EDITORIAL
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio
Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.
20180629
Grafitti de Viseu
GIF via GIPHY
Street Art em Viseu - Stencil de "AGU"
Etiquetas:
Arte urbana,
Grafitti,
Stencils,
Street Art
Local:
Viseu, Portugal
Crime da Poça das Feiticeiras
"Noite de Sangue e de Mistério... O Crime da Poças das Feiticeiras" de Gilberto de Carvalho, Edição do autor, Tipografia Popular, Viseu, 1931
O autor ofereceu esta obra "a mais completa e exacta reportagem do crime (...) contendo curiosos documentos fotográficos" ao " Ex. mo Grupo Claudivinista, do Porto, que a subsidiou em parte e dela destina o produto à defeza dos condenados, Claudino Lopes Ribeiro, D. Silvina Trindade Ribeiro e Albina Correia".
No antigo caminho que de Viseu, pela Via-Sacra e São Caetano, conduzia a Ranhados que na madrugada de 17 de Julho de 1925, apareceu um homem morto dentro duma poça. A macabra descoberto foi feita, um pouco antes de baterem as cinco horas, por dois polícias que se iam apresentar ao serviço, na esquadra de Viseu. Depois de acordada e em alvoroço a gente das quintas mais próximas, dois rapazes foram bater à porta da casa da Quinta de São Caetano. A Claudino Lopes Ribeiro, genro do proprietário João Alves Trindade, que se chegou a uma janela perguntaram pelo sogro. Depois de verificar que não se encontrava na cama foram a correr à poça e confirmaram ser o corpo do Trindade que estava caído na água. Chamadas as autoridades e feita a autópsia verificou-se que fora assassinado e só depois arremessado para a presa.
Por suspeita da autoria do crime foram presos e condenados, no Tribunal de Viseu em 12 de Novembro de 1927, com pesadas penas de prisão e degredo: o genro Claudino, a filha Silvina Trindade Ribeiro e ainda uma criada Albina Correia, numa pena mais ligeira por encobrimento. João Trindade preparava-se para despejar o genro e a filha da casa mas os réus sempre negaram a autoria dos crimes. Sentindo-se injustiçados lutaram durante anos nos tribunais, apresentando recursos e apelos que não foram atendidos, atribuindo o seu infortúnio à disputa pela herança do morto, um detestado "africanista" que enriqueceu em São Tomé, pessoa de mau carácter, muito dado à bebida e outros vícios.
Estes acontecimentos serviram de inspiração ao romance - “Eugénia e Silvina” de Agustina Bessa-Luís, 1989
Etiquetas:
Gilberto de Carvalho,
Sugestões Livros
Local:
Viseu, Portugal
20180627
Lil Yachty - "BOOM!"
"BOOM!" vídeo de Glassface para tema do álbum "Lil Boat 2" do rapper norte-americano Lil Yachty, com Ugly God
20180626
Já Cheira a Feira...
A apresentação da "Feira Anual de Viseu" ("Feira de São Mateus") está marcada para amanhã, pelas 21h30, junto ao "Museu da Electricidade". As imagens permitem confirmar que os serviços municipalizados já deram início aos trabalhos de limpeza do "Espelho de Água" e que a montagem da grande inovação deste ano, os 4 novos restaurantes, depois de várias semanas de preparativos, também já começou. Aliás este ano os trabalhos começaram com cerca de 1 mês de antecedência, relativamente às edições anteriores. Para a edição deste ano a fasquia foi colocada mais alta e a organização ambiciona conseguir 1.500.000 entradas.
20180625
20180624
20180622
"Street Art" - Cavalhadas Vildemoinhos
Etiquetas:
Arte urbana,
Balsa,
Rua Bombeiros Voluntários,
Street Art
Local:
Viseu, Portugal
"Aquilino Ribeiro" - Gilberto de Carvalho
-“Perdôo tudo (!) Até mesmo que me roubem (!!) só não perdôo a um homem preso que não se esforce por fugir!”.
Aquilino Ribeiro
“(…) António Maria Monteiro achava Aquilino grande, também fisicamente grande, para poder passar despercebido, mesmo vestido de mulher. E o outro comparsa o mais pequenito, era de opinião que o nosso Aquilino Ribeiro deveria sair misturado num grande grupo de amigos visitantes.
Por fim, o Sapateiro falou da tal porta da loja sob o sobrado do quarto dos presos. E foi a descoberta do caminho terrestre das índias libertadoras. (…)
Dos que entraram na aventura maravilhosa só o tal “janistroques” do jornalismo ainda está vivo, Arnaldo Malho – cujas mãos de forjador faziam gemer e seduziam o ferro que depois de espirrar, de cantar, de chorar e de rir passava do rubro ao jeito e à forma de folhas e de pétalas e floria como que encantado de ser vencido pelo artista! – Arnaldo Malho fez a chave para abrir a portasita, que dos baixos da prisão dava para o lameiro, a noroeste.(…)
O “Ai-ó-linda” não haveria de servir apenas no Éden lisboeta, de negregada memória, para abafar queixumes. Foi usado, naquela tarde bonita de fim de verão, para não ser ouvido o réque-réque-réque do serrote a cortar o sobrado na largura de um homem. Por sinal, até passaram dois pelo buraco, safando-se para a liberdade! (…)
Cá fora, sobre o muro, tendo debaixo de olhos quanto fosse de perscrutar até à estrada nacional Viseu - Sátão, estava quem lhe garantia a segurança. E de aí em diante – ala! Que se faz tarde!” (…)
Gilberto de Carvalho In “Aquilino Ribeiro (Pequenas coisas num grande homem)”- Texto de Conferência proferida na Casa da Beira Alta, no Porto, em 1968
Gilberto de Carvalho nasceu e faleceu em Viseu (n. 30/10/1904 e f. 08/09/1973). Foi Aprendiz de Serralheiro, Ferroviário, Tipógrafo, Agente de Seguros e Jornalista - actividade que prossegui até à hora da morte. A crónica do incêndio que destruiu a Casa de Saúde de São Mateus, junto ao Campo de Viriato, tem a sua assinatura, embora estivesse prostrado no leito, gravemente doente e não a tivesse escrito.
Amigo muito próximo de Aquilino esteve envolvido na sua fuga do Presídio Militar do Fontelo, actual Solar Vinho do Dão, onde o escritor se encontrava detido por estar metido num golpe que visava derrubar a ditadura militar, envolvendo civis e militares de Caçadores 10, de Pinhel, que pretendiam dirigir-se a Lisboa de comboio, no dia 21 de Julho de 1928.
Etiquetas:
Aquilino Ribeiro,
Fontelo,
Solar Vinho Dão
Local:
Viseu, Portugal
Unknown Mortal Orchestra - "Hunnybee"
"Hunnybee" vídeo de Greg Sharp para o novo álbum "Sex & Food" da banda norte-americana (Portland, Oregon) Unknown Mortal Orchestra
20180620
Aldrabas, Batentes e Portas
Batente da casa da Rua Augusto Hilário nº 14 (antiga Rua Nova) onde, em Janeiro de 1864, nasceu Augusto Hilário que se viria a notabilizar como fadista em Coimbra. Faleceu na mesma casa em 3 de Abril de 1896.
Etiquetas:
Batentes,
Centro Histórico,
Rua Augusto Hilário,
Rua Nova
Local:
Viseu, Portugal
Augusto Hilário - A alma do fado coimbrão
"Augusto Hilário - A alma do fado coimbrão", Edição da Câmara Municipal de Viseu, com a colaboração da Associação "AMIGOS DA BEIRA", Capa de Pedro Albuquerque, Texto Dr. João Inês Vaz e Júlio Cruz, Viseu, Janeiro de 1989
Etiquetas:
Centro Histórico,
Rua Augusto Hilário
Local:
Viseu, Portugal
Shawn Mendes - Apoio a Portugal
Uma nova versão do grande êxito do artista canadiano e lusodescendente Shawn Mendes - "In My My Blood", para apoiar a equipa portuguesa durante o Campeonato Mundial de Futebol 2018, a decorrer na Rússia. O cantor canta pela primeira vez em português - "Eu vou acreditar! Que vamos conseguir, que vamos conquistar. Nós somos Portugal. Uma só voz e um coração!”
20180618
As Cavalhadas de Vildemoinhos
GIF via GIPHY
"Cavalhadas de Vildemoinhos - 336 Anos de Tradição" - Cartaz com o programa das festas das "Cavalhadas de Vildemoinhos de 2018" a realizar nos dias 22, 23, 24 e 25 de Junho.
"Cavalhadas de Vildemoinhos - 336 Anos de Tradição" - Cartaz com o programa das festas das "Cavalhadas de Vildemoinhos de 2018" a realizar nos dias 22, 23, 24 e 25 de Junho.
A origem das Cavalhadas de Vildemoinhos
(...) "Tendo nos começos de Junho de 1652 faltado a água para mover os moinhos, os moleiros queixaram-se de que os agricultores confinantes com o Pavia lhe roubavam a água, alegando estes que lhe era necessária para as regas. Como as autoridades - parece que inclinadas a dar razão aos moleiros - não resolviam o conflito, na madrugada de 24 de Junho, (…) de S. João, a pretexto de festejarem o Santo, os moleiros reuniram-se no Rossio de Maçorim e, com outras pessoas de Viseu, dirigiram-se à capela de S. João da Carreira, donde, depois de rezarem ao mesmo santo, regressaram à beira rio, destruindo açudes e represas, chegando a Vildemoinhos já o sol ia alto, abundando nesse dia a água para mover os moinhos parece que até com satisfação das autoridades." (...)
Dr. José Coelho in "Memórias de Viseu"
Etiquetas:
Cavalhadas Vildemoinhos,
Festivais
Local:
3510 Viseu, Portugal
Santa Casa Misericórdia de Viseu
GIF via GIPHY
Armas da Santa Casa da Misericórdia de Viseu (1842) na bandeira do portão do antigo Hospital de São Teotónio, actualmente remodelado para servir como pousada
20180617
Viseu 2001 - Futebol Feminino
O Valadares Gaia FC venceu esta tarde no Estádio do Fontelo, por 1-3 (1-1 ao intervalo) o jogo relativo à Primeira mão da Final da Taça de Promoção de Futebol Feminino. O segundo jogo irá disputar-se no próximo Domingo no Complexo Desportivo de Valadares. O resultado foi justo porque as viseenses desperdiçaram várias oportunidades e as visitantes mais fortes, acabaram por vencer o jogo perto do final da segunda parte, com a arbitragem a permitir jogo, algumas vezes duro às visitantes e a "esquecer-se" de mostrar cartões.
GIF via GIPHY
No intervalo do jogo Viseu 2001 com o Valadares Gaia FC foi apresentada aos viseenses a Taça Nacional de Futebol Feminino Juvenil que ontem, no Estádio Municipal de Oeiras, o "Viseu" conquistou ao bater o Casa Pia AC por 2-1. [Saber +]
Etiquetas:
Desporto,
Estádio Fontelo,
Futebol,
Viseu 2001
Local:
Viseu, Portugal
20180615
Taça de Promoção Futebol Feminino
GIF via GIPHY
A primeira mão da Final da Taça de Promoção de Futebol Feminino irá disputar-se no Estádio do Fontelo no próximo Domingo, dia 17 de Junho, pelas 16h00, entre o Viseu 2001 e o Valadares Gaia FC (Associação de Futebol do Porto). A Entrada é Livre e a segunda mão irá disputar-se, no mesmo horário, no dia 24 de Junho (Domingo) no Complexo Desportivo de Valadares.
Etiquetas:
Desporto,
Estádio Fontelo,
Futebol,
Viseu 2001
Local:
Viseu, Portugal
"Street Art" de Tom Bob
Tom não se limita a “melhorar” Nova Iorque, ou outras cidades dos EUA mas, como poderá confirmar, tem viajado e espalhado a sua “magia” por outros lugares e continentes.
Fonte: “Bored Panda”
Twin Shadow - "Saturdays"
"Saturdays" vídeo de Twin Shadow & Aaron Hymes para o álbum "Caer" do norte-americano (Los Angeles) Twin Shadow, com HAIM
20180613
" O Que São Pútegas?"
GIF via GIPHY
" E, ó amigos, vocês sabem o que são mostajos, o que são pútegas, e o que é um bom nabo pelo rabo dentro?"
Aquilino Ribeiro, "Um Escritor Confessa-se", Lisboa, Livraria Bertrand, 1974, p. 55
Pútegas ou coalhadas são os nomes vulgares da herbácea de folhas escamiformes e sem clorofila - "Cytinus hypocistis" que parasita as raízes das estevinhas, nativas da Europa são comuns em Portugal. São comestíveis e eram muito apreciadas [Saber +]
Urbanature - "Plug and Pay"
"Plug and Pay" vídeo realizado pela banda do Porto Urbanature para ser o primeiro "single" do segundo álbum "Flow", a editar no próximo dia 29
20180611
Gengahr - “I’ll Be Waiting”
“I’ll Be Waiting” vídeo de Jamie Whitby para tema do novo álbum, "Where Wildness Grows", de Gengahr, banda de Londres
20180608
"Street Art" em Abraveses
GIF via GIPHY
"#ARRAIAL" - "Street Art" em Abraveses encomenda executada por "GODMESS" em parede localizada junto ao novo parque infantil/máquinas ginástica, na envolvente do novo arranjo Urbanístico do Largo do Arraial e Envolvente. Trabalho executado no âmbito do "IV Festival de Street Art - Tons de Primavera".
"No ano em que Viseu se assume 'Cidade Europeia do Folclore', a arte pública vai partir à descoberta da memória popular e da etnografia.(...)"
Viseu Cidade Europeia do Folclore
Em 2018, Viseu é “Cidade Europeia do Folclore”. Em 2018, somos #viseufolk!
A proclamação deste “selo” e “assinatura promocional” decorre de um facto capital: em 2018, Viseu acolherá o maior, mais relevante e mais histórico dos eventos europeus de etnografia e folclore: o festival EUROPEADE. O evento terá lugar entre os dias 25 e 29 de julho e espera mais de 5 mil participantes de mais de duas centenas de grupos provenientes das principais regiões europeias.
Câmara Municipal de Viseu
20180606
"Street Art" e o Vinho em Viseu
GIF via GIPHY
Intervenção (pormenor) de Juliana Ferreira e Carlos Sousa, no âmbito do "IV Festival de Street Art - Tons de Primavera", realizada em duas paredes do Skate Park do Fontelo. O atelier Centropontoarte, de Juliana Ferreira e Carlos Sousa, ilustraram a pisa da uva, usando a serigrafia, acompanhada da frase “E sendo dos pés, o suor do sumo do néctar". O festival é o primeiro evento do calendário vínico anual, promovido pela edilidade viseense.
Etiquetas:
Estádio Fontelo,
Rua Anacleto Pinto,
Skate Park,
Street Art,
Vinho do Dão
Local:
Viseu, Portugal
Ruas - "Sóbrio"
"Sóbrio" vídeo, letra e música de Ruas, com guitarras de Tiago Fruntxelli, para ser o 2º avanço do seu EP "Ciclo Infinito", a sair em breve. "Embalado por ritmos frenéticos e hipnóticos, Ruas, transporta-nos por uma paisagem caótica, onde as palavras nos guiam e a vida desfila à velocidade do som."
20180604
Indian Trap - "Look Like Monayyy"
"Look Like Monayyy" vídeo para tema do álbum homoónimo de Indian Trap, com a "rapper" indiana Kreszenzia.
"Street Art" em Viseu
"Street Art" em Viseu - grafitti de "SUIER" e "YOUTHONE" no "Skate Park"
Esta arte é efémera ver trabalho anterior dedicado a Marielle Franco
Esta arte é efémera ver trabalho anterior dedicado a Marielle Franco
Feira Medieval de Lamego
Em memória de D. Afonso Henriques e das lendárias Cortes de Lamego, a Feira Medieval de Lamego volta a “assentar arraiais” na zona envolvente do Bairro do Castelo. Este evento regressa às ruas e ruelas da zona alta da cidade, num ambiente efervescente e repleto de animação, onde dezenas de artesãos, mercadores, artífices e místicos serão responsáveis pela recriação do comércio e das artes e dos ofícios medievais. Nesta viagem ao passado, o público poderá vivenciar vários episódios de época, enquadrados na moldura de um mercado. Não faltarão, por isso, mercadores e artesãos que vão desenvolver atividades de comércio, “bailias e folguedos com músicos”, para além de “jogos de destreza e perícia”. Para quem pretender retemperar forças durante a folia haverá “cousas de comer e beber e outras para folgar”.
Ao longo de três dias e três noites, de 8 a 10 de junho, a nobreza, os mestres de ofício e os servos da gleba vão fazer a recriação histórica dos tempos de D. Afonso Henriques. Através da realização deste evento, a Câmara Municipal de Lamego quer aumentar a atratividade para os turistas do bairro do Castelo e dinamizar a atividade económica do comércio tradicional. A entrada é gratuita.
Câmara Municipal de Lamego
20180603
Novo "Relvado" da Quinta da Cruz
GIF via GIPHY
É uma vergonha o que se está a passar com as obras de remodelação do Campo de Futebol da Quinta da Cruz que previam a vedação, a construção de túnel de acesso aos balneários e a colocação de um piso em relva artificial. A obra, no valor de 183.610,39 Euros + IVA, foi contratualizada no dia 8 de Junho de 2017 e tinha um prazo de execução de 90 dias mas passado cerca de 1 ano ainda falta terminar a regularização e preparação do campo de jogos e completar os trabalhos de vedação. Deverá ter acontecido um grande imbróglio porque a obra apresenta um aparente estado de "abandono", tendo sido retirada maquinaria da obra e do estaleiro e "desaparecido" vários tapetes de relva sintética...
Vamos fazer votos para que os problemas sejam rapidamente ultrapassados e que lá para Setembro as obras fiquem concluídas para que a estrutura possa ser utilizada, já na próxima época pelos jovens da formação do Lusitano de Vildemoinhos.
Vamos fazer votos para que os problemas sejam rapidamente ultrapassados e que lá para Setembro as obras fiquem concluídas para que a estrutura possa ser utilizada, já na próxima época pelos jovens da formação do Lusitano de Vildemoinhos.
Viseu 2001 vs A D de Poiares, 5-0
A equipa senior de Futebol Feminino do Viseu 2001 recebeu esta tarde no "Campo 1º de Maio" e venceu por 5-0, com 3-0 ao intervalo, a Associação Desportiva de Poiares (Associação de Futebol de Coimbra) em jogo a contar par a Taça de Promoção, 2ª Fase, 2ª Elimintatória. As viseenses evidenciaram logo a partir do primeiro golo, obtido aos 10', a sua maior categoria e venceram o jogo com naturalidade, com uma "goleada". Graças ao habitual acerto da jovem guarda-redes do "Viseu" Irís Silva, não foi possível às visitantes obter o "golo de honra" que tanto procuraram.
20180602
Serviço do Funicular Encerrado
"Na próxima semana, entre os dias 4 e 8 de junho, o serviço de Funicular estará encerrado. Em causa está a necessidade de manutenção da estação superior, na Calçada de Viriato. Agradecemos a compreensão de todos e lamentamos o incómodo."
Município de Viseu
20180601
"Street Art" em Viseu
Pintura mural, ainda em fase de execução, de "THIRD" (Nuno Palhas) encomendada no âmbito do "IV Festival de Street Art - Tons de Primavera". Localização: parede de bloco apartamentos na Rua dos Bombeiros Volntários (Balsa), próximo de intervenções anteriores (2015 e 2016).
GIF via GIPHY
"THIRD" (Nuno Palhas) 2018 e "Balsa City", de "Aka Corleone" (Pedro Campiche) 2015 e "Kruella D’Enfer" (Ângela Ferreira) 2016
Etiquetas:
Balsa,
Rua Bombeiros Voluntários,
Street Art
Local:
Viseu, Portugal
Subscrever:
Mensagens (Atom)