EDITORIAL
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio
Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
20080131
Feira/Festa do Pastor e do Queijo
20080130
Clique para aumentar ou melhor ainda visite a página do "Teatro Viriato".
O segundo dos 5 parques subterrâneos
Monumento aos Mortos da Grande Guerra do Concelho de Viseu - "O Soldado Desconhecido" - escultura de Anjos Teixeira (1928)
O Carrossel continua no Rossio!
Para animar o Rossio a autarquia decidiu manter o carrossel instalado pelo Natal só com uma diferença... As viagens deixaram de ser gratuitas e os 50 cêntimos do bilhete "serão utilizados para organizar uma festa para as crianças".
20080128
Um de 2 de 5 parques de estacionamento
Embora ainda nada seja definitivo a sociedade descobriu que se poderão construir cinco parques de estacionamento. Segundo a mesma notícia o segundo parque está previsto para o Largo Mouzinho de Albuquerque, ao fundo da Rua Direita e junto do Teatro Viriato. Ainda segundo a mesma notícia os dois parques se possibilitarem a arrumação de quarenta automóveis serão uma boa ajuda para o comércio tradicional, terá declarado o edil. O entusiasmo é tão grande que a Câmara de Viseu já mandou elaborar os projectos.
Os comerciantes das ruas e praças mais próximas da Sé consideram que o comércio está moribundo e é fácil verificar que muitas casas estão devolutas ou em ruínas. Para quem já se apresentou ao sufrágio dos viseenses sob o lema "O desafio é crescer" é notável verificar que finalmente o centro histórico começa a ser considerado uma prioridade.
Cataventos de Viseu
Um catavento já "requalificado" na Rua Silva Gaio
20080127
Olhando o Mamarracho de perto...
Aldrabas, Batentes e Portas de Viseu
O Padre Costa de Trancoso
20080126
Viseu, Senhora da Beira!
20080125
Porta dos Cavaleiros - Azulejos de Viseu
Porta dos Cavaleiros azulejos da Fábrica Constância de Lisboa
Alminhas de Viseu
Alminhas em Campo de Madalena de 1888 com azulejos modernos. Um restauro de iniciativa das "Jornadas Culturais/1984" azulejos pintados por SERMA (?).
(...) " Durante muito tempo pensou-se que as Alminhas substituíram os altares dedicados aos Lares Viales e aos Lares Compitales dos romanos. No entanto pensamos que não há qualquer relação entre eles, porque e apesar da sua localização ser quase a mesma, expressavam mensagens diferentes. Enquanto os altares romanos tinham como finalidade a protecção dos campos e dos viajantes, as Alminhas apenas pedem a oração dos que por elas passam, em favor das almas do Purgatório."(...)
Leia mais em "Alminhas" - Prof. Lic. Fernando Roque.
Certificados de Aforro
Rota do Caminho de Ferro
"Super 8 Stories" - Emir Kusturika
20080123
Coisas modernas...e antigas
Numa das várias estradas romanas que passavam em Viseu
Mesmo assim não está feia!
20080121
" Viriato pastor nos montes Hermínios?"
Monumento a Viriato de Mariano Benlliure - 1940
XVII Feira/Festa do Pastor e do Queijo
Dia 1 de Fevereiro - Sugiro que marque desde já na sua agenda uma visita a Penalva do Castelo .
Uma Cabra Bonita
20080120
Hoje Especial - "Cava de Viriato"
O monumento a Viriato de Mariano Benlliure (1940) continua atrás das grades...
Hoje na Cava de Viriato
O Perigo Espreita!
20080118
Força Portuguesa, Força Lusa!
20080116
A Rotunda do Coval
Mais três fotos de arquivo, desta vez da florida rotunda do Coval no último Verão. Infelizmente também aqui se pode ver o "Mamarracho"!
A Lendária "Cava de Viriato"
Monumento a Viriato de Mariano Benlliure - 1940
Futebol em Portugal - "A Liga dos Últimos"
"Aqui os últimos são os primeiros" veja o vídeo dos melhores momentos da Liga dos Últimos de 2007 . Outros vídeos e as classificações.
20080114
Cava de Viriato - Plátanos glutões?
Parque Ribeirinho e Feira Semanal
9 de Dezembro - final da tarde junto do Pontão do Raposo o futuro acesso ao novo parque ribeirinho e feira semanal. Foi por pouco que não consegui fotografar a já minha conhecida, a solitária garça-cinzenta que assustei ao chegar perto do rio e largou a voar sobre os amieiros em direcção ao Fontelo. Desta vez vi-a bem de perto medirá cerca de um metro e é uma bonita ave.
Ainda o Pai Natal!
20080113
A "requalificação" da Cava de Viriato
(...) ”Ainda hoje está todo arborisado com algumas arvores antigas e outras modernas, e tem 2 passeios: - um junto da base do grande talude e da horta dos soldados, com alguns assentos de pedra; outro no alto do talude. É o lanço mais bem tractado e mais bem conservado, mas já esteve muito mais alindado, porque antes da extincção das ordens religiosas (*) e de se arvorar em quartel o convento de Santo Antonio de Maçorim, o regimento da guarnição de Viseu (então infantaria nº 17) occupava o quartel contiguo á Cava e a officialidade transformou o dicto lanço em uma formosa alameda, jardim e passeio publico.
Datam d´aquele tempo as arvores mais antigas que ainda hoje se lá vêem, mas já desappareceram as flores, as trepadeiras e um lindo caramanchão, etc.” (...)
Viseu não muito antigo
“Whoever arrives at Viseu either by the Valley of the Vouga railway or National Company’s line will alight at the same station, a building of pooe architectural aspect, and on leaving it will find himself in a small square wich connects the Captain Homem Ribeiro Avenida with the new António José de Almeida one still in construction.
Following that wooded thoroughfare, for about 100 metres Viriato’s Camp is discovered. In front is seen Viriato’s Cave, a Lusitano-Roaman entrenchment, octogonal in shape, and today transformed into a thickly wooded and pleasant promenade.” (...)
Viseu, September 1936
Chegava-se a Viseu de comboio...como se podia ler na abertura deste livrinho que dava a conhecer as belezas naturais, o património histórico construído e o artístico recolhido no Museu Grão Vasco.
A visita iniciava-se na Estação dos Caminhos-de-ferro seguida duma descrição da Cava e terminava com quatro sugestões para visitar o Monte de Santa Luzia, o Convento de Orgens, a Casa de Marzovelos e o Penedo da Saudade em Paradinha. É um guia para turistas ilustrado com diversas fotos dos locais mais interessantes da cidade, de algumas salas do museu e de emblemáticas pinturas de Grão Vasco.
Adquiri este guia no Verão passado na Feira das velharias que depois de transferida para o Mercado 2 de Maio, "requalificado" por Siza Vieira, está em constante declínio. Aquele espaço mais se assemelha a um cemitério já muitos o afirmaram. Melhor fortuna se deseja à Cava de Viriato onde no primeiro lanço, troço onde está o monumento dedicado a Viriato, os trabalhos me parecem exagerados. Esperemos que a modernização não vá longe demais e que não haja intervenções de mau gosto e desperdício.
Um plátano na Cava de Viriato
20080111
"Postal de Vouzela"
Mais um grafitti de Viseu
Atentos aos traços, à distância entre a parede e as mãos que seguram os aerossóis, os jogos de cores, contornos e degradés... É como se as letras "dançassem" no espaço, imersas por uma imensa topografia de cores, formas, que surgem a partir de inúmeras técnicas e truques, que se usam para surpreender os outros.
A década de 70 conhecida por todos os seus excessos e novidades, fez nascer uma nova arte, o Graffiti e tudo o que a ele está associado, o Hip Hop, o Breakdance, e o Dee-Jaying. Mesmo quando o graffiti ganha outras variantes e inovações, a sua essência continua a ser uma referência, onde se instituíram os princípios básicos. Fazer parte do movimento graffiti internacional é respeitar essa essência, essa fonte. Todos os membros deste movimento estarão, sempre, destinados a cumprir o percurso da evolução histórica do graffiti que se inicia pelo "tag"."
A propósito de provocador...e a pedido!
20080109
Boas-Noites em Santo Estevão
O "Vouguinha" no "Pastel de Vouzela"
Este nosso vizinho continua a vê-lo passar...