EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.
Mostrar mensagens com a etiqueta Árvores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Árvores. Mostrar todas as mensagens

20170607

Notícia Funesta - Cava de Viriato


GIF via GIPHY
Na Cava de Viriato existem vários pinheiros centenários, de grande porte, mas infelizmente, no início da Primavera, reparei que estão a morrer. Este exemplar, localizado junto ao Lago da Cava, está morto e pedir que o abatam. O infeliz teve, há alguns anos, o tronco chamuscado porque o mato, que crescia nos taludes da fortaleza ardeu. Que diabo andará a exterminar os pinheiros? a funesta nova já terá chegado à Sra. Engenheira que adora árvores altas, quanto mais altas, melhor...


GIF via GIPHY
Aspecto da copa do pinheiro, vendo-se muita caruma e pinhas, mas tudo morto

20170315

Bugalha na "Cava de Viriato"


GIF via GIPHY

Os frutos dos carvalho são as bolotas e as bugalhas que com muita frequência crescem nesta árvores, são casulos onde crescem larvas de insectos da família das vespas. As bugalhas são originadas por uma reacção da planta hospedeira à picada do insecto que deposita, debaixo da casca o ovo. Se abrirem uma bugalha podem ver o ovo ou a larva,  mas se a bugalha estiver furada é sinal de que o insecto já se foi embora, a voar.

20161123

Erros Crassos na "Cidade-Jardim"


GIF via GIPHY
Na "Cidade-Jardim (Há mais de 80 anos) quem não sabe da poda, poda as árvores no Verão! Em Penalva do Castelo, hoje encontrei plátanos já preparados para a chegada da Primavera.


GIF via GIPHY
Outras árvores além dos plátanos que na "Melhor cidade para viver" são gigantescos, também já foram cuidadas.

20160926

Até para as Bolotas...


GIF via GIPHY

Os fruticultores queixaram-se que este ano foi mal p´ra ingricula e nem as bolotas escaparam! Por esta altura a "Cava de Viriato", costumava estar pejada de bolotas mas este ano, nos carvalhos novos e velhos, há mais bugalhas que bolotas.

20160924

Bugalhas (e Bolotas)


GIFvia GIPHY

Os lusitanos e outros povos pré-romanos da Ibéria usavam a farinha das bolotas para fazer o pão. O fruto dos carvalhos é a bolota, as bugalhas são casulos onde crescem larvas de insectos da família das vespas. As bugalhas são originadas por uma reacção da planta hospedeira à picada dum insecto que deposita debaixo da casca o ovo. Se abrirem uma podem ver o ovo ou a larva, se estiver seca e furada, é sinal que o novo insecto foi-se embora... a voar! No carvalho que criou estas bugalhas, facto estranho, não vi uma única bolota mas as bugalhas eram em grande quantidade.

20160812

Figueira Urbana


GIF via GIPHY
Figueira encontrada numa das principais avenidas da "Melhor cidade para viver"

20160810

Inventário na "Cava de Viriato"


GIF via GIPHY
Só mesmo em Viseu! poderá observar etiquetas de "vinyl" fixadas nos troncos das árvores com pioneses ou até sem etiqueta e numeração escrita na cabeça dos percevejos. O objectivo será o de inventariar as árvores existentes da "Cava de Viriato" (carvalhos, plátanos, eucaliptos gigantes, etc.).

20160804

Natureza Morta e Sem Título


GIF via GIPHY
Natureza morta e sem título


20160719

A "P(?)oda das Árvores Decorativas


GIF via GIPHY
Aspecto da "p(?)oda" das árvores decorativas da "Cidade-Jardim", no Parque Linear do rio Pavia.
P.S. : No lugar do ponto de interrogação adivinhe qual a letra a colocar!

20160715

Algures na "Cidade-Jardim"


GIF via GIPHY
Encontrei hoje na "Cidade-Jardim", talvez a única localidade do hemisfério Norte, onde se "podam" árvores em Julho...

20150119

A Poda das Árvores

Uma árvore mutilada no Bairro de Santa Eulália, Repeses

5. ideias falsas sobre as "podas" radicais ou rolagens
A propósito das "podas" radicais ou "rolagens" praticadas em locais públicos e privados por pessoas sem a devida formação, aconselha-se novamente a leitura do texto de Dr. Francisco Coimbra (ex- Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Arboricultura SPA, Consultor em Arboricultura Ornamental) - "Se as árvores falassem" que aqui se republica:

"As árvores que dignificam as nossas praças e avenidas e embelezam os nossos jardins e parques são um elemento essencial de qualidade de vida, autênticos oásis no "deserto" que são tantos dos nossos espaços urbanos actuais. E, no entanto, é por demais evidente a ainda quase absoluta ausência de sensibilidade para o papel da Árvore em Meio Urbano. (...)
De facto, é inacreditável como certos preconceitos sobre a poda de árvores ornamentais estão arreigados nos responsáveis pela sua gestão e manutenção. É frequente ouvirmos dizer, como justificação, que as "podas" radicais, ou "rolagens", rejuvenescem e fortalecem as árvores, ou que são a única forma económica de controlar a sua altura e perigosidade... quando, na verdade, devia dizer-se de uma poda o mesmo que de um árbitro: - tanto melhor quanto menos se der por ela! (...)

1. A poda drástica rejuvenesce a árvore?- NÃO! São as folhas a "fábrica" que produz o alimento da árvore. Uma poda que remova mais do que um terço dos ramos da árvore – e as "podas" radicais removem a copa na totalidade! - interfere muito com a sua capacidade de se auto-alimentar, destruindo o equilíbrio copa/tronco/raízes. O facto de, após uma operação traumática, as árvores apresentarem uma rebentação intensa – como tentativa "desesperada" de repor a copa inicial – não significa rejuvenescimento, mas sim um "canto-de-cisne", à custa da delapidação das suas reservas energéticas. (...)" [Ler +]

As árvores ornamentais não necessitam de ser podadas, apenas as frutíferas e uma vez que as árvores não necessitam de ser podadas, é evidente que há homens que precisam de podar árvores...

20140718

Publicidade Gratuita


"Câmara Municipal de Viseu

A empresa TERRA ARÁVEL ao serviço da Câmara Municipal de Viseu vai proceder à poda das árvores desta avenida/rua, no dia 21 de Julho pelas 8 horas.
Para o efeito solicita-se a melhor compreensão dos senhores(as) automobilistas no sentido de não estacionarem neste local.
Gratos pela atenção."

Este é o teor dos avisos colocados em várias árvores da Avenida Emídio Navarro. Curiosamente o da imagem, está num local onde existe sinalização a proibir o estacionamento. Fazer a "poda" das árvores, um mês depois do inicio do Verão é uma tarefa que confirma que Viseu não é a "Melhor Cidade para Viver", nem mesmo para as árvores.

20140629


Tu eras também uma pequena folha
que tremia no meu peito.
O vento da vida pôs-te ali.
A princípio não te vi: não soube
que ias comigo,
até que as tuas raízes
atravessaram o meu peito,
se uniram aos fios do meu sangue,
falaram pela minha boca,
floresceram comigo.

Pablo Neruda

20111222

Há Boas Notícias no Fontelo



No Fontelo há grande movimentação porque na Mata se procede à limpeza dos caminhos, retirando as folhas mortas, e nos arruamentos que antecedem o "pulmão da cidade", executa-se o corte dos ramos secos ou podres da árvores.

20111007

Seminário "Floresta Autóctone"



O Seminário a “Floresta Autóctone – Valorização e Protecção”, irá realizar-se de 19 e 20 de Novembro de 2011, em Seia.
"As florestas nativas representam um dos principais ecossistemas terrestres, quer pelo seu valor ecológico, quer pelo potencial económico e social que encerram.
Constituem sistemas complexos, dominados por árvores autóctones, integrando também a restante flora, fauna, fungos e outros organismos." (...)
Saber + [ligação]

20110212

Um dos plátanos da "Cava de Viriato"


Ofereço um "rebuçado" a quem adivinhar há quanto tempo caiu de podre o tronco de um plátano que cresceu, viveu e morreu na base da muralha, junto do antigo fosso da "Cava de Viriato", perto da Vila Batalha, sem que ninguém pareça preocupado e proceda à sua retirada.

20091102

Castanheiro Gigante - Antas de Penedono

.

.
Em Antas bonita freguesia do concelho de Penedono existe nas faldas da Serra do Sirigo um castanheiro singular cuja idade foi calculada em cerca de 900 anos e que apesar de já ter conhecido melhores dias ainda abre os seus imponentes "braços" sobre um tronco com mais de 14 metros de perímetro. Conhecido actualmente por "Castanheiro da Guerra" era tradicionalmente designado por "Castanheiro de Santa Comba", o nome do local. Este e muitos outros castanheiros centenares poderão ser apreciados por quem se decidir percorrer a "Rota do Sirigo", um percurso pedestre circular que se inicia e termina nas Antas depois de passar pelo Ourozinho. O topónimo Antas está ligado à existência de vários monumentos funerários megalíticos de que se destacam pelo seu especial interesse: a necrópole da Lameira de Cima, o menir do Vale de Maria Pais e ainda diversas sepulturas escavadas na rocha de tempos medievais.
Ver vídeo [ligação], página da Câmara Municipal de Penedono [ligação] e Junta de Freguesia [ligação].

20070406

Figueira quase centenária no quintal do meu avô AJ



NASCIDOS EM 14 A 23 DE JUNHO – 12 a 21 DE DEZEMBRO

"FIGUEIRA - Árvore mencionada na Bíblia, o símbolo da abundância e da paz. Os homens enviados por Moisés para visitar a Terra prometida, quando retornaram, trouxeram figos como prova de riqueza da terra (Num. 13,24) No Antigo Oriente, eles utilizavam a simbologia “debaixo da figueira” para designar segurança e fidelidade à palavra de Deus (3Rs. 4.25).
As pessoas que têm como símbolo a figueira, são sensíveis, mas firmes em suas decisões e extremamente sensuais. Contudo, não conseguem suportar a menor adversidade porque perdem a calma e ficam desorientados. Então, devem usar a lucidez para melhor utilizar as suas potencialidades. Realistas e observadoras, por isso, as áreas de pesquisas são bastante favoráveis em todos os campos, pois sabem trabalhar isoladamente ou em grupo. Quando executa alguma actividade em grupo, gostam de saber, previamente, a sua parte."
Leia mais em "O Homem e a sua árvore correspondente" [Ligação]