Chegaram, apenas por coincidência poucos dias antes das eleições, são vistosas e com cores agradáveis mas se as abraçadeiras não forem bem apertadas, rodam facilmente e depois da passagem de "gente divertida" vão enganar os visitantes ou turistas. Deverão apertar mais os parafusos ou colocar um novo para fixar as tabuletas ao mastro e já agora... evitar tapar os sinais de trânsito.
EDITORIAL
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio
Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
20090930
As Novas Tabuletas de Viseu
activ IDADE sénior
A Praia Fluvial Urbana de Viseu
20090929
A "Rota dos Três Trilhos" - Fragosela
O percurso tem o seu início na “área de lazer”, muito próxima da capela da Sra. da Guia, no Espadanal e depois de atravessar a povoação dirige-se para o Trilho Romano, um extenso troço de uma estrada romana, em parte descaracterizado. O chamado Trilho do Rio bordeja a margem direita do Rio Dão, lugar propício ao repouso, à pesca desportiva e outras actividades de lazer. No Trilho das Vinhas é possível ver cepas que já produziram vinhos premiados em concursos internacionais, o percurso finda depois da passagem por Fragosela de Baixo e Fragosela de Cima, no local do início.
Esta rota é um percurso com cerca de 21km, com cerca de 4 horas de duração, homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, com dificuldade média/alta, que poderá ser efectuado parcelarmente. Prometo voltar para, entre outras coisas, ir ver o Rio Dão.
A "Área de Lazer" do Espadanal
A "Rota dos Três Trilhos" foi inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Viseu - Fernando Ruas, com "grande alarde e surpresa dos habitantes" do sossegado bairro do Espadanal. A "área de lazer", referida no folheto de divulgação do percurso que encontrei no chão, é um "terreno lavrado", onde foram colocadas algumas mesas de madeira com bancos e recipientes para recolha do lixo. Este espaço que está, há muito, destinado a ser a zona verde do bairro e local de diversão das crianças, continua desoladoramente vazio.
Os habitantes do bairro fazem uso, há vários anos, duma instalação provisória de gás que as imagens mostram, e parece ser pouco segura. Ainda há pouco estava rodeada de um autêntico matagal, felizmente entretanto limpo. Fui informado que o maior desejo dos habitantes do bairro é a instalação de caixotes para recolha do lixo. Infelizmente e ao que parece os moradores, certamente, irão ter que esperar por futuro período eleitoral, ou em alternativa mudar o sentido do seu voto, pode ser que resulte.
20090928
Esmiuçando o Funicular de Viseu
Reparam que Fernando Ruas, muito orgulhoso da obra, desceu a ladeira na frente da carruagem e de pé e que no regresso, na traseira, vinha sentado.
Quanto aos sempre lamentáveis acidentes, eram de esperar e por esse motivo a abertura do funicular foi adiada e foram colocadas no terreno não uma, mas cinco medidas "adicionais de segurança".
O mais recente acidente que o presidente lamenta foi originado fundamentalmente pela pressa e pela falta de cuidado. Os cabos de aço que protegem a linha ainda não estavam colocados, decorriam ensaios e durante o desfazer da feira circulava e trabalhava muita gente no local. Se a linha é tão segura por que motivo a taparam, com grandes chapas metálicas, chapas pequenas e finalmente com um tubo de plástico preto, durante a Feira de São Mateus e não funcionou? Fernando Ruas compara esta linha com as linhas de eléctrico e de metro de superfície mas erra porque esta linha é evidentemente diferente. O sistema de tracção escolhido, dois cabos de aço que puxam e ligam as duas carruagens origina à existência de um "buraco" no centro dos carris que nos locais de duplicação da via obrigaram à colocação de plataformas elevatórias, triangulares com cerca de meio metro de largura na base e poucos centímetros no ângulo oposto.
Finalmente ao assegurar que o funicular irá ser, durante um ano, gratuito e passar a permitir o estacionamento junto da estação inferior -"Viriato", a carros ligeiros e autocarros de turismo cumpre-se o que há muito já previa e que os autores do plano pretendiam evitar... o regresso do local à sua função primitiva de parque de estacionamento, nos meses em que não há feira, em vez do prometido "espaço público de qualidade" com uma nova "atractividade durante o resto do ano".
Resultados das Eleições Legislativas 2009
É Novidade no Bairro Municipal de Viseu
A "rotunda mínima" ou "mini-rotunda" que a Câmara Municipal de Viseu mandou pintar no novo alcatrão do Bairro Municipal, também conhecido como "Bairro da Cadeia, mereceu ser complementada com três vasos de betão com amores-perfeitos amarelos, brancos e roxos, talvez para acabar com o efeito de "alvo" que trazia aterrorizados alguns dos moradores mais assustadiços [ligação - "Olho Vivo"].
"Do You" - Portugal. The Man
20090927
Ainda as Obras na Cava de Viriato
Foi na semana que agora termina que finalmente acabaram de aparar a vegetação, na sua maior parte silvestre, que cresceu na Cava de Viriato em vez da pretendida relva que nalguns lugares cresceu tanto que mais parecia palha seca. Faltava cuidar de uma grande extensão do exterior da muralha junto do "Lago da Cava" (que ainda continua cheio de lixo [ligação]) uma tarefa de difícil execução, perigosa até, devido à grande altura dos taludes e inclinação, e também uma outra área situada entre a polémica "passadeira de granito" e o talude, perto da nova praça de entrada para o monumento e que foi até há algumas décadas atrás, uma pequena vinha de que ainda restam vestígios. Infelizmente a "recuperação e arranjo paisagístico" executada ao abrigo do Programa Polis tem sido um processo muito complicado e moroso. Antes de procederem ao "enterramento parcial" da inovadora passadeira aconteceram diversas quedas de que resultaram feridos, felizmente com consequências pouco graves.
A nova iluminação do passadiço da muralha e dos acessos continua, inexplicavelmente, desligada apesar de há já alguns meses ter visto técnicos a testar o sistema e reparar os pontos de luz que não funcionavam.
As fotos de hoje parecem mostrar que durante a execução dos trabalhos pretenderam demonstrar a "quadratura do círculo"...
"A Morte de Viriato" - M. Gustavo
"Maybe So Maybe No" - Mayer Hawthorne
20090926
O Funicular e o "Zelador"
Nesta imagens recolhidas esta manhã é possível ver o "Zelador" no exercício das sua funções, no caso uma senhora, que tem por missão "guardar a linha" para evitar a ocorrência de mais acidentes no funicular de Viseu. Não seria melhor atribuir-lhe uma buzina ou um apito para melhor poder executar a sua tarefa?
Académico de Viseu F. C.
"Rascunhos de Chuva" de Joana Martins
20090925
"Abertura e início"... do Funicular
O Funicular de Viseu
Raparei que a sinalização foi reforçada com a colocação de novas placas, desta vez com o logotipo do funicular, que penso deveriam ser afixadas a maior altura para melhorar a sua visibilidade. Ainda não vi o “zelador” suponho que mais logo estará presente, como anunciou Fernando Ruas, para avisar as pessoas durante os primeiros meses de funcionamento do elevador para a necessidade de serem cuidadosas. Não vi o “zelador”, ouvi a buzina do funicular a anunciar-me que iria iniciar a marcha e deveria sair da linha, onde estava a fotografar.
Jardim de São Mateus, Obra ViseuPolis
A aplicação do Programa Polis em Viseu uma operação gerida pela ViseuPolis, presentemente em fase de liquidação, uma empresa de natureza essencialmente operacional de que são sócios a Câmara Municipal de Viseu e o Governo da República Portuguesa com o fim de promover e agilizar a execução dos trabalhos, aproveitando a experiência e as sinergias da Parque Expo a responsável pela enorme e bem sucedida operação de renovação da zona oriental de Lisboa que foi a organização da EXPO98.
Muitas das obras foram meros desperdícios e continuam a ser muito contestadas. Um bom exemplo de desperdício e mau gosto é novo "Jardim de São Mateus" que depois de "modernizado" passou a ter mais pedra que terra e no meio dos "canteiros", agora sem flores mas com buxos, e como sinal de modernidade (?) tem cinco caixas cinzentas que suponho encerrem quadros de comando do sistema eléctrico e outro equipamento.
Realmente é magnífico, muito belo e sem dúvida que ainda irá figurar entre os mais belos jardins portugueses… ou mesmo do mundo.
Lula Pena & Norberto Lobo
(...) "Num registo inspirado, Lula Pena mergulha na raiz do fado inventado por Amália, da música inventada por Caetano Veloso e Chico Buarque, das mornas de Cesária Évora e das músicas populares de autores anónimos. Ao enorme talento de Lula Pena associa-se Norberto Lobo, um dos guitarristas nacionais mais importantes desde Carlos Paredes. Um caso de tremendo talento, maturidade criativa precoce, e um coração aparentemente infinito transposto para som. São voz e guitarra que se impregnam na pele, mas que raramente se encontram. Este concerto é uma oportunidade única para ouvir Lula Pena e Norberto Lobo, juntos!"
Balanço da Feira de São Mateus # 4
20090924
"Uprising" - Muse
Última Hora - Abertura do Funicular
A Limpeza do Rio Pavia
Tenho a certeza que a garça-real vai ter muita dificuldade para encontrar alimento porque não vi, nem ouvi o coaxar de uma rã que fosse.
Liberdade de Expressão
O Funicular de Viseu
Os vizinhos andam alarmados com a possibilidade de algum piloto vir a confundir a linha do funicular com uma pista de aterragem e tentar, em situação de emergência, fazer pousar alguma aeronave.
Agora a sério, a linha estava ontem à tarde desimpedida apenas muitas das passadeiras continuavam vedadas com grades metálicas e um operário estava a colocar os últimos fios de aço na vedação da linha no troço entre o Museu da EDP (ex-central eléctrica) e a estação inferior designada por Estação Viriato. Dentro em breve talvez façam a viagem inaugural, quem sabe se no próximo Sábado...
Balanço da Feira de São Mateus # 3
"Pernas Pró Ar" - Tara Perdida
20090923
Falar ao Vento...
A citação do "Sermão da Sexagésima" do Pe. António Vieira, pregado na Capela Real, no ano de 1655 : "Para falar ao vento, bastam palavras; para falar ao coração, são necessárias obras.", caiu na graça de Fernando Ruas que de amiúde anda com ela na boca. Porém desta vez resolveu mandá-la imprimir num dos cartazes de propaganda da sua candidatura.
Curiosamente este cartaz está bem perto de uma obra que falta fazer e que não deverá ser considerada prioritária. Como alguns saberão os serviços de limpeza da câmara ocupam, há já alguns anos, as antigas instalações duma cooperativa de fruticultores na estrada de Nelas. Os velhos armazéns e o terreno anexo servem como garagem (talvez oficina), para a guarda de materiais diversos, contentores do lixo novos e velhos, sucata e como depósito de viaturas abandonadas e retiradas da via pública. Em determinadas ocasiões as proximidades dos pavilhões mais parecem uma lixeira com imenso ferro velho. Os edifícios estão degradados e com um aspecto muito pouco dignificante para a edilidade, certamente serão frios e desconfortáveis para os trabalhadores. Dão uma imagem muito negativa dos serviços da câmara municipal pois é possível ver portas e janelas entaipadas com tijolos, vidros e todas as vidraças quebradas. Penso que seria melhor construir instalações dignas e funcionais para o pessoal em vez de colocar o dinheiro no banco a render juros. Se bem que não exista nenhum sinal que identifique o local com a câmara, a entrada e saída de viaturas revela o seu uso, seria bom que pelo menos chamassem o vidraceiro, pintassem as frontarias e rebocassem os tijolos para não parecerem tão mal a quem passa.
O Funicular Fez Mais Uma Vítima
Noruega, em Trondheim é assim...
Balanço da Feira de São Mateus # 2
20090922
Novas Tabuletas em Viseu
Balanço da Feira de São Mateus # 1
Bairro Municipal: Um Alvo a Abater!
20090921
21 Setembro Dia do Município de Viseu
O escudo de armas da cidade de Viseu, azulejos da Fonte de São Jerónimo (Fontelo) - Fábrica Constância de Lisboa, representa a Lenda de Gaia. D. Ramiro II, rei das Astúrias e Leão residia em Viseu e deu origem à:
"Lenda de Gaia
Conta a lenda que o rei Ramiro II que viveu por volta do séc.. X, ouvira falar na beleza e bondade de uma moura irmã de Alboazer Alboçadam senhor das terras de Gaia até Santarém. Este senhor travou muitas lutas com o rei Ramiro II.
Como o rei Ramiro II queria ficar com a moura de quem estava apaixonado, fez as pazes com Alboazer. Então pediu a moura em casamento ao seu irmão. Ele não consentiu, pois rei Ramiro era já casado e tinha filhos.
O rei ficou zangado e uma noite com a ajuda dos seus soldados raptou a moura e conseguiu levá-la para Leão. Baptizou a moura e deu-lhe o nome de Artiga. O Alboazer ficou muito zangado com o rei Ramiro e mandou raptar toda a sua família, a Rainha e filhos. Levou-os
para o seu palácio em Gaia. Quando Dom Ramiro soube, ficou furioso e jurou vingar-se. Juntou de novo as suas tropas e veio tentar recuperar a sua família. Ao chegar perto do palácio mandou esconder as tropas e ele disfarçou – se de mendigo. Conseguiu mandar um recado à Rainha para poder entrar no palácio. Depois de entrar enganou o seu inimigo e conseguiu chamar todas as suas tropas e travaram uma grande batalha. Levou dali a toda a sua família para um barco e seguiram caminho para Leão. A Rainha chorava muito pelo senhor de Gaia que o rei Ramiro tinha matado. O rei não gostou e mandou deitar a Rainha ao mar, com uma pedra ao pescoço.
Quando o rei Ramiro chegou de novo a Leão casou com a bela Artiga que era agora cristã."
Marta Costa in " Lendas de Portugal Continental" na página da "Universidade de Coimbra" [ligação].
O Viseense - D. Afonso Henriques
Ao longo dos quatro dias do congresso, reuniu consenso, por parte da maioria dos conferencistas, o apoio à tese de A. de A. Fernandes que localiza o nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu, em Agosto de 1109. "Apenas um conferencista apontou o nascimento para Guimarães, sem, no entanto, ter indicado um só documento nesse sentido".
21 de Setembro 2009 - "Viseu Afonsina"
20090920
O Funicular de Viseu, Última Hora!
Limpezas na Cava de Viriato
Estas inovações são sem dúvida de aplaudir mas lamenta-se que não tenham sido levadas a cabo na Primavera, antes do início do Verão que é sem dúvida a época de maior afluência de turistas. É triste constatar que estas iniciativas estejam a acontecer na proximidade de actos eleitorais, dá para pensar se não seria melhor fazer eleições todos os anos…
P.S. – A iluminação da malfadada “passadeira”, pontos de luz nas paredes e escadarias, na rampa/viaduto, luzes de marcação de dez-em-dez pedras e projectores no solo para iluminar as copas das árvores e obter efeitos cénicos, continua desligada.