EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.
Mostrar mensagens com a etiqueta Parque da Feira Semanal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Parque da Feira Semanal. Mostrar todas as mensagens

20120220

Publicidade Gratuita



Clique sobre a imagem para aumentar ou visite a página oficial do "Circo Mundial" [ver]

20110819

Lagostim na Represa da Ponte de Pau

Foi há cerca de um ano que vi mas não consegui fotografar um lagostim no Rio Pavia, nas ruínas da Ponte de Pau [ligação], desta vez tive mais sorte e apanhei-o...
Deveria medir uns quinze centímetros e não desejava ser fotografado. Escondeu-se mas não lhe serviu de nada. Temendo pela vida alçava-se sobre o corpo e agitava as grandes pinças com ar ameaçador, poderá ter sido o mesmo que avistei no ano passado porque são animais muito territoriais. No final devolvi-o ao Pavia.
O lagostim vermelho do Louisiana - Procambarus clarkii, Girard [ligação], com origem nos EUA é uma espécie invasora que pode causar enormes prejuízos aos agricultores, por exemplo nos arrozais do baixo Mondego. Muito agressivo e territorial, até para os da sua espécie, é omnívoro mas grande consumidor de plantas, de folhas moles ou duras, algas, detritos e pedrador de crustáceos, peixes, ovos, larvas e pequenos anfíbios.
Pode viver até aos dois anos e chega a medir 15 cm, foi introduzido para fins alimentares na região de Badajoz (Espanha), nos anos 70 do século XX, e depressa se espalhou por várias bacias hidrográficas da península. Actualmente está presente em vários países europeus da bacia do Mediterrâneo, na África, Ásia e América do Sul. O lagostim vermelho é considerado uma praga mas depressa se tornou apetecido e presa de lontras, garças, cegonhas e galinhas de água.

20110511

Manhãs Desportivas 2011



"As Manhãs Desportivas" uma iniciativa da câmara municipal, em parceria com três ginásios de Viseu, continuarão ter início às 9h30 e o Parque Linear de Santiago será novamente o local da realização.

20101106

Parque da Radial de Santiago



Depois de há mais de um ano a câmara municipal ter decidido não transferir a feira semanal para o novo "Parque da Radial de Santiago", uma obra do programa POLIS, foi prometido fazer obras para transformar o espaço de maneira a transformá-lo num atractivo espaço dedicado ao lazer. Porém quase nada foi feito, nem sequer o fecho das caixas da água que continuam arrombadas como as imagens comprovam. Com a chegada da "crise" é facil prever que vamos ter de esperar muitos anos pelo cumprimento dessa promessa. Quanto à também prometida "Praia Fluvial Urbana" que afinal poderá "descer" para a zona da Aguieira já foi anunciado o adiamento da sua concretização. Neste caso além da verba é necessário arranjar a água...

20100104

"Futebol de Areia" em Viseu



A promessa eleitoral de construir uma praia fluvial no rio Pavia (Parque da Radial de Santiago no início também destinado à feira semanal) continua de pé, apesar das reconhecidas dificuldades e de ainda não terem sido feitos os necessários estudos técnicos. O presidente da autarquia - Dr. Fernando Ruas, gostaria que ficasse pronta no ano que há pouco começou. Entretanto e enquanto não temos a prometida praia, a câmara municipal já decidiu adjudicar a construção pelo preço de € 269.738,34, acrescido de IVA, de um "Campo de Futebol de Areia", para aumentar a oferta do parque desportivo do Fontelo.
Acta da CMV de 12/11/2009 [ligação]

20091013

Parque Urbano da Radial de Santiago



Depois de nos terem anunciado que a feira semanal não seria transferida para o novo espaço criado na margem direita do Rio Pavia porque os terrenos "estavam de quarentena", "que não havia pressa", que seriam "os técnicos a decidir sobre a altura certa para fazer a mudança" e depois de gastos perto de dois milhões de euros... ficámos a saber que afinal e devido à grande procura do parque para actividades de tempos livres e de lazer e graças "à grande qualidade do espaço", a câmara municipal decidira dedicar o parque exclusivamente a essas actividades. Foram prometidas as necessárias adaptações do espaço e a plantação de mais árvores mas até hoje apenas foram colocados seis aparelhos de ginástica. Mas a grande revelação, a surpresa foi a promessa feita pelo candidato Fernando Ruas que tencionava criar uma praia fluvial urbana no parque, naturalmente depois de feito um açude no Catavejo, na Ribeira da Fraga, para garantir água durante todo o ano e regularizar futuras cheias.
Foi mesmo por causa da água, um bem cada vez mais precioso, que voltei ao Parque Urbano da Radial de Santiago. Existem no parque nove caixas ferrugentas com torneiras que ao longo dos últimos meses foram sendo sistematicamente vandalizadas. Uma vez que as dobradiças não possuiam resistência suficiente para suportar o peso das portas e porque nunca foram lubrificadas, muitas quebraram-se e as portas caíram.
Será que esta situação ainda não foi resolvida por desconhecimento ou por desleixo (?) dos responsáveis, espero que a ViseuPolis ou a câmara municipal promovam a reparação das portas, com urgência, antes que alguém abra todas as torneiras e provoque o desperdício de milhares de metros cúbicos do precioso líquido.

20091005

A Nova Piscina no Campo de Viriato


Ontem ao final da tarde e apesar do calor já não ser muito o "Espelho de água" - uma obra do Programa Polis realizada no Campo de Viriato, estava novamente transformado em piscina. Quatro jovens gozavam dos prazeres da água e pareciam bem animados. A ondulação da improvisada piscina deverá proporcionar sensações muito agradáveis. Enquanto for inaugurada a praia fluvial no Rio Pavia, com imensa areia, no Parque Urbano da Radial de Santiago que foi prometida pelo candidato Fernando Ruas as crianças aproveitam para se divertir com o que há...
P.S - Sobre a piscina no Parque Urbano da Aguieira e das actividades lúdicas no "Clube do Rio", prometidas para o 1º. semestre de 2004, prometo escrever em breve.

20091003

Praia Fluvial do Rio Pavia



Para além das naturais dificuldades em arranjar a água, a areia será bem mais fácil e barata de conseguir, o candidato à Câmara Municipal de Viseu - Fernando Ruas, terá depois de eleito que convencer o arquitecto a alterar o Parque da Radial de Santiago, conseguir o financiamento e depois "enfrentar o vereador" que poderá ser o verdadeiro culpado por todos os males do Rio Pavia, porque só tem feito "contravapor". Só faltou dizer que José Manuel Oliveira, da Região Hidrográfica do Centro, foi o verdadeiro culpado pela questão das pedradas (paciência que a campanha ainda não terminou...).

Ler a entrevista do candidato Fernando Ruas ao "Jornal do Centro" [ligação]

P.S. - A foto foi "surripiada" na "Fronteira com a Loucura" [Ligação]

20090930

A Praia Fluvial Urbana de Viseu



O candidato à câmara municipal Fernando Ruas prometeu a construção, evidentemente se vier a ser eleito, para o próximo mandado de uma praia fluvial urbana. Uns dizem que será no Parque Urbano da Aguiera [ligação], outros no Parque de Santiago [ligação], cá por mim preferia em frente ao Jardim de São Mateus... e de preferência com ondas!

20090924

A Limpeza do Rio Pavia



É em ocasiões como esta que fico triste por não ter uma boa máquina fotográfica. Se assim fosse poderia captar melhores imagens da solitária garça que costuma frequentar o rio Pavia. Suponho que se trata da mesma ave que avistei, de muito perto, em 9 de Dezembro de 2007 [ligação] e que veio dar um passeio à quinta da Estação Agrária. Também a vi pousada no muro do rio que lamentavelmente continua infestado com algas verdes e já tem muito mais água depois da "limpeza" que destruiu muitas das árvores na beira do rio e ribeiros, fez ruir muros e deixou muita terra, lama, areia e enormes pedras no leito rio Pavia. Lamento que esta venha a ser mais uma oportunidade perdida para efectuar o correcto desassoreamento do rio e dos ribeiros e originou a destruição de vegetação que deveria ser protegida.
Tenho a certeza que a garça-real vai ter muita dificuldade para encontrar alimento porque não vi, nem ouvi o coaxar de uma rã que fosse.

P.S. - Tenho a certeza que a garça-real vai ter muita dificuldade para encontrar alimento porque não vi, nem ouvi o coaxar de uma rã que fosse e aqui fica uma imagem, um milhão de vezes melhor que a minha, da garça cinzenta ou garça-real [ligação].

20090914

As Obras no Rio Pavia

Como a tabuleta permite confirmar o rebaptizado "Parque da Radial de Santiago" estendia-se pela margem esquerda do Rio Pavia, onde por estes dias estão a ser executadas tarefas de limpeza das margens e do leito do rio. As imagens mostram vários aspectos dos trabalhos, particularmente da represa da Ponte de Pau e do Poço do Nicolau. Infelizmente está acontecer o que temia uma vez que muitas das árvores que bordejavam o rio já foram destruídas e outras demasiadamente “aparadas” ou danificadas. A ”fúria” do projectista do parque destruiu uma faixa arborizada que existia na margem esquerda do Ribeiro de Santiago que era um refúgio para pessoas e pássaros. Desta vez devido à utilização de maquinaria desajustada, destruíram a vegetação que sombreava as águas, facilitaria a sobrevivência dos peixes nos meses mais quentes e retiraram pousos e abrigos à passarada.
Confirmei que nos locais onde a limpeza do rio foi mais profunda a água reapareceu, num sinal evidente de que se a limpeza da terra, lodo e areias acumuladas, ao longo de dezenas de anos, for feita de modo conveniente a água poderá voltar a correr. Ainda há poucos dias a represa da Ponte de Pau estava completamente seca e agora já tem bastante água, apesar de a limpeza não ter sido, ainda espera-se, completa.

20090910

D. Afonso Henriques Nasceu em Viseu


(…) “A doutrina [tese do nascimento em Viseu de D. Afonso Henriques] encontrou silêncios, mais sintomáticos em quem pedira o estudo; mas não suscitou polémica à altura, muito menos capaz de a infirmar, por um argumento que fosse. Passado o tempo, verifica-se que, ao contrário, a hipótese colheu ecos, favoráveis.” (…)

Profª Doutora Maria Alegria Fernandes Marques, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra in Prefácio, “Viseu, Agosto de 1109, nasce D. Afonso Henriques” [ligação]

P.S. - Preste atenção, porque descobri na obra a "assinatura do escultor" que colocou a cabeça de D. Afonso Henriques sobre um cepo, coisa que os seus muitos inimigos não conseguiram fazer...

20090909

"Parque Urbano da Radial de Santiago"

O nome que tardiamente apareceu nas tabuletas já dava para suspeitar - "Parque Urbano da Radial de Santiago", que o parque construído na margem direita do rio Pavia, nas antigas quintas do Coval e das Mestras, jamais iria receber a feira semanal. Sempre me pareceu que a opção de remover muitos milhares de metros cúbicos de terra vegetal e impermeabilizar a margem do rio, o leito de cheia, era uma opção errada e cara. Aqueles férteis terrenos agrícolas deveriam dar lugar a parques para jogos informais, relvados, jardins, campos de jogos de várias modalidades desportivas, pistas para passeios ou corridas, pistas para bicicletas, hortas pedagógicas, enfim uma grande variedade de oportunidades. Quiseram "matar dois coelhos com uma cajadada" ao pretender instalar a feira das terças-feiras e ao mesmo tempo criar um passeio público "asfaltado", com uma pista de terra junto ao rio. Há poucos dias fomos informados que por motivo de o local estar a ser muito procurado, tanto de dia como de noite, confesso que sou um dos habituais "fregueses", não admira pois não existe nada de semelhante na cidade, resolveram destinar o espaço em exclusivo para actividades de ar livre, mantendo-se a feira no local actual que irá receber várias melhorias.

Os trabalhos de adaptação já se iniciaram, o concessionário da cafetaria está a colocar, as expensas próprias com contrapartidas, um novo piso para a esplanada, a câmara já mandou instalar seis aparelhos de ginástica num relvado próximo da cafeteria e pensa montar mais um parque infantil.
Fica uma pergunta no ar, para a qual muitos gostariam saber a resposta, pois é fácil perceber que a opção inicial foi um erro que acabou por custar muito caro... qual terá sido o valor desperdiçado com os trabalhos que se vieram a revelar inúteis?

A Limpeza do Rio Pavia


Já há algum tempo que estão a efectuar a limpeza dos leitos e das margens de vários ribeiros e do Rio Pavia. Os trabalhos chegaram agora à zona onde foi construído o parque para a nova feira semanal, que deixou de o ser e decorrem em grande parte nos terrenos da Estação Agrária de Viseu, entre o Pontão do Raposo e a ponte de circunvalação. As imagens de hoje mostram um trajecto virtual entre a Ponte de Pau e o entupido, e agora verde, Poço do Nicolau que outrora foi um lugar perigoso, devido à sua profundidade e ao redemoinho que aí se formava.

A limpeza reveste-se agora de alguma dificuldade, já originou estragos e a destruição de várias árvores na linha de água e provocou o desmoronamento de parte de velhos muros. Tudo seria muito mais simples, barato e acertado se estes trabalhos tivessem sido executados por ocasião da construção do parque. De qualquer modo, vale sempre mais tarde que nunca.
Será desta vez que vão concluir o parque que incluía uma zona verde na margem esquerda do rio e previa e existência de vários atravessamentos que não saíram ainda do papel?

P.S. - Desejo esclarecer os estimados leitores que não "embirro" com o Dr. Fernando Ruas ou com o seu vice e actual membro da Comissão Liquidatária da Sociedade ViseuPolis - Dr. Américo Nunes, duas pessoas com quem por vezes me cruzo e me tratam sempre com urbanidade e simpatia. Porém como em dias de eleições não vão a votos: os arquitectos de fama, os engenheiros e os "grandes especialistas" em quem, a meu ver erradamente confiam cegamente, deverão ser os cidadãos eleitos a responder pelo que fazem.

20090904

Miguel Ginestal "corrido à pedrada"...



Felizmente foi o cartaz de propaganda eleitoral e não o candidato do Partido Socialista o alvo das pedradas. Já foi "tratado" e pode ser visto na rotunda do Coval, junto do "Parque da Radial de Santiago" que nos apresentaram, durante anos, como o futuro espaço para a realização da feira semanal e nos restantes dias um local de lazer.
Foi-nos dito que o parque estava de "quarentena" para "verificar como se comportavam os terrenos"... e que "não havia presssa", só depois dos técnicos autorizarem se faria a mudança, afinal a feira das terças-feiras irá continuar no mesmo local onde estão prometidos vários melhoramentos para os feirantes e para o público. Ver artigo do "DN" [ligação].

20090803

O Viseense D. Afonso Henriques...

Parece-me que bem merecia ter sido homenageado de outra forma! Ontem pela manhã fui, como faço muitas vezes, tirar a ferrugem à minha bicicleta ao Parque da Radial de Santiago e acabei por dar de caras com mais outro mamarracho de autor desconhecido, sem o mínimo de talento ou habilidade, que produziu a monstruosa escultura que pretende representar D. Afonso Henriques equipado para a guerra vestindo uma cota de malha e com um ridículo capacete na cabeça. Visto deste ângulo parece um melão sobre um pescoço do tipo girafa, a olhar para outro mamarracho que tarda a "cair".

Como habitualmente se costuma dizer que "não há duas sem três" já tentei encontrar a terceira cabeça mas sem sucesso. Prometo que não irei desistir facilmente...

20090726

Continuam as obras na "Cava de Viriato"

Como muitos dos viseenses já notaram tem sido grande a azáfama, desde o início da passada semana, em trabalhos de arranjos e limpezas nos jardins, rotundas, sebes e outros espaços da cidade. Vieram-me à lembrança os dias que antecederam as recentes eleições para o Parlamento Europeu e de trabalhos idênticos que foram executados por trabalhadores da câmara municipal e de várias empresas privadas ao serviço do município. Nessa ocasião apenas foram contemplados os locais de maior visibilidade, desta vez e antecedendo a previsível chegada de grande número dos nossos emigrantes, turistas, do Presidente da República – Aníbal Cavaco Silva, para a inaugurar a Feira de São Mateus e certamente das próximas eleições autárquicas, os trabalhos chegaram a outros locais da cidade que estavam, vergonhosamente, em estado de semi-abandono. Entre esses locais permito-me salientar o Parque da Radial de Santiago e também a “Cava de Viriato”. Canteiros e largos espaços que foram destinados a ser relvados mais pareciam matagais onde só faltavam os javalis, com muito bem descreveu o poeta viseense “Rijo” (Adelino Azevedo Pinto) há muitos anos a propósito do abandono e desprezo a que estava votado o monumento .
No parque ribeirinho junto ao Rio Pavia, destinado à nova feira semanal e ao lazer, foram já há algumas semanas reparados várias dezenas de candeeiros que tinham sido vandalizados e nos últimos dias replantadas muitas árvores secas, limpos os canteiros e aparada a vegetação. Nos espaços onde apenas deveria existir relva crescia sobretudo o trevo que a vizinhança aproveitava para alimentar os coelhos. De lamentar que a margem direita do rio continue muito maltratada. Confio que essa zona não fará parte do contrato para cuidar dos espaços verdes e portanto a empresa de jardinagem que vem da Figueira da Foz não executa essa tarefa por não ser paga para a executar.
De regresso à “ Cava de Viriato”, o tema que habitualmente preenche as edições dos domingos, quero salientar que para além da continuação dos trabalhos para “remendar” a malfada “passadeira” de granito também foram retomados os trabalhos de limpeza da vegetação indesejável que invadiu e tomou conta de espaços onde apenas deveria crescer a relva mas que devido ao desleixo e ao abandono mais pareciam autênticos matagais.
Também aqui a acção dos vizinhos tem sido muito útil pois foram eles quem cortou muito feno e trevo que serviu para alimentar os seus animais. Desta forma contribuiram para melhorar o aspecto geral do monumento. A situação era de tal modo grave que foi necessário, como as imagens de hoje mostram, usar um tractor equipado com uma fresa para tratar os espaços junto da Rua do Picadeiro e da Casa das Águias. Agora os locais mais parecem campos lavrados onde será preciso passar uma grade para alisar a terra e de seguida colocar as sementes...mas para isso teremos que esperar pela época adequada que não é o pino de Verão que se aproxima.
Fazendo o ponto dos trabalhos na “passadeira”, tapar com terra os buracos, reparei que a tarefa se aproxima do final, faltando apenas executar a regularização da terra e a limpeza das lajes de granito.
A chuva que caiu na semana passada veio facilitar a tarefa de compactar a terra e apressar a conclusão dos trabalhos. Lamenta-se a continuação da utilização de uma pesada máquina para transportar a terra que originou novos estragos nas muralhas que deverão ser obrigatoriamente reparados.
Como sempre defendi tapar os buracos não é senão uma solução parcial, um “remendo mal deitado”, claro que em grande parte diminuem-se os problemas de insegurança mas não se solucionam as dificuldades de acesso criadas pela substituição das rampas, por escadarias e continua a persistir uma infeliz inovação num monumento originalmente construído em terra batida.
Como vem sendo habitual aconselho os “incrédulos” a visitar os locais e confirmar que não estou a exagerar. Bastará ter “ dois dedos de testa”...

20090203

O Vandalismo e um alerta

O semanário "Notícias de Viseu" de 29 de Janeiro 2009 titulava "Vandalismo grassa pela cidade/concelho" e com destaque e foto noticiava "Três dezenas de candeeiros partidos".
Os candeeiros a que o articulista se refere foram danificados no "Parque da Radial de Santiago" um espaço criado nas antigas Quintas do Coval e das Mestras para instalação da feira semanal (feira da terças-feiras) e ao mesmo tempo permitir usufruir de um espaço ordenado e ajardinado na margem direita do Rio Pavia durante o resto da semana. Estes actos são sempre de condenar mas a falta de respeito pelo património público e a pouca vigilância potenciam estes acontecimentos lamentáveis cada vez mais frequentes: bancos de jardim, paragens de autocarros, caixotes e contentores para o lixo e sinalização são outros exemplos de equipamento vandalizado e que obrigam a câmara a gastar grandes verbas para fazer as reparações ou substituições. Claro que todos entendemos que as autoridades não podem estar em todo o lado mas um reforço da vigilância é necessária, até porque os espaços a vigiar são cada vez mais.
Já tinha reparado ao passar pelo local que havia vários pontos de luz apagados mas alertado pela notícia fui ver e verifiquei que também vários dos locais destinados ao abastecimento de água, as “caixas” revestidas de ferro ferrugento e com portas no mesmo material, se apresentavam arrombadas. Para ver melhor tentei abrir uma das portas e para minha surpresa constatei que o veio da dobradiça se partiu de imediato, vergado ao peso da porta e à falta de lubrificação, parece-me que neste caso houve um erro de cálculo que deverá ser resolvido rapidamente.
Reparei que o escoamento das águas pluviais é deficiente e o parque está a transformar-se num "pantanal" onde não se poderá circular, nas zonas desprovidas de betuminoso, nem os feirantes conseguirão trabalhar sem enterrar os pés na lama.
Portanto aqui fica o aviso amigo dirigido à câmara municipal.... Preparem a “Nota de encomenda” para adquirir muitas toneladas de arreia grossa para mandar espalhar pelo parque para poder ser utilizado nos meses de Inverno e de chuva.
Claro que sei que a responsabilidade desta incómoda situação não é da administração municipal porque mais uma vez o trabalho "foi encomendado a quem sabia".

20081023

O Peixe das Cavalhadas de Vildemoinhos



Depois de ter recebido o 3º. Prémio para os carros alegóricos nas Cavalhadas de Vildemoinhos de 2008, este peixe esteve exposto na rotunda da Praça Engº. Engrácia Carrilho de onde foi levado para a Feira de São Mateus para junto do palco. Terminada a feira foi colocado no Parque Urbano da Radial de Santiago onde continua a brilhar e a atrair as atenções.
O meu último auto-retrato foi obtido fotografando alguns dos pequenos espelhos que são as escamas deste bonito e justamente premiado trabalho.

Na Represa da Ponte de Pau



Subindo o novo parque destinado à futura feira semanal, por enquanto apenas ao lazer e chegados à Ponte de Pau é possível ver imagens como esta que teimam em não desaparecer. São pneus, garrafas, plásticos, lixo diverso e o rio muito entupido. Para quando a prometida limpeza?
E já agora uma nota curiosa sobre este local bem guardado memória de todos aqueles que naquela represa “tomaram banho” e muitas vezes em “pilau”.
Aconteceu já lá vão algumas semanas e não queria acreditar no que os meus olhos viam...bem o tentei apanhar mas escapou! Era um lagostim do rio (Procambarus clarkii) que instalado sobre uma pequena pedra, vermelho, com grandes tenazes e olhos arregalados estava a gozar as delícias da pouca água corrente no rio Pavia. Foi uma enorme surpresa pela primeira vez vi um lagostim no rio Pavia, talvez alguma lontra já o tenha devorado e o resto da família que se cuide!
Estes crustáceos de água doce podem tornar-se verdadeiras pragas porque saídos da água devoram as culturas ribeirinhas.