folgosinho [ligação], aldeia do Concelho de Gouveia que por tradição diz ter sido o berço do "general-pastor", o autor desta obra "despretenciosa mas cuidadosamente elaborada e fundamentada" pretende responder a várias perguntas: quem foi Viriato? foi uma personagem verdadeira ou uma invenção? como se notabilizou? terá na verdade merecido as homenagens de várias terras portuguesas e espanholas?

Viriato e os Guerreiros Lusitanos


"AS TÉCNICAS MARCIAIS DOS LUSITANOS

Foi na arte de fazer guerra que os Lusitanos se tornaram famosos.
Os Romanos que desconheciam a estratégia e a táctica de guerrilhas, apelidaram os Lusitanos de "salteadores de estradas, bandidos e ladrões" porque usavam um processo de guerrear diferente do deles, o clássico, de formação cerrada, pesado e de mobilidade lenta, em combates frente a frente, até o mais forte e numeroso vencer o mais fraco.
As guerrilhas utilizadas pelos Lusitanos requeriam uma grande preparação física e muita rapidez e mobilidade dos seus homens mas os Lusitanos, em tempo de paz, faziam exercícios físicos (jogos gímnicos), exercícios com armas (hoplíticos) e a cavalo (hípicos) em que fingiam combates." (...)

Leonel Abrantes in "Viriato", Maio de 2000, fonte Estrabão historiador e geógrafo grego (63/64 a.C. - c.24 a.C.)
O monumento a Viriato erigido em Viseu em 1940, da autoria de Mariano Benlliure (Grau, Valência, 8 de Setembro de 1862/ Madrid, 9 de Novembro de 1947) [ligação], simboliza bem essa maneira de guerrear porque Viriato, sobre um penedo de granito, parece estar só e exibe uma postura de provocador mas a seu lado e nas suas costas escondem-se vários guerreiros Lusitanos. Forçamente teria que ser essa a táctica usada para resistir à formidável força das legiões de Roma e derrotar 5 dos seus generais antes de ser traiçoeiramente apunhalado, enquanto dormia, a mando do inimigo.

“Magnífico Material Inútil” - Os Pontos Negros



Cá vai a habitual página do "Música do MySpace"... [ligação]

20090417

Festival Caminhos Cinema Português



Vai decorrer em Coimbra de 18 a 26 de Abril o XVI "Festival Caminhos do Cinema Português " uma iniciativa do Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra e da Associação Caminhos do Cinema Português - Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra. Nas sessões a realizar no Teatro Académico Gil Vicente serão projectados 65 filmes, longas e curtas-metragens, os melhores da produção nacional do último ano e organizados diversos "workshops". A página oficial do festival [ligação]

20090416

D. Afonso Henriques - 900 Anos



As comemorações dos 900 anos de nascimento em Viseu de D. Afonso Henriques continuam no próximo Sábado em Cavernães, pelas 15h00 na Associação de Solidariedade "As Costureirinhas", com uma palestra em que será orador o Mestre Carlos Moura, Investigador do Centro de Estudos Históricos da Universidade de Lisboa, que abordará o tema "D. Egas Moniz na determinação de D. Afonso Henriques".
Na imagem pormenor da representação de D. Afonso Henriques saudando São Teotónio em painel de azulejos no Claustro da Sé de Viseu. Os azulejos são da oficina coimbrã do oleiro Agostinho de Paiva e foram pintados provavelmente por Manuel da Silva, um pintor de fraca qualidade, entre 1720 ou 1722 e até 1921 estiveram colocados numa das paredes do interior da Catedral.

Marchas dos Santos Populares em Viseu



O regulamento da edição de 2009 do desfile/concurso deste ano exige, como é natural, que as marchas deverão basear-se nas "tradições genuinamente portuguesas, nomeadamente em temas locais, regionais e do âmbito dos Santos Populares" mas contém uma novidade pois sugere aos participantes a abordagem de temas relacionados com as comemorações dos 900 anos do nascimento, ocorrido em Viseu, do futuro Rei D. Afonso Henriques.
As associações e grupos interessados deverão apresentar a prévia candidatura na Direcção de Serviços Culturais da Câmara Municipal de Viseu, de 4 a 15 de Maio de 2009. O desfile terá lugar na Avenida da Europa no dia 20 de Junho com início às 21h00.
Para ler o Regulamento e imprimir a Ficha de inscrição [ligação].

“Start to Move” - Blasted Mechanism




A nova imagem do grupo musical português "Blasted Mechanism" está disponível no vídeoclip "Start to Move", tema do novo disco "Mind at Large".
No vídeo é possível ver os novos fatos da banda, criados de propósito para este álbum e ouvir a voz do filósofo português Agostinho da Silva, falecido em 1994. Gostei da nova imagem que já não me traz à memória os monstros dos "Power Rangers". Visita à página oficial dos "BM" [ligação]

20090414

Eleições à Porta


Ocasionalmente assisti na televisão ao anúncio do nome do cabeça-de-lista para a próximas "Eleições Europeias" e foi sem surpresa que a velha senhora anunciou que o seu "substituto" na Assembleia da República, Paulo Rangel, fora o escolhido [ligação].
Uma vez que não se quis candidatar e portanto não é deputada vai encarregar o seu "substituto" em São Bento da tarefa de continuar, na campanha eleitoral e depois no Parlamento Europeu, a luta contra os "socráticos" socialistas! Um pouco confuso, não é? Ou será que não compreendi o seu curto discurso ...
Derrubar a Dª Manuela não é fácil, já muitos o sabem e aqui fica mais outra demonstração porque neste cartaz que foi parcialmente derrubado pela ventania na Rua das Pedras Alçadas sobrou apenas a imagem que terá sido retocada, recorrendo à tecnologia digital, para poder exibir um forçado sorriso.

“Levanta-te (Stand Up)” - Boss AC



Boss AC vai estar amanhã na FNAC do Palácio do Gelo às 21h30. "Preto no Branco" é o quarto álbum de originais desta figura importante do movimento hip-hop nacional e celebra os 15 anos do seu primeiro registo discográfico. A entrada será gratuita como sempre!

O Festival PANOS no "Viriato"



Esta é a segunda vez que no Teatro Viriato acontece o Festival PANOS (Palcos Novos Palavras Novas) uma iniciativa promovida pela Culturgest [ligação].
Neste projecto que junta o teatro escolar/juvenil com novas dramaturgias, todos os anos há peças novas escritas com o propósito de serem representadas por jovens.
Saiba mais sobre o Teatro Viriato e conheça o programa do Festival PANOS [ligação]

20090413

1º Passeio de Antigos e Clássicos



A Secção de Viseu do "Clube Portugal Telecom" irá realizar nos dias 29 e 30 de Maio de 2009 o seu "1º Passeio Nacional de Automóveis Antigos e Clássicos". O percurso permitirá aos automobilistas conhecer os concelhos de Viseu, Vila Nova de Paiva e Moimenta da Beira. Mais informações e inscrições [ligação].

20090412

Hoje Há Circo!!!



Para além de relembrar que hoje às 21h30 poderá ir assistir ao espectáculo do Circo Império Cardinali, instalado no espaço da feira-semanal, desejo anunciar que esta "mensagem" tem o número 3333! e já agora vou aproveitar para publicar mais um dos meus auto-retratos e agradecer o apoio de todos os meus amigos e visitantes com o tradicional e beirão - Bem-Hajam !

A Nova e a Velha Cava de Viriato

A Cava de Viriato esteve durante as últimas dezenas de anos abandonada e votada ao desprezo como evidenciam os versos do vizinho do Viriato - Adelino Azevedo Pinto (Rijo) que me permito transcrever da sua obra "Retalhos dos Meus Trabalhos" [ligação]. As culpas desta situação eram divididas entre a administração central e local mas em boa hora a câmara com o apoio das verbas do Programa Polis resolveu avançar. As obras de "requalificação" que tiveram o mérito de arranjar condignamente o piso e dotar de novas infra-estruturas os arruamentos do seu interior: Rua do Coval, Rua do Picadeiro, parte da Rua dos Heróis Lusitanos e ainda criaram um novo arruamento entre o início da Rua dos Heróis Lusitanos e a Casa das Águias geraram controvérsias. Destacam-se pela negativa várias inovações como escadarias em granito e uma "passadeira" igualmente de granito que para além de descaracterizarem o monumento tornaram o local perigoso e desconfortável. Apesar das promessas os "buracos" continuam por tapar...[ligação].

"Defesa da Fortaleza"

(...)

Pouco brio, pouco asseio,
Com tojo de metro e meio,
Só lhe faltam javalis!...
Invadida mutilada,
Francamente, está votada
A um desprezo infeliz!
(...)
Ao seu sopé uma feira,
Porca, suja, que mal cheira,
Com bois, vacas e vitelas!
- São reais as queixas minhas -
Sem que nas casas vizinhas
Possam abrir-se as janelas!

(...)

"Supafacial" - Coldfinger


Uma nova vida para a banda portuguesa de Margarida Pinto e Miguel Cardona. São uns "Coldfinger" renovados que se apresentam no álbum "Supafacial". As mudanças podem ser confirmadas neste vídeoclip do tema que dá nome ao seu mais recente trabalho. Para ver e ouvir mais no "MySpace Música" [ligação].

20090410

O Circo na Páscoa



"Chegou o circo, voltou a chuva..." é costume dizer-se em Viseu e mais uma vez bateu certo...
O Circo Império Cardinali está no recinto da feira semanal com espectáculos, até ao próximo Domingo de Páscoa, às 16h00 e 21h3o.

20090409

A Capela da Nossa Senhora da Piedade

As imagens mostram a Capela da Nossa Senhora da Piedade, também conhecida como a Capela do Senhor Morto ou dos Santos Brancos. No início da segunda metade do século XVIII existiam rodeando o claustro erguido na Sé Catedral de Viseu entre 1528 e 1534, graças a Dom Miguel da Silva Bispo de Viseu e mais tarde Cardeal, oito capelas protegidas com grades. Para além desta capela que continua a ter as grades de ferro, somente mais três chegaram aos nossos dias. As outras são a Capela da Senhora da Assunção, de Tércia e do Santo Cristo.
Sobre uma mesa de granito assenta um retábulo talhado em calcário de Ançã que representa uma Pietà. Este retábulo é mais conhecido como o retábulo dos Santos Brancos por nunca ter sido policromado, como era usual na época, foi esculpido nas oficinas de João de Ruão em Coimbra e está datado de 1567. Nele estão representadas seis figuras: a Virgem Maria, Salomé, Madalena, Nicodemo e Jesus Cristo sobre o regaço de sua Mãe numa postura não natural.

"Warrior's Dance" Uncut - The Prodigy


20090407

Aldrabas, Batentes e Portas de Viseu



Batente na porta principal da Sé Catedral de Viseu

(...)" 6 - O primeiro prelado depois da restauração he o Sancto Bispo Odorio, o qual fora eleyto pelo clero de Vizeu, pendente o governo da raynha Dona Tereja; mas como o bispo de Coimbra, Dom Gonçalo, se opposesse a esta eleyção por ser feita sem o seu consentimento, desistio Odorio da dignidade episcopal no ano de mil sento e vinte - 1120 - e fez o termo da desistencia em presença da mesma raynha. Passado algum tempo e reynando já el rey Dom Affonso Henriques, tornou o mesmo Odorio a ser feito bispo de Vizeu no anno de mil sento e quarenta e coatro - 1144 - e continuou nesta mesma dignidade the o anno de mil sento e secenta e seis - 1166 - e teve por sucessor o bispo Dom Gonçalo." (...)
Vizeu de Setembro 29 de 1758.
Nicolão Antonio de Fuigueiredo
Retirado com o devido agradecimento a João Nunes de Oliveira de "Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas - 1. Viseu" [ligação] (...)

Os Tesouros da Sé Catedral de Viseu



O Museu da Catedral de Viseu encontra-se instalado no interior da Sé desde 1942 e guarda um vasto espólio de esculturas, pinturas, paramentos, peças de ourivesaria sacra, diverso mobiliário, livros e outros objectos valiosos ligados ao culto. Desde 1603 guarda uma relíquia de São Teotónio cedida pelos monges de Santa Cruz de Coimbra a pedido do bispo D. João de Bragança. São Teotónio foi confessor e aliado do fundador de Portugal D. Afonso Henriques, Prior da Sé de Viseu e do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Foi um grande aliado do Infante e defensor da causa da independência nacional, em oposição a sua mãe, a rainha D. Teresa. A tese que D. Afonso Henriques nasceu em Viseu está a ganhar cada dia mais apoios entre os especialistas. [ligação].
Voltando ao museu. Na "Sala da Torre do Relógio" pode ser admirada uma custódia Manuelina (séc. XVI ) em prata dourada, um Relicário de Santa Úrsula (séc. XIII?) revestido com prata e os célebres cofres Relicário (séc. XII) de esmalte de Limoges. Na denominada "Sala dos Santos Óleos" os destaques vão para um Cristo bizantino (séc. XII), um relicário do Santo Lenho (séc. XVI), contendo um pedaço da Cruz onde foi sacrificado Jesus Cristo, e vários acessórios para a administração dos "Santos Óleos". Há muito mais mas terá de ser o estimado leitor a descobrir na sua próxima visita.

"Guilty" - Assassins


Um vídeo realizado em parceria Vincent Haycock & Tim Richardson

20090405

O Monumento a Viriato e a Cava


(...) ”O principal objectivo do estacionamento desta legião era poder acudir a qualquer lugar onde houvesse rebelião, pelo que pela sua localização teria de ocorrer num ponto central, estratégico e dotado de um bom diagrama de comunicações. O local mais provável seria a região de Viseu, onde existem os vestígios de um grande acampamento que tem sido considerado romano, mas que hoje se tem quase a certeza que será uma construção árabe, medieval por consequência. Mas dentro deste acampamento, parece verem-se os vestígios de um outro acampamento anterior que seria o acampamento romano.” (...)
Este lugar, pela tradição criada no século XVI, é atribuído a Viriato e por isso é conhecido ainda hoje como “Cava de Viriato”. (...)

João Luís Inês Vaz In "Lusitanos no Tempo de Viriato - Quotidiano e Mitos ", página 143, da 1ª edição com Prefácio de Guilherme d'Oliveira Martins.
O monumento a Viriato erigido frente à Cava em 1940, da autoria de Mariano Benlliure, veio "confirmar" uma tradição que não passa de uma fantasia mas serviu os interesses do regime criado por Salazar.
O grupo de cicloturistas que aproveitou a relva para descansar pertence ao "Clube Desportivo Feirense" [ligação], de Santa Maria da Feira [ligação] uma cidade que muitos não saberão geminada com Viseu.

Os Lusitanos no tempo de Viriato



"Temos (…) todos nós a cabeça pejada de ideias feitas sobre este povo tão misterioso, quanto falado, tão mitológico quanto desconhecido." (…)
(...)"Como era a língua lusitana? como se escrevia? Existia uma escrita para a língua lusitana ou era apenas falada, como se pensa? Porque praticaram os Lusitanos uma guerra tão feroz contra os Romanos? São apenas algumas das questões que nos colocamos, às quais procuramos dar uma resposta (...)
Os Lusitanos e o Viriato que colocamos nas mãos do leitor são os que a Arquelogia, as inscrições sobre pedra e as fontes escritas romanas nos deixaram e não aqueles que a historiografia e arte fantasiosa nos transmitiram." (...)

João Luís Inês Vaz na Introdução de "Lusitanos no Tempo de Viriato - Quotidiano e Mitos", publicado, no final do passado mês de Março, pela editora ÉSQUILO edições e multimédia, lda., em Lisboa [ligação].

"Change (Power is Kindness)" - On a Plain




Hoje temos uma banda da casa que poderá conhecer melhor no "MySpace" [ligação]

20090403

VIA SACRA Cidade de Viseu


No próximo dia 5 de Abril, Domingo de Ramos, às 21h00 haverá uma encenação bíblica da Via Sacra em Viseu. Um trabalho do Pe. João Bezerra será apresentado pelo grupo "Ondas do Campo" da vizinha paróquia do Campo. A encenação que terá 6 actos começará na escadaria da Igreja dos Terceiros e terminará no Adro da Sé. Estarão envolvidas cerca de uma centena de pessoas. Não faltarão archotes, matracas e cavalos. Durante o percurso haverá música para acompanhar os textos e os cânticos. Os quadros a representar serão os seguintes:
1º - Julgamento e condenação de Jesus - escadaria da Igreja dos Terceiros;
2º - Encontro com sua Mãe, com a Verónica e com as mulheres de Jerusalém - Jardim das mães;
3º - Julgamento de Jesus na praça pública – antigo Mercado 2 de Maio;
4º - O cireneu ajuda Jesus a levar a cruz - Praça D. Duarte;
5º - Crucificação e morte de Jesus - Adro da Sé;
6º - Ressurreição de Jesus - Adro da Sé

20090402

O "Funicular" de Viseu

Continuam os trabalhos para a instalação do funicular, um elevador não poluente sobre carris, que passará a ligar o Campo de Viriato onde no Verão se realiza a secular Feira de São Mateus e o Centro Histórico onde se localizam a Igreja da Misericórdia, o Museu Grão Vasco, o Museu de Arte Sacra, o Museu da Misericórdia e a Sé Catedral. Estas imagens foram recolhidas no passado fim-de-semana e os avanços visíveis foram a limpeza do canal de circulação, a colocação de carretos, o estender de dois cabos de aço que servirão o sistema de tracção e a colocação de novos candeeiros na Calçada de Viriato. Com esta inovação, no valor cerca de 6 milhões de euros, a câmara municipal espera facilitar o acesso à zona histórica e levar mais visitantes à "nova" Cava de Viriato. O percurso de cerca de 400 metros terá o preço de 50 cêntimos e cada uma das duas carruagens poderá transportar cerca de 50 passageiros, a maioria deles de pé. Os pequenos autocarros eléctricos passarão a fazer ligação com o elevador e os utentes pagarão um único bilhete. Esta é mais uma obra integrada no Programa Polis para Viseu e deveria ter ficado pronta no mês de Novembro do passado ano.

Veja o vídeo no amigo "Viseu Senhora da Beira" [ligação] uma referência nos blogues de Viseu.

Os Amigos dos Burros



Na Calçada de Viriato na montra da loja e gabinete do meu amigo Celso encontrei este cartaz que não podia deixar de fotografar para divulgar a acção muito meritória da "AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino" uma associação sem fins lucrativos que foi fundada a 9 de Maio de 2001 e tem por objecto social a protecção e promoção do Gado Asinino, em particular a raça autóctone de asininos das Terras de Miranda – Burro de Miranda. Esta associação reúne criadores e admiradores deste gado e contribui para o melhoramento genético e criação de um conjunto de animais de características semelhantes, que actualmente sobrevive no Planalto Mirandês, representando a primeira raça autóctone de asininos de Portugal." (...)

Se nunca passeou de burro deve experimentar é uma sensação única e difícil de descrever. Aqui ficam algumas propostas [ligação].

"A Espera é um Arame" - Peixe : Avião



Para ver e ouvir mais vá ao "MySpace Music" [Ligação]