EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090930

As Novas Tabuletas de Viseu


Chegaram, apenas por coincidência poucos dias antes das eleições, são vistosas e com cores agradáveis mas se as abraçadeiras não forem bem apertadas, rodam facilmente e depois da passagem de "gente divertida" vão enganar os visitantes ou turistas. Deverão apertar mais os parafusos ou colocar um novo para fixar as tabuletas ao mastro e já agora... evitar tapar os sinais de trânsito.

activ IDADE sénior


A Câmara Municipal de Viseu convida os jovens com idade igual ou superior a 55 anos a participar num programa de actividades físicas que também se destina a promover uma melhor ocupação dos tempos livres, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos munícipes. Inscreva-se na câmara municipal ou na sua junta de freguesia.

A Praia Fluvial Urbana de Viseu



O candidato à câmara municipal Fernando Ruas prometeu a construção, evidentemente se vier a ser eleito, para o próximo mandado de uma praia fluvial urbana. Uns dizem que será no Parque Urbano da Aguiera [ligação], outros no Parque de Santiago [ligação], cá por mim preferia em frente ao Jardim de São Mateus... e de preferência com ondas!

“Land of Confusion” - Genesis



Esta foi uma noite agitada no Palácio côr-de rosa? A página oficial dos "Genesis" [ligação]

20090929

A "Rota dos Três Trilhos" - Fragosela

Na passada Sexta-feira e antes de ir testemunhar a primeira viagem do funicular fui passear até Fragosela, mais precisamente ao Espadanal, onde foi inaugurada, em 19 de Setembro de 2009, a “Rota dos Três Trilhos”, um conjunto de três caminhos pedonais que é o décimo percurso pedestre da rede municipal.
O percurso tem o seu início na “área de lazer”, muito próxima da capela da Sra. da Guia, no Espadanal e depois de atravessar a povoação dirige-se para o Trilho Romano, um extenso troço de uma estrada romana, em parte descaracterizado. O chamado Trilho do Rio bordeja a margem direita do Rio Dão, lugar propício ao repouso, à pesca desportiva e outras actividades de lazer. No Trilho das Vinhas é possível ver cepas que já produziram vinhos premiados em concursos internacionais, o percurso finda depois da passagem por Fragosela de Baixo e Fragosela de Cima, no local do início.
Esta rota é um percurso com cerca de 21km, com cerca de 4 horas de duração, homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, com dificuldade média/alta, que poderá ser efectuado parcelarmente. Prometo voltar para, entre outras coisas, ir ver o Rio Dão.

A "Área de Lazer" do Espadanal



A "Rota dos Três Trilhos" foi inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Viseu - Fernando Ruas, com "grande alarde e surpresa dos habitantes" do sossegado bairro do Espadanal. A "área de lazer", referida no folheto de divulgação do percurso que encontrei no chão, é um "terreno lavrado", onde foram colocadas algumas mesas de madeira com bancos e recipientes para recolha do lixo. Este espaço que está, há muito, destinado a ser a zona verde do bairro e local de diversão das crianças, continua desoladoramente vazio.

Os habitantes do bairro fazem uso, há vários anos, duma instalação provisória de gás que as imagens mostram, e parece ser pouco segura. Ainda há pouco estava rodeada de um autêntico matagal, felizmente entretanto limpo. Fui informado que o maior desejo dos habitantes do bairro é a instalação de caixotes para recolha do lixo. Infelizmente e ao que parece os moradores, certamente, irão ter que esperar por futuro período eleitoral, ou em alternativa mudar o sentido do seu voto, pode ser que resulte.

“Hu Uá Uá” - Capitão Fantasma



Vídeo de 1993 de Edgar Pêra [ligação]. Os "CF" no MySpace [ligação].

20090928

Esmiuçando o Funicular de Viseu



Vamos lá então "esmiuçar" a reportagem e as declarações de Américo Nunes, na dupla função de representação da ViseuPolis e vice-presidente da câmara, e Fernando Ruas o presidente:
A linha do funicular não começa ou acaba na Cava de Viriato, como poderá entender-se da reportagem, mas junto do Museu da EDP na Praça de Viriato, denominação atribuída pelos responsáveis pelo "Plano de Pormenor da Envolvente Urbana do Rio Pavia". Se assim fosse a sua existência faria mais sentido. Américo Nunes fala da "inveja" de outras cidades com "geomorfologia" idêntica à de Viseu - duvido muito por que a opção pelo tipo e linha, carris com buracos, ao centro, transformou a ruas e a Calçada de Viriato numa "linha ferroviária" com muitas passagens de nível sem guarda, propiciadoras de acidentes. Quanto à dependência dos resultados financeiros da ViseuPolis, sociedade em vias de liquidação, dos valores das expropriações, parece-me que como não houve acordo com os expropriados e serão os tribunais a estabelecer os valores, é provável que os valores subam e muito, porque muitas vezes os valores propostos e não aceites pelos proprietários são muito baixos, mais parecendo verdadeiros assaltos aos seus direitos e à propriedade.
Reparam que Fernando Ruas, muito orgulhoso da obra, desceu a ladeira na frente da carruagem e de pé e que no regresso, na traseira, vinha sentado.
Quanto aos sempre lamentáveis acidentes, eram de esperar e por esse motivo a abertura do funicular foi adiada e foram colocadas no terreno não uma, mas cinco medidas "adicionais de segurança".
O mais recente acidente que o presidente lamenta foi originado fundamentalmente pela pressa e pela falta de cuidado. Os cabos de aço que protegem a linha ainda não estavam colocados, decorriam ensaios e durante o desfazer da feira circulava e trabalhava muita gente no local. Se a linha é tão segura por que motivo a taparam, com grandes chapas metálicas, chapas pequenas e finalmente com um tubo de plástico preto, durante a Feira de São Mateus e não funcionou? Fernando Ruas compara esta linha com as linhas de eléctrico e de metro de superfície mas erra porque esta linha é evidentemente diferente. O sistema de tracção escolhido, dois cabos de aço que puxam e ligam as duas carruagens origina à existência de um "buraco" no centro dos carris que nos locais de duplicação da via obrigaram à colocação de plataformas elevatórias, triangulares com cerca de meio metro de largura na base e poucos centímetros no ângulo oposto.
Finalmente ao assegurar que o funicular irá ser, durante um ano, gratuito e passar a permitir o estacionamento junto da estação inferior -"Viriato", a carros ligeiros e autocarros de turismo cumpre-se o que há muito já previa e que os autores do plano pretendiam evitar... o regresso do local à sua função primitiva de parque de estacionamento, nos meses em que não há feira, em vez do prometido "espaço público de qualidade" com uma nova "atractividade durante o resto do ano".
E já agora, uma questão, uma dúvida pertinente... O tão seguro funicular irá funcionar durante o tempo da Feira de São Mateus?

Resultados das Eleições Legislativas 2009



Ouvindo os discursos dos cinco partidos mais votados ficámos a saber que todos ficaram a ganhar... a excepção foram os social-democratas que pela voz da sua líder Manuela Ferreira Leite deram a saber que "empataram com os socialistas", porque este ano há 3 eleições, já saíram vencedores das eleições europeias e no dia 11 de Outubro vão ganhar as autárquicas.
No distrito de Viseu que já foi chamado de "Cavaquisão" o PSD ganhou as eleições, mas os nove mandatos do círculo eleitoral ficaram distribuídos do mesmo modo que em 2005. O PSD com 37,47% cento dos votos foi o partido mais votado, mantendo os quatro deputados de que dispunha, mas não recuperou o quinto perdido em 2005, ano em que o PS ganhou pela primeira vez as eleições no distrito.

É Novidade no Bairro Municipal de Viseu




A "rotunda mínima" ou "mini-rotunda" que a Câmara Municipal de Viseu mandou pintar no novo alcatrão do Bairro Municipal, também conhecido como "Bairro da Cadeia, mereceu ser complementada com três vasos de betão com amores-perfeitos amarelos, brancos e roxos, talvez para acabar com o efeito de "alvo" que trazia aterrorizados alguns dos moradores mais assustadiços [ligação - "Olho Vivo"].

"Do You" - Portugal. The Man



Os Portugal. The Man são uma banda de Wasilla no Alaska, a cidade onde Sarah Palin foi presidente da câmara. Ainda não descobri onde foram buscar a inspiração para o nome mas dizem que andam em digressão há um ano. A página oficial [ligação].

20090927

Ainda as Obras na Cava de Viriato



Foi na semana que agora termina que finalmente acabaram de aparar a vegetação, na sua maior parte silvestre, que cresceu na Cava de Viriato em vez da pretendida relva que nalguns lugares cresceu tanto que mais parecia palha seca. Faltava cuidar de uma grande extensão do exterior da muralha junto do "Lago da Cava" (que ainda continua cheio de lixo [ligação]) uma tarefa de difícil execução, perigosa até, devido à grande altura dos taludes e inclinação, e também uma outra área situada entre a polémica "passadeira de granito" e o talude, perto da nova praça de entrada para o monumento e que foi até há algumas décadas atrás, uma pequena vinha de que ainda restam vestígios. Infelizmente a "recuperação e arranjo paisagístico" executada ao abrigo do Programa Polis tem sido um processo muito complicado e moroso. Antes de procederem ao "enterramento parcial" da inovadora passadeira aconteceram diversas quedas de que resultaram feridos, felizmente com consequências pouco graves.
A nova iluminação do passadiço da muralha e dos acessos continua, inexplicavelmente, desligada apesar de há já alguns meses ter visto técnicos a testar o sistema e reparar os pontos de luz que não funcionavam.

As fotos de hoje parecem mostrar que durante a execução dos trabalhos pretenderam demonstrar a "quadratura do círculo"...

"A Morte de Viriato" - M. Gustavo



(...) "Quando sairam dali, os três oficiais levavam a morte consigo, e logo que chegaram junto de Viriato, friamente sacaram das suas armas, e antes que o valoroso chefe tivesse tempo de se defender, abateram-no em golpes traiçoeiros. Esta foi a única maneira que Roma encontrou para acabar com o pastor que conseguira aprisionar nas suas mãos as grandes águias romanas."(...)

"A História de Portugal em quadros" de M. Gustavo, pseudónimo de Carlos Alberto Santos [ligação], e textos de Roussado Pinto in "Jornal do Cuto" nº 3, Ano 1, 21 Julho de 1971 [ligação]

"Maybe So Maybe No" - Mayer Hawthorne



A justificação para a existência de intervalos entre as lages, buracos com de 15cm de largura e cerca de 3o de profundidade, na "passadeira" de granito [ver fotos - ligação] que construiram sobre o passadiço da Cava de Viriato era; evitar que o local se tornasse apetecível para os amantes da patinagem e das bicicletas. O resultado viu-se - quedas com feridos e finalmente, o remendo que foi o lento "enterramento parcial" da passadeira.

20090926

O Funicular e o "Zelador"


Nesta imagens recolhidas esta manhã é possível ver o "Zelador" no exercício das sua funções, no caso uma senhora, que tem por missão "guardar a linha" para evitar a ocorrência de mais acidentes no funicular de Viseu. Não seria melhor atribuir-lhe uma buzina ou um apito para melhor poder executar a sua tarefa?

Académico de Viseu F. C.



Na noite passada o Académico de Viseu F. C. acumulou a quarta derrota consecutiva, nesta época, à qual se referiu o blogue - "A Magia do Futebol", assim:

(...) "O Académico de Viseu perdeu esta noite na Marinha Grande. Uma derrota que se vai juntar às outras duas – “esquecendo” a Taça de Portugal – e que coloca o Académico de Viseu num lugar que os fieis academistas não merecem, a lanterna vermelha. Actuando em casa e na condição de líder foi o Marinhense que começou por cima o encontro, o Académico foi subindo de produção com o passar do tempo e ao intervalo, com o resultado em zero a zero, dava a impressão que tinha o jogo equilibrado. O início da segunda parte mostrou um Académico mais mandão, muito mais perto da baliza contrária dando a sensação que podia marcar a qualquer altura."(...)
Leia a crónica completa e os respectivos comentários [ligação]

Uma Lixeira na Estrada de Alcafache


Infelizmente há muitas por esse Portugal fora. Esta está escondida num pequeno troço que ficou abandonado depois da rectificação duma curva da estrada para a vizinha povoação de Alcafache.

"Rascunhos de Chuva" de Joana Martins



Lançamento promocional do livro "Rascunhos de Chuva" de Joana Martins, às 16h00 na Biblioteca D. Miguel da Silva, em Viseu

“Oh Lua” - Mercado Negro



Ver e ouvir mais na página dos "MN" do MySpace Música [ligação]

20090925

"Abertura e início"... do Funicular


Como é costume nestas coisas "a abertura e início de funcionamento do meio mecânico não poluente FUNICULAR (...)" não teve lugar às 19h15, a hora indicada no convite (por sinal apressadamente elaborado e com várias gralhas [clique para ler]). Penso que a organização optou por esperar que caísse a noite para obter um melhor efeito.
Eram 19h50 quando a carruagem vermelha transportando o presidente da Câmara Municipal de Viseu - Fernando Ruas, que seguia de pé acompanhado de outras entidades, jornalistas e convidados, passou pelo meu posto de observação junto da REMAR. A carruagem amarela que subia transportava apenas pessoal técnico no trajecto inverso. Felizmente que durante estas viagens tudo funcionou como previsto, embora houvesse pessoal da Polícia Municipal em lugares estratégicos.
Com esta obra, a última, do Programa Polis e no dizer de Américo Nunes, da comissão liquidatária da ViseuPolis, o funicular, que terá utilização gratuita durante o primeiro ano, será "uma mais-valia para o centro histórico", especialmente para os comerciantes e para os seus negócios. Espero que esteja mais certo que o responsável pela escolha deste tipo de equipamento que criou novas barreiras arquitectónicas, condicionamentos vários na mobilidade e novos perigos.
O motivo porque a opção de colocar uma passadeira rolante, à esquerda na Calçada de Viriato, foi abandonada terá sido porque “não fazia sentido ter só uma ajuda para subir e não para descer”. Como não era possível colocar duas passadeiras, a rua ficaria intransitável, optou-se por outra solução. A solução escolhida foi talvez a pior possível, mais cara, já foi originou vários acidentes [ligação - "Jornal do Centro"] , causou muitos transtornos aos moradores e comerciantes e no futuro se verá.

O Funicular de Viseu

Continuam os testes para garantir que mais logo às 19h15, na Estação Superior – “Sé”, possa acontecer a “abertura e início de funcionamento do funicular”.

Raparei que a sinalização foi reforçada com a colocação de novas placas, desta vez com o logotipo do funicular, que penso deveriam ser afixadas a maior altura para melhorar a sua visibilidade. Ainda não vi o “zelador” suponho que mais logo estará presente, como anunciou Fernando Ruas, para avisar as pessoas durante os primeiros meses de funcionamento do elevador para a necessidade de serem cuidadosas. Não vi o “zelador”, ouvi a buzina do funicular a anunciar-me que iria iniciar a marcha e deveria sair da linha, onde estava a fotografar.

Jardim de São Mateus, Obra ViseuPolis



A aplicação do Programa Polis em Viseu uma operação gerida pela ViseuPolis, presentemente em fase de liquidação, uma empresa de natureza essencialmente operacional de que são sócios a Câmara Municipal de Viseu e o Governo da República Portuguesa com o fim de promover e agilizar a execução dos trabalhos, aproveitando a experiência e as sinergias da Parque Expo a responsável pela enorme e bem sucedida operação de renovação da zona oriental de Lisboa que foi a organização da EXPO98.
Muitas das obras foram meros desperdícios e continuam a ser muito contestadas. Um bom exemplo de desperdício e mau gosto é novo "Jardim de São Mateus" que depois de "modernizado" passou a ter mais pedra que terra e no meio dos "canteiros", agora sem flores mas com buxos, e como sinal de modernidade (?) tem cinco caixas cinzentas que suponho encerrem quadros de comando do sistema eléctrico e outro equipamento.

Realmente é magnífico, muito belo e sem dúvida que ainda irá figurar entre os mais belos jardins portugueses… ou mesmo do mundo.

Lula Pena & Norberto Lobo



(...) "Num registo inspirado, Lula Pena mergulha na raiz do fado inventado por Amália, da música inventada por Caetano Veloso e Chico Buarque, das mornas de Cesária Évora e das músicas populares de autores anónimos. Ao enorme talento de Lula Pena associa-se Norberto Lobo, um dos guitarristas nacionais mais importantes desde Carlos Paredes. Um caso de tremendo talento, maturidade criativa precoce, e um coração aparentemente infinito transposto para som. São voz e guitarra que se impregnam na pele, mas que raramente se encontram. Este concerto é uma oportunidade única para ouvir Lula Pena e Norberto Lobo, juntos!"

No início da nova temporada do Teatro Viriato, dia 26 de Setembro 2009 (Sábado) às 21h30, o guitarrista Norberto Lobo [video - "Mudar de Bina"] e a cantora Lula Pena [vídeo] encontram-se para um concerto [ Teatro Viriato].

Balanço da Feira de São Mateus # 4



Mais uma vez se confirmou que o novo modelo da Feira de São Mateus depois da transformação do Campo de Viriato em "Praça de Viriato", já com alguns anos de existência e com origem no Programa Polis, foi um evidente fracasso. Uma das poucas coisas boas foi a obrigatoriedade da utilização de novas "barracas" pelos comerciantes do ramo da restauração, suponho que o sector que melhor negócio fez no decorrer dos 39 dias da feira em 2009 e a normalização dos “stands” alugados pela organização. Alguns “restaurantes” eram instalações degradadas onde a higiene não parecia ser muita e que se poderiam confundir com barracas dum bairro de lata.

Sendo certo que o espaço destinado à feira foi muito diminuído, devido à construção do centro comercial e do "espelho de água", o número de "diversões", comerciantes e expositores deveria ser menor para permitir melhores condições aos visitantes e compradores que nos dias de maior afluência sentem enorme dificuldade em circular, apreciar e adquirir as mercadorias expostas. Suponho que tal não deverá ter acontecido a este comerciante que vendia apenas "pechinchas", com muita saída em tempo de crise e tinha um bom lugar na feira.

20090924

"Uprising" - Muse



"Uprising" é o primeiro single do álbum "The Resistance", o quinto disco de estúdio dos Muse. A banda de Matt Bellamy, Chris Wolstenholme e Dom Howard estará em Lisboa a 29 de Novembro 2009 para um concerto no Pavilhão Atlântico. A página oficial [ligação].
P.S. - Bilhetes só na "candonga", já está tudo esgotado!

Última Hora - Abertura do Funicular



A sociedade ViseuPolis e o Município de Viseu convidam para a "abertura e início de funcionamento do meio mecânico não poluente FUNICULAR", na estação superior - "Sé", a realizar amanhã, dia 25 de Setembro, pelas 19h15.
Entretanto a notícia do dia é o lamentável acidente ocorrido na passada Terça-feira na Rua da Ponte de Pau que originou ferimentos graves num visitante que se assustou, ao ver vir o funicular na sua direcção e meteu a perna no buraco da linha [ligação - Diário de Viseu].
Este acidente poderia ter sido evitado se com a pressa de fazer os testes não tivessem descurado a colocação dos fios de aço que formam a barreira de protecção da linha ou com a presença do anunciado "zelador", melhor seria se fossem dois, para avisar as pessoas sobre os perigos da linha e da passagem das carruagens.
Américo Nunes, da Comissão Liquidatária da Sociedade ViseuPolis, "prometeu analisar os detalhes do acidente assim que estes forem expostos pela vítima ou pelos seus familiares". Espero que seja mais rápido porque Luiz Carlos Araújo [ligação- Olho Vivo] outra das vítimas das obras Polis, passados mais de três meses sobre a sua queixa, foi agora informado que o seu caso está no gabinete jurídico para a obtenção de um parecer.
P.S. - A minha notícia anterior sobre este acidente não foi exacta quanto às consequências, pelo que peço desculpa, foi baseada em declarações que obtive no local logo após a ocorrência. Avistei de longe a ambulância e a maca mas ao chegar ao local já o ferido tinha sido retirado para o hospital.

A Limpeza do Rio Pavia



É em ocasiões como esta que fico triste por não ter uma boa máquina fotográfica. Se assim fosse poderia captar melhores imagens da solitária garça que costuma frequentar o rio Pavia. Suponho que se trata da mesma ave que avistei, de muito perto, em 9 de Dezembro de 2007 [ligação] e que veio dar um passeio à quinta da Estação Agrária. Também a vi pousada no muro do rio que lamentavelmente continua infestado com algas verdes e já tem muito mais água depois da "limpeza" que destruiu muitas das árvores na beira do rio e ribeiros, fez ruir muros e deixou muita terra, lama, areia e enormes pedras no leito rio Pavia. Lamento que esta venha a ser mais uma oportunidade perdida para efectuar o correcto desassoreamento do rio e dos ribeiros e originou a destruição de vegetação que deveria ser protegida.
Tenho a certeza que a garça-real vai ter muita dificuldade para encontrar alimento porque não vi, nem ouvi o coaxar de uma rã que fosse.

P.S. - Tenho a certeza que a garça-real vai ter muita dificuldade para encontrar alimento porque não vi, nem ouvi o coaxar de uma rã que fosse e aqui fica uma imagem, um milhão de vezes melhor que a minha, da garça cinzenta ou garça-real [ligação].

Liberdade de Expressão

Muito pouco se comentou em Viseu mas os dois militantes da Juventude Comunista Portuguesa (JCP) Luís Barata e Catarina Pereira que foram detectados às 23h10 do dia 11 de Abril de 2006 pela PSP de Viseu a pintar nesta parede, na circunvalação e junto da Universidade Católica, um mural comemorativo do 8.º Congresso daquela organização de juventude, foram absolvidos da acusação de crime de dano simples pela qual foram condenados em Viseu.
A Câmara Municipal de Viseu apresentou queixa e foram ambos condenados pelo Tribunal de Viseu, em 11 de Novembro do ano passado, ao pagamento de 350€ de multa pelo crime de dano simples e 102€ solidariamente pelos gastos para eliminar as pinturas. A ex-deputada Odete Santos, advogada dos jovens recorreu da sentença e o Tribunal da Relação de Coimbra considerou em Maio passado que “as pinturas murais que eles estavam a fazer eram perfeitamente legais, que não tinha dignidade penal levantar um auto pelo crime de dano” e que “a leitura do artigo 212 (sobre crime de dano) do Código Penal feita pelo Tribunal de Viseu foi inconstitucional”.
Depois destas peripécias não me custa acreditar que os dois jovens tenham colaborado, com grande satisfação, na colagem do cartaz e na colocação da enorme faixa da CDU no mesmo local [ligação ao "Destake"].

O Funicular de Viseu



Os vizinhos andam alarmados com a possibilidade de algum piloto vir a confundir a linha do funicular com uma pista de aterragem e tentar, em situação de emergência, fazer pousar alguma aeronave.
Agora a sério, a linha estava ontem à tarde desimpedida apenas muitas das passadeiras continuavam vedadas com grades metálicas e um operário estava a colocar os últimos fios de aço na vedação da linha no troço entre o Museu da EDP (ex-central eléctrica) e a estação inferior designada por Estação Viriato. Dentro em breve talvez façam a viagem inaugural, quem sabe se no próximo Sábado...

P.S. - Do anunciado "zelador" ainda não tive quaisquer notícias.

Balanço da Feira de São Mateus # 3



Na edição da Feira de São Mateus 2009 ano não houve os habituais problemas de localização e de falta de instalações sanitárias, verificados em edições anteriores que chegaram a provocar enormes filas. A organização também mandou colocar, nas imensas rotundas, muitas dezenas de placas indicativas dos locais aconselhados para o estacionamento. Duas iniciativas simples, baratas e de grande utilidade.

"Pernas Pró Ar" - Tara Perdida



Os "Tara Perdida" foram a banda escolhida para a primeira parte do concerto de celebração dos 30 anos de carreira dos "Xutos & Pontapés", que terá lugar no Estádio do Restelo, no próximo dia 26 de Setembro. Os "TP" no MySpace Música [ligação].

20090923

Falar ao Vento...



A citação do "Sermão da Sexagésima" do Pe. António Vieira, pregado na Capela Real, no ano de 1655 : "Para falar ao vento, bastam palavras; para falar ao coração, são necessárias obras.", caiu na graça de Fernando Ruas que de amiúde anda com ela na boca. Porém desta vez resolveu mandá-la imprimir num dos cartazes de propaganda da sua candidatura.
Curiosamente este cartaz está bem perto de uma obra que falta fazer e que não deverá ser considerada prioritária. Como alguns saberão os serviços de limpeza da câmara ocupam, há já alguns anos, as antigas instalações duma cooperativa de fruticultores na estrada de Nelas. Os velhos armazéns e o terreno anexo servem como garagem (talvez oficina), para a guarda de materiais diversos, contentores do lixo novos e velhos, sucata e como depósito de viaturas abandonadas e retiradas da via pública. Em determinadas ocasiões as proximidades dos pavilhões mais parecem uma lixeira com imenso ferro velho. Os edifícios estão degradados e com um aspecto muito pouco dignificante para a edilidade, certamente serão frios e desconfortáveis para os trabalhadores. Dão uma imagem muito negativa dos serviços da câmara municipal pois é possível ver portas e janelas entaipadas com tijolos, vidros e todas as vidraças quebradas. Penso que seria melhor construir instalações dignas e funcionais para o pessoal em vez de colocar o dinheiro no banco a render juros. Se bem que não exista nenhum sinal que identifique o local com a câmara, a entrada e saída de viaturas revela o seu uso, seria bom que pelo menos chamassem o vidraceiro, pintassem as frontarias e rebocassem os tijolos para não parecerem tão mal a quem passa.

O Funicular Fez Mais Uma Vítima



Foi aqui na Rua da Ponte de Pau que ontem pouco passava das 17h00 veio uma ambulância do serviço de emergência 112 socorrer mais uma vítima da linha do funicular. Durante a tarde fizeram vários ensaios com as viaturas e portanto tiveram que retirar os tubos que protegem o buraco central da linha. Como a Feira de São Mateus terminou na Segunda-feira há muito movimento na zona de pessoas e viaturas. Um cidadão que transpunha a linha junto, à barraca dos leitões assados, tropeçou terá partido um pé ou mesmo uma perna e ficou a sangrar da cabeça. Não é admissível tanta pressa em testar ou treinar o pessoal do funicular, sem estarem reunidas as condições de segurança prometidas. Os cabos de aço da vedação não estavam colocados, a queda deu-se próximo duma passadeira e não avistei o anunciado "zelador".

Noruega, em Trondheim é assim...



Necessita um certo treino mas funciona perfeitamente este "elevador" para bicicletas em Trondheim [ligação].

Balanço da Feira de São Mateus # 2



Como vem sendo habitual os números revelados pela organização da Feira de São Mateus apontam para o "mítico" número de um milhão de visitantes, uma média de mais de 25.000 visitantes por dia. Porém esse número que fica aquém das expectativas anunciadas - "mais de um milhão", não poderá ser real.
Acontece que continua a não existir um sistema de contagem mas se apenas nos dias mais frequentados, naturalmente com entradas pagas, em que estiveram na feira Tony Carreira e os "Buraka", esse número poderia ter sido atingido como é possível obter um tão gigantesco número...
Lamenta-se que as bilheteiras não tivessem sido capazes de dar vazão às solicitações de bilhetes para o concerto dos Buraka Som Sistema, no dia 6 de Setembro, e muitos não tenham podido assistir a todo o espectáculo. Também se confirmou que o palco deveria estar noutro local com declive ou ter o estrado mais alto para que a multidão pudesse ver melhor os artistas..

"Conheço-te de Algum Lado" é novo videoclip do Bob da Rage Sense que pertence ao novo álbum "Diários de Marcos Robert", editado pela Footmovin. Mais no MySpace Música [ligação].

20090922

Cine Club de Viseu - Retoma'09



Continua no auditório do IPJ, no Fontelo, o ciclo de cinema organizado pelo Cine Clube de Viseu -"Retoma'09" [ligação]. Hoje às 21h45 será projectado o filme "Um Dia de Cada Vez/Happy Go Lucky", de Myke Leigh, Reino Unido, 2008. A página oficial do filme [ligação].

Novas Tabuletas em Viseu


Como prometido trago hoje mais duas fotos das tabuletas que ajudam a localizar igrejas, monumentos, edifícios ou locais importantes da nossa cidade. A placa de hoje está no início do Largo da Nossa Senhora da Conceição na Ribeira. O segundo grupo de tabuletas tem por objectivo dar destaque e informações escritas em português, castelhano e inglês, sobre edifícios considerados significativos ou monumentos e incluem imagens ou um mapa. Tenho a certeza que as placas, infelizmente, não tardarão a ser vandalizadas. Melhor andaria a câmara se tivesse optado por materiais mais resistentes, embora sem imagens como existem noutras cidades portuguesas. Nas vésperas da eleições europeias fomos brindados com as tabuletas amarelas com indicações das unidades hoteleiras, agora estas. Será apenas coincidência...

Balanço da Feira de São Mateus # 1

Este ano o Académico Viseu Futebol Clube, o "substituto" do falido e desaparecido Clube Académico de Futebol (Académico de Viseu) voltou a estar presente na Feira de São Mateus com uma barraca que além de ter como objectivo angariar novos sócios e vender camisolas do clube anunciava a venda de Caldo de Cebola, Caldo Verde, Bifanas e Cachorros. Certamente que o balanço comercial terá será bastante positivo, naturalmente foram isentos do pagamento do "terrado". Aumentou o tamanho da barraca, melhorou a localização e devem ter-se safado bem nos "comes e bebes". Já quanto aos resultados desportivos da sua principal equipa, a disputar o campeonato da II Divisão Nacional (Série Centro) a coisa tem corrido mal pois soma por derrotas os dois jogos já disputados e foi eliminada da Taça de Portugal, pelo Benfica de Castelo Branco equipa dum escalão inferior. Para mais agravar as coisas, pois perder é natural, a equipa tem feito exibições apáticas e um futebol de muito má qualidade. Já se pedem "chicotadas" para o treinador ou para os jogadores.

Bairro Municipal: Um Alvo a Abater!



"Bairro Municipal: Um Alvo a Abater!" - Com este título publicou o núcleo de Viseu da "OLHO VIVO - Associação para a Defesa do Património Ambiente e Direitos Humanos" um artigo no jornal local "Via Rápida" de 17 de Setembro de 2009 que abordava a situação em que vivem os habitantes do Bairro Municipal, ou Bairro da Cadeia que a câmara projecta demolir para substituir as pequenas vivendas unifamiliares por blocos de apartamentos. Recentememte foram executadas obras de pintura de fachadas, alcatroamento das ruas e pasme-se dos passeiAdicionar imagemos que foram pintados de vermelho [ver mais imagens]. Até as àrvores parecem ter sido condenadas com estas obras apressadas, em vésperas de eleições, porque a febre do alcatrão não deixou "caldeiras" largas junto dos troncos das árvores para que elas possam receber a àgua das chuvas. Quanto à "rotunda", mais parece um alvo... comentário que fiz a um morador que ia apressado e sorriu.
Clique p. f. sobre a imagem para aumentar e ler o artigo da "OLHO VIVO".

Acabou a Feira ..."Sick Muse" - Metric



A página dos Metric no MySpace Música [ligação]

20090921

21 Setembro Dia do Município de Viseu



O escudo de armas da cidade de Viseu, azulejos da Fonte de São Jerónimo (Fontelo) - Fábrica Constância de Lisboa, representa a Lenda de Gaia. D. Ramiro II, rei das Astúrias e Leão residia em Viseu e deu origem à:

"Lenda de Gaia

Conta a lenda que o rei Ramiro II que viveu por volta do séc.. X, ouvira falar na beleza e bondade de uma moura irmã de Alboazer Alboçadam senhor das terras de Gaia até Santarém. Este senhor travou muitas lutas com o rei Ramiro II.
Como o rei Ramiro II queria ficar com a moura de quem estava apaixonado, fez as pazes com Alboazer. Então pediu a moura em casamento ao seu irmão. Ele não consentiu, pois rei Ramiro era já casado e tinha filhos.
O rei ficou zangado e uma noite com a ajuda dos seus soldados raptou a moura e conseguiu levá-la para Leão. Baptizou a moura e deu-lhe o nome de Artiga. O Alboazer ficou muito zangado com o rei Ramiro e mandou raptar toda a sua família, a Rainha e filhos. Levou-os
para o seu palácio em Gaia. Quando Dom Ramiro soube, ficou furioso e jurou vingar-se. Juntou de novo as suas tropas e veio tentar recuperar a sua família. Ao chegar perto do palácio mandou esconder as tropas e ele disfarçou – se de mendigo. Conseguiu mandar um recado à Rainha para poder entrar no palácio. Depois de entrar enganou o seu inimigo e conseguiu chamar todas as suas tropas e travaram uma grande batalha. Levou dali a toda a sua família para um barco e seguiram caminho para Leão. A Rainha chorava muito pelo senhor de Gaia que o rei Ramiro tinha matado. O rei não gostou e mandou deitar a Rainha ao mar, com uma pedra ao pescoço.
Quando o rei Ramiro chegou de novo a Leão casou com a bela Artiga que era agora cristã
."

Marta Costa in " Lendas de Portugal Continental" na página da "Universidade de Coimbra" [ligação].

O Viseense - D. Afonso Henriques



O Professor Doutor João Silva de Sousa comissário-geral das comemorações dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu, considerou que o congresso reunido durante quatro dias, no Viriato Teatro Municipal, serviu para "reforçar a tese do seu nascimento em Viseu".
Ao longo dos quatro dias do congresso, reuniu consenso, por parte da maioria dos conferencistas, o apoio à tese de A. de A. Fernandes que localiza o nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu, em Agosto de 1109. "Apenas um conferencista apontou o nascimento para Guimarães, sem, no entanto, ter indicado um só documento nesse sentido".

21 de Setembro 2009 - "Viseu Afonsina"



"Viseu Afonsina" é designação do cortejo evocativo dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques, ocorrido na alcáçova do castelo de Viseu, será possível ver D. Afonso Henriques, representado em várias idades, os seus progenitores D. Henrique e Dª Teresa, cavaleiros, homens de armas a pé, mouros, cruzados, membros da nobreza, do clero, povo e os indispensáveis em todas as festas medievais músicos e jograis. Está prevista a presença de 300 personagens vestidos à maneira da época com a colaboração de ranchos folclóricos do concelho. O evento terá início às 15h30 no Adro da Sé seguindo o seguinte percurso: Largo da Misericórdia, Largo Pintor Gata, Rua Nunes de Carvalho, Praça da República, Rua Formosa, Rua do Comércio, Praça D. Duarte, Travessa do Adro e novamente Adro da Sé.

P.S. - Na foto pormenor de carro alegórico das "Cavalhadas de Vildemoinhos 2009"

"From Now On" - Blackseat



Realizado por Jean de Oliveira “From Now On” o primeiro videoclip dos Blackseat, dupla formada por RedFox e O Manipulador. Página do MySpace Música [Ligação].

20090920

O Funicular de Viseu, Última Hora!

Não fui eu, não mandei fazer, nem aceito que digam que tenho a responsabilidade moral...
Talvez como forma de demontrar descontentamento destruiram duas das protecções colocadas em frente das casas da Calçada de Viriato que ficaram no estado que as imagens mostram e retiram os cabos de aço de outras estruturas. Estas protecções fazem parte das "cinco medidas de segurança adicionais", anunciadas pelo presidente da edilidade - Fernando Ruas, por forma a garantir a segurança dos transuentes e dos moradores. Parece que apesar de todos os esforços ainda existe gente muito descontente. Para amenizar resolvi aproveitar para juntar duas imagens de janelas com bonitas cortinas na calçada onde existem várias casas a necessitar de obras urgentes de recuperação ou reconstrução.

Limpezas na Cava de Viriato





No decorrer desta semana procederam à limpeza da lajes da “passadeira” da Cava de Viriato, ao corte das plantas silvestres que entretanto cresceram à volta e entre as pedras que foram parcialmente enterradas, para evitar trambolhões aos visitantes [ligação], para mais tarde está prevista a sementeira de relva. A chuva que caiu na passada noite de Quinta para Sexta-feira ajudou melhorar o aspecto da calçada de granito e da muralha. Felizmente que desta vez o trabalho de corte e desbaste da vegetação foi feito de modo mais cuidado, embora ainda haja algumas zonas a precisar de intervenção. As imagens de hoje mostram uma haste metálica que irá servir de apoio a uma placa com a identificação e uma breve descrição do monumento. A câmara municipal já mandou colocar outros suportes do mesmo tipo noutros locais da cidade, alguns já exibem placas descritivas escritas em português, castelhano e inglês. Também foram levantadas diversas placas indicativas da localização de edifícios, monumentos e locais de maior interesse. As imagens mostram a que está junto da “mini-rotunda” do Viriato. Prometo em breve voltar a este assunto com maior desenvolvimento e fotos.
Estas inovações são sem dúvida de aplaudir mas lamenta-se que não tenham sido levadas a cabo na Primavera, antes do início do Verão que é sem dúvida a época de maior afluência de turistas. É triste constatar que estas iniciativas estejam a acontecer na proximidade de actos eleitorais, dá para pensar se não seria melhor fazer eleições todos os anos…

P.S. – A iluminação da malfadada “passadeira”, pontos de luz nas paredes e escadarias, na rampa/viaduto, luzes de marcação de dez-em-dez pedras e projectores no solo para iluminar as copas das árvores e obter efeitos cénicos, continua desligada.