Espelho de fechadura em portão de ferro
EDITORIAL
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio
Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.
20161130
José Camilo – “Sangram os Dias”
“Sangram os Dias” vídeo de Filipa Aires para "Obra Camiliana", o segundo longa duração de José Camilo.
"Street Art" - Rua Formosa
Mestre Aquilino Ribeiro também merece um copinho de licorzinho ("Street art" - intervenção anónima). Pormenor da estátua de Aquilino Ribeiro na Rua Formosa, Viseu - Yuraldi Rodríguez Puentes (2013)
Etiquetas:
Aquilino Ribeiro,
Praça 2 de Maio,
Rua Formosa
Local:
Viseu, Portugal
20161129
As "Boas Festas" no Alto de Abraveses
Os motivos decorativos utilizados nas portas da feira anual de 2014, voltam mais uma vez, depois de alguns acrescentos, a servir como decoração nas festividades do Natal e Ano Novo! Neste caso o conjunto monumental formado pela Sé Catedral de Viseu e o pelo Museu Grão, foi de novo instalado no Alto de Abraveses, de modo a saudar quem chega à urbe que futuramente virá a ser a "Melhor cidade para viver". Uns minutos antes de ter recolhido estas imagens, reparei que os técnicos que procederam a instalação da iluminação decorativa, estavam a fotografar o trabalho e a preparar-se para partir.
Dom Rubirosa – “Caçador de Sonhos”
“Caçador de Sonhos” o mais recente vídeo de Dom Rubirosa, com Philly Gonzalez, para a Mixtape SerHumano Vol. 2.
20161128
Publicidade Gratuita
Hoje um amigo mostrou-me o nº 6 da "Viseu Revista Municipal", referente ao mês de Outubro que terá acabado de ser editado e em breve deverá chegar às caixas de correio de várias dezenas de milhares de munícipes. A tiragem é a habitual 45.000 exemplares, impressos numa empresa do Porto, a periodicidade da revista é trimestral mas não foi publicada a edição referente aos meses do terceiro trimestre (Julho, Agosto e Setembro), talvez por o "Núcleo de Imagem e Comunicação, da Câmara Municipal de Viseu", ter estado assoberbado de trabalho para organizar a feira anual e conseguir obter o tão almejado objectivo de "1 Milhão de Visitantes"? Foi pena não ter sido identificado o visitante "1 Milhão", talvez no próximo ano a sofisticação da bilhética, já permita contactar o visitante, para que possa receber das mão do gestor da "Viseu Marca", uma lembrança de formato octogonal com a marca alcançada, meia-dúzia de Farturas à Moda de Lisboa, a mesma quantidade de Viriatos, uma espetada de Enguias e uma garrafita de tintol. Suponho que depois o contador terá avariado porque o número exacto de "visitantes", não foi divulgado?
Não me vou alargar sobre o conteúdo da publicação porque é o que vem sendo habitual, maioritariamente, propaganda devidamente embrulhada para parecer informação.
P,S. : A página oficial da "Viseu Marca" (associação de city marketing de Viseu", abre com uma fotografia da iluminação festiva de 2015.
P,S. : A página oficial da "Viseu Marca" (associação de city marketing de Viseu", abre com uma fotografia da iluminação festiva de 2015.
SUNFLOWERS – “Post Breakup Stoner”
“Post Breakup Stoner” vídeo gravado com um telemóvel em apenas duas horas, para tema de apresentação do álbum de estreia, "The Intergalactic Guide to Find the Red Cowboy" dos portuenses SUNFLOWERS.
Pelourinho de Sernancelhe
GIF via GIPHY
Sernancelhe recebeu foral novo no ano de 1514, reinado de D. Manuel I (1469-1521), mas o seu pelourinho está datado de 1554. Erigido no centro da povoação, naturalmente fronteiro ao edifício onde já funcionou a câmara e o tribunal, o pelourinho cortado em granito regional, com mais de nove metros de altura, é constituído por uma plataforma octogonal com três degraus, sobre a qual assenta a base com a mesma forma. O fuste, a parte da coluna entre o capitel e a base, também com oito faces, mede seis metros e possui um anel de ferro ao qual eram atados os condenados para vexame público. O pelourinho é do tipo “gaiola” estilizada, formada com oito colunelos cilíndricos decorados. A “gaiola” possui um apoio interior, sobre ela levanta-se o pináculo que possui uma grimpa de ferro, que terá possuído um catavento e actualmente está encimado com a pequena cruz, apenas com um braço. Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933.
Fonte principal: Direcção-Geral Património Cultural
GIF via GIPHY
20161127
Grande Benfica!
Casa de grande benfiquista em Penalva do Castelo
O Benfica ao vencer em casa o Moreirense, por 3-0, em jogo da 11.ª jornada da "I Liga Portuguesa de Futebol", mantém os 5 pontos de vantagem sobre o Sporting, segundo classificado.
Um Corpo Estranho – “Scarlett”
“Scarlett” vídeo António Aleixo para o segundo "single" retirado de "Pulso", o mais recente álbum do duo setubalense Um Corpo Estranho
Encontrei no Parque Urbano de Santiago
Encontrei e achei muito estranho...
Porque razão telas de relva sintética e sacos com borracha e areia, estão no Parque Urbano de Santiago? os materiais foram retirados do "Campo 1º de Maio" e do "Campo de Futebol de 7" (Parque Desportivo do Fontelo) e não me parece que o parque seja o local mais adequado para o seu armazenamento enquanto não seguem para a necessária reciclagem!
Porque razão telas de relva sintética e sacos com borracha e areia, estão no Parque Urbano de Santiago? os materiais foram retirados do "Campo 1º de Maio" e do "Campo de Futebol de 7" (Parque Desportivo do Fontelo) e não me parece que o parque seja o local mais adequado para o seu armazenamento enquanto não seguem para a necessária reciclagem!
Novo Restaurante/Bar com Esplanada
Aspectos da construção do anunciado restaurante/bar com esplanada no Parque Urbano de Santiago que mostram que já foi betonada a cobertura principal da edificação.
Armadilha no Parque U. de Santiago
Reparem no cuidado que merece o candeeiro desmontado e na armadilha (laço) que encontrei no "Parque Urbano de Santiago". Espero que ninguém se magoe!
Novo Parque Infantil - Parque U. Santiago
O novo Parque Infantil do "Parque Urbano de Santiago" parece estar concluído, faltará colocar o quadro com as informações obrigatórias, de acordo com a legislação em vigor, e solicitar autorização a autorização para entrada em funcionamento, à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), entidade a quem compete a fiscalização e tem detectado vários atropelos às normas legais.
Aparentemente o parque não irá ser dotado de vedação, para evitar a entrada dos vândalos.As últimas imagens mostram a "pastelaria/padaria" e o aviso, em língua inglesa que alerta para o eventual, perigo de afogamento. Realmente a água da chuva já encheu a "masseira".
Aparentemente o parque não irá ser dotado de vedação, para evitar a entrada dos vândalos.As últimas imagens mostram a "pastelaria/padaria" e o aviso, em língua inglesa que alerta para o eventual, perigo de afogamento. Realmente a água da chuva já encheu a "masseira".
20161126
Novo Relvado "Campo de Futebol de 7"
GIF via GIPHY
A substituição do relvado sintético do "Campo de Futebol de 7" está quase a chegar à fase de enchimento das telas, com areia e borracha de pneumáticos reciclada. Apenas numa pequena porção do pavimento, junto aos balneários, ainda não foram colocadas as telas.
Alguns aspecto da fase de construção da rampa de acesso ao "Campo de Futebol de 7", na Rua Dr. Aristides Sousa Mendes (Pousada da Juventude) que permitem observar a vedação de segurança e a palete usada para cobrir a caixa de visita, referida aqui. É lamentável verificar que numa empreitada no valor de 285.060,23 Euros, tão pouco esteja a ser investido na segurança: duas paletes e uns ferritos (desprotegidos) e uns metritos de tela tapume de sinalização laranja e já está...
Etiquetas:
Campo Futebol 7,
Fontelo,
Rua Dr. Aristides Sousa Mendes
Local:
Viseu, Portugal
OK Go – “The One Moment”
“The One Moment” vídeo Damian Kulash, com imagens gravadas apenas durante 4,2 segundos, para o novo álbum, "Hungry Ghosts" dos norte-americanos OK Go
20161125
O Natal Está a Chegar!
GIF via GIPHY
Não me recordo de chegar o dia anunciado para o acender das luzes do Natal e não estar tudo pronto! Algo de muito estranho aconteceu desta vez... no Rossio a bola natalícia de 2015, terá sido reciclada para reaparecer com cores variadas mas continuava desligada e pelo menos na rotunda da Praça Paulo VI (RI14/Estrada de Coimbra) ainda a decoração estava por colocar nos suportes.
A imagem mostra a Rua Formosa, decorada com laços e com a já habitual passadeira vermelha que conduz à apoteose, instalada na fachada do edifício dos Paços do Concelho.
Ignas Meilunas - “Mr Night Has a Day Off”
Porque razão o nosso mundo muda tanto, do dia para a noite? A resposta poderá estar nesta curta e divertida do lituano Ignas Meilunas.
"Viseu Misteriosa"
GIF via Gif
"O gestor da Viseu Marca, Jorge Sobrado, também aproveitou para explicar a 'obsessão' do município pelo octógono, justificando a aposta com as histórias e os mistérios da Cava de Viriato, a partir da qual também se iniciou a recolha de outras histórias da cidade e das suas personagens que resultaram no Viseu Misteriosa (...)"
Misteriosa não serão as razões porque o "Lago da Cava", que ocupa parcialmente duas das faces do tal octógono, continua a ser uma vergonhosa lixeira? Deixo aos leitores o desafio de encontrar outros que não sejam o desmazelo e a "hipocrisia"!
Citação retirada do "Diário de Viseu", edição de hoje, notícia sobre as "VII Jornadas Publicidade e Comunicação, organizadas pelo Grupo de Trabalho de Publicidade e Comunicação da SOPCOM, que se realizaram em 24 de Novembro de 2016, na Escola Superior de Educação de Viseu, subordinadas ao tema “Marcas e Território.”
Citação retirada do "Diário de Viseu", edição de hoje, notícia sobre as "VII Jornadas Publicidade e Comunicação, organizadas pelo Grupo de Trabalho de Publicidade e Comunicação da SOPCOM, que se realizaram em 24 de Novembro de 2016, na Escola Superior de Educação de Viseu, subordinadas ao tema “Marcas e Território.”
"Mix" de aspectos da inútil, perigosa e dispendiosa "passadeira" de granito colocada sobre os taludes da "Cava de Virato". Até poderão ser um "mix" de imagens bonitas mas atenção porque as folhas poderão, facilmente, originar escorregadelas e trambolhões!
GIF via GIPHY
Imagens da iluminação da "Cava de Viriato"- marcação da "passadeira" e iluminação decorativa. Apreciem as latas que tapam os pontos de luz vandalizados...
Incrível na "Cidade-Jardim"
"(...) o responsável explicou que o objectivo tem sido o de criar um 'mix' entre os atributos de Viseu e a promessa de 'felicidade'. "à escala do país, temos um mix fantástico de cidade vinhateira, cidade-jardim e cidade de Viriato. Estamos a trabalhar esses atributos aos quais se junta a ´promessa' da melhor cidade para viver, adiantou Jorge Sobrado num auditório completamente lotado (...)"
Fonte: Edição de hoje do "Diário de Viseu", notícia sobre as "VII Jornadas Publicidade e Comunicação, organizadas pelo Grupo de Trabalho de Publicidade e Comunicação da SOPCOM, que se realizaram em 24 de Novembro de 2016, na Escola Superior de Educação de Viseu, subordinadas ao tema “Marcas e Território.
Aqui fica um "mix" de imagens de algum do muito lixo depositado no antigo fosso da "Cava de Viriato" que a água irá cobrir para reaparecer no próximo Verão...
Fonte: Edição de hoje do "Diário de Viseu", notícia sobre as "VII Jornadas Publicidade e Comunicação, organizadas pelo Grupo de Trabalho de Publicidade e Comunicação da SOPCOM, que se realizaram em 24 de Novembro de 2016, na Escola Superior de Educação de Viseu, subordinadas ao tema “Marcas e Território.
Aqui fica um "mix" de imagens de algum do muito lixo depositado no antigo fosso da "Cava de Viriato" que a água irá cobrir para reaparecer no próximo Verão...
Apesar da chuva que caiu, nos últimos dias, apenas agora o fundo do "Lago da Cava de Viriato" está a começar encher, depois de esgotada a capacidade de absorção do terreno.
Falta de Respeito na "Cidade Jardim"
O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques, acaba de ligar as iluminações festivas para o Natal, Ano Novo e Dia de Reis, no Mercado 2 de Maio. Este ano a prontidão da montagem não foi a habitual mas suponho que dentro de algumas horas estará finalizada. Um reparo! é incrível como a câmara municipal permitiu a instalação dos arcos luminosos na Avenida Alberto Sampaio, sem ter em conta as regras que obriga terceiros a cumprir, ao colocar obstáculos não sinalizados e inesperados nos passeios.
Jax Jones – “House Work”
“House Work (Live)” vídeo de João Retorta, lisboeta a trabalhar em Londres, para Jax Jones ft. Mike Dunn & MNEK,
Pelourinho de Penalva do Castelo
GIF via GIPHY
O Pelourinho de Penalva do Castelo (Castendo, designação antiga da Vila, até 1957) está localizado no jardim fronteiro ao antigo edifício dos Paços do Concelho, em 1933 foi classificado, como Imóvel de Interesse Público e restaurado em 1940. Do original subsiste o remate do tipo gaiola fechada e oitavada, com quatro aberturas, correspondentes aos 4 Pontos Cardeais, encimada por esfera.
Durante a Idade Média os pelourinhos marcavam os locais onde os criminosos eram expostos e punidos. A partir do séc. XV passaram a simbolizar a autonomia administrativa da localidade e eram colocados defronte da Casa da Câmara. Este pelourinho corresponderá ao Foral Novo, outorgado por. D. Manuel I, no dia 10 de Fevereiro de 1491 mas o primeiro foral terá sido concedido, em 1240 por D. Sancho II.
Etiquetas:
Pelourinho,
Penalva do Castelo
20161124
Prod. de Excelência - Penalva do Castelo
Penalva do Castelo - Monumental painel de azulejos alusivos aos produtos de excelência:
Etiquetas:
Azulejos,
Penalva do Castelo,
Vinho do Dão
Capitão Capitão – “Grande Mentiroso II”
“Grande Mentiroso II” vídeo de Ricardo Capristano para apresentação de “32” o álbum de estreia do Capitão Capitão (J. P. Mendes).
20161123
Erros Crassos na "Cidade-Jardim"
Na "Cidade-Jardim (Há mais de 80 anos) quem não sabe da poda, poda as árvores no Verão! Em Penalva do Castelo, hoje encontrei plátanos já preparados para a chegada da Primavera.
Outras árvores além dos plátanos que na "Melhor cidade para viver" são gigantescos, também já foram cuidadas.
Etiquetas:
Árvores,
Penalva do Castelo,
plantas
Fatima Yamaha – “Love Invader”
“Love Invader” vídeo de Bear Damen para Fatima Yamaha, um dos vários pseudónimos do produtor holandês Bas Bron.
"Viriato" - Mariano Benlliure
Etiquetas:
Estatuária de Viseu,
Mariano Benlliure,
Viriato
Local:
Viseu, Portugal
"Viriato"- Leonel Abrantes
GIF via GIPHY
“Viriato” - Monografia de Leonel Abrantes, Edição do autor - Edições Estrela, Folgosinho, Maio de 2000, Capa desenho do escultor Lopes Cardoso.
Leonel Augusto de Almeida Abrantes, nascido 1920, em Folgosinho aldeia do Concelho de Gouveia que por tradição diz ter sido o berço do "general-pastor", é o autor desta "despretensiosa mas cuidadosamente elaborada e fundamentada" obra que pretende responder a várias perguntas: Quem foi Viriato? foi uma personagem verdadeira ou uma invenção? como se notabilizou? terá na verdade merecido as homenagens de várias terras portuguesas e espanholas?
Casa Brasonada em Fataunços
GIF via GIPHY
Casa Brasonada em Fataunços (Vouzela)
Escudo em cartela rocaille sob elmo e timbre de Melos.
Casa Brasonada em Fataunços (Vouzela)
Escudo em cartela rocaille sob elmo e timbre de Melos.
Esquartelado: I - ? II - Pinto (mal representado). III - Melo. IV - Abreu (mal representado, só uma asa em vez das cinco postas em sautor.)
Fonte: Solares e Brasões
20161122
"O rabo é o pior de esfolar"
"O rabo é o pior de esfolar" ou "O rabo do cabrito é o mais ruim de esfolar "...
Provébio popular
"Campo de Viriato" recinto onde se realizou a feira anual de Viseu, pela primeira vez organizada pela "Viseu Marca", que encerrou no longínquo dia 11 de Setembro...
Novo Relvado do "Campo de Futebol de 7"
A placa com as informações relativas à empreitada de "Substituição dos pavimentos em relva sintética" do "Campo de Futebol de 7" e do "Campo 1º de Maio", não refere o prazo de execução dos trabalhos mas é certo que tiveram o seu início há mais de 60 dias, de calendário.
No passado Domingo reparei que o novo relvado do "Campo 1º de Maio" apresentava vários "charcos" que poderão ser corrigidos com a colocação de mais borracha (?) e problemas com a drenagem, será que limparam os canais de drenagem que ladeiam o campo?
As imagem mostram o "Campo de Futebol de 7" onde está em fase final, a retirada das telas da relva a substituir. A fase seguinte será a limpeza e nivelamento do pavimento para permitir a colocação das novas telas de relva sintética que depois levarão um enchimento, de areia e borracha de pneumáticos reciclada. Certamente antes do Natal a obra será concluída!
No passado Domingo reparei que o novo relvado do "Campo 1º de Maio" apresentava vários "charcos" que poderão ser corrigidos com a colocação de mais borracha (?) e problemas com a drenagem, será que limparam os canais de drenagem que ladeiam o campo?
As imagem mostram o "Campo de Futebol de 7" onde está em fase final, a retirada das telas da relva a substituir. A fase seguinte será a limpeza e nivelamento do pavimento para permitir a colocação das novas telas de relva sintética que depois levarão um enchimento, de areia e borracha de pneumáticos reciclada. Certamente antes do Natal a obra será concluída!
Onde Pára a Fiscalização?
GIF via GIPHY
Aspectos dos trabalhos dos trabalhos da empreitada de substituição dos relvados do "Campo de Futebol de 7" e do "Campo 1º de Maio", no Complexo Desportivo Municipal do Fontelo. Reparem na caixa de visita desprotegida (buraco circular) na Rua Dr. Aristides Sousa Mendes (construção de rampa de acesso ao campo) e no passeio da Avenida José Relvas, atulhado com maquinaria e sacos de borracha, areia e restos de tela a impedir a livre circulação dos peões que são obrigados a circular pela faixa de rodagem. Será que por o dono da obra ser a Câmara Municipal de Viseu, nem fiscais, nem policias...
Etiquetas:
Campo Futebol 7,
Fontelo,
Rua Dr. Aristides Sousa Mendes
Local:
Viseu, Portugal
20161121
"Solar dos Carvalhos" - Sernancelhe
Armas de dignidade eclesiástica. Escudo de fantasia, ornado de volutas, encimado por chapéu eclesiástico de onde pendem dois cordões de seis borlas (Bispo, cónego de Basílica Maior, etc). Esquartelado. I - Correia. II - Carvalho. III - Dias. IV -Lopes.
CBA de Março de 1752, em nome de Bacharel Manuel António Correia de Carvalho, Comissário do Santo Ofício, beneficiado na Paroquial de Sacavem, abade colado na igreja de S. Miguel de Coura, natural da vila de Sernancelhe. (AH1826) Fonte: Solares e Brasões
O "Solar dos Carvalhos", na Praça da República de Sernancelhe, é um exemplar bem representativo da arquitectura solarenga setecentista do nordeste da Beira Alta e da região do Douro Sul. A actual casa terá sido erguida na segunda metade do século XVIII pelo Bacharel Manuel António Correia de Carvalho, Comissário do Santo Ofício e Abade colado na igreja de São Miguel de Coura, foi residência do Cardeal e Inquisidor-Geral, Paulo António de Carvalho e Mendonça, irmão de Sebastião José de Carvalho e Melo. A tradição local refere a ligação da casa anterior, mais modesta, a Sebastião José, distinto diplomata em Londres e Viena, o futuro todo poderoso ministro de D. José que o fez Conde de Oeiras e Marquês do Pombal, que nela terá vivido na juventude e eventualmente nascido, a ligação da sua família a Sernancelhe não oferece qualquer dúvida. O edifício, localizado nas proximidades das costas da Igreja Matriz, com origem românica do séc. XII, desenvolve-se em dois corpos e dois pisos, seguindo o modelo e o gosto barroco. Ao centro da fachada fica a capela, à direita está a entrada principal do solar com as armas eclesiásticas do edificador, que dá acesso a um átrio com escadaria nobre e patamar, à esquerda do pequeno templo localizam-se espaços destinados aos usos agrícolas. O Solar dos Carvalhos está classificado como Monumento de Interesse Público.
Capela do "Solar dos Carvalhos"
Na Capela do “Solar dos Carvalhos”, em Sernancelhe, destacam-se na fachada encimada, naturalmente por uma cruz, o magnifico portal barroco, com volutas e concheados abertos no duro granito da região e no interior o retábulo de talha dourada e pintura atribuída a Pascoal Parente.
Fonte:Direcção Geral P. Cultural
Fonte:Direcção Geral P. Cultural
Astronauts of Antiquity – “Future Back”
“Future Back” vídeo Chris Cotter and Josh Coyne para novo “single” da banda norte-americana (L.A.) Astronauts of Antiquity.
20161120
Viseu 2001 - Vilaverdense F.C. , 1-3
O jogo que esta tarde se disputou entre a equipa de Futebol Feminino do Viseu 2001 e o Vilaverdense F. C. (A. Futebol de Braga), permitiu ver qual o desempenho do novo relvado sintético do "Campo 1º de Maio", em dias de chuva. E não se saiu com distinção porque se notavam vária pequenas zonas alagadas e o relvado estava bastante encharcado.
As viseenses permitiram que as visitantes tomassem conta de jogo e só por muita sorte o marcador não funcionou, durante a primeira parte do desafio, não tendo as nossas meninas conseguido levar o perigo à baliza adversária. Foram inúmeros o fora-de-jogo assinalados, por matreirice e ingenuidade das jogadoras mais adiantadas da equipa da casa.
Na segunda parte o "Vila" soube aproveitar as oportunidades e colocou-se a vencer por 0-2. Nos últimos 15 minutos, as viseenses ainda reduziram para 1-2 e tentaram chegar à igualdade mas e com toda a justiça, foram as visitantes que obtiveram o terceiro golo (1-3), já perto dos 90'. O Viseu 2001 tem potencial para jogar melhor futebol mas continua a mostrar falta de organização e sem encontrar um modelo de jogo que permita pontuar com as equipas mais acessíveis e garantir a manutenção na Liga de Futebol Feminino.
Resultados e classificação geral.
Resultados e classificação geral.
"No Outono o Sol tem sono"
"No Outono o Sol tem sono."
Provérbio popular
Grafitti encontrado algures na "Melhor cidade para viver"
“Latinos VS. Donald Trump”
“Latinos VS. Donald Trump” vídeo de M.A.M.O.N. (Monitor Against Mexicans Over Nationwide) é uma sátira às nefastas consequências dos planos de Donald Trump, para expulsar 2 ou 3 milhões de emigrantes, sem papéis, construir um gigantesco muro na fronteira com o México e mandar a factura ao governo vizinho.
20161119
A "Melhor Cidade para Viver"
Há poucos dias um dos meus amigos contou-me que ouvira na televisão um presidente de câmara a gabar-se que a sua cidade era a “Melhor cidade para viver” e estranhou porque esta é a mensagem mais usada na comunicação do município viseense. Fui pesquisar e constatei que no passado mês de Abril a "Bloom Consulting", deu a conhecer o 3º “City Brand Ranking”, um estudo elaborado recorrendo ao cruzamento de dados estatísticos relativos a três áreas-chave: Negócios/Investir, Turismo/Visitar e Talento/Viver; contagem do número de pesquisas na “internet” tendo como alvo o município; avaliação da relevância das páginas oficiais; presença nas redes sociais - actividade e número de seguidores, para medir a força das marcas das cidades portuguesas.
O município de Lisboa foi, pela terceira vez, considerado o melhor do país para viver. Porto, Braga, Oeiras e Coimbra ocuparam os lugares seguintes. Na região Centro os primeiros quatro municípios foram Coimbra (5), Aveiro (10), Leiria (12), o município viseense foi 15º. Também a nível regional, Viseu obteve a posição 3 – Viver, 4 - Negócios e 5 – Visitar.
Claro que cada estudo utiliza ferramentas e metodologias próprias, com suas virtudes e fraquezas mas, no dizer do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques, Viseu será, graças ao seu trabalho e da sua equipa, a “Melhor cidade para viver”, para não confundir com a outra “Melhor cidade para viver” que o seu antecessor, Dr. Fernando Ruas publicitava e decorria de consultas de opinião, promovidas por uma associação de consumidores, na qual participaram cidadãos das localidades avaliadas. No estudo efectuado em 2011 apenas foram 3.055 os inquiridos.
Madrepaz – “Novas Pontes”
"Novas Pontes” vídeo para apresentação do primeiro "single," do primeiro disco dos lisboetas Madrepaz, "Panoramix", a editar no início do próximo ano.
Um Português Nunca se Atrapalha!
É extraordinária a capacidade dos portugueses para solucionar qualquer problema de maneira expedita. Reparem nesta porta do estaleiro do futuro restaurante/bar com esplanada, em construção no Parque Urbano de Santiago - um rolo de malhasol e dois pedaços de arame e o problema está solucionado.
Novo Restaurante/Bar com Esplanada
GIF via GIPHY
Alguns aspectos do bar com esplanada que esteve em funcionamento no "Parque Urbano de Santiago", Um estrutura muito simples em madeira e um atrelado que talvez, já deveriam ter sido removidos?
O anunciado restaurante/bar com esplanada em fase construção, um investimento privado no valor de 200 Mil Euros.
Penso que não é preciso possuir um "canudo" nas artes da construção civil, para constatar que não se trata de uma (...) "estrutura pré-fabricada e não definitiva", como anunciado pela câmara municipal...
Novo Parque Infantil
Alguns aspectos do Parque Infantil em fase de instalação no "Parque Urbano de Santiago" - escorregas e "cabana" de rolos de árvore.
GIF via GIPHY
Dois balancés e uma "escavadora rotativa" que justificará a opção da caixa de areia, em lugar de pavimento de segurança, em borracha de manutenção e higienização muito mais fácil. A areia se não for periodicamente substituída poderá ser um foco de doenças, muitas vezes graves, transmitidas pelas fezes ou urina de animais.
GIF via GIPHY
Esta diversão parece ser uma "confeitaria ou padaria" para ser utilizada pela criançada mas, como consta no aviso, apenas em inglês, inscrito na "masseira" - para evitar o risco de afogamento a "fábrica" só poderá ser utilizada, a água é indispensável para fazer a massa, se existir vigilância (supervisão).
Notas: Os trabalhos estão a ser realizados por uma empresa com sede em Oliveira do Hospital e ainda não foi colocada a placa com indicação do dono da obra, prazo de execução e o custo. Se o parque não for vedado ou dotado de vigilância permanente, em breve receberá a visita dos vândalos nocturnos.
O Funicular Essa Vergonha!
Aspectos dos trabalhos, ainda inacabados, da melhoria da vedação da via do "Funicular de Viseu", tendo como objectivo continuar a garantir que os automóveis não invadam a linha e assegurar a segurança dos peões que circulam na Rua da Ponte de Pau, principalmente durante a realização da feira anual de Viseu. Os trabalhos foram interrompidos porque o pessoal é pouco e terá obras prioritárias para executar?
GIF via GIPHY
A cabine nº 2 do ascensor chocou contra a vedação na manhã do dia 8 de Maio e a reparação continua por executar. A via férrea do funicular, com é habitual, está suja e desleixada! Há vários dias que limparam um pequeno troço da linha, talvez para olear os carris? e a sujidade ficou, continua e continuará à vista até quando calhar...
2º Almoço de Natal - Passeio Automóveis
O 2º Almoço de Natal/Passeio de Automóveis Antigos e Clássicos da Casa do Pessoal do Hospital de São Teotónio de Viseu e do Grupo Viseense Amigos dos Clássicos, irá realizar-se no dia 3 de Dezembro (Sábado), com o seguinte percurso - VISEU / CANAS DE SENHORIM / NELAS / VISEU. As inscrições enceram no dia 25 de Novembro e poderão ser feitas na sede da Casa do Pessoal do HSTV ou através dos Telms. 962 999 262 e 966 074 410.
20161118
A Ratoeira Voltou a Funcionar...
Mais um(a) que caiu na ratoeira existente na Avenida Capitão Silva Pereira, entrada do túnel de acesso ao parque de estacionamento. Este ano terá sido o quarto acidente mas o ano ainda não terminou.... Há pouco mais de um ano foi assim😈!
Etiquetas:
Av. Capitão Silva Pereira,
Santa Cristina
Local:
Viseu, Portugal
Bas – “Clouds Never Get Old”
“Clouds Never Get Old” vídeo de Scott Lazer para o álbum “Too High To Riot” (2016) do “rapper” norte-americano BAS (Abbas Hamad de Queens, N. Iorque)
Viseu 2001 vs Vilaverdense F.C.
20 de Novembro (Domingo), às 15h00 no Campo 1º de Maio (Fontelo), a equipa de futebol feminino sénior do Viseu 2001 vai receber o Vilaverdense F.C. (A. Futebol de Braga), em jogo da 8ª jornada da Liga de Futebol Feminino. As viseenses ocupam o 13º lugar (penúltimo), com 4 pontos e as visitantes o 6º lugar, com 10 pontos.
Onde já vão os 63 dias?
Tabuleta à entrada do "Complexo Desportivo de Santa Eufémia", local onde o Futebol Clube de Ranhados, tem em construção um campo de futebol em relva sintética, comparticipado pela Câmara Municipal de Viseu. No decorrer da Assembleia Municipal, realizada no passado dia 26 de Setembro. o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques, justificou o atraso das obras, com a escolha do tipo de relva a aplicar. O empreiteiro já teria apresentado 3 amostras que teriam sido rejeitadas, por a qualidade não ser a desejada (a melhor). Portanto, supostamente o empreiteiro já terá apresentado a relva pretendida que provavelmente já estará a ser aplicada e em breve o campo poderá ser utilizado (?).
No "Campo de Futebol de 7" do Fontelo, depois de retirada a borracha do enchimento, começaram a deslocar e remover as telas velhas, para seguidamente procederem à limpeza e eventual nivelamento do pavimento que irá receber o novo relvado. Entretanto o relvado sintético do "Campo 1º de Maio" está ainda mais sobrecarregado porque os trabalhos das várias escolas de futebol, devido à indisponibilidade do campo mais pequeno, estão a realizar-se no campo de futebol de 11, onde se joga ou treina até às 23h00.
No "Campo de Futebol de 7" do Fontelo, depois de retirada a borracha do enchimento, começaram a deslocar e remover as telas velhas, para seguidamente procederem à limpeza e eventual nivelamento do pavimento que irá receber o novo relvado. Entretanto o relvado sintético do "Campo 1º de Maio" está ainda mais sobrecarregado porque os trabalhos das várias escolas de futebol, devido à indisponibilidade do campo mais pequeno, estão a realizar-se no campo de futebol de 11, onde se joga ou treina até às 23h00.
Etiquetas:
Desporto,
Futebol,
Futebol Clube Ranhados
Local:
3500-624 Ranhados, Portugal
20161116
Illy - “Catch 22”
“Catch 22” vídeo de Mark Staubach para o novo álbum “Two Degrees”, do australiano Illy feat. Anne-Marie
Solar em Fataúnços (Vouzela)
Solar em Fataúnços (Vouzela)
Escudo sob elmo e timbre de Melos.
Esquartelado: I - Melo. II e III - Castro. IV - Abreu.
20161115
20161114
Azulejos de Viseu - Santo Izidro
Painel de azulejos representado "Santo Izidro", pintura de F. Pereira (1936), Fábrica do Outeiro, Águeda. Santo Isidro ou Isidoro é o patrono dos lavradores e a sua festa celebra-se a cada dia 15 de Maio. (F. Pereira - Fernando Luís Pereira)
Parallel Studio - “Unsatisfying Challenge”
“Unsatisfying Challenge” vídeo de Parallel Studio, música de Samuel Barber, abordando situações frustrantes e pequenos desapontamentos (azares) do dia-a-dia.
20161112
“P'ra Frente é que é Lisboa”
Ergo-me da cama que me aquece, que me prende,
Que me trama se me chama p'ra dormir.
Saio sem demora, já é hora de no escuro
Lá de fora o sol resolver surgir.
E acordo sonolento, rabugento,
Ruminando um lamento por ter de ir trabalhar.
Mas penso positivo e concluo que estar vivo
É motivo mais que bom p'ra me animar.
E então saio de rompante, torno-me mais confiante
Vendo o dia amanhecer.
Escolho o meu melhor sorriso, e aceito o improviso,
Que o meu dia vai trazer.
Aproveito ao segundo, tudo aquilo que este mundo,
Faz p'ra me surpreender.
Levo o dia numa boa, que "p'rá frente é que é Lisboa!
Sinto-me de bem com a vida, seja o que tiver de ser!
Mais 3 Milhões de Poupança
Alguns aspectos dos novos candeeiros de iluminação pública da "Cava de Viriato"! Quanto não terá a Câmara Municipal de Viseu, "poupado" por ainda não ter investido na substituição destes desastrosos candeeiros?
Etiquetas:
Cava de Viriato,
Rua Heróis Lusitanos
Local:
Viseu, Portugal
Diogo Freitas do Amaral – “Viriato”
GIF via GIPHY
Diogo Freitas do Amaral – “Viriato”
Diogo Freitas do Amaral – “Viriato”
Edição da Bertrand Editora, Lisboa 2003, com capa de Ana Sofia Monteiro sobre ilustração de Andrea Rocha, Colecção "Figuras de todos os tempos".
Peça em três actos de Diogo Freitas do Amaral, nascido em 21 de Julho de 1941, na Póvoa de Varzim, sendo o seu pai e os avós paternos naturais de Guimarães.
Uma ficção todavia assente em alguns factos historicamente comprovados, segundo a nota prévia do autor. Na Cena 15, passada na Cidade de Ituca, Viriato para convencer os seus habitantes que ora apoiavam os lusitanos, ora os romanos, a tomarem em definitivo o seu partido contou-lhes a história seguinte:
(...)”Era uma vez um homem de meia-idade que arranjou duas mulheres. (Risos). A mais nova, desejosa de que o marido se parecesse com ela em juventude, começou a tirar-lhe os cabelos brancos; a mais velha, para que ele parecesse da sua idade, começou a tirar-lhe os cabelos pretos. Ao fim de algum tempo, cada uma a puxar para o seu lado, o homem ficou completamente careca - e ambas o repudiaram. (Risos Gerais)” (...)
Viriato além ser um valente guerreiro e um óptimo estratega, possuía o dom da palavra e foi capaz de unir tribos desavindas para enfrentar com sucesso durante vários anos (146 a.C. a 139 a.C.) as legiões romanas.
20161111
Leftfield - “Head and Shoulders”
“Head and Shoulders” vídeo de Casey & Ewan para o álbum de 2015, ”Alternative Life Source" o primeiro depois 1999, dos britânicos Leftfield.
20161110
James – “Dear John”
"Dear John” vídeo em “stop-motion”, do húngaro Péter Vacz inspirado na animação clássica da europa central, cujo maior divulgador em Portugal foi Vasco Granja mas com a inovação da utilização das tecnologias digitais do 2D e ferramentas com o Flash ou AfterEffects, para o álbum “Girl At The End Of The World” dos britânicos James que em 2011, no dia 20 de Agosto, actuaram na Feira de São Mateus . Para essa noite a EXPOVIS decidiu a aumentar os preço dos bilhetes em 100%, de 2,50 para 5,00 Euros.
"Dear John" - The Making Off
Página Oficial da Viseu Marca
A associação "ViseuMarca" (Viseu Marca - Associação de Cultura, Eventos e Promoção NIF: 513793380) foi apresentada publicamente em 19 de Fevereiro, no Campo de Viriato nas instalações do "Museu da Electricidade". Durante largos meses não teve página oficial, apenas estave presente apenas em redes sociais. Há cerca de um mês que não acedia à promessa da disponibilidade em breve, da página oficial, peço desculpa por apenas agora noticiar o feliz acontecimento da sua disponibilidade. A página da "Associação de city marketing de Viseu" foi criada por uma equipa sob a coordenação do Dr. Jorge Sobrado (adjunto do presidente da câmara municipal, coordenador do Núcleo de Imagem e Comunicação e "Gestor da Marca"). Confesso que fiquei desiludido porque esperava mais informações sobre a novel "associação de marketing territorial e de branding de Viseu". Ficámos a conhecer genericamente a missão e a estrutura organizativa da associação mas gostaríamos de saber outros pormenores, como quantos e quem são os sócios e os nomes dos titulares dos Orgãos Sociais. Os Estatutos da associação também poderiam e penso que deveriam ser divulgados, porque continuam a existir muitas dúvidas sobre o documento que em reunião de câmara, foi aprovada com votos contra dos vereadores de Partido Socialista e do CDS - PP.
A página apenas existe em português (a página turística "Viseu Viseu", além do português e castelhano do lançamento, já possui a prometida versão em castelhano) e através dela é possível aceder a outras páginas de vários eventos. Lamentavelmente a página turística continua apresentar informação descuidada e mesmo enganadora. Incorrecções que talvez por orgulho, ainda não foram expurgadas dos erros e em nada dignificam quem nela trabalhou.
Ilustração::
O logótipo da "Viseu Marca" no lado nascente do "Pavilhão Multiusos de Viseu" (futuro "Viseu Arena"). A seta assinala uma emenda no cabo de alimentação da iluminação do letreiro, mal amanhada, espera-se que a fita isoladora seja de boa qualidade.
A página apenas existe em português (a página turística "Viseu Viseu", além do português e castelhano do lançamento, já possui a prometida versão em castelhano) e através dela é possível aceder a outras páginas de vários eventos. Lamentavelmente a página turística continua apresentar informação descuidada e mesmo enganadora. Incorrecções que talvez por orgulho, ainda não foram expurgadas dos erros e em nada dignificam quem nela trabalhou.
Ilustração::
O logótipo da "Viseu Marca" no lado nascente do "Pavilhão Multiusos de Viseu" (futuro "Viseu Arena"). A seta assinala uma emenda no cabo de alimentação da iluminação do letreiro, mal amanhada, espera-se que a fita isoladora seja de boa qualidade.
20161109
Será Assim que se Poupa?
Nos 10 milhões de "poupança" estará incluída a não reparação da cabine nº 2 do funicular, amolgada há mais de meio ano?
Penico no Rio Pavia
Penico utilizado na "latada", realizada no dia 31 de Outubro, encontrado há pouco no rio Pavia
"Monumento a Viriato"
Etiquetas:
Campo de Viriato,
Cava de Viriato,
Estatuária de Viseu
Local:
Viseu, Portugal
Osso Vaidoso - “Comigo me desavim”
Comigo me desavim,
Sou posto em todo perigo;
Não posso viver comigo
Nem posso fugir de mim.
Com dor da gente fugia,
Antes que esta assi crecesse:
Agora já fugiria
De mim, se de mim pudesse.
Que meo espero ou que fim
Do vão trabalho que sigo,
Pois que trago a mim comigo
Tamanho imigo de mim?
Sá de Miranda
“Comigo me desavim” vídeo para o 2º álbum de originais. “Miopia” do Osso Vaidoso (Ana Deus e Alexandre Soares), a editar a 11 de Novembro.
Solar em Aguiar da Beira
Escudo sob elmo e timbre de Rebelos.
Partido: I - Rebelo. II - Amaral.
Etiquetas:
Aguiar da Beira,
Brasões
20161107
Vale Cada Cêntimo!
O "hiperactivo" Dr. Jorge Sobrado, Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, com a responsabilidade de direção da política e estrutura de comunicação do Município, e Gestor da Marca "Viseu", na associação de city marketing "VISEU MARCA", depois há 3 anos ter sido afastado dos serviços da Assembleia da República, mudou-se para a "Melhor cidade para viver" e tem feito pela vida. A sua influência na governação da edilidade é tão grande que já houve quem o apelidasse de "presidente em exercício". Entrado no último ano do mandato do Dr. Almeida Henriques e "poupado" o pecúlio que no próximo ano será investido em obras de "encher o olho", o Núcleo de Imagem e Comunicação, acaba de lançar mais uma colecção de cartazes, em "mupis" e "outdoors". Boa escolha, vale cada cêntimo que custou!
PZ - "Caga Nela"
“Caga Nela" vídeo de Alexandre Azinheira para o próximo álbum, o 4º de PZ, a editar no 1º trimestre de 2017 e até lá: “A vida é bela mas a gente caga nela... “
Quinta da Roda da Quinta – Farminhão
Quinta da Roda da Quinta – Farminhão
Escudo em cartela com elmo paquife e timbre de Coelhos.
Escudo partido: I - Coelho. II - Campos.
Fonte: “Solares e Brasões”
20161106
Viseu 2001 - S.C. Braga, 0-6
O Viseu 2001 perdeu esta tarde no novo relvado sintético do Campo 1º de Maio, o 6º jogo da Liga de Futebol Femino, por 0-6 (0-5 ao intervalo). As viseenses nunca se entregaram mas o poderio das visitantes, nem sequer permitiu alcançar o "golo de honra". Jogo bem disputado, com os golos a sucederem-se devido à ineficácia da defensiva e ao muito melhor futebol das forasteiras.
As bracarenses comandam a tabela classificativa, com 16 pontos, mais 2 que Sporting Clube de Portugal. Ambas as equipas entraram na liga por convite, sem portanto disputar a prova secundária, e fizeram uma razia nos clube modestos, ao contratar algumas das melhores jogadoras dos campeonatos portugueses. Na terceira posição está o Clube de Futebol Benfica (13 pontos), clube com tradição no futebol feminino e actual bicampeão nacional.
As bracarenses comandam a tabela classificativa, com 16 pontos, mais 2 que Sporting Clube de Portugal. Ambas as equipas entraram na liga por convite, sem portanto disputar a prova secundária, e fizeram uma razia nos clube modestos, ao contratar algumas das melhores jogadoras dos campeonatos portugueses. Na terceira posição está o Clube de Futebol Benfica (13 pontos), clube com tradição no futebol feminino e actual bicampeão nacional.
A goleada sofrida esta tarde pela equipa sénior de futebol feminino do "Viseu 2001" não deslustra, nem deve fazer desanimar as viseenses que enfrentaram uma equipa com jogadoras profissionais, internacionais e uma selecção das melhores atletas do futebol feminino português. A disparidade de meios e recursos técnicos é de tal ordem que pode ser vista assim: Foi necessário um banco suplementar porque directores, treinadores, outros técnicos e jogadoras do Braga, eram 15. O Viseu apresentou um "reforço", a promissora Alice, vinda da equipa Júnior Sub 19 que se espera, se o grupo se mantiver, venha a dar muitas alegrias aos adeptos do clube do Viriato.
Etiquetas:
Campo 1º Maio,
Desporto,
Futebol,
Viseu 2001
Local:
Viseu, Portugal
Jane Zhang – “Dust My Shoulders Off”
“Dust My Shoulders Off” vídeo para a chinesa Jane Zhang feat Timbaland que é uma viagem por telas de várias obras primas da pintura.
20161105
Entranhas do "Funicular de Viseu"
Interior do túnel técnico do "Funicular de Viseu" na Rua Serpa Pinto. Nem parece coisa da "Cidade Jardim"...
Etiquetas:
Funicular,
Lixo,
Poluição,
Rua Serpa Pinto
Local:
Viseu, Portugal
Azulejos de Viseu - Nª Sra. do Rosário
"Nossa Senhora do Rosário", Viseu, Rua Campo de Viriato, registo de azulejos da C. Lusitânia, Coimbra
Funicular Cheio (de Ar)!
Etiquetas:
Funicular,
Rua Ponte de Pau,
Rua Serpa Pinto
Local:
Viseu, Portugal
Santa Cristina ("Fonte Nova")
"Santa Cristina" painel de azulejos da Fábrica Aleluia, Aveiro, 1988
"Fonte Nova" no Largo de Santa Cristina - Viseu
"Fonte Nova" no Largo de Santa Cristina - Viseu
O "Funicular de Viseu" Outra Vez!
Mais um azarado, pouco cuidadoso ou menos habilidoso automobilista, chocou contra a vedação do "Funicular de Viseu" (?) que tanto tem ajudado bate-chapas, pintores, vendedores de peças e causado prejuízos às seguradoras.
Aspectos da via do funicular e pormenor de emenda de cabo de aço da vedação de segurança. Espera-se que a remodelação inclua o arranjo decente da fiarada que tão mau aspecto dá a esta rua desprezada da "Melhor cidade para viver"!
Mil Escudos
6A23742907
Mil Escudos
ch.12
Lisboa, 6 de Fevereiro de 1992
podia jurar que já tive esta nota na
mão gostava mais das de cem (Bocage
sempre era poeta) um de nós nunca
esquecia bigodes e cicatrizes sobre
o seu carão moreno assinando o curto
nome pelo banco de Portugal nomeando
nosso Bocage governador por uns dias.
a nota de mil amanhã será como a
tangerina (há tanto tempo na terrina
caiu na classe dos frutos secos).
vem aí outro dinheiro (aposto: vai
ser azul) guardo esta nota antiga na
caixa da ilusão esta nota é um país
em vias de extinção
João Luís Barreto Guimarães, in 'Este Lado para Cima'
Outra Vez o "Funicular"
Alguns aspectos da via do "Funicular de Viseu" com dois operários da câmara municipal a vistoriar a vedação que está sendo remodelada. O copo não continha cerveja mas uma bebdida alcoólica, não identificada, mas de cheiro adocicado.
GIF via GIPHY
Pormenores da via do funicular e da vedação na Rua da Ponte de Pau, onde estão a proceder à instalação de pilaretes reforçados e ao que parece encerrar a cadeado as aberturas de acesso à lojas comerciais e à igreja? O objectivo será de apenas permitir a travessia nas passadeiras. Os comerciantes ficaram surpreendidos, com esta medida que ainda não lhes foi comunicada, e apreensivos porque esta decisão dificulta cargas e descargas e afasta os clientes.
Etiquetas:
Campo de Viriato,
Funicular,
Rua Ponte de Pau
Local:
Viseu, Portugal
20161104
Igreja de São João Baptista - Sernancelhe
Igreja de São João Baptista - Matriz de Sernancelhe
A igreja é um edifício de estilo românico, datável do séc. XII, que foi sendo alterado ao longo dos séculos e está ainda pouco estudado. O portal principal a que se acede por uma escadaria, a imagem mais marcante do monumento, foi segundo alguns autores edificado no século XIV. A entrada é constituída por um arco de volta inteira, assente sobre três arquivoltas, sendo a do meio decorada com dez anjos com as asas abertas. Os arcos repousam sobre três pares de colunelos, com capitéis de cariz fitomórfico. O tímpano, embora corresponda a uma beneficiação de época moderna, é obra de muito mérito, possui um arco trilobado irregular, decorado com motivos geométricos e vegetalistas. Completam o conjunto, ao nível das arquivoltas, dois nichos com seis figuras, agrupadas em grupos de três, representando os apóstolos São Pedro e São Paulo, e os quatro Evangelistas. A cabeceira do templo possui um óculo central, quadribolado de modesta dimensão, e é rematada por uma empena triangular, assente sobre cornija, ladeada por urnas sobre pedestais, ao centro ergue-se uma cruz latina, elementos provavelmente acrescentados no séc. XVIII. A robusta torre sineira quadrangular, com quatro ventanas, foi acrescentada em 1636 e provavelmente, no século seguinte foi decorada, com quatro pináculos triangulares que repousam sobre pedestais. No interior, o destaque vai para frescos quinhentistas e altares em talha dourada.
Fontes: DGPC e Infopédia
Fontes: DGPC e Infopédia
Subscrever:
Mensagens (Atom)