EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160930

"VIZEU - Vista Geral"


GIF via GIPHY

“VIZEU – Vista geral”, Bilhete Postal Ilustrado, Edição JS P. BORGES – COIMBRA, Não circulado, início da década de 1910 (?)
“Vizeu – Vista geral (lado nascente), Bilhete Postal Ilustrado, Edição da Tabacaria Costa – Vizeu, Circulado em 22 Junho de 1921
Tomadas de vista da actual Rua Maria do Céu Mendes (Acesso ao Fontelo)

Recordando os Comboios de Viseu


GIF via GIPHY

Mais Apitam ... que transitam

"Vale do Vouga" e o "Nacional"
São no nosso Portugal
Dois brinquedos de museu:
Ferrugentos, alquebrados,
Por mal dos nossos pecados,
A vergonha de Viseu!

De Santa com e de Espinho
Ronceiros, pelo caminho,
Vêm eles, chape, chape!
Arfando, todos cansados,
A expulsar aos bocados
Seus bofes pelo escape!

O coleante perfil
Estende-se, em curvas mil.
Em aspectos de cascata...
É bonita a Natureza,
Há conforto... na certeza
Que o andamento não mata

Seu trajecto é demorado,
Pois, velhinho e já cansado
Deve sofrer de lesão...
Largando fumos e cheiros
Vai queimando os passageiros
Com faúlhas de carvão!

(...)

Chaca, checa, choca, chuca,
Fica a cabeça maluca.
Anda tudo à nossa roda.
Garantem, coca-bichinhos,
Que leram em pergaminhos
Que há cem anos já foi moda!

Alerta, Viseu, alerta!
Põe depressa a porta aberta
Do teu Museu tão cotado:
Coloca lá a matraca,
Que, cá fora, dá barraca
Mas é, lá dentro, um achado

Adelino de Azevedo Pinto (Rijo) in "Retalhos dos Meus Trabalhos" (Recolha de 50 anos de quadras populares, sonetos e outros poemas), Viseu, 1985

Na ilustração algumas imagens de depósitos de água, para abastecer as caldeiras das locomotivas a vapor, retirados da demolida estação dos caminhos-de-ferro de Viseu, "armazenados" no depósito de sucata da câmara municipal, antigas instalações da Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Beira Alta (Estrada de Nelas). Compare com as fotos obtidas em 23 de Novembro de 2011.

The Gift - "Love Without Violins"


"Love Without Violins", vídeo de Paulo Costa Pinto, para The Gift feat. Brian Eno, single para o próximo álbum a lançar em 2017, da banda de Alcobaça.

20160929

Relvado Novo do "Campo 1º de Maio"


GIF via GIPHY

Os trabalhos de remoção do relvado sintético do "Campo 1º de Maio", muito deteriorado por 10 anos de uso intensivo e falta de manutenção, começaram há pouco mais de 2 semanas. A primeira fase, retirada do material de enchimento (borracha negra), foi demorada mas já foi terminada. Esta tarde os trabalhos em execução consistiam na retirada das telas da relva artificial. Em cerca de metade do campo este trabalho já estava concluído. A fase seguinte deverá ser a verificação do nivelamento e a correcção de abatimentos do piso, porque em dias de muita chuva, várias zonas do campo ficavam alagadas. Seguidamente será necessário efectuar uma boa limpeza do pavimento para instalar uma "manta" de material tipo geotêxtil e esponja, com cerca de 1 cm de altura (vários rolos deste material já estão armazenados na lateral nascente e na bancada, junto da entrada). O futuro relvado neste pormenor é mais evoluído que o anterior. Quanto à relva a aplicar existem no mercado várias opções (e preços), o mesmo é válido para o material de enchimento que poderá ser borracha ou cortiça que poderão ser ou não, combinados com areia. Os relvados sintéticos mais avançados, são chamados de "terceira geração" mas para ficar a saber as características do novo relvado, certamente que vamos ter de aguardar pelo dia da inauguração. Será também a ocasião para saber qual o valor dos trabalhos que também incluem a substituição do relvado do "Campo de Futebol de 7" e a construção de um novo acesso, a partir da Rua Aristides Sousa Mendes "Pousada a Juventude".

20160928

Beck – “Wow”


“Wow” vídeo realizado pelo próprio Beck, em parceria com Grady Hall, para servir de amostra a novo álbum a editar em 21 de Outubro


Vídeo em versão "Pop" de Jimmy Turrell

"Pouco Brio, Pouco Asseio"


GIF via GIPHY

Tal como prometido e não por bom motivo, cá estão outra vez dois dos pneus do "Lago da Cava de Viriato", e outro "lixo" de que me permito destacar, uma árvore morta há muitos anos, um grande balde de plástico e o que ainda resta de um carrinho de bebé. Pela sua natureza não são, como na última Segunda-feira, o presidente da câmara municipal, Dr. Almeida Henriques, dirigindo-se à oposição no decorrer de Sessão Ordinária da Assembleia Municipal que começou às 14h30 e terminou cerca das 22h00, e referindo-se à feira anual, que havia quem se preocupasse com "ciscos"! Neste caso as insignificâncias, são maiores que estadulhos para amparar palha!
Nota: Estadulho ou fueiro - estaca redonda que segura a carga de um carro de bois.

Defesa da Fortaleza

Vou hoje falar da Cava,
A triste que não se lava
E tão esquecida está!
Com seu aspecto selvagem
Viu-se muito posta à margem
E tantas mágoas nos dá!

Pouco brio, pouco asseio,
Com tojo de metro e meio
Só lhe faltam javalis!...
Invadida, mutilada,
Francamente, está votada
A um desprezo infeliz!

Monumento Nacional,
Sem parceiro em Portugal,
Ou mesmo lá nos confins!
Magoa, desgosta e custa
Que relíquia tão vetusta
Tenha tratos tão ruins!

(...)

Os turistas estrangeiros,
Os de cá, ou forasteiros
Que vão ali de visita,
Hão de dizer com franqueza,
Que tão nobre Fortaleza
Em nada nos nobilita!

In "Retalhos dos Meus Trabalhos", de Adelino Azevedo Pinto (Rijo), Viseu 1985
Recolha proveniente de "Cantigas minhas amigas", "Gazetilhas minhas filhas", "Poemas sem algemas" e "Sonetos já meus netos",  representativa de mais 50 anos de poesia.

"Cine'Eco - Festival Internacional Cinema"


GIF via GIPHY
O "Cine'Eco 2016" irá realizar-se de 8 a 15 de Outubro em Seia´

20160926

Christo Guelov - "Passadeiras em Madrid"


O artista búlgaro Christo Guelov, a trabalhar em Espanha, aceitou o desafio de quebrar a monotonia das “zebras” de passadeiras para peões de Madrid, ao criar obras de arte com grafismos extremamente variadas e muito coloridos. A intervenção além do prazer estético, pretende contribuir para aumentar a segurança nas travessias. Via: "Bored Panda"

Agora que finalmente pessoal da Câmara Municipal de Viseu. anda atarefado a avivar as passadeiras da "Melhor cidade para viver", aqui fica uma sugestão para o hiperactivo criador de eventos e micro-eventos, Dr. Jorge Sobrado,  "Gestor da Marca de Viseu" e da "Viseu Marca".

Perigo na "Cava de Viriato"


GIF via GIPHY
Será aconselhável mandar colocar mais terra entre as lajes da desastrosa "passadeira de granito", instalada, em 2008 sobre os taludes da "Cava de Viriato" e mal remendada em Junho de 2009, depois de ocorridos vários acidentes, não vá alguém ter a pouca sorte de se magoar.


GIF via GIPHY
"A vantagem de ter orelhas grandes é poder ouvir melhor!"

Joe Hertz - “Playing for You”


“Playing for You” vídeo de Hugo Jenkins para o britânico (Londres) Joe Hertz ft. Bassett (Kristina)

Até para as Bolotas...


GIF via GIPHY

Os fruticultores queixaram-se que este ano foi mal p´ra ingricula e nem as bolotas escaparam! Por esta altura a "Cava de Viriato", costumava estar pejada de bolotas mas este ano, nos carvalhos novos e velhos, há mais bugalhas que bolotas.

Grafitti - "RUMO"


GIF via GIPHY
Grafitti - "RUMO" ("BOMB SQUADE KREW!)

20160925

1º BTT Trilhos do Dão


GIF via GIPHY
"1º BTT Trilhos do Dão"  - Homenagem a Tiago Ferreira

Pontapés na Ortografia!!!


GIF via GIPHY

Proibida a entrada a pessoas estranhas ao serviço.

Salvo a:

- ANBOLÂNCIAS/ANVULÂNCIAS
- Directores
- Treinadores
- Doutores/ Massagistas/BIDENTES/BRUXOS
- Jogadores
- Roupeiros
- GNR
- GUARDA NOCTURNOS

Aviso afixado à entrada dos balneários do "Campo 1º de Maio", no "Parque Desportivo do Fontelo". Em Maiúsculas os acrescentos, feitos por anónimos ignorantes e/ou galhofeiros? Ficaram a faltar, entre outros, os árbitros e os polícias!

20160924

Viagem Medieval de Canas de Senhorim


GIF via GIPHY

A "Viagem Medieval de Canas de Senhorim" irá realizar-se nos próximos dia 1 e 2 de Outubro (Sábado e Domingo) e as entradas são livres.

A "Maravilha de Filigrama"


IF via GIPHY

"Por aquele grande portal, de linhas austeras ao gosto do século XVII, fora a entrada ordinária do solar até a data em que os Mendanhas resvalaram na pobreza. Remate natural do muro da cerca e ansa entroncada graciosamente na esquina do prédio, arvorava em seu tope uma cruz de pedra, maravilha de filigrama. Abaixo da cruz, em sinal de humildade, como era dever de família que recebera os pergaminhos do ungido de Deus, inscreviam-se na torça, veladas desde há muito por crepes pesados, as armas fidalgas: seis arruelas de vermelho, duas a duas, em campo de oiro"
Aquilino Ribeiro in "O Homem que Matou o Diabo", p. 64, Livraria Bertrand, 1972

Ao subir a Rua Maria do Céu Mendes e um pouco antes da rotunda do Fontelo, do lado Norte, está localizada a "Casa do Cruzeiro" que Mestre Aquilino Ribeiro aproveitou para no seu romance "O Homem que Matou o Diabo" (1930), atribuir aos nobres mas empobrecidos Mendanhas, família nascida da sua fértil imaginação, cujas armas descreve como estando tapadas com um pano preto, em sinal de luto, que o tempo se encarregaria de desfazer. A cruz de pedra que classifica como uma "maravilha de filigrama",  burilada e vazada no duro granito, foi invadida por ramos de hera que para além de impedirem que possa ser apreciada, a poderão vir danificar irremediavelmente.

P.S.: Bem-haja! amigo J.C. que sugeriu a abordagem este tema.

"Ponte da Azenha" e não "Ponte Romana"


GIF via GIPHY

Durante muitos anos esta ponte sobre o Rio Pavia foi conhecida por “Ponte romana” mas de romano só tem o desenho e a técnica construtiva porque foi mandada fazer por Francisco Coelho de Campos, Arcediago de Pindelo, conforme consta na inscrição gravada no cruzeiro próximo: “Este Cruzeiro e Ponte mandou fazer à sua custa Francisco Coelho Campos”. A construção decorreu entre 1738 e 1767, na época a ponte era de grande utilidade para quem se deslocava para a cidade e morava para lá do rio em Santo Estêvão,  Orgens, S. Martinho, Quintela e mais para longe ainda. A ponte faz parte de um sistema que integra um açude para armazenar a água que fazia girar as mós de um moinho e ainda regar os terrenos agrícolas próximos.

"VISEU PORTUGAL - Ponte Romana", Bilhete Postal Ilustrado, Editor e fotógrafo desconhecidos, Não circulado/ "VISEU - PORTUGAL - Ponte da Azenha, Edição da Comissão Municipal de Turismo (Viseu), Circulado em 19 de Setembro de 1957 / "34 VIZEU - Ponte Romana da Azenha, Edição Passaporte (LOTY), Não circulado

Bugalhas (e Bolotas)


GIFvia GIPHY

Os lusitanos e outros povos pré-romanos da Ibéria usavam a farinha das bolotas para fazer o pão. O fruto dos carvalhos é a bolota, as bugalhas são casulos onde crescem larvas de insectos da família das vespas. As bugalhas são originadas por uma reacção da planta hospedeira à picada dum insecto que deposita debaixo da casca o ovo. Se abrirem uma podem ver o ovo ou a larva, se estiver seca e furada, é sinal que o novo insecto foi-se embora... a voar! No carvalho que criou estas bugalhas, facto estranho, não vi uma única bolota mas as bugalhas eram em grande quantidade.

20160923

DJ Shadow – “Nobody Speak “


“Nobody Speak” vídeo de Sam Pilling para servir de amostra ao álbum “The Mountain Will Fall”, do norte-americano (São Francisco) DJ Shadow feat. Run The Jewels.

Brasões de Viseu - "Casa do Cruzeiro"


GIF via GIPHY

Escudo em cartela de volutas, com elmo de grades, coronel de nobreza e timbre. Esquartelado: I - Partido: I - Sampaio. II - Melo. II - Serpa. III - Sousa (de Arronches). IV - Coelho?. Timbre: Serpas. Diferença no Iº quartel: Uma brica carregada por uma cruz potenteia (?)

(MATTOS, Armando de - "O Tombo Heráldico de Viseu", Gaia, Oficinas da Sociedade Editorial Pátria - Lda, 1932, p.12 ), citado por "Solares e Brasões".

Portal da Casa do Cruzeiro


GIF via GIPHY

"VIZEU - Cruz de granito de grande valor histórico", Bilhete Postal Ilustrado, Edição F. A. Martins, Camões 35, Lisboa, Circulado em 29 de Julho de 1905
Portal armoriado da "Casa do Cruzeiro" (Rua Maria céu Mendes) entrevendo-se, o pátio, o lago com um repuxo, vasos com flores, uma cadeira dobrável e porta interior de acesso à "Casa do Cruzeiro" que no séc. XIX, foi habitada pelo Cónego José de Oliveira Berardo. Imóvel pertença da família do Visconde do Rio Torto.

"Festa das Vindimas"


GIF via GIPHY

Está a decorrer, em Viseu a "Cidade Vinhateira do Dão", até ao dia 25 (Domingo) a "Festa das Vindimas". No "Mercado 2 de Maio" está armada a "Festa dos Vinhos" que reutiliza o balcão "Entre Aduelas". o "stand" usado na  Bolsa de Turismo de Lisboa, elementos decorativos da ex-zona VIP da feira anual, este ano reservada aos patrocinadores e ainda as barracas decoradas com reproduções, em grande formato, do painel de azulejos do Rossio que foram novidade na feira. 
No piso superior está instalado o "Mercado dos Sabores", incluindo chocolates, "Street Food" e um espaço destinado a "Workshops" (Vínicos) e "Showcookings", tudo bem florido e com um jardim vertical.
A festa deste ano não se esqueceu dos jovens académicos (da "Academia Dão Petiz") que este ano não vão poder pisar as uvas e de seguida beber o mosto, bem docinho, mas no dia 24 (Sábado), sejam académicos ou não. poderão ajudar os pais a vindimar nas quintas. Os progenitores terão de desembolsar 20 Euros (por pessoa), com direito ao transporte,  a participar em provas dos vinhos e a uma merenda típica. As crianças até aos 12 anos, inclusive, não pagam.
Na Rua Formosa foi instalado o octógno da "Marca de Viseu", muitas e variadas plantas e vários pipos e selhas para uvas. Mas no meio de tanta planta e tanta flor, não consegui encontrar, nem parras, muito menos uvas, nem uma videira ou mesmo uma ramada, nem que fosse de plástico...

20160922

Novo Relvado do "Campo 1º de Maio"


GIF via GIPHY

Os trabalhos para a substituição do relvado artificial do "Campo 1º de Maio", muito degradado por 10 anos de uso intensivo, decorrerem há mais de 1 semana. Nesta fase dos trabalhos estão a ser utilizadas duas pequenas máquinas, uma tem a função de retirar o "infill", enchimento de borracha negra, e a outra está equipada com um grande saco para receber e transportar o material retirado das telas, com as fibras que imitam a relva natural. Junto à entrada para os balneário já estão armazenadas várias dezenas de sacos com borracha.

Autocolantes em Viseu


GIF via GIPHY
Dois autocolantes encontrados, algures em Viseu

OMIRI -“Corridinho”


20160921

Pórticos de Luz da Feira Anual


GIF via GIPHY
Pórticos de luz da feira anual de Viseu - "Porta de São Mateus", "Porta de Viriato" e "Porta do Sol Posto" (Brasão da Cidade de Viseu 1863)
Se a tradição continuasse a ser respeitada, estaria agora a terminar a feira anual de Viseu - 2015. Desde 1510 que a feira foi conhecida por "Feira Franca" ou "Feira de São Mateus", mas este ano e pela terceira vez consecutiva, terminou antes do dia 21 de Setembro - "Dia de São Mateus". Não seria mais correcto mudar o nome ao evento? Não será este um caso de uso inapropriado duma "Marca"? O que os safa é que o São Mateus, não reclama...

As Melhores da Feira Anual de 2016


GIF via GIPHY

Aspectos da "Porta de Viriato" da feira anual de Viseu e da nova "Praça de Viriato" em que se pode observar a medonha colocação de dois pórticos de meta (insufláveis) e o enorme camião publicitário que foi estacionado de modo a tapar a vista da "Cava de Viriato". Também a "Praça de Viriato" devido à estrutura pesada com que foi construída e ao local escolhido para a sua implantação, ficou igualmente a prejudicar  as vistas da cava, classificada em 1910, como "Monumento Nacional" e não merecia tanta falta de respeito. O dinheiro não devia ser tudo...


GIF via GIPHY

Os guerreiros do Viriato, enquanto durou a feira, tiveram que transportar "duas mochilas", já não chegava o facto de estarem mal armados...
O "Monumento a Viriato" (Mariano Benlliure,1940) recebeu uma cúpula que durante a noite fazia brilhar milhares de pequenas "luzinhas" brancas. A iluminação habitual esteve muitas vezes ligada de dia e de noite, a desperdiçar energia. 
O muito lixo que ficou no relvado, depois do apresentação de "Viver Viriato", um espectáculo teatral de rua, criado pelo "Trigo Limpo teatro ACERT/Tondela que apresentou uma marioneta gigante a interagir com actores, na noite de 28 de Agosto (Domingo), só foi recolhido no dia 31 de Agosto (Quarta-feira),


GIF via GIPHY

Como vem sendo habitual também este ano na feira foi possível adquirir várias pechinchas, sobretudo as cuecas de senhora, apenas 1 Euro e para os senhores, 3 "Boxers" por 5 Euros.


GIF via GIPHY
Ainda não sabemos, nem deveremos saber nunca, qual o número de feridos causados por entaladelas ou escorregadelas na via do funicular. Certo foi o maior cuidado da organização do evento que até utilizou, embora durante pouco tempo, cavaletes para sinalizar os perigos existentes no atravessamento da linha férrea.


GIF via GIPHY

As última imagens mostram ciclistas a circularem no recinto da feira, facto corriqueiro nas manhãs dos domingos, um feirante a deitar água no pavimento para fazer baixar a temperatura que chegou a ser quase insuportável (com tanta pedra é natural), uma de duas "ratoeiras" armadas junto à entrada da nova instalação sanitária e para terminar... uma tenda de campismo montada na Rua de Nª Sra. da Conceição, onde um dos feirantes pernoitou.
Muitas destas imagens são "pormenores" a rectificar futuramente. O Gestor da "Viseu Marca", associação cultural que pela primeira vez organizou o certame, Dr. Jorge Sobrado, "recolheu dezenas de lições para a próxima edição". A feira anual de 2016 teve a duração de 38 dias mas os feirantes, naturalmente desejavam continuar porque o negócio correu bem.
Uma vez que as atracções musicais, certamente cobrando boas "maquias", perderam a capacidade nos dias pagos, de atrair multidões e porque os números mais elevados de visitantes, foram registados, maioritariamente, em dias de entrada gratuita, talvez fosse boa ideia rechear o programa com mais "prata da casa"?

21 de Setembro - "Dia de São Mateus"


GIF via GIPHY "São Mateus", A. (Armindo) Ribeiro (Viseu), 1983

Vale tudo! a dita "Feira de São Mateus", em Viseu encerrou no passado dia 11 (Domingo) mas hoje é o "Dia de São Mateus" e Feriado Municipal, por esses motivos, às 9h30 realiza-se uma Missa Solene, seguida de Procissão, apenas à volta do "Complexo Paroquial de São José", porque a tradicional passagem pelo recinto da feira anual deixou de fazer sentido.

(...) "A Feira realizou-se inicialmente dentro da Cava de Viriato junto da Capela de S. Jorge, que ali havia em sítio que se ignora, porém, subindo D. Manuel I ao trono e pedindo-lhe a cidade de Viseu a confirmação da Carta dada por D. Duarte, pedindo-lhe simultâneamente “licença para ser feita dentro da cidade por coanto na Cava se faziam cousas de pouco serviço de Deus e nosso e de muita desonestidade” – razão porque havia já 4 anos, a feira não se fazia… D. Manuel deferiu o pedido e determinou que a Feira voltasse a fazer-se em dia de S. Jorge, como inicialmente – Carta de 30 de Abril de 1501.
Como porém a Feira se desenvolvesse a ponto de não caber dentro da cidade, por falta de logradoiros ou rossios, foi então, depois de 1510, transferida definitivamente para o Largo da Ribeira, então conhecido também por Campo de S. Luís e depois Campo de São Mateus.
(…)
Esta mudança coincidiu com a mudança da época da Feira, a qual passou a realizar-se na 2ª metade de Setembro a começar no dia 15. Também daí em diante passou a designar-se Feira Franca de S. Mateus, pois, este santo passou a ser o títular, e francos os três dias de 20 a 22 de Setembro, ou sejam o dia 21 – Dia de S. Mateus -, a véspera, 20 e o dia seguinte, 21 tradição que deverá manter-se." (...)

Dr. José Coelho "A Feira Franca de Viseu" in "Beira Alta - Arquivo Distrital", Volume XIX, Fascículo III (3º Trimestre) , Viseu 1960.

"Um Tormento Ferrugento"


GIF via GIPHY (Grafitti de "ATEOUS" & "CRLSK")

A nossa airosa cidade
Na super-fatalidade
Dos transporte em carris,
É, sem favor, com certeza,
A região portuguesa
Ferrugenta e infeliz!...

(...)

Os horários com H
É coisa que aqui não há,
Pois as pobres maquinetas
Velhinhas, tristes, cansadas,
Bufam todas esfalfadas
As sua queixas jarretas!...

Os bancos de pau de pinho
Tratam com pouco carinho
As almofadas... traseiras...
Acho que só cabem culpas
A quem, por ordens estultas
Fez "segundas" das "terceiras"!

Quando não pára ou desanda,
Às vezes, finge que anda
Mas dá pulos de cabrito!
O muito esforço que faz
Não deixa ninguém em paz
Co'as estridências do apito!

(...)

São tão pouco sedutoras
As mini-automotoras
Que quem nelas viajar
Aos pulos, saracoteios,
Conhece todos os meios
De deitar, a carga ao mar!...

P'ra brinquedo de arraial!
Mas festas de Portugal!
Talvez tenha utilidade...
E passaria um tormento
A ser um divertimento
De imensa hilariedade!...

Na era dos foguetões
Temos todas as razões
Para mostrar nossa dor
De se manter a rotina
Dos transportes cá p'ra cima
Com esguichos de vapor!!!

"Retalhos dos Meus Trabalhos" de Adelino Azevedo Pinto (Rijo), Viseu 1985

Enquanto esperamos pelo novo comboio, é bom recordar as ronçeiras locomotivas a vapor e as desconfortáveis carruagens que foram substituídas pelas balouçantes automotoras e mais tarde, depois de encerradas as linhas do Vale do Dão e do Vouga, pelos autocarros que também acabaram por levar sumiço.

Um Comboio Já Chegou!


GIF via GIPHY
Um comboio, já chegou aqui! à "Melhor Cidade para Viver", agora fica a faltar o outro...

20160920

Esta Tarde Encontrei no Rio Pavia...


GIF via GIPHY
Esta situação vergonhosa, para a "Cidade Jardim", pode ser vista na margem direita do rio Pavia e na represa da Ponte de Pau. A maior parte do lixo visível neste troço do "Parque Linear do Rio Pavia", já estava a conspurcar o recinto da feira anual antes do encerramento. São incontáveis, folhas de árvore, papéis, garrafas e copos de plástico, sacos com lixo, etc. Segundo me contaram, a bola colorida tem descido o rio ao sabor da corrente, e subido impulsionada pela a força do vento! Hoje estava "estacionada" devido ao vento de poente.


GIF via GIPHY

Neste caso o lixo existente na represa, incluindo o banco de plástico, foi-se acumulando ao longo dos últimos dias,  sobretudo já depois do encerramento da feira anual, ocorrido no dia 11 de Setembro.

"Acabar com as Cheias na Feira"


GIF via GIPHY

A edição de hoje do "Diário de Viseu" publica uma notícia, assinada por JF, com o título seguinte - "Autarquia instala colector para acabar com cheias na feira" (1). O texto refere que vão ser necessários cerca de 400 mil euros para evitar que em dias de muita chuva o degradado recinto, onde todas as Terças-feiras, se realiza a feira semanal fique inundado, obrigando à interrupção dos negócios e até à intervenção dos bombeiros. O projecto já estará pronto e em breve deverá lançado o concurso público. Estas "revelações" foram dadas a conhecer pelo presidente da câmara, Dr. Almeida Henriques, que ontem visitou a Escola da Ribeira, localizada junto à feira e informou que "espera que a obra seja lançada antes do fim do ano.", portanto ou as minhas fontes que indicavam existir maior celeridade (ouvia-se que seria logo a seguir o encerramento da feira anual), estavam erradas ou não houve capacidade para criar condições para a obra avançar antes do próximo Inverno. Mas há mais novidades e pouco agradáveis porque a "requalificação de todo o recinto da feira semanal que também serve de parque de estacionamento" e é atravessado por uma "Ecopista", estará prevista apenas para os próximos 3 anos. Na notícia, a ordenação do estacionamento automóvel, precede (será considerada mais importante?) a referência à melhorias das condições dos feirantes!
As obras necessárias terão de ser realizadas também fora do recinto localizado na margem esquerda do rio Pavia, como se comprova com a foto que ilustra o texto, obtida no exterior do recinto da feira semanal.
1- Seria mais correcto ter escrito - "Autarquia vai instalar..." porque até o trabalho se iniciar - "Muita água ainda vai correr debaixo da Ponte das Barcas.

A "Igreja do Carmo"


GIF via GIPHY
A "Igreja do Carmo" ou mais exactamente da "Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo Viseu"

OMIRI em Concerto no Carmo´81


GIF via GIPHY

“Como se chama o teu Disco?”


“Como se chama o teu Disco?” pergunta O Grilo e a Longifolia, um projecto com composições de João Grilo (piano), Pedro Almiro (bateria), Filipe Louro (contrabaixo) e vários outros amigos. "BANDCAMP"

20160919

A Feira Anual Ainda Mexe...


GIF via GIPHY
Continuam os trabalhos de desmontagem das barracas da feira anual de Viseu, faltando ainda desmontar os três pórticos decorativos das 3 portas principais que este ano tiveram como motivo os Brasões da Cidade de Viseu, a cúpula que foi erguida sobre o "Monumento a Viriato" e talvez a decoração da chaminé da antiga estação termo-eléctrica (Museu da Electricidade)? Os comerciantes da Avenida da Bélgica e da Avenida Emídio Navarrro, já desesperam depois de 2 meses com o trânsito interrompido, falta de lugares de estacionamento e mudanças de itinerário de algumas carreiras de autocarros, mas ainda vão ter de aguardar mais alguns dias, até à total desmontagem das barracas, do movimento de camiões e que seja reposta a sinalização dos espaços utilizados como parques de estacionamento e  efectuada a reposição dos pilaretes de protecção aos peões. 
Tenho ouvido falar com insistência que o recinto da feira anual irá ser utilizado para realizar a feira semanal (a feira das Terças-feiras) que há muitos anos, está a necessitar grandes obras de remodelação mas esta obra não está prevista no ambicioso "Plano Municipal de Obras do Centenário 2016/2020", talvez por não ser elegível para financiamento comunitário (Portugal 2020)?



GIF via GIPHY
Curiosamente o Viriato que durante muitos dias, enquanto durou a feira, esteve iluminado mesmo durante o dia, a desperdiçar energia, agora talvez para compensar a iluminação decorativa (holofotes e barras de LEDS) estão desligados...

Viseu Cidade Vinhateira do Dão


GIF via GIPHY

Há quem ainda não tenha perdoado os "iconoclastas/herejes" que decidiram encerrar a feira anual, antes do dia 21 de Setembro, "Dia de São Mateus" e "Feriado Municipal", e celebrar nesse dia uma festa do vinho. Na imagem a nova "Marca de Viseu", na Rua Formosa onde se prepara o "Mercado 2 de Maio", para receber a "Festa das Vindimas". 

Red Axes – “Sun My Sweet Sun”


“Sun My Sweet Sun”  vídeo de Greg Barth e Jack Sachs para os Red Axes, Niv Arzi e Dori Sadovnik dois jovens israelitas, de Tel-Aviv.

"Até ao Lavar dos Cestos é Vindima"


GIF via GIPHY

Aspectos do pórtico instalado na "Porta de Viriato" da feira anual de Viseu, com o "Brasão da Cidade de Viseu", dos finais década 1920, o "renascido picadeiro", o local onde esteve instalada a "Praça de Viriato", a "Cava de Viriato" e o "Monumento a Viriato", ainda com a decoração "quase galática".


GIF via GIPHY

Pessoal da Câmara Municipal de Viseu está a efectuar a limpeza do recinto da feira anual que como é habitual fica cheio de lixo. As tarefas de recolha do lixo deveriam ser efectuadas pela empresa contratada para manter a feira limpa e não pela autarquia e ainda acompanhar, de perto a desmontagem para recolher o lixo de imediato. A continuar assim o lixo irá continuar, vários dias por recolher e a organização do evento ("Viseu Marca") a ser beneficiada, e a poder apresentar melhores resultados financeiros.

Viseu - Monumento a Viriato


GIF via GIPHY
"VISEU - Monumento a Viriato", Bilhete Postal Ilustrado, Edição da Agência de Publicações (Viseu), Foto Germano (Viseu), Circulado em 1965 (?)
"VISEU (Portugal) Monumento a Viriato", Bilhete Postal Ilustrado, Edição de LIFER- Porto, Fotografia de FISA, Litografia Oficina Artistas Reunidos - Porto,  Não circulado 197(?)

"Príncipes de Portugal..." Aquilino Ribeiro


GIF via GIPHY

"Príncipes de Portugal, Suas Grandezas e Misérias", de Aquilino Ribeiro, Prefácio de Vasco Graça Moura, Ilustrações de Costa Pinheiro, Portugália Editora, Lisboa 2008.

(...) "não é uma obra de história no sentido clássico do termo. É um livro de divulgação e destinado portanto ao grande público, a respeito de algumas figuras da história portuguesa" (...) "É, a um tempo, um livro ligeiro e despretensioso, mas escrito na sugestiva prosa aquiliniana, aqui e ali a fazer reviver alguns episódios em quadros magníficos e abrindo intuitivamente, por vezes, perspectivas que dão que pensar" (...)
Vasco Graça Moura no prefácio de "Príncipes de Portugal suas Grandezas e Misérias" de Aquilino Ribeiro. Esta obra à data da primeira publicação (1952) foi mal recebida pelo regime e causou escândalo na conservadora sociedade portuguesa, vigiada e controlada pelo salazarismo.

"Viriato, Nosso Avô"


GIF via GIPHY

O I Capítulo de "Príncipes de Portugal, Suas Grandezas e Misérias", de Aquilino Ribeiro, tem como título - "Viriato, Nosso Avô" e o autor começa por explicar porque razão, os romanos "taxaram" Viriato de dux latronum, capitão de salteadores, e não faltavam totalmente à verdade porque os rudes pastores lusitanos, habitantes dos montes, quando passavam maiores dificuldades, era sem rebuço que roubavam os vizinhos, mais afortunados das planuras. E justifica porque razão "viriato", passou de posto militar (chefe) a nome próprio - "Viriato":
“O homem desenganado e resoluto que a tribo julgou digno das vírias, chamasse-se como se chamasse, a partir  da  imposição  não  teve  outro nome: viriato. Viriato quer dizer, portanto, investido com as vírias, como um monarca pela graça de Deus. Decerto era a mais alta dignidade conferida por aquele povo, pastores honrados na tribo e piratas temíveis na terra alheia. Vírias eram grandes argolas de  metal, tantas vezes de oiro, com que guarneciam o braço que segurava a espada ou que ornavam as pernas dos cavaleiros. Divisas do comando, com significação gradual talvez, representavam simultaneamente o emblema de um posto, um enfeite e ainda um amparo contra a lança  e  a  espada.”
Naturalmente depois de contados pormenores da epopeia da resistência de Viriato e dos lusitanos, aos romanos invasores, o capítulo encerra com a descrição da traição e morte de Viriato:
(...)"Os três regressaram ao arraial lusitano quando tudo dormia. Na própria tenda o capitão dormia estirado por terra em cima de uma pele. Uma cutilada à mão-tente, e não foi preciso mais.
Quando, sobre a alba, os soldados fiéis encontraram o cadáver, compreenderam toda a obra de insídia e traição. Só havia que celebrar as exéquias. Armaram um pira gigantesca de lenha e, içando o corpo ao alto, incineraram.no. Em torno os guerreiros da tribo dançaram, jogaram as armas, imolaram cativos. Era a forma de o honrar e impedir que os gusanos da terra, tão bem como o inimigo, se gozassem do seu cadáver, rooendo-o uns, conspurcando-o outros como passear.lhe a cabeça, cravada num chuço, diante das populações pasmadas.
Assim acabou o herói, não tardando que a Lusitânia o seguisse no passo fatal, riscada do número dos povos livres, crescendo à rédea solta de sua índole natureza."

Aquilino Ribeiro, tal como Vasco Graça Moura explica no Prefácio. não escreveu uma obra com "pretensões científicas" mas usou o seu grande talento de prosador e os conhecimentos adquiridos em inúmeras leituras de antigos calhamaços, crónicas, biografias e diversas versões da "História de Portugal", para criar a sua visão pessoal, muitas vezes bem humorada, irónica e desmistificadora dos biografados que vão de Viriato a D. José I e o Grande Marquês. passando por D. Afonso Henriques, Rainha Santa Isabel, D. Pedro I, D. João o Mestre de Avis e o Condestável, Leonor de Portugal, D. João III, D. Sebastião e D. António I.
"Príncipes de Portugal, Suas Grandezas e Misérias", de Aquilino Ribeiro, Prefácio de Vasco Graça Moura, Ilustrações de Costa Pinheiro, Portugália Editora, Lisboa 2008.
Mestre Aquilino Ribeiro foi um democrata, anti-salazarista e a sua despretensiosa obra, resultante de uma encomenda, escrita depois de cuidada investigação, de imediato desagradou ao regime e à Universidade, tendo o assunto sido discutido na Assembleia Nacional. O escândalo deu origem a uma manifestação de desagravo em Coimbra e a Censura, informou o editor que "não consideravam oportuna, no momento presente a reedição do livro". De facto o livro não chegou a ser proibido mas o caso aconselhava prudência.

Ilustrações: O Viriato (Mariano Benlliure/1940) decorado para a feira anual de Viseu

Serração Viriato, Lda.


GIF via GIPHY

Serração Viriato, Lda. (Viseu) - Documento de Caixa nº 2754, comprovativo do pagamento/ recebimento da quantia de "3.000$00 (Três mil escudos), para pagamento do pinhal comprado a (...) de Barbeita na quantidade de 50 pinheiros na mata denominada Meal.", em 22 de Janeiro de 1965. Selos fiscais no valor de 3$00, para liquidação de Imposto de Selo, à taxa de 1/1000.

Cuidado com a Língua...


GIF via GIPHY
Cuidado com a Língua... "Serrelharia Cívil", encontrado num dos restaurantes da feira anual de Viseu

20160918

Just A Gent - "Rolling Dice"


"Rolling Dice" vídeo de Josef J. Weber para Just A Gent feat. Ella Vos & Joey Chavez. Just A Gent é um jovem de 17, o produtor e DJ, Jacob Grantt, de Newcastle

Coisas Velhas do Funicular


GIF via GIPHY

A reparação da  cabine nº 2 do "Funicular de Viseu" continua por realizar! o embate, com um dos pilaretes da vedação, aconteceu no dia 8 de Maio de 2016.

"Viseu - Portugal/Rossio e Rua Formosa"


GIF via GIPHY
"Viseu - Portugal/Rossio e Rua Formosa vista do portal da Câmara Municipal", Bilhete Postal Ilustrado, Edição da Comissão Municipal de Turismo (Viseu), Tipografia Comercial de Anadia, Não circulado, Datável dos finais da década de 1930 (?).

20160917

"Campo de Viriato" - "Espelho de Água"


GIF via GIPHY

Ficou neste estado deplorável o "Espelho de Água", depois de desmontado o palco da feira anual de Viseu. E isto é só uma pequena amostra... Quando estava a obter estas imagens, reparei que um desconhecido andava a "catar latas" de bebidas para reciclar/vender. Na verdade a maioria do vasilhame abandonado eram garrafas de plástico.  Apesar de ter havido alguma melhoria na recolha do "lixo" durante a desmontagem da feira, há ainda muito para melhorar no futuro.

Porta de São Mateus e de Viriato


GIF via GIPHY
A "Porta de São Mateus" este ano voltou a ser uma das entradas secundárias da feira anual de Viseu (imagens obtidas no interior do recinto, à tarde e ao cair da noite).


GIF via GIPHY
A "Porta de Viriato" voltou a ser promovida a entrada principal da feira anual. Foi o local onde se realizou a abertura do evento e entrou o Presidente da República quando visitou o certame. A Câmara Municipal de Viseu e o seu "novo braço", a "Viseu Marca", conseguiram verdadeiros "milagres" - contabilizar mais entradas no evento, nos dias gratuitos do que nos dias de entradas pagas e muito mais:
"Festejar" o Carnaval, no dia 22 de Agosto; "repetir" as "Cavalhadas de Teivas" e as "Cavalhadas de Vildemoinhos" (incluindo o "Saltar das Fogueiras"), nos 29 e 30 de Agosto.
A "Viseu Marca" apenas falhou no dia 10 de Agosto porque estavam previstas as "Marchas Populares" (Santos Populares) mas não se realizaram por dificuldades, certamente de última hora, dos marchantes.

A "Praça de Viriato" e Viriato


GIF via GIPHY

Aspectos , ao cair da noite,  da "Praça de Viriato"em fase final de desmontagem e do "Monumento a Viriato" que recebeu uma decoração, durante a realização da feira anual, que à noite foi considerada "quase galática". A praça destinava-se a colmatar a falta de artigos locais e de artesanato, mas ficou além das expectativas, apesar da mudança semanal da programação.

"Retalhos dos Meus Trabalhos"


GIF via GIPHY

"Quem faz versos não é velho: a poesia vem da alma e a alma não tem rugas!..."
"Retalhos dos Meus Trabalhos" de Adelino Azevedo Pinto (Rijo), Viseu 1985

"A feira Franca acabou"


GIF via GIPHY

RAPAZES TOMAI CAUTELA

A feira Franca acabou
E creio bem que deixou
A todos boa impressão.
Burros venderam-se aos centos,
Em mulheres p'ra bons intentos
Houve pouca transacção...

À noite, no "picadeiro",
Certo menino matreiro
Das fortunas indagou
Créditos todos falidos,
Mulheres com teres pr'òs vestidos
Nem uma só encontrou!...

Com esta vida tão cara
Só quem tiver grande tara
Se deixa ir no embrulho...
Lá diz um velho rifão
Que nunca cessa o barulho.

Meninas dos tempos de hoje
Vede como um homem foge
De vos pedir ao papá.
Escusais fingir riquezas
Sentando-vos numa mesa
Do tal "Pavilhão do Chá"...

Tudo em vós são fantasias
Por isso ficais p'ra tias
E as Feiras hão-de passar...
Mulher que tem merecimentos
Escusa, como os jumentos,
Que a levem a afeirar...

Retirado com a devida vénia dos "Retalhos dos meus Trabalhos" - Viseu, Dezembro de 1985

20160916

A Fazer o Pino?

GIF via GIPHY
Pormenor da desmontagem da feira anual obtido ao final da manhã, junto à porta de serviço do "Funicular"

"Viseu Cidade-Jardim"


GIF via GIPHY
"Viseu Cidade-Jardim, há mais de 80 anos", "Cidade de Viriato", "Melhor Cidade para Viver", "Cidade Vinhateira do Dão" e "Cidade de Eventos".

The White Stripes — "City Lights"


"City Lights" vídeo do desconcertante Micel Gondry para o novo álbum "Jack White Acoustic Recordings 1998-2016", do projecto The White Stripes que cessou a actividade em 2011.

O Funicular de Viseu

GIF via GIPHY
Encerrada a feira anual de Viseu o funicular voltou a andar às moscas... como é costume!

Os Novos Relvados Artificiais


GIF via GIPHY

Continuam as trabalhos no "Campo 1º de Maio" para substituição do relvado artificial, com 10 anos de utilização intensa e descuidado na manutenção. Nunca vi deitar água sobre o campo de jogos, embora um amigo me tenha garantido que pelo menos uma vez aconteceu...
Eram cerca de 13h00 quando os operários regressaram do almoço. Dois operários, com a ajuda de máquinas, estão a executar a recolha do "infill", borracha negra de enchimento e um terceiro estava a trabalhar junto à baliza do topo norte, talvez na calha de drenagem.
É um facto pouco conhecido mas quando nos campos é utilizada borracha reciclada de pneus, para enchimento, tais espaços podem tornar-se perigosos para a saúde, por contaminação por metais, como o zinco, o arsénio, o chumbo, o crómio e o cádmio. A borracha reciclada também contém hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, que são mutagénicos e/ou cancerígenos. Ao longo da vida útil do relvado a degradação da borracha, dá origem à produção de outros químicos que são prejudiciais, quando respirados ou ingeridos, os maiores riscos são corridos pelos guarda-redes das equipas de futebol. Resta.nos desejar que os técnicos da Câmara Municipal de Viseu, ao elaborarem o "Caderno de Encargos", tenham levado estes aspectos em conta.
No "Campo de Futebol de 7" os trabalhos continuam para criar uma rampa de acesso, com entrada pela Rua Dr. Aristides Sousa Mendes, junto à "Pousada da Juventude".

Piu, Piu...


GIF via GIPHY
Piu, Piu... grafitti algures em Viseu

Mathieu Lindrec


Com este vídeo do “designer graphic” francês Mathieu Lindrec é possível conhecer o seu processo criativo, mergulhando na sua cabeça, enquanto trabalha para um cliente difícil. Neste trabalho misturam-se várias técnicas, nomeadamente “Motion design”, “Stop motion”, “3D”, “Projection mapping” e  Animação 2D !

Viriato Herói Mítico de Viseu


GIF via GIPHY
“O mito é o nada que é tudo
(…)
Sem existir nos bastou.
Por não ter vindo foi vindo
E nos criou.”
In "Mensagem", de Fernando Pessoa

"Viriato, Herói Mítico de Viseu" no poema épico "Viriato Trágico",  de Brás Garcia de Mascarenhas

Governo/Canto Décimo

98

À vista de Viseu, um Rio passa,
Que no cálido Estio Vagaroso,
Com pouco cabedal, e muita graça
Divide alegre um campo deleitoso,
Por entre o qual errante se embaraça 
Em retrocida volta preguiçoso:
Que o seja um pobre, mal se compadece,
Mas este sendo-o, mui melhor parece.

99

A um lado sobe o campo ameno,
A que inda então Viseu não ilustrava,
Fez Pretor de cava, e terrapleno
Um Real, que os fortes de hoje avantajava;
Tão bom sítio escolheu, tanto o terreno
Seus Artifices destros ajudava:
Tão alta a cava fez, grossa a Trincheira
Que inda o tempo a reserva quase inteira.

100

Mil, setecentos, e setenta anos
Depois de feita, foi de mim notada
Por Gentil Epiféria de Romanos,
Se mais forte, que bem descortinada
Parece que o temor dos Lusitanos
A fez lavrar mais alta, e mais fossada,
Que inda a Cava se vê, sem ver o Leito,
Cheia d’água, e de terra o Parapeito

119

Rico de sangue corre o pobre Rio,
Que com ribeiros dele se acrescenta:
Que se a corrente lhe embargou o Estio,
O Inverno das veias lha aumenta.
Envergonhado o Lusitano brio, 
De que tanto a batalha se sustenta,
Com ímpeto geral, com novo alento
Investe, sem temer, rompe violento.

125

Todo Luso varão de posto e fama, 
Se achou nesta batalha, e mostrou nela
Todo o valor, e brio; que quem ama
O bem da Pátria, acode a defendê-la.
Quem repousar se deixa em branda cama,
Enquanto, o que a defende, em campo vela
Sem à Fronteira ir cedi, nem tarde,
Ou castelhano é, ou é covarde.

126

Nem todos podem ir, que muitos ficam
De mui licitas causas embargados;
Nem quando poucos inimigos picam,
E voam, podem logo ser buscados.
Porém quando as ruins novas se publicam
De que alguns muros nossos têm cercados,
O que causa não tem, nem vai asinha,
Ou não é Português, ou é galinha

Resolução/Canto Duodécimo

18

Eram todos Beirões, que o não ignoram
Os antigos cronistas desta guerra;
Beirão era Viriato, e Beirões foram
Quase todos o doze de Inglaterra,
Se dezassete Reis Quinas arvoraram,
Oito nascem na Beira em que se encerra
Toda a lealdade, retumbando os ecos
Dos filhos, Egas, Freitas e Pachecos

"Viriato Tragico em Poema Heroico escrito por Bras Garcia Mascarenhas natural da Vila de Avòna Provincia da Beyra, & Governador, que foy da Praça de Alfayates na mesma Provincia. Obra posthuma, Offerecida ao Serenissimo Principe Dom Ioam que Deos guarde por Bento Madeyra de Castro", Impressa em Coimbra, "Na officina de Antonio Simoens impressor da Universidade", no ano de 1699. 

Brás Garcia de Mascarenhas (10 de Agosto de 1595/8 de Agosto de 1656), nasceu em Avô (Oliveira do Hospital) fez estudos em Coimbra, teve uma vida agitada de amores, zaragatas e aventuras. Fugido à justiça portuguesa, em 1616 residia em Madrid, tendo viajado pela Europa, sobretudo França, Itália e Flandres. Depois foi para o Brasil, onde permaneceu vários anos. Regressou a Portugal e após o 1 de Dezembro de 1640, participou activamente na "Guerra da Restauração". Escreveu o poema "Viriato Trágico" na sua terra natal, onde viria a falecer em 1656. Camilo Castelo-Branco, em "Luta de Gigantes" (1865), romanceou alguns anos da sua vida agitada. Brás Garcia de Mascarenhas foi um dos responsáveis pela apropriação por Viseu, da figura mítica de Viriato e da atribuição aos romanos da construção da Cava que os Lusitanos teriam assaltado.
 "Viriato Trágico" tal como "Os Lusíadas" de Luís de Camões, que também retrata Viriato, são obras de forte sentido nacionalista, as descrições de Viriato e dos acontecimento relatados são, naturalmente muito fantasiosas.

Já nessa época a escassez de água do rio Pavia, durante o Verão, era uma realidade.
A construção da "Cava" é atribuída aos romanos e 1770 anos depois, ainda era uma fortaleza notável e estava bem conservada.
A batalha travada, pela tomada da fortaleza, foi tão feroz que o rio Pavia ficou tinto de sangue.
O autor apropria-se dos Lusitanos e do Viriato que designa como "Portugueses", cheios de brios, qualidades e valentes, por oposição aos "castelhanos"  que seriam "covardes" ou "galinhas".

"Viriato Trágico"



GIF via GIPHY
"Viriato Trágico (Poema Heróico)", de Brás Garcia de Mascarenhas, Editora Planeta DeAgostini, S.A., Lisboa, 2004

20160915

Mercado de Agricultura Tradicional


GIF via GIPHY

O “Mercado de Agricultura Tradicional e Familiar” de São Pedro do Sul, realiza-se todos os Sábados, das 8h00 às 12h30, nos claustros da câmara municipal. No próximo dia 17 de Setembro, a partir das 11h00, a animação vai estar a cargo da “Tuna de Figueiredo das Donas”.

Grafitti de Viseu


GIF via GIPHY
Aqui fica uma amostra de grafitti que "desapareceram" deste blogue

20160914

"Desfolhada" em Pinho, S. Pedro do Sul


GIF via GIPHY

18 de Setembro de  2016 (Domingo) - “Desfolhada” em Pinho, São Pedro do Sul
Organização da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Rancho Folclórico e Junta de Freguesia de Pinho
15h30 – Saída das Termas
16h00 – Desfolhada à antiga portuguesa e cantigas de antigamente
17h30 – Merenda típica para todos os participantes

Novos Relvados Sintéticos no Fontelo


GIF via GIPHY
Máquinas e material armazenado (sacos para recolha da borracha) no "Campo 1º de Maio"


GIF via GIPHY
Máquina pesada (escavadora e transportadora) no "Campo de Futebol de 7"


GIF via GIPHY
Abertura de acesso ao "Campo de Futebol de 7", portão para máquinas e eventualmente ambulâncias


GIF via GIPHY
Pormenores da abertura do novo acesso (Rua Aristides Sousa Mendes - Pousada da Juventude) que obrigou ao derrube de uma meia-dúzia de cedros, um deles terá atingido, acidentalmente, um candeeiro de iluminação pública que ficou danificado.

Segundo apurei a empreitada destina-se à substituição total dos pisos dos 2 campos de futebol, muito degradados devido ao uso intensivo e à falta de manutenção "rega". Soube que será dada prioridade ao relvado do campo de futebol de 11, a intervenção no campo de futebol 7 deverá ter início, daqui a cerca de 1 mês.
No estaleiro continua a faltar informação sobre a obra mas o prazo contratualizado (?) poderá não vir a ser cumprido, por motivo de eventuais "Trabalhos a mais", ou pelas condições atmosféricas adversas à natureza dos trabalhos a executar. Ao pesquisar na rede informações para escrever esta "mensagem" encontrei um aviso de "Prorrogação de Prazo", datado de 14 de Julho de 2016. A empresa adjudicatária das obras é especialista na prestação de serviços de construção civil e obras públicas, com sede, num dos concelhos do Distrito de  Vila Real.

Bezegol – “Maria”


“Maria” vídeo de  DECK97 para Bezegol, um poeta e músico urbano de timbre inconfundível, com quatro trabalhos editados, “Rude Bwoy Stand” (2007), “Rude EP” (2009), “Monstro EP”(2011) e “S.A.C.A.N.A” (2013). Bezegol que convidou Rui Veloso para compartilhar este tema, trabalha com sonoridades pouco exploradas, em Portugal, do reggae ao hip-hop, passando pela guitarra portuguesa, a que acrescenta uma voz crua.

A "Taberna Costa"


GIF via GIPHY
A "Taberna Costa", não confundir com o outro Costa,  o motorista da "Geringonça"!

"Festa das Colheitas - Castro Daire"


GIF via GIPHY

A "Festa das Colheitas - Castro Daire" realiza-se nos próximos dias 16, 17 e 18 de Setembro de 2016 (Sexta-feira a Domingo). Programa e principais atracções musicais: Vira Milho, D.A.M.A, Ricardo Tininha, NO MAKA , The Fucking Bastards e Hàbillô & SUA BANDA

Dia 18 de Setembro (Domingo)
09h00 - "Concursoo Nacional de Bovinos de Raça Arouquesa"
14h30 - "Desfile de Carros de Vacas Tradicionais"

Finalmente Vamos Poder Sossegar...


GIF via GIPHY
Agora que a feira anual de Viseu  acabou vai ser um descanso para todos os moradores nos arredores do recinto!

20160913

João Só - “Cara a Cara”


“Cara a Cara” vídeo de Sofia de Botton para João Só que deverá ser mais um êxito depois depois de "A Marte”, “Até ao fim”, “É para ficar”, “Sorte Grande” e “Vai ficar tudo bem”, não só no mundo virtual, mas certamente também na vida real.

Obras no "Campo 1ºde Maio"


GIF via GIPHY

Depois de anunciadas em 5 de Agosto as obras de requalificação do relvado sintético do "Campo 1º de Maio", no Complexo Desportivo Municipal do Fontelo, cuja calendarização foi muito contestada hoje reparei que as balizas tinham sido retiradas, havia duas pequenas máquinas no recinto de jogos e uma máquina pesada no estaleiro, localizado junto às piscinas. Também avistei uma pequena quantidade de tela e nada mais posso acrescentar, porque ainda não havia nenhuma informação sobre a obra afixada. Uma vez que o dono da obra é a câmara municipal, a fiscalização passa ao largo.
O aviso do concurso foi publicado no "Diário da República" de 14/06/2016 - "Campo de futebol 1.º de Maio / Campo de futebol de 7 - Fontelo - Substituição dos pavimentos em relva sintética". O Preço Base  - 300.000 Euros e o Critério de Adjudicação  -  Mais baixo preço.

Pixies – “Tenement Song”


“Tenement Song” vídeo de  Krank! Collective (Neirin Best, Lianne Pierce e Xavier Burrow) para servir de amostra ao novo álbum “Head Carrier” dos norte-americanos Pixies, a editar no próximo dia 30 de Setembro.

Aviso aos Caros Leitores


GIF via GIPHY
"Viriato" de Mariano Benlliure (1940)
Peço que me desculpem mas por razões técnicas, seguem-se várias apresentações de fotos relativas à "Cava de Viriato" e ao "Lago da Cava", essa vergonha. Prometo somente voltar a publicar novas fotos, sobre o mesmo tema se o "lixo" for retirado ou apenas no próximo Outono.
Bem-Hajam

AJ

Viseu a "Cidade-Jardim"


GIF via GIPHY
A polémica e perigosa "passadeira" de granito sobre o talude da "Cava de Viriato", infeliz ideia do Arqº Gonçalo Byrne. A vegetação, ervas altas, mimosas e carvalhiços servem para esconder a verdadeira lixeira que continua a existir no "Lago da Cava", depois de gastos mais de 2 milhões de euros!


GIF via GIPHY
Alguns aspectos do "Lago da Cava" agora que as altas temperaturas do Verão, fizeram desaparecer toda a água. Hoje a chuva voltou, promete ser forte, poderá ter sido perdida mais uma oportunidade de pelo menos, limpar a maior parte do "lixo"!