EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20070413

Tojos Floridos!



VILANCETE

Zagala, os teus olhos,

Picam, e não são tojos!

Nos bois o aguilhão

Não faz tanto dano

Como um seu engano

No meu coração.

Num jeito que dão,

Zagala, os teus olhos,

Picam mais que tojos!

*

Nem naquele ensejo,

Quando mosca o gado,

Fica tão picado

Como eu quando os vejo;

Este meu desejo,

Zagala, e teus olhos,

Picam, e não são tojos!

*

Se, de mim zombando,

Sorrindo-te os mudas,

Com pontas agudas

Me estão traspassando;

Mais picado ando

De ver os teus olhos

Que de arrancar tojos!

*

Setas no ferir

São suas pestanas

Que eu temo, e me enganas

Em vendo-as bulir;

Mas não sei fugir

Piques dos teus olhos,

Que são mais que tojos!

Francisco Rodrigues Lobo (1579-1621)

[Projecto Vercial - Ligação]