Foi com muita dificuldade que Sporting Clube de Portugal venceu a "Taça de Portugal", a competição mais "democrática" do futebol português porque permite a participação de equipas amadoras. No final dos 90' o marcador assinalava: Sporting Clube de Portugal 2-2 Sporting Clube de Braga, igualdade que não se desfez no prolongamento ( +30') e finalmente 5-3, após a marcação grande penalidades o "Sporting" venceu a "Taça de Portugal". Parabéns ao "Sporting" e aqui ficam algumas imagens dos festejos na "Rotunda da Fonte Luminosa", no Rossio.
EDITORIAL
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio
Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.
20150531
Parabéns Meninas do "Viseu 2001"
Foto Joana Lima |
Ao vencer esta tarde no Restelo o Clube de Futebol "Os Belenenses", por 1-3 a equipa de equipa de Futebol Feminino do "Viseu 2001" venceu o Campeonato Nacional de Promoção, apesar de ainda faltar disputar um jogo. Na próxima época irá participar no primeiro escalão de futebol feminino. "(...) Este é um dia histórico para o Clube e para a cidade de Viseu, já que com muito trabalho e esforço, as nossas meninas conseguiram subir à 1ª Divisão!
Parabéns Campeãs!(...)" [Facebook]
Gato Maroto
Os gatos não são de fiar! este que encontrei-o na Rua Direita parecia ser muito mansinho mas se não retirava a mão de repente, tinha sido mordido e depois lá foi ele a caminho da Rua Escura.
Playing To Vapors - "Whisper"
"Whisper" vídeo de Ryan Stevens Harris [p. oficial] para a banda norte-americana de Columbus, Ohio, EUA - Playing To Vapors (Lucas Harris - Vozes / Teclados, Mike Stokes - Guitarra, Daron DiSabato - Guitarra, Zack Cramp - Baixo e Josiah DePaso - Bateria) [p, oficial]
20150530
Cavalhadas de Teivas
As seculares e tradicionais "Cavalhadas de Teivas" voltam às ruas de Viseu, no próximo dia 21 de Junho (Domingo) a partir das 15h00.
Etiquetas:
Festivais,
São João Lourosa,
Teivas
Ratoeiras no Campo de Viriato & Não Só!
Uma das muitas ratoeiras do Campo de Viriato |
O "Espelho de Àgua" sobre o qual deverá ser montado o palco |
Ora aqui fica uma das ratoeiras que estão armadas no Campo de Viriato onde se vai realizar a Feira Anual de Viseu, entre os dias 7 de Agosto e 13 de Setembro. É lamentável saber que estas ratoeiras existem quando umas pazadas de terra, ou areia seriam suficientes para resolver provisoriamente o problema. Porque será que o recinto da feira está habitualmente tão desprezado? A remodelação do espaço público deverá obrigar à construção de uma rampa, em substituição do degrau, ou degraus existentes na zona da "Porta de São Mateus" e no início da alameda que permitem aceder à área actualmente usada como parque de estacionamento, com o objectivo de facilitar a circulação para o novo largo do palco que irá ser montado sobre o "Espelho de Água". Também nesta zona deverá localizar-se o "novo picadeiro". Os camarins, instalações técnicas e sanitários deverão ficar instalados junto ao rio Pavia. Terminadas as obras na rede eléctrica vai seguir-se a instalação de água e saneamento, na zona anteriormente ocupada pelo palco, para a qual irão ser transferidos os restaurantes. Entretanto e uma vez que o concurso para ocupação dos lugares foi feito tendo em conta a anterior disposição, poderão surgir alguns conflitos. As barracas das enguias deverão manter-se frente ao Pavilhão Multiusos que não é o mais indicado uma vez que é um local muito exposto ao sol.
O objectivo da "Expovis", ou melhor da câmara municipal que é a entidade promotora do evento, será evidentemente o de procurar "reconstruir", embora parcialmente a configuração da feira existente antes das desastrosas obras de remodelação que afinal não trouxeram significativas mais valias ao Campo de Viriato.
"Já Sente Saudades de Feirar?"
"Já Sente Saudades de Feirar?", é esta a interrogação que aparece na página da feira anual de Viseu que continua a manter em muito segredo quase tudo o que diz respeito ao evento [ver].
Só por curiosidade (!) veja o que consta, há vários meses [ver] na página oficial da EXPOFACIC, de Cantanhede [ver], a tal feira que o Dr, Almeida Henriques afirmou não pretender replicar porque é um modelo "(...) sobretudo assente nos espectáculos musicais." [ler]. Depois digam-me se não é uma afirmação ridícula, mal acomparada, é digamos igual a - comparar a água, com o vinho!
Já não é segredo porque existem outras fontes: No palco da Feira Anual de Viseu no dia 13 de Agosto (Dia da Rádio Renascença) irá actuar António Zambujo [ler], no dia 15 de Agosto estará no mesmo palco Tony Carreira [ver] e no dia 12 de Setembro será a vez de José Cid que anda em digressão nacional para apresentar o seu novo álbum "Menino Prodígio [ler]
Já não é segredo porque existem outras fontes: No palco da Feira Anual de Viseu no dia 13 de Agosto (Dia da Rádio Renascença) irá actuar António Zambujo [ler], no dia 15 de Agosto estará no mesmo palco Tony Carreira [ver] e no dia 12 de Setembro será a vez de José Cid que anda em digressão nacional para apresentar o seu novo álbum "Menino Prodígio [ler]
"O Bota Abaixo" das Árvores
Pobres árvores! depois na Quinta-feira terem abatido seis tileiras, junto ao "Espelho de Água", penso que para permitir a instalação do palco principal da Feira Anual de Viseu, hoje reparei que seguiram o mesmo caminho, mais sete árvores. Duas junto à Porta de São Mateus e mais cinco no Campo de Viriato. Foram as que por acaso encontrei, porque não andei a vasculhar o recinto onde se realizava a "Feira de São Mateus". Feira que deveria receber um novo nome e não usar o "nome de São Mateus em vão", porque se o evento irá terminar no dia 13 de Setembro, dia que a Igreja Católica dedica à comemoração de São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja [ler] e o São Mateus se continuará a celebrar a 21 de Setembro, algo vai mal lá nos Paços do Concelho ou no Pavilhão Multisusos, na sede da empresa municipal - "Expovis – Promoção e Eventos, Lda" que é uma verdadeira sobrevivente porque já deveria ter sido extinta [ver]. A organização da feira está a proceder a obras de beneficiação. ampliação das infraestruturas, a aumentar a área do recinto, a remodelar o espaço e não parece estar nada preocupada com árvores. Se estorvam ao novo desenho do recinto, e é necessário aumentar a área a comercializar - "bota-se a árvore abaixo"... o que mais há são árvores!
20150529
"Street Art Utopia"
Aqui fica uma sugestão para todos aqueles que apreciam esta forma de arte urbana - "Street Art Utopia" [ver] e comparar trabalhos de diversos países com os de Viseu.
Etiquetas:
Arte,
Arte urbana,
Grafitti,
Londres,
Sugestões Internet
Local:
Londres, UK
Diabo na Cruz - "Moça Esquiva"
"Moça Esquiva" tem agora um vídeo realizado por Marco Oliveira para os Diabo na Cruz, tema do álbum homónimo de 2014. Os diabos são, para além de Jorge Cruz, Bernardo Barata, João Pinheiro, João Gil, Manuel Pinheiro e Sérgio Pires [Facebook].
20150528
Prodígio - "Cara Preta"
"Cara Preta" (Beat: Ghetto Ace) vídeo para tema do projecto “Pro Evolution” de Prodígio [Facebook] a anteceder o álbum que deverá sair ainda este ano. A mixtape tem 13 faixas, todas originais e conta com participações dos Dope Boyz [todos os temas e letras].
Lagostins no Rio Pavia
Mais algumas fotos de lagostins vermelhos do Louisiana (Procambarus clarkii) obtidas no rio Pavia. Trata-se de uma espécie oportunista e invasora com hábitos alimentares muito variados, devoram tudo desde algas, plantas, detritos, crustáceos, pequenos peixes, ovas, larvas, pequenos anfíbios e por vezes até indivíduos ma mesma espécie. Este ano, talvez por falta de outro alimento e água, tenho observado muitos lagostins mortos, semi-devorados e presenciado muita lutas entre indivíduos da espécie. Desta vez até encontrei um lagostim que não era vermelho, nem castanho mas negro e de aspecto medonho [ler]
Mais Novidades da Feira Anual
Nem queria acreditar mas aconteceu! ao início da tarde de hoje, seis tileiras foram cortadas sem dó, nem piedade porque estariam a estorvar a nova colocação do palco principal da Feira Anual de Viseu. Contrariamente ao choupo que esta manhã também foi abatido porque estava muito podre, as árvores jovens ficaram caídas por terra.
O presidente da câmara, Almeida Henriques anunciou em 2014 a intenção de revitalizar a feira que iria entrar "num novo ciclo", depois de algumas novidades introduzidas no ano passado estão a decorrer obras para melhorar e mesmo alterar a configuração do Campo de Viriato, para receber com mais qualidade e segurança o certame. O palco principal deverá ficar localizado próximo do rio Pavia, talvez em frente do "Espelho de Água"? Não acredito que o palco, ou os camarins vão ser instalados na zona verde e ainda menos, como já ouvi dizer vá ficar dentro do tanque. A seu tempo se verá porque entretanto continua tudo em muito segredo...
Mais Obras no Campo de Viriato
Finalmente a zona fronteira ao "Espelho de Água" e ao "Museu da Electricidade" [ler], com cerca de 100 m de comprimento, por 8 m de largura, vai ser calcetada com cubinho de granito, material usado na restante envolvente, incluindo a maior parte da área do desastroso "Jardim de São Mateus". A obra estava por concluir há cerca de 6 anos porque para o local, onde foi semeado um relvado provisório que em breve se transformou em ervado, estava prevista a instalação de 3 restaurantes [ler]. Em Agosto de 2010 o Dr. Fernando Ruas chegou a anunciar que uma empresa estaria a negociar com a câmara, mas a erva veio para ficar. Assim sendo estavam criadas as condições para que o espaço que tem sido um lugar feio, poeirento e cheio de ratoeiras, fosse arranjado e ganhasse dignidade. Este é mais um trabalho destinado a melhorar as condições do recinto onde se realiza a Feira Anual de Viseu que foi alvo de vultosas obras, para ser "um espaço público de qualidade", "de usos múltiplos" e "uma nova atractividade no resto do ano", objectivos da equipa multidisciplinar coordenada pelo Arquitecto Manuel Salgado.
Etiquetas:
Espelho de Água,
Feira,
Parque Linear Rio Pavia
Local:
Viseu, Portugal
Novidades da Feira Anual de Viseu
Suponho que o estudo sobre o impacto da Feira Anual de Viseu de 2014 está a ser bem aproveitado pela Expovis – Promoção e Eventos, Lda. (empresa municipal organizadora) porque tendo-se apurado que 52% dos visitantes residia fora do nosso concelho e desta percentagem 22% pertenciam à Região Dão Lafões, 13% a outros concelhos da Região Centro e 11% tiveram origem noutros concelhos da Região Norte [ler], os responsáveis pela organização terão entendido ser conveniente fazer publicidade ao certame na cidade de Viseu e no concelho. Embora não tenha sido revelada a percentagem dos moradores na cidade que "gostaram de feirar", é de crer que os viseenses ainda não se reconciliaram com a feira que não sentem como sua. Talvez ciente desta realidade a organização do evento, promovido pela Câmara Municipal de Viseu, resolveu avançar com uma inovadora campanha de "cartazes teasers". As imagens mostram quatro cartazes que são bem elucidativos da promoção que não se deverá fazer do secular certame para recuperar um público urbano, mais exigente e sofisticado. Com brejeirices, farturas, carrinhos de choque, quinquilharia e matraquilhos, penso que não o irão conseguir. Vamos aguardar a próxima vaga de propaganda, poderá ser que esteja enganado e haja surpresas! alguém acredita?
Entretanto a página oficial [ver] continua a ser a mesma de 2014 e a interrogar:
"(...) Já está com saudades de Feirar, não está?
A Feira de São Mateus regressa em 2015, de 7 de Agosto a 13 de Setembro.
Vá passando por aqui!"
Nunca Deitar Foguetes antes da Festa...
Bem avisado andei neste caso vergonhoso das instalações sanitárias do Jardim de Santo António porque passaram mais de três semanas e os trabalhos ficaram-se pela retirada da vedação e pela pintura [ver]. Afinal errei no título e do facto me penitencio... este assunto está transformado um caso paradigmático do "novo ciclo", prometido pelo Dr. Almeida Henriques e que demasiadas vezes pouco mais é do que muita comunicação (propaganda), festas e actividades de fachada.
20150527
"MERCABRUM"
Clique sobre a imagem para ampliar |
No próximo dia 31 de Maio (Domingo das 9h00 às 18h00) na aldeia de Cabrum (Calde), vai realizar -se o "MERCABRUM - Mercado Livre na aldeia de Cabrum" - acesso a partir de Viseu, pela EN2 para Calde e Cabrum (direcção a Castro Daire).
Traz aquilo que quiseres trocar, oferecer e vender.
Temos para ti: Terapias, Comida Vegetariana, Sumos e bebidas refrescantes, Pão a Lenha. Teatro-Danças do Mundo, Musica, Etc...
Etiquetas:
Calde,
Festivais,
Gastronomia
Local:
3515-771 Calde, Portugal
Funicular, um nó difícil de desatar...
O "Diário de Viseu" de hoje estampou na primeira página uma foto do "Funicular de Viseu" com o seguinte título - "Câmara lança novo concurso para o funicular" [ver].
Não estranhei a notícia porque o preço base que a câmara municipal colocou no caderno de encargos era, evidentemente, muito reduzido. Uma vez que o concurso [ler] ficou deserto a edilidade resolveu lançar novo concurso para assegurar a continuação do serviço. O valor anterior foi estimado pelos serviços do município em 173.720,00 Euros, para "Prestação de serviço de Operação, manutenção e condução do Funicular da Calçada do Viriato pelo prazo de 1 ano" que agora vai ser aumentado para 215.000,00 Euros, segundo Almeida Henriques foi decidido "aumentar um pouco o valor." O aumento foi de cerca de 25% e não poderá ser considerado "pouco", e o autarca referiu que o valor agora pretendido "é mais atractivo". Veremos! Certo é que o ascensor exigiu o dispêndio de 350.000,00 Euros em 2014 e cerca de 300.000,00 Euros nos quatro anos anteriores. Um total de 1.500.000,00 Euros em cerca de 5 anos, de intermitente funcionamento. Não conhecendo o caderno de encargos, parece-me natural que o adjudicatário não pagará a energia eléctrica, não estou em condições de garantir qual será o resultado do novo concurso. Uma coisa me parece evidente se o "Plano de Mobilidade para a Cidade e Concelho", ainda em fase "criação", aconselhar que o ascensor apenas deverá ser servir para fins turísticos, nos mesmos moldes do "comboio turístico", então não acredito que alguém queira assegurar o serviço.
A segunda foto mostra Pedro Baila Antunes, deputado do Grupo Municipal do Partido Socialista, na Assembleia Municipal realizada no passado dia 20 de Abril a quem devo a feliz expressão - "Em Viseu não há nenhum elefante branco, mas temos um borreguinho branco que é o funicular!" [ler].
Uma vez que o borreguinho tem revelado um custo demasiado alto, para os benefícios que dá ao pastor e seguindo a sabedoria popular, será melhor levá-lo à feira e vendê-lo a quem mais oferecer.
A segunda foto mostra Pedro Baila Antunes, deputado do Grupo Municipal do Partido Socialista, na Assembleia Municipal realizada no passado dia 20 de Abril a quem devo a feliz expressão - "Em Viseu não há nenhum elefante branco, mas temos um borreguinho branco que é o funicular!" [ler].
Uma vez que o borreguinho tem revelado um custo demasiado alto, para os benefícios que dá ao pastor e seguindo a sabedoria popular, será melhor levá-lo à feira e vendê-lo a quem mais oferecer.
II Festival Vitela de Lafões
"O Município de Vouzela e a Escola Profissional de Vouzela vão promover de 29 a 31 de maio a segunda edição do Festival da Vitela de Lafões e Produtos Regionais.
Depois do enorme sucesso que foi a primeira edição do festival, a organização espera que este certame volte a exceder as expectativas e que traga muito público à Alameda D. Duarte de Almeida. Alargado a três dias, o certame irá contar com vários atrativos, desde show cooking, música tradicional, a 2.ª edição do cortejo de carros de vacas, feira de artesanato, animação de rua infantil e insufláveis.(...)" [ler +]
A Feira Semanal de Viseu
É certo que a venda de cuecas a este preço não é exclusivo da Feira Semanal de Viseu, mas o facto de os feirantes usarem as marretas para espetar as espias das tendas numa "Ecopista", deverá ser específico da nossa feira.
Obras no Campo de Viriato
A Câmara Municipal de Viseu (ou a Expovis?) já começou a preparação do Campo de Viriato para receber a feira anual. Além das obras de remodelação e ampliação da rede de energia eléctrica [ver], também o espaço que vinha a ser ocupado pelo evento irá ser ampliado. As imagens mostram aspectos dos trabalhos destinados a mudar a cerca metálica que ficará mais próxima do monumento a Viriato, diminuindo o espaço de fruição livre e impedindo a utilização de um troço da Ecopista de ligação do futuro Parque da Aguieira ao Fontelo.
A Página Oficial da Feira Anual de Viseu ainda é a que foi utilizada em 2014, e apenas tem versão portuguesa [ver]. Ou o Dr. Jorge Sobrado anda a dormir, ou falta ambição aos gestores da "Melhor cidade para viver" e "Cidade Vinhateira".
A Página Oficial da Feira Anual de Viseu ainda é a que foi utilizada em 2014, e apenas tem versão portuguesa [ver]. Ou o Dr. Jorge Sobrado anda a dormir, ou falta ambição aos gestores da "Melhor cidade para viver" e "Cidade Vinhateira".
"Mensagem" nº 9500
"Viriato" - Monumento a Viriato, Mariano Benlliure/1940 |
Foto obtida durante a Feira Anual de Viseu no Verão de 2014
Etiquetas:
Cava de Viriato,
M,
Mariano Benlliure
Local:
Viseu, Portugal
"Street Art" de Johannes Stahl
"É difícil enquadrar a Street Art os graffiti na História da Arte: é um fenómeno sem época, uma expressão artística que tem lugar na rua, à vista do público, longe das salas de exposições e à margem do estabelecido. Marcada pelo seu carácter não-oficial, aparece em todas as épocas e em todos os lugares, desde as imagens nos muros de Pompeia até às composições pintadas com spray e repletas de autocolantes que decoram taipais, fachadas ou vagões de comboio. Omnipresente, honesta, perdurável, anónima, juvenil, esta arte tão discutida é a forma de expressão escolhida por pessoas que querem criar imagens afastadas do académico, que querem transmitir mensagens autênticas. Neste livro poderá conhecer a Street Art, a arte da rua, nas suas diversas dimensões e perspectivas, a sua história e os seus pormenores, e obter uma visão profunda da beleza, do humor, da provocação e dos motivos desta forma de expressão artística, talvez a mais elementar de todas."
"Street Art" de Johannes Stahl, Colecção Art Pocket, Editor H. F. Ullmann, Edição portuguesa 2009
Arte Urbana em Viseu
Finalmente percebi porque razão a "brigada anti-grafitti" da Câmara Municipal de Viseu tem sido tão rápida a fazer desaparecer os "grafitti (bombing)" desta parede de prédio desocupado, localizado na Rua de Serpa Pinto. Segundo li na edição de 22 de Maio do "Jornal do Centro", o município já encomendou uma obra para "ajudar a embelezar a cidade", destinada a ocupar esta parede, a uma artista local.
Não se referindo de modo directo à contestação ao "Festival de Street Art" que fez algumas paredes "gritar", Almeida Henriques mostrou disponibilidade para os artistas locais, ou de fora apresentarem os seus projectos, uma vez que a câmara municipal está receptiva a concertar previamente futuras intervenções. Mas avisou que "uma coisa é os artistas locais que têm as portas abertas, já os vândalos locais não têm qualquer cabimento." E os vândalos vindos de fora?
Não se referindo de modo directo à contestação ao "Festival de Street Art" que fez algumas paredes "gritar", Almeida Henriques mostrou disponibilidade para os artistas locais, ou de fora apresentarem os seus projectos, uma vez que a câmara municipal está receptiva a concertar previamente futuras intervenções. Mas avisou que "uma coisa é os artistas locais que têm as portas abertas, já os vândalos locais não têm qualquer cabimento." E os vândalos vindos de fora?
Portanto artistas locais que não contestaram o "Festival de Street Art", os arrependidos e os hipócritas ficam de fora?, estão convidados a irem apresentar os vossos projectos, talvez ao gabinete do Dr. Jorge Sobrado, porque a câmara municipal já tomou a iniciativa de criar um Grupo de Trabalho, para escolher os locais mais adequados às intervenções, obter as necessárias autorizações e também não se esqueceu de nomear um Júri de Excelência, constituído por um presidente e dois vogais, para seleccionar os melhores. Não se esqueçam de juntar às vossas propostas, obrigatoriamente em triplicado, cópia do Cartão do Cidadão, imagens de trabalhos legais anteriores e o sempre necessário "Europass-Curriculum Vitae".
Algumas mensagens dos "vândalos locais" que penso ainda não terem sido identificados:
1 - Explícita e ainda bem visível [ver];
2 - Apressadamente cobertas com tinta branca, depois pintadas por profissionais para a parede ser usada por Fidel Évora [ver];
3 - Ainda visível, talvez por ter uma localização de pouca notoriedade mas muito clara nas intenções [ver];
4 - Afirmação irónica e já coberta com tinta [ver].
1 - Explícita e ainda bem visível [ver];
2 - Apressadamente cobertas com tinta branca, depois pintadas por profissionais para a parede ser usada por Fidel Évora [ver];
3 - Ainda visível, talvez por ter uma localização de pouca notoriedade mas muito clara nas intenções [ver];
4 - Afirmação irónica e já coberta com tinta [ver].
Etiquetas:
Arte,
Arte urbana,
Grafitti,
Rua Serpa Pinto
Local:
Viseu, Portugal
“Life Smartphone”
”Life Smartphone” animação em video de Xie Chenglin, estudante na Academia Central de Belas Artes da China
20150526
Desta Vez é que Vem o Comboio
Grafitti de "SUIE" pormenor |
Rui Moreira presidente da câmara do Porto que tem a sua cidade cada vez colorida [ver] esteve ontem em Viseu, para retribuir a visita do seu colega autarca Almeida Henriques e ambos conversaram sobre a política de distribuição de fundos comunitários, sobre a cooperação e coordenação nas áreas do turismo e cultura e sobretudo sobre o projecto de construção de uma nova ferrovia a ligar o Porto de Aveiro a Mangualde como ligação à linha da Beira Alta, passando naturalmente por Viseu. O autarca viseense pretende deste modo aumentar as nossas exportações. Estará a pensar no vinho... ou a agenda de eventos báquicos é apenas caseira? a página oficial não devia ter versões noutras línguas, além do português [ver]! será falta de ambição?
Etiquetas:
Arte urbana,
Comboio,
Grafitti,
Política
Local:
Viseu, Portugal
Frederico Draw - A Desilusão
Clique para ampliar |
O conceito de "Street Arte" (Arte urbana) não se deve limitar à pintura e pode abranger outros tipos de grafismo que vão do grafitti aos stencils, autocolantes, cartazes, instalações, de carácter individual ou de grupos que agem à margem das instituições. As estátuas vivas, músicos, malabaristas, palhaços, dança e teatro, podem ser incluídas neste conceito. Mas todas estas actividades e ainda outras apenas serão Arte Urbana à condição de acontecerem nas ruas, lugares públicos inesperados, mesmo naqueles muito degradados e sem precisarem de obter autorizações e encomendadores.
A maior desilusão do intitulado "Festival de Street Art", organizado pela Câmara Municipal de Viseu que de inovador apenas teve a extravagante ligação ao Vinho do Dão, foi ver a concretização da proposta de Frederico Draw, executada num prédio da Rua Nova e Rua da Senhora da Piedade. O Mestre em arquitectura que se tornou notório por pintar murais com rostos, cabeças e figuras humanas em escala grande, afastou-se da proposta que não era fácil transpor para uma superfície curva e o resultado foi desconfortador. A cabeça foi "seccionada" e resultado foi um nariz disforme, a fazer lembrar o "cubismo". Penso que foi uma decisão menos feliz do artista que já mostrou, em muitas paredes planas do país e do estrangeiro, o seu talento [ver].
Etiquetas:
Arte,
pintura,
Rua Augusto Hilário,
Rua Nova
Local:
Viseu, Portugal
20150525
O Chamado Festival de "Street Art"
Aqui ficam os trabalhos finalizados de Marco Mendes (Taberna na Rua Escura), "Mariana, a Miserável", "MESK" e Fidel Évora (Rapaz a tirar o espinho do pé), executados no âmbito da agenda municipal de promoção do Vinho do Dão. Marco Mendes teve de pintar outro tema porque o projecto original (Tributo a Malhoa), não se coadunava com o local que lhe foi atribuído. O trabalho de "Mariana, a Miserável", ganhou muito com a utilização de cores mas apenas poderá ser devidamente fruído, pelos hóspedes da unidade hoteleira que fica defronte... O mural de "MESK" também foi colorido e ficou beneficiado, embora as parras e as uvas tenham ficado algo menorizadas. O grande mural de Fidel Évora que consumiu longas horas de trabalho e suor foi executado com menos pormenores e introduzidos elementos coloridos.
Etiquetas:
Arte urbana,
Av. António José Almeida,
Largo Pintor Gata,
Largo S. Teotónio,
pintura,
Rua Chão Mestre
Local:
Viseu, Portugal
O Artista Perante a Obra
Clique sobre a imagem para ampliar |
Fidel Évora é um dos artistas que ainda não finalizaram as "encomendas" da Câmara Municipal de Viseu para o "Festival de Street Art" [ver] integrado nas actividades de promoção do Vinho do Dão , que encerrou hoje. Nada demais, neste caso as dimensões da parede e a exigência do trabalho justificam plenamente a demora [Facebook]. "Rapaz a tirar o espinho do pé", imagem parcial do mural obtida ao final da manhã de ontem
Etiquetas:
Arte urbana,
Av. Capitão Silva Pereira
Local:
Viseu, Portugal
Viseu 2001 - U. R. Cadima, 0-0
O "Viseu 2001" empatou ontem à tarde no Estádio Municipal do Fontelo (0-0) com a União Recreativa de Cadima (Cantanhede - Associação de Futebol de Coimbra). Cedo as nossas meninas subiram no terreno e tentaram marcar, facto que esteve muito próximo de acontecer quando a bola embateu com estrondo e fez abanar a trave da baliza do topo norte. Até ao intervalo a pressão continuou mas as visitantes conseguiram manter o nulo, saindo para o ataque muito poucas vezes. Na segunda parte a equipa da União Recreativa de Cadima, possuindo algumas jogadoras de bom nível, apareceu mais afoita mas sem criar situações de aflição. Francisca Martins treinadora do "Viseu" fez entrar, a meio da segunda parte Catarina Bernardes para sacudir o assédio das adversárias. Apesar dos seus esforços para empurrar a equipa para a frente e depois de desperdiçadas várias oportunidades, o resultado não se alterou.
Na próxima jornada, a 5ª da 2ª Fase do Campeonato de Promoção Futebol Feminino (apuramento do campeão e subida de divisão), o Viseu 2001 irá deslocar-se a Lisboa para jogar com o Clube de Futebol "Os Belenenses" que passou liderar a tabela classificativa, depois de ter goleado surpreendentemente na Póvoa do Varzim, o Centro Social Bonitos de Amorim (Associação de Futebol do Porto) por 0-11 [ver].
Viseu Cidade Vinhateira
Encerrou ontem "o primeiro grande marco da agenda de eventos vinhateiros promovida pelo Município de Viseu: o Tons da Primavera."
No meio de tanta planta, muitas exóticas não foi fácil encontrar uma videira mas junto aos barris, naturalmente, estava uma cepa velha. Provavelmente em próximos eventos, da mesma natureza, iremos ter mais videiras porque sem videiras não pode haver vinho, a não ser que o façam a "martelo" o que não é o caso.
KEIMZEIT - "Junges Blut"
"Junges Blut" ("Young Blood") vídeo realizado por Sonja Rohleder [p. oficial], produzido por Talking-animals [p. oficial], para o álbum de 2015 - "Auf Einem Esel Ins All" dos alemães KEIMZEIT [p. oficial].
20150524
C.D. Tondela é o novo CAMPEÃO!
"Clube Desportivo de Tondela", fundado 1933 em apenas 10 anos conseguiu alcandorar-se do futebol distrital, ao primeiro escalão do futebol nacional [ver histórial]. Foi apenas na época de 2011/12 que chegou ao futebol profissional e hoje conseguiu esse feito ao empatar 1-1 com o Sport Clube Freamunde. O "Tondela" é o orgulho da Associação de Futebol de Viseu e todos os viseenses devem estar satisfeitos com o feito. André Carvalhas, já para além dos 90m e de livre marcou o golo do empate que assegurou o título de Campeão da II Liga de Futebol Profissional [ler].
Etiquetas:
Clube Desportivo Tondela,
Futebol,
Tondela
Local:
Tondela, Portugal
Maravilhas Desconhecidas
Cientistas norte-americanos obtiveram com um ROV estas espectaculares imagens de criaturas do mar, nas profundezas ao largo de Puerto Rico. Fantásticas, belas e ao mesmo tempo tão estranhas que precisam de ser classificadas.
Uma Sala de Chuto
Sala de chuto algures no Parque Linear do Rio Pavia, na "Melhor cidade para viver", umas instalações tão porcas são uma autêntica vergonha.
Subscrever:
Mensagens (Atom)