EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160229

"Habemos" Letreiro



Finalmente colocaram o letreiro na sede da nova associação cultural  "Viseu Marca - Associação de Cultura, Eventos e Promoção", precisamente no mesmo local onde esteve o da acredita-se já extinta, antecessora - "Expovis – Promoção e Eventos, Lda." Peço desculpa da má qualidade da imagem e prometo, logo que possível publicar outra diurna e de melhor qualidade. De notar que a palavra "Viseu" tem um enorme destaque e o nome da nóvel associação foi colocado num canto... "coisas de artista" ou de "marqueteiro"?
(...)"A Viseu Marca é uma nova associação que nasce para promover a marca da cidade, os nossos talentos e grandes acontecimentos e realizações."(...)
Assim será mas começam mal! porque a página na oficial continua apenas exibir a segunda imagem, donde foi retirada a citação acima.. A apresentação da associação aconteceu no dia 19 de Fevereiro e só 1 semana depois (26) iniciaram as publicações no Facebook.

Encontrei Algures



Grafitti encontrados algures na "Melhor cidade para Viseu", "Cidade Jardim", "Cidade de Viriato" e cada vez mais - "Cidade Vinhateira"!

Anaquim – “Sou Imune ao Teu Charme”


“Sou Imune ao Teu Charme” vídeo para servir de amostra ao 3º álbum de originais - “Um dia Destes”, com edição marcada para o próximo dia 4 de Março, dos Anaquim que conta com a colaboração, entre outros de Jorge Paula e Luísa Sobral.
Canal YouTube e Facebook

20160228

Encontrei num Ecoponto



Os objectos e artefactos mais curiosos aparecem nos "Ecopontos" durante os fins-de-semana, Desta vez reparei neste belo conjunto de tampões do jantes de automóvel, bomba de ar, mangueira,  escova de aspirador e  ainda uma barbatana de mergulho. Na dúvida de qual o contentor a utilizar os objectos foram depositados, junto ao ecoponto amarelo...

"Viseu Marca" mas Devagarinho....



"Pode contar connosco todos os dias com um objetivo:
fazer de Viseu uma cidade feliz e irresistível!"

A página oficial da nova associação "Viseu Marca" que foi apresentada no passado dia 19 (Sexta-feira), há uma eternidade no século XXI, continua como o "Funicular de Viseu" a andar devagarinho e parado.... mas o domínio já foi alterado e quem pesquisar "Expovis" é direccionado para o aviso de que reproduzo, uma pequena parte da propaganda.

20160227

Viseu 2001 vs Boavista FC, 0-1




Esta tarde no "Campo 1º de Maio" a equipa de futebol feminino do "Boavista Futebol Clube" venceu por 0-1, o "Viseu 2001" e apurou-se para disputar as meia finais da "Taça de Portugal". No final dos 90 minutos o jogo estava, como tinha começado e as visitantes conseguiram o golo da vitória já perto do final da segunda parte do prolongamento. O "Viseu" começou o jogo numa toada ofensiva mas aos poucos as "boavisteiras", conseguiram equilibrar o jogo. Não foram muitas as oportunidades de golo que as guarda-redes tiveram de resolver e a vitória assenta bem às forasteiras. [Mais resultadosl
As viseenses na parte final do campeonato entraram numa fase pouco feliz, perdendo pontos com equipas do fundo da tabela e ainda há poucas semanas, na visita que fizeram à cidade do Porto, foram goleadas por 4-0, pelas suas adversárias desta tarde. Hoje nem a "arma secreta", Patrícia que fez a sua estreia em jogos da divisão principal, entrando já a segunda parte ia avançada, foi capaz, com a sua velocidade e técnica apurada de disfarçar as debilidades organizativas da equipa que se continuar a não apresentar fio de jogo, e a fazer passes mal pensados e pior executados, corre sérios riscos de vir a ser despromovida na fase de manutenção. [Resultados]

Resumo Jogo "Viseu 2001" x "Boavista FC"


Resumo do jogo dos quartos de final da Taça de Portugal Allianz entre o Viseu 2001 e o Boavista F.C.. Saber + no "Portal Futebol Feminino"

20160226

"VISEU - Avenida Salazar



"VISEU - Avenida Salazar", bilhete postal "Foto Germano"
Inaugurada em 1955, actual Avenida 25 de Abril

Algures em Viseu



Grafitti, técnica "stencil" algures na "Melhor cidade para viver"
Pouca qualidade mas boas intenções!

Sketcher25 – “Time Travel”


“Time Travel” vídeo para “single” do álbum com o mesmo título, do multitalentoso  Sketcher25. Facebook e P. Oficial

20160225

Fiat lux !



E ao quinto mês finalmente fez-se luz no "Monumento a Viriato" que esteve este tempo todo às escuras... claro que a iluminação não dignifica o mítico herói de Viseu, é meramente utilitária mas é bem melhor que a escuridão! 
Já agora e se não for "pedir muito" retirem a inestética vedação da "Feira Anual de Viseu" que este ano começa no dia 5 de Agosto, porque é Sexta-feira, no próximo ano será no dia 4 e por aí fora.... se entretanto, o Dr. Fernando Ruas não regressar para ganhar eleições, em candidatura independente?

Novidades Fresquinhas!!!



Esta manhã reparei que calceteiros da câmara municipal andavam, finalmente, a reparar o piso da "Rotunda de Viriato" que estava a ficar, cada vez mais degradado. Mas depois de voltar ao local, no intervalo para almoço dos quatro trabalhadores, verifiquei mesmo não sendo um especialista em calçadas, que o conserto foi um remendo que não deverá durar muito... aliás outras pedras e cubos de granito já mostram sinais de futuros problemas. Aos mais optimistas, respondo: A ver, vamos!

3º Aniversário Fora de Rebanho


"3º Aniversário Fora de Rebanho" no dia 5 de Março (Sábado) a partir das 18h00 em Quintela de Orgens, com as bandas Miss Lava, Phantom Vision, Grog, Brain Pyramid (FR), Motorcycle Rockers. Cuzo (ES), Sarna e Speedemon. Facebook

"Água Mole em Pedra Dura..."



Algumas imagens da calçada na "Rotunda de Viriato"

Nunca Tal Houvera Visto



Ontem, pela primeira vez vi um carro movido a electricidade a carregar as baterias na Rua do Campo de Viriato. 

20160224

TEPR – “Half Below”


“Half Below” vídeo do parisiense ELMØ para projecto TEPR do seu compatriota Tanguy Destable. Facebook, Soundcloud e Página Oficial

Mais 240 Mil para a "Feira Anual"



O actual executivo municipal ao qual preside o Dr, Almeida Henriques está em funções há mais de dois anos e continua a corrigir erros de anteriores câmaras, presididas pelo Dr. Fernando Ruas. A obra mais importante realizada pela câmara na cidade, foi até agora a “requalificação” do recinto onde se realiza a feira anual de Viseu, em que foram investidos em 2015 cerca de 200 mil euros, em infraestrutura de electricidade, água e saneamento e  ainda na “reposição” do antigo “Picadeiro”, um arruamento estrutural do “Campo de Viriato” que desapareceu em consequência as obras do “Programa Polis para Viseu”
Além das obras já realizadas este ano, reparação da rede de águas pluviais e reforço da iluminação do terreiro fronteiro ao "Pavilhão Multiusos", a Câmara Municipal de Viseu irá lançar um concurso, no valor de  243.600 euros, para introduzir melhorias no espaço público da feira. O pavimento vai ser regularizado e construídas instalações sanitárias, para substituir os contentores habitualmente alugados e instalados no recinto. Espero que o município não se tenha esquecido dos feirantes e o projecto inclua balneários! Depois de concluídos os trabalhos em concurso a “requalificação” do recinto será dada como finalizada. As obras realizadas no ano passado para viabilizar a reposição do “Picadeiro”, fizeram desaparecer parte dos degraus que atrapalhavam a circulação mas tiveram como consequência, negativa o desaparecimento da zona verde, junto ao “Espelho de Água” e retiraram qualquer utilidade ao lago que durante o resto do ano fica votado ao abandono.
Fonte: “Diário de Viseu” de 2015/02/24

Capela de Nossa Senhora da Vitória



A Capela da Nª. Srª. da Vitória estava localizada frente ao antigo Convento de Santo António de Massorim e à esquerda da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. Em 1955 para permitir a abertura da Avenida Salazar, actual Avenida 25 de Abril, foi demolido o convento franciscano, onde estava aquartelado o RI14 e a capela foi transferida para a antiga parada que foi transformada num parque ajardinado – o “Parque da Cidade”, depois o Parque Aquilino Ribeiro.
A capela terá sido construída como forma de agradecimento pela ajuda concedida por Nª. Senhora, na luta com o que restava da hostes castelhanas que depois de derrotadas em Aljubarrota, em 14 Agosto de 1385, em retirada passaram por Viseu. A cidade não possuía defesa amuralhada eficaz, facto que foi aproveitado para saquear e incendiar a cidade. Os viseenses reagiram e conseguiram, em 27 de Agosto de 1385, expulsar os invasores depois de terem invocado a ajuda da Virgem. Com o passar dos séculos a primitiva ermida caiu em ruína e finalmente foi reconstruída em 1605, durante a ocupação filipina, por iniciativa do cónego António de Almeida Abreu.
O pequeno templo de planta rectangular tem uma única nave, tecto em madeira e apenas um altar. É um edifício singelo possuindo campanário e pequeno sino, dotado de portal com colunas coríntias, encimado por um nicho com a Virgem e o Menino, ladeado por duas pedras de armas, (Cardosos e Almeida e dos Abreus e Costas), os cunhais são rematados por dois pináculos.
A Capela de Nª. Srª. da Vitória foi considerada Imóvel de Interesse Público, por Despacho de 17 de Fevereiro de 1947.

Em 1890 a Capela de Nossa Senhora da Vitória era  relacionada no tópico dos “Templos extinctos”:

“Capella de Nossa Senhora da Victoria, no rocio de Santo António, hoje Passeio de D. Fernando.
Era uma das mais luxuosas e mais formosas capellas de Viseu.
Foi fundada pelo conego Antonio d’Almeida Abreu, que sobre a porta d’ella colocou dois escudos com brasões diferentes.
Em 1733 foi doada pelo cabido, sede vacante, aos irmãos da ordem 3.ª de S. Francisco.
Tem uma fronte elegante e n’ella a inscrição seguinte:
ESTA CAPELLA DA SENHORA DA VICTORIA MANDOU FAZER E DOTOU POR SUA DEVOÇÃO O CONEGO ANTONIO D’ALMEIDA ABREU 1605”

“PORTUGAL ANTIGO E MODERNO, DICCIONARIO...” de Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira. Lisboa, Livraria Editora de Tavares Cardoso & Irmão, 5 - Largo de Camões – 6, 1890.

Fonte principal: "Monumentalidade Visiense” de Júlio Cruz e Jorge Braga da Costa , Edição AVIS, Viseu 2007. Saber Mais

Ibai Eizaguirre Sardon


Conheça o trabalho do liustrador espanhol Ibai Eizaguirre Sardon que criou uma série de ilustrações intitulada “El Barbero Bicicletero y Otras Bicis Insólitas”, que conbina bicicletas estranhas usadas por personagem de diferentes épocas  Página Oficial

"Viseu Marca", Mas Muito Mal!!

Clique sobre a imagem para ampliar

À atenção do Dr. Jorge Sobrado
(Núcleo de Imagem e Comunicação da Câmara Municipal de Viseu)

Lembro-me de ter ouvido o Dr. Almeida Henriques afirmar que na recentemente criada, mas longa e ponderadamente pensada (cerca de dois anos), "Viseu Marca - Associação de Cultura, Eventos e Promoção", a sua intervenção irá ser na área dos eventos, mas seria bom que a sua actividade fosse mais alargada porque tornar inacessível a página oficial da "Expovis – Promoção e Eventos, Lda." e não a ter substituído, de imediato pela página da sua sucessora ou renovar os conteúdos, é uma demonstração de amadorismo, mas no mau sentido da palavra. Sexta-feira dia 19 foi há uma eternidade.... Do mesmo modo ontem a tabuleta indicativa da sede social da nova associação de "marketing territorial", ainda não estava no local de onde foi retirada a anterior, e a fachada continuava com restos de cola a transmitir uma imagem pouco agradável. Uma vez que os ecos da apresentação foram diminutos, aqui fica a minha colaboração na divulgação do evento que teve aspectos "holliwoodescos", mas algo pelintras Facebook 

"OLABOR"



Grafitti em lugar muito cobiçado - "OLABOR", SUIER, STERN & NUCHA

20160223

Viseu 2001 vs Boavista FC


No próximo dia 27 de Fevereiro (Sábado), às 15h00 no Campo 1º de Maio (Fontelo), a equipa sénior de futebol feminino do "Viseu 2001" irá disputar com o Boavista Futebol Clube um jogo incluído na 5ª Eliminatória da Taça de Portugal (Quartos de final). Saber mais

Postais Ilustrados - "Porta dos Cavaleiros"



Bilhetes postais ilustrados antigos alusivos à "Porta dos Cavaleiros" que volto a publicar porque os meus blogues foram atacados por gente inqualificável que provocou o bloqueio das imagens anteriores.

A "Porta dos Cavaleiros"



A “Porta dos Cavaleiros” é uma das duas sobreviventes das sete portas da muralha afonsina, uma obra muito tardia, destinada a proteger a cidade de Viseu que foi várias vezes assaltada pelos exércitos castelhanos. Há notícias da existência de duas outras cercas mais antigas que teriam sido integradas na nova fortificação. Os trabalhos tiveram início no reinado de D. João I (1385-1433) e prolongaram-se até 1472, já sob o reinado de D. Afonso V e nunca foram terminadas porque não foram colocadas as ameias.
A porta está encostada à “Casa do Arco ou Solar dos Albuquerques”, propriedade dos “Fidalgos do Arco” [VER] e junto da "Fonte de São Francisco".
No exterior da muralha existe, desde os anos de 1930, um nicho dedicado a São João Baptista pois era por essa porta que saíam da cidade em “cavalhada”, no dia 24 de Junho o Dia de São João (Baptista), os moleiros de Vildemoinhos a caminho da capela de São João da Carreira em cumprimento de promessa. No varandim um nicho em forma de baldaquino, com colunas do sec. XVIII, abriga uma imagem de pedra de Nossa Senhora da Graça que deverá datar do final do sec. XVI. Sobre o arco foi colocada em 1646 uma lápide, semelhante à existente na “Porta do Soar”, com uma inscrição em latim que lembra a consagração por D. João IV do reino de Portugal a Nª Sª da Conceição.
Fonte principal - "Monumentalidade Visiense" de Júlio Cruz e Jorge Braga da Costa [VER]

Awesome and Possum – “Material Song”


“Material Song” vídeo para o EP "The World According To..." dos britânicos (Londres) Awesome and Possum.. Facebook, Bandcamp e Página Oficial

"Azares" no Funicular de Viseu



Os camionistas que muitas vezes indevidamente circulam na Rua da Ponte de Pau são vítimas da vedação do "Funicular de Viseu". As imagens permitem ver uma das cabines do ascensor a atravessar a Ponte de Pau e a represa existente no rio Pavia. As duas últimas fotos mostram parte do guarda-lamas, do lado direito de um camião e uma pala de borracha que ficaram a enfeitar a margem direita do rio. Sabe-se lá até quando?

20160222

Bem-Hajam pela Mantinha!



Venho por este meio agradecer à Câmara Municipal de Viseu, nas pessoas do seu presidente Dr. Almeida Henriques e do seu assessor Dr. Jorge Sobrado, a mantinha, com o novo logótipo do município, "oferecida" na sessão de apresentação da "VISEU MARCA" que muito útil irá ser pois as temperaturas irão baixar, nos próximos dias. Lamentavelmente a "festança" organizada pelo Dr. Sobrado pouco eco teve na comunicação social, exceptuando no jornal diário que é editado de Segunda a Sexta-feira.

Falta de Limpeza no "Skate Park"



As primeiras imagens mostram o saco de plástico para recolha de lixo, colocado à disposição dos utilizadores do "Skate Park" do Fontelo, as outras permitem observar vários de montes de folhas secas que não dignificam a estrutura desportiva municipal e alguns grafitti. Por este andar ainda chega a Primavera e o "lixo" continua por apanhar!

"VISEU MARCA" e Tondela...



Ele há cada coincidência...
Dr. Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu - sócio fundador da "Viseu Marca - Associação de Cultura, Eventos e Promoção", foi presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV ), Dr. Carlos Marta é o actual presidente da AIRV e igualmente sócio fundador. Para presidir à nóvel associação, ninguém mais qualificado que o Dr. João Cotta, também ex-presidente da AIRV.
A agora extinta "Expovis – Promoção e Eventos, Lda.", tinha como sócios a Câmara Municipal de Viseu (maioritária) e a AIRV.
P.S.: Os dois último são empresários do concelho vizinho de Tondela, mas Viseu, assume-se como "Cidade Região" (Dr. Almeida Henriques).

“Great Vengeance and Furious Anger”



|“Great Vengeance and Furious Anger” vídeo de Manuel Portugal para o segundo “single” da banda Stone Cold Lips (Susana Ayash na voz, Samuel Rebelo no baixo, Manuel Portugal na guitarra e Ricardo Espiga na bateria) Este vídeo gravado em Lisboa e no Porto conta com as participações especial de Juliana Rocha - “Píton”, penta-campeã nacional de boxe e Joaquim Horta e Diana Monteiro. Facebook

20160221

"Viseu Marca" e Não Só!



A nova associação cultural "Viseu Marca - Associação de Cultura, Eventos e Promoção" irá entre outros eventos de menor dimensão, organizar a "Feira Anual de Viseu", apesar dos esforços do Dr. Jorge Sobrado, assessor do presidente da câmara municipal, Dr. Almeids Henriques e Coordenador do Núcleo de Imagem e Comunicação, não começa da melhor maneira! reparem no estado em que ficou a entrada da sede da associação, depois de retirado o letreiro da "EXPOVIS"... 
As imagens de hoje também mostram vários aspectos do "Museu da Electricidade" que foi o local escolhido para fazer a apresentação da associação. O museu e o jardim apresentavam um aspecto desleixado, o pátio e o jardim pareciam um matagal que felizmente desapareceu. Depois de desmontada a parafernália de holofotes que mudavam de cor e os "lasers" rotativos, a iluminação do edifício ficou a funcionar mas, agora está ligada tanto de dia, como durante a noite. Quem pagará a conta?

Já Podem Voltar a "Funicular"!



Está de parabéns o serviço de manutenção do "Funicular de Viseu" porque a avaria que obrigou à interrupção do funcionamento, no passado dia 17 (Quarta-feira), já foi reparada e o equipamento está, desde hoje em pleno funcionamento e as viagens, naturalmente continuam a ser grátis.

20160220

Eficiência e Poupança Energética



Em 13 de Julho de 2015 publiquei o seguinte sobre os letreiros laterais do "Pavilhão Multiusos de Viseu":
Seria bom para a imagem da "Melhor Cidade para Viver" que os logótipos laterais do "Pavilhão Multiusos de Viseu" fossem substituídos porque ambos estão deteriorados e o localizado junto à "Porta do Sol Posto", está tão queimado pelo sol que envergonha. Mas há sempre um lado bom...será uma excelente ocasião para actualizar os painéis onde consta o anterior logótipo do município, utilizado no tempo de anteriores administrações municipais, lideradas pelo Dr. Fernando Ruas e que convém fazer cair no esquecimento [Ver]. 
O meu reparo foi solucionado pouco antes da abertura da "Feira Anual de Viseu" que ocorreu na noite do 7 de Agosto - os letreiros deteriorados foram cobertos com telas com o logótipo do evento. Só hoje reparei que o "remendo" que ficou mais barato que a minha bem intencionada sugestão, apresenta um aspecto negativo... As telas são opacas e com a iluminação, indevidamente, ligada permitirem ver a simbologia anterior. Está bem de ver que estão a desperdiçar energia! Certamente não será por razões de poupança que o "v", de Viseu, no letreiro da frontaria, está há muito tempo apagado...