EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090203

O Vandalismo e um alerta

O semanário "Notícias de Viseu" de 29 de Janeiro 2009 titulava "Vandalismo grassa pela cidade/concelho" e com destaque e foto noticiava "Três dezenas de candeeiros partidos".
Os candeeiros a que o articulista se refere foram danificados no "Parque da Radial de Santiago" um espaço criado nas antigas Quintas do Coval e das Mestras para instalação da feira semanal (feira da terças-feiras) e ao mesmo tempo permitir usufruir de um espaço ordenado e ajardinado na margem direita do Rio Pavia durante o resto da semana. Estes actos são sempre de condenar mas a falta de respeito pelo património público e a pouca vigilância potenciam estes acontecimentos lamentáveis cada vez mais frequentes: bancos de jardim, paragens de autocarros, caixotes e contentores para o lixo e sinalização são outros exemplos de equipamento vandalizado e que obrigam a câmara a gastar grandes verbas para fazer as reparações ou substituições. Claro que todos entendemos que as autoridades não podem estar em todo o lado mas um reforço da vigilância é necessária, até porque os espaços a vigiar são cada vez mais.
Já tinha reparado ao passar pelo local que havia vários pontos de luz apagados mas alertado pela notícia fui ver e verifiquei que também vários dos locais destinados ao abastecimento de água, as “caixas” revestidas de ferro ferrugento e com portas no mesmo material, se apresentavam arrombadas. Para ver melhor tentei abrir uma das portas e para minha surpresa constatei que o veio da dobradiça se partiu de imediato, vergado ao peso da porta e à falta de lubrificação, parece-me que neste caso houve um erro de cálculo que deverá ser resolvido rapidamente.
Reparei que o escoamento das águas pluviais é deficiente e o parque está a transformar-se num "pantanal" onde não se poderá circular, nas zonas desprovidas de betuminoso, nem os feirantes conseguirão trabalhar sem enterrar os pés na lama.
Portanto aqui fica o aviso amigo dirigido à câmara municipal.... Preparem a “Nota de encomenda” para adquirir muitas toneladas de arreia grossa para mandar espalhar pelo parque para poder ser utilizado nos meses de Inverno e de chuva.
Claro que sei que a responsabilidade desta incómoda situação não é da administração municipal porque mais uma vez o trabalho "foi encomendado a quem sabia".