EDITORIAL
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio
Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
20070531
Bugalhó - Ranunculus muricatus L.
Parabéns Mr. Clint Eastwood!
A sua adolescência foi mais sossegada porque a família se fixou em Oakland. Estudou na Technical High School. Media 1 metro e 93 e praticava desporto. Também se interessava por música Country e pelo Jazz. Aprendeu a tocar piano e trompete. Como todos os estudantes americanos, fez pequenos trabalhos para ganhar algum dinheiro para as suas despesas. O seu amor pela natureza levou-o a trabalhar como lenhador no Oregon.” (…)
“Clint Eastwood” – Nöel Simsolo na Colecção “Auteurs”, edição dos “Cahiers du Cinema” e editado em 1990
O Embude - Oenanthe crocata L
Veja a foto e leia o artigo anterior - Clique P.F.
Clint Eastwood
Clint Eastwood - "The Good, The Bad, and The Ugly"
Sérgio Leone, 1966
Clint Eastwood - "Dirty Harry"
Don Siegel,1971
A Dedaleira - Digitalis purpurea L.
AVISO - Beba com Moderação!
Uma fonte excelente de informação sobre Orson Wells e muito mais: "senses of cinema"
20070530
Dedaleira - Digitalis purpurea L.
Extratos da dedaleira foram utilizados por muitos séculos e um pesquisador inglês do século XVII chamado Nicholas Culpeper (1616-1654), autor da obra The English Physician Enlarged, with 369 Medicines made of English Herbs, de 1653, fez referência ao seu uso para "o mal do rei" (scrofula = doença que causava inchaço dos nódulos linfáticos - provavelmente uma forma de tuberculose). John Murray, professor de medicina em Hanover, em 1769, também foi um entusiasta sobre o seu uso medicinal: "um homem com um tumor no cotovelo direito, passou 3 anos com dores terríveis e foi praticamente curado após 4 doses do suco [Digitalis purpurea] tomadas uma vez por mês".A afirmação de Gerard sobre os efeitos da dedaleira em órgãos internos não havia sido examinada até 1775, quase 200 anos depois." (…)
Leia mais na página da “Sociedade Brasileira de Química”
Loendro - Nerium oleander L.
AVISO - Beba com Moderação!
26.000 E o meu Bem-Hajam!
"Ó Minha Amora Madura"
Ó minha amora madura
quem foi que te amadurou?
Foi o sol e a geada
e o calor que ela apanhou.
E o calor que ela apanhou
debaixo da silveirinha;
Ó minha amora madura
minha amora madurinha.
Há silvas que dão amoras
há outras que as não dão
há amores que são leais
e há outros que o não são.
Popular
P.S. - Ainda vai ser necessário aguardar 3 a 4 meses para me voltar a deliciar com este manjar!
20070529
Lírios Brancos
CARTA A F.
És tu quem me conduz, és tu quem me alumia,
Para mim não desponta a aurora, não é dia,
Se não vejo os dois sóis azuis do teu olhar.
Deixei-te há pouco mais dum mês, – mês secular
E nessa noite imensa, ah, digo-te a verdade,
Iluminou-me sempre o luar da saudade.
E nesses montes nus por onde eu tenho andado,
Trágicos vagalhões dum mar petrificado,
Sempre adiante de mim dentre a aridez selvagem,
Vi como um lírio branco erguer-se a tua imagem.
Nunca te abandonei! Nunca me abandonaste!
És o sol e eu a sombra. És a flor e eu a haste.
Na hora em que parti meu coração deixei-o
Na urna virginal desse divino seio,
E o teu sinto-o eu aqui a bater de mansinho
Dentro em meu peito, como uma rola em seu ninho!
Poesias Dispersas - Guerra Junqueiro
Encontrada no "Projecto Vercial"
O Planeamento Familiar e a Educação Sexual
(...)"A APF reconhece que «em vastas regiões do país e mesmo nas maiores áreas urbanas, o acesso [a consultas de planeamento familiar] é muitas vezes difícil ou impossível e, também, muitas vezes os próprios jovens desconhecem os serviços existentes.
Outros problemas que a APF aponta ao acesso dos jovens a este tipo de consultas é o facto de haver "centros de saúde que não tem qualquer programa ou serviço destinado especificamente aos jovens tal como tem sido proposto e consta da própria legislação" e «outros que intervêm somente ao nível da educação para a saúde mas não têm programas de atendimento individualizado". (...)
Leia mais no "Portugal Diário"
O Grupo Motard P.S.P. Viseu
20070528
Bela confusão...mas explicável!
A Arte de Charles Kaufman
A Loba Romana está no Fontelo!
As Latas Espalmadas e Pintadas
O Amor-Perfeito
É muito empregada desde os tempos remotos. Homero conta que os atenienses a utilizavam para moderar a ira. Utilizavam uma guirlanda de flores da Viola tricolor para prevenir dores de cabeça e enjôos. Os chineses utilizam a espécie Viola yedoensis de forma similar. Esta última também é empregada em tratamento do eczema infantil grave em um hospital de Londres.
As folhas secas da Viola tricolor, pulverizadas ou misturadas com mel até formarem uma pomada, aplicadas sobre as feridas, ajudam a cicatrizá-las. Para curar infecções cutâneas, tratam-se as partes afetadas com compressas de gaze embebidas em uma infusão da planta. A decocção alivia também as dores reumatismais e trata as afecções de pele, dermatites e eczemas. A infusão, que também pode ser bebida, combate as afecções do sangue, a debilidade nervosa, o cansaço, as doenças cardíacas nervosas e icterícia, pois estimula o metabolismo.
Constitui um bom expectorante devido a seu alto conteúdo em saponinas e também tonifica e fortalece os vasos sanguíneos.
Emprega-se como cosmético para limpeza de pele e como loção capilar contra a queda do cabelo. Serve para gargarejos. As raízes são eméticas."
20070527
Fontelo - Haja Esperança!
Já são visíveis alguns trabalhos no local, remoção de detritos e limpeza, será que finalmente esta nódoa negra irá desaparecer do nosso Fontelo?
Árvores novas no Fontelo!
20070526
Passiflora Azul - Passiflora caerulea L.
Encontrada em Viseu na ex-Estrada Nacional 2
A Passiflora é uma planta originária da América Tropical que precisa de temperaturas elevadas e aclimata-se bem somente em Regiões Temperadas. Suas flores lembram os instrumentos utilizados na crucificação de Cristo, por esse motivo é conhecida em outros idiomas por Flor-da-paixão.
No século XVI os espanhóis surpreenderam-se com a beleza desta trepadeira exótica, as cores de suas flores variam do branco ao lilás-pálido.
Os índios faziam uma cataplasma com as folhas da planta para acelerar a cicatrização de contusões."(...)
Nossa Senhora de Caravaggio
Neste cenário de desolação, às 17 horas da segunda-feira, 26 de maio de 1432, acontece a aparição de Nossa Senhora a uma camponesa. A história conta que a mulher, de 32 anos, era tida como piedosa e sofredora. A causa era o marido, Francisco Varoli, um ex-soldado conhecido pelo mau caráter e por bater na esposa. Maltratada e humilhada, Joaneta Varoli colhia pasto em um prado próximo, chamado Mezzolengo, distante 2 Km de Caravaggio." (...)
Já não há privacidade?
" Cabras felizes: Como são e do que precisam"
"Tal como as vacas, os porcos, as galinhas e as ovelhas, as cabras são animais sociais que vivem em grupos socialmente complexos e hierarquicamente organizados. Um facto curioso acerca destes animais é que o bode (macho das cabras) tem um cheiro muito forte que é desagradável para humanos mas não para as cabras – na verdade, coloca a cabeça entre as pernas e fica com o odor da urina para atrair as fêmeas nos meses de acasalamento. Os chifres das cabras são mais finos do que os dos bodes e erguem-se verticalmente, ao contrário dos das ovelhas. Os bodes têm uma barbicha que também os distingue das fêmeas. As cabras gostam de dar pinotes, pular, e, como também são animais que gostam muito de brincar, chegam a fazer pequenas danças e simulam lutas na brincadeira. Descobriu-se que os bodes têm sentido de humor e que gostam de dar pequenas marradinhas noutras cabras para brincar. As cabras são mais independentes do que as ovelhas e não temem os humanos. São animais bastante resistentes, capazes de viver em terrenos áridos, suportando bem as variações de temperaturas, tal como acontece com os humanos." (...)
Grafittis de Viseu
John Wayne nasceu em 26 Maio de 1907
“A Desaparecida” – John Ford, 1956
Duas das várias obras-primas em que John Wayne trabalhou.
Uma biografia, filmografia e fotos de John Wayne - "El Criticón"
"The First Post"
20070525
IV FEIRA AQUILINIANA
Este ano também tenciono voltar às "Terras do Demo" como as baptizou Mestre Aquilino Ribeiro>.
Brasões de Viseu
"A Casa do Cimo de Vila ou dos Ernestos, como era conhecida desde o princípio do séc. XIX, é um magnífico exemplar dos palácios portugueses do séc. XVIII.Foi mandada edificar por José Teixeira de Carvalho, fidalgo da casa real e cavaleiro professo da Ordem de Cristo, no local da casa por êle adquirida, assim como outros bens, entre os quais a quinta de Marzovelos e o grande praso do Fôjo, à família Costa Homem Souto Maior, uma das mais nobres famílias do Norte. Companheiro e amigo do Barão de Quintela, associou-se com êle no negócio dos tabacos, no qual ganharam uma fortuna. Honrou-se também com a amizade do Marquês de Pombal." (...)
Aldrabas, batentes e portas de Viseu
Batentes e puxadores na Casa de Cimo de Vila - Solar dos Condes de Prime
Aquilino Ribeiro In “Arcas Encoiradas”
1971 - Comboio na Estação de Viseu
"INFORMAÇÕES DO SENHOR PRESIDENTE
378 – 01.02.01 – Pelo Senhor Presidente foi dado conhecimento dos seguintes assuntos e documentação:
dos Caminhos de Ferro Portugueses, EP:
1977 - Star Wars - Episódio IV
25 Maio de 1977 foi data da estreia do episódio IV - "Uma Nova Esperança"
20070524
Azulejos de Viseu
Velha Publicidade
Parabéns Robert Allen Zimmerman!
Bob Dylan - "Knockin' On Heaven's Door"
Bob Dylan completou hoje 66 anos! Visite a sua página oficial: "Bob Dylan.com"
Papoilas Vermelhas
Na seara madura de amanhã
Mais outra Esteva!
É um arbusto que atinge 1-2,5 m de altura e de largura. As folhas são persistentes, lanceoladas, com 3-10 cm de comprimento e 1-2 cm de largura, verde escuro na face superior e mais claro na inferior. As flores têm 5-8 cm de diâmetro, com 5 pétalas brancas finas, normalmente com um ponto vermelho a castanho na base de cada uma, rodeando os estames e pistilos amarelos. Toda a planta apresenta-se recoberta com um exsudado de resina aromática.
Utilizações:
É uma planta ornamental popular, cultivada devido à sua folhagem aromática e belas flores. As folhas libertam uma resina aromática, o láudano, usado em perfumes, especialmente como fixador.