
Clique sobre a imagem para aumentar ou visite a página oficial do "Circo Mundial" [ver]


Já há algum tempo que estão a efectuar a limpeza dos leitos e das margens de vários ribeiros e do Rio Pavia. Os trabalhos chegaram agora à zona onde foi construído o parque para a nova feira semanal, que deixou de o ser e decorrem em grande parte nos terrenos da Estação Agrária de Viseu, entre o Pontão do Raposo e a ponte de circunvalação. As imagens de hoje mostram um trajecto virtual entre a Ponte de Pau e o entupido, e agora verde, Poço do Nicolau que outrora foi um lugar perigoso, devido à sua profundidade e ao redemoinho que aí se formava.
A limpeza reveste-se agora de alguma dificuldade, já originou estragos e a destruição de várias árvores na linha de água e provocou o desmoronamento de parte de velhos muros. Tudo seria muito mais simples, barato e acertado se estes trabalhos tivessem sido executados por ocasião da construção do parque. De qualquer modo, vale sempre mais tarde que nunca.
Será desta vez que vão concluir o parque que incluía uma zona verde na margem esquerda do rio e previa e existência de vários atravessamentos que não saíram ainda do papel?
P.S. - Desejo esclarecer os estimados leitores que não "embirro" com o Dr. Fernando Ruas ou com o seu vice e actual membro da Comissão Liquidatária da Sociedade ViseuPolis - Dr. Américo Nunes, duas pessoas com quem por vezes me cruzo e me tratam sempre com urbanidade e simpatia. Porém como em dias de eleições não vão a votos: os arquitectos de fama, os engenheiros e os "grandes especialistas" em quem, a meu ver erradamente confiam cegamente, deverão ser os cidadãos eleitos a responder pelo que fazem.
Parece-me que bem merecia ter sido homenageado de outra forma! Ontem pela manhã fui, como faço muitas vezes, tirar a ferrugem à minha bicicleta ao Parque da Radial de Santiago e acabei por dar de caras com mais outro mamarracho de autor desconhecido, sem o mínimo de talento ou habilidade, que produziu a monstruosa escultura que pretende representar D. Afonso Henriques equipado para a guerra vestindo uma cota de malha e com um ridículo capacete na cabeça. Visto deste ângulo parece um melão sobre um pescoço do tipo girafa, a olhar para outro mamarracho que tarda a "cair".
Como habitualmente se costuma dizer que "não há duas sem três" já tentei encontrar a terceira cabeça mas sem sucesso. Prometo que não irei desistir facilmente...