E que encontrem tudo o que de bom desejam! Não foi o que me aconteceu no dia em que fui aos cogumelos e não encontrei nenhum, dos comestíveis, porque cheguei atrasado...Do mal, o menos pois "apanhei" algumas flores brancas e outras amarelas. Das amarelas fica aqui a amostra.
EDITORIAL
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio
Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.
20071231
Desculpem-me...vou para a festa!
"Amado Mio" - uma versão dos Pink Martini usando algumas cenas do filme "Gilda" de Charles Vidor (1946) com Rita Hayworth e Glenn Ford . Retirada de "Sympathique" o primeiro álbum do grupo editado em 1997.
A página oficial dos "Pink Martini".
20071230
Ponte Pedonal na Ecopista
Está terminada a ponte pedonal na Ecopista no futuro Parque Urbano da Aguieira. Não descortinei a indispensável iluminação mas certamente que não ficou esquecida. Por aqui passou, sem atravessar qualquer ponte, o comboio do Vale do Dão.
Apita o Comboio em Viseu !?
Sim mas em Viseu de Sus, Maramures na Roménia...a linha foi construída entre 1930 e 1933 para o transporte de madeiras das florestas vizinhas e continua activa.
20071228
Fim de Ano no Teatro Viriato
"Ela é Made in Portugal" - Telmo Miranda
Este vídeo tem algo em comum com o anterior e foi encontrado no “Portal Pimba – a voz dos que não a têm..." .
20071226
Tojos em Flor em Dezembro!?
Sim é infelizmente é verdade! Já aqui mostrei as mimosas e agora chegou a vez dos tojos floridos um acontecimento que deveria ser motivo de preocupação. Foi ontem que os vi e fotografei e não estavam sós pois por perto também havia algumas giestas com pequenas flores brancas. Apesar do lugar ser ensolarado e abrigado estas flores estão vários meses adiantadas e deverão dar que pensar. O clima parece estar mesmo a mudar e os alarmistas estão certos.
Veja as fotos dos tojos do passado mês de Abril.
Uma das minhas prendas de Natal
Já aqui mostrei outra edição deste "romancinho infantil" do Mestre Aquilino Ribeiro e agora revelo que enriqueci a minha pequena biblioteca com esta nova edição com as ilustrações de Benjamin Rabier a cores como foi publicada até 1960. A história da "Salta-Pocinhas" - a raposeta matreira, fagueira e lambisqueira foi escrita para Aníbal, filho de Aquilino e foi a sua prenda no Natal de 1924.
Etiquetas:
Aquilino Ribeiro,
Natal,
Sugestões Internet,
Sugestões Livros
O Regresso a Casa do Pai Natal
20071224
Não Esquecer o Verdadeiro Natal
Natividade - azulejos no Alto de Abraveses
(...) "Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto, para ser recenseada toda a terra. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirínio governador da Síria. E iam todos recensear-se, cada qual à sua própria cidade. Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa de David, a fim de recensear-se com Maria, sua mulher, que se encontrava grávida. E quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver para eles lugar na hospedaria."(...)
Bíblia Sagrada . Lc. 2, 1-14
Edição de 1968 de Difusora Bíblica (Missionários Capuchinhos)
"Sonho de Uma Noite de Natal"
Cravelho com puxador perto do Colégio anexo ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, Quintela da Lapa, Sernancelhe local onde Aquilino Ribeiro fez a instrução primária
(...)"Não tinham consoado mais que um prato de papas de milho e pão de rala, tão extrema era a sua pobreza. A mãe dava a jorna, é certo, mas nem sempre havia trabalho na terra onde cada um tirava do seu suor o pão quotidiano. Uma vez na vida, em horas de grande aperto, lá a vinham rogar para sachas e ceifas. E era com esse salário de fome, a bola cozida a troco de molho de lenha para o forno, ou malga de castanhas das comadres esmoleres que acalentava os dias. A pequena, quer chovesse quer nevasse, pascia pelos montes maninhos seis cabeças de gado que não davam lã bastante para os meiotes e a capucha de Inverno, tão rigoroso na sua serra que nem os próprios cães se arriscavavam pelo sereno a vir ladrar à lua com medo de arreganhar." (...)
Aquilino Ribeiro In "Sonho do Centro de Estudos Aquilino Ribeiro (CEAR), Viseu 2004de Uma Noite de Natal", Edição
A Queima do Cepo - Santo Estevão?
Depois da Consoada e da Missa do Galo queimava-se o cepo. A tradição continuará viva para os nossos vizinhos de Santo Estevão que apesar da povoação se ter tornado um dormitório vão queimar não um mas vários cepos? Esta tradição que recorda usos milenares muito anteriores ao cristianismo estava muito enraizada na Beira. Em Santo Estevão, Abraveses continuará a cumprir-se? Em algumas aldeias do interior ainda continua bem viva.
A queima do cepo nas terras de Sernancelhe.
20071223
A Árvore de Natal da ViseuPolis
Encontrei-a ontem e hoje voltei para a fotografar e apresentar aos meus visitantes e amigos. Não foi fácil devido à realização da feira semanal que foi antecipada para hoje por terça-feira ser Natal e foi um "feirão".
Depois destas explicações vou revelar que a árvore está na Avenida de Salamanca, no Coval na vedação do estaleiro das obras de requalificação da Cava de Viriato e para a ver são necessárias duas condições: que o sol brilhe e passar na hora adequada já que se trata e uma árvore "virtual"!
A página da sociedade ViseuPolis é interessante mas é pena que não prime pela actualização.
A Minha Árvore de Natal!
Esta está um pouco mais acima da anterior não tem luzes, fitas coloridas, as estrelas vê-as no céu e não é minha. Vi-a crescer e ficar cada vez mais forte e bonita. Penso que terá os dias contados como já sucedeu à sua vizinha nespereira a quem a moto-serra tirou a vida. Felizmente foi por uma boa causa.
"Flores do dia e perfume da noite"
Estas mimosas a florir foram fotografadas na Cava de Viriato mas também podem ser vistas vistas na Avenida de Salamanca e não são bom sinal. Porque mimosas a florir em Dezembro não eram um acontecimento normal para o nosso clima. Como o vento soprava forte não foi possível obter uma foto melhor, as minhas desculpas.
Etiquetas:
Avenida de Salamanca,
Cava de Viriato,
Flores,
Inverno,
Mimosas
20071222
A História do Presépio
(...)"No ano de 1223, no lugar da tradicional celebração do Natal na igreja, São Francisco, tentando reviver a ocasião do nascimento do Menino Jesus, festejou a véspera do Natal com os seus irmãos e cidadãos de Assis na floresta de Greccio. São Francisco começou então a divulgar a idéia de criar figuras em barro que representassem o ambiente do nascimento de Jesus.
De lá pra cá, não há dúvidas que a tradição do presépio natalino se difundiu pelo mundo criando uma ligação com a festa do Natal. Já no século XVIII, a recriação da cena do nascimento de Jesus estava completamente inserida nas tradições de Nápoles e da Península Ibérica." (...)
De lá pra cá, não há dúvidas que a tradição do presépio natalino se difundiu pelo mundo criando uma ligação com a festa do Natal. Já no século XVIII, a recriação da cena do nascimento de Jesus estava completamente inserida nas tradições de Nápoles e da Península Ibérica." (...)
Já pedi várias vezes...!
O Mamarracho entrevisto na Rua Cândido dos Reis
Uma das minhas prendas de Natal preferidas seria saber que o mamarracho iria brevemente ser demolido!
20071221
Azulejos de Viseu
A Represa da Ponte de Pau
Para ir nadar na Ponte de Pau vindo da cidade passava-se junto da "Casa das Águias" e seguia-se pela Estrada de Santiago. Há alguns dias estavam assim as ruínas da Ponte de Pau, o velho carvalho já estava morto e cortado aos pedaços para lenha.
Saiba mais sobre a Ponte de Pau um lugar de boas e refrescantes recordações para muitos viseenses mais velhos.
20071219
O Natal nas Ruas de Viseu # 4
As iluminações natalícias na Rua Formosa e Mercado 2 de Maio/Clique no altifalante para ouvir "Deck The Halls" pela Jazzanda
O Natal Todos os Dias
O Pai Natal e menino Jesus imagem pouco vulgar
(...) As raízes da história do Pai Natal remontam ao folclore europeu e influenciaram as celebrações do Natal por todo o mundo.A figura do Pai Natal baseia-se em S. Nicolau, padroeiro da Rússia, da Grécia, dos marinheiros e das crianças. A única coisa que se sabe com certeza sobre a vida de S. Nicolau é que este foi bispo de Mira na Lícia, que se situa no sudoeste da Ásia Menor, no século IV d.C.
Antes de estar relacionado com as tradições e lendas de Natal, S. Nicolau era conhecido por salvar marinheiros das tempestades, defender crianças e por oferecer generosos presentes aos mais pobres. Pode-se duvidar da autenticidade de muitas das histórias relacionadas com S. Nicolau, mas mesmo assim a lenda espalhou-se por toda a Europa e a sua figura ficou associada a um distribuidor de presentes." (...)
Antes de estar relacionado com as tradições e lendas de Natal, S. Nicolau era conhecido por salvar marinheiros das tempestades, defender crianças e por oferecer generosos presentes aos mais pobres. Pode-se duvidar da autenticidade de muitas das histórias relacionadas com S. Nicolau, mas mesmo assim a lenda espalhou-se por toda a Europa e a sua figura ficou associada a um distribuidor de presentes." (...)
Para saber mais visite a página "Natal todos os dias"
Uma das rachas do Multiusos
Mais um auto-retrato desta vez na ex-Rua Padre Costa em frente de uma das várias rachas do Pavilhão Multiusos.
Esta situação não é nova...confirme aqui e aqui que já esteve "escondida". Construir uma parede exterior em "pladur" (gesso) não terá sido certamente a escolha mais adequada.
20071218
Vozes por uma Causa
20071217
O Natal
(...) "É no século IV, por volta de 340, após três séculos de perseguições, que as festas cristãs vão poder desenvolver-se em locais exteriores. Por esta altura, com a festa litúrgica do Natal, aparecem as representações do presépio, com a vaca e o burro, os pastores, a estrela e os magos. O primeiro sermão do Natal que se conserva é um sermão de Optato de Milevo, um bispo do Norte de África, datado de 368. " (...)
Continue a ler e saiba muito mais sobre o Natal .
Grafittis de Viseu
A parede branca, monótona e igual a tantas outras ficou bem mais interessante...e já esteve assim e assim.
Para os interessados fica a sugestão visitem- "Bombing Science"!
Arte & ilusões
John Pugh especializou-se na pintura de enormes murais que criam ilusões. Alguns dos seus murais públicos, residenciais e até encomendas institucionais poderão ser vistos na página "The Monumental Mural Art of John Pugh " que também permite ver diversos vídeos sobre esta arte.
“Diabo À Solta" - Amarguinhas
Vídeo realizado em 1996 por José Pinheiro. Ver outros vídeos do mesmo autor.
20071216
O Natal nas Ruas de Viseu # 2
Iluminações de Natal no Rossio e Rua da Paz / "Last Christmas" por Asheley Tisdale clique no altifalante!
Actividades no Natal!
A Companhia Paulo Ribeiro tem preparadas para as crianças diversas actividades: teatro, expressão plástica, jogos, visitas, filmes e festas. A iniciativa terá lugar no espaço "Lugar Presente" na Rua Cândido dos Reis".
Visite o blogue "Lugar Presente" recheado de vídeos.
Plátanos "comedores" de ...
Cabos eléctricos...como se mostra é na Cava de Viriato que poderão ser vistos os plátanos que "engoliram" cabos eléctricos!
Continuam os trabalhos de limpeza na Cava que está a começar a apresentar um melhor aspecto. Dentro de poucos dias a lixeira vergonhosa do Lago da Cava irá desaparecer. Finalmente!!!
20071214
1º Centenário de Beatriz Costa
Beatriz Costa e Vasco Santana - "A Canção de Lisboa" - 1933
"Beatriz da Conceição nasceu a 14 de Dezembro de 1907 no lugar da Charneca do Milharado, no Casal Barreiro, concelho de Mafra e baptizada no Orago de S. Miguel.
Filha primogénita de pais portugueses vai aos 4 anos de idade com a mãe para Lisboa, que viria a trabalhar em casa de José Malhoa.
Após segunda união matrimonial da mãe com um oficial inferior que pertencia ao quinze de Tomar, a família de Beatriz muda-se para esta localidade e aí permanece durante 6 anos, tempo em que acompanha o padrasto nas suas funções de carreira de tiro, perto do prado, e tem as sua primeiras surpresas do cinema." (...)
Filha primogénita de pais portugueses vai aos 4 anos de idade com a mãe para Lisboa, que viria a trabalhar em casa de José Malhoa.
Após segunda união matrimonial da mãe com um oficial inferior que pertencia ao quinze de Tomar, a família de Beatriz muda-se para esta localidade e aí permanece durante 6 anos, tempo em que acompanha o padrasto nas suas funções de carreira de tiro, perto do prado, e tem as sua primeiras surpresas do cinema." (...)
Continue a ler em "Mulheres Portuguesas do Século 20" e veja o vídeo sobre a exposição dedicada à eterna menina da franja, a saloia que a sabia toda...
O Burrito está de Volta!
Os irmãos Mora Arriaga cantam "Burrito Sabanero". Visite a página destes "mariachis".
20071213
Viseu Infantil 07
"O Viseu Infantil 2007 tem por objectivo criar o 1º evento em Viseu, de produtos exclusivos para o público infantil. Brinquedos, artigos de desporto, jogos didácticos, produtos para bebés, livros infantis, vestuário infantil e grávidas, artigos de festa, decorações de Natal, e tudo que envolva o público infantil. Esta iniciativa visa dinamizar e incentivar as vendas do comércio local, bem como da região, por ocasião do Natal, concentrando num só local os maiores lojistas de artigos infantis.
Um dos principais objectivos do evento é a solidariedade. Uma acção social com intuito de arrecadar brinquedos, roupas, alimentos não perecíveis e dinheiro para doar à Confraria de Santo António e ao Lar de Stª. Teresinha, apoiando desta forma crianças e jovens carenciados. A animação do evento estará repleta de surpresas. Música, Teatro, Animação de rua, etc." (...)
Saiba mais em "Viseu Infantil 07"
Subscrever:
Mensagens (Atom)