Já há algum tempo que estão a efectuar a limpeza dos leitos e das margens de vários ribeiros e do Rio Pavia. Os trabalhos chegaram agora à zona onde foi construído o parque para a nova feira semanal, que deixou de o ser e decorrem em grande parte nos terrenos da Estação Agrária de Viseu, entre o Pontão do Raposo e a ponte de circunvalação. As imagens de hoje mostram um trajecto virtual entre a Ponte de Pau e o entupido, e agora verde, Poço do Nicolau que outrora foi um lugar perigoso, devido à sua profundidade e ao redemoinho que aí se formava.
A limpeza reveste-se agora de alguma dificuldade, já originou estragos e a destruição de várias árvores na linha de água e provocou o desmoronamento de parte de velhos muros. Tudo seria muito mais simples, barato e acertado se estes trabalhos tivessem sido executados por ocasião da construção do parque. De qualquer modo, vale sempre mais tarde que nunca.
Será desta vez que vão concluir o parque que incluía uma zona verde na margem esquerda do rio e previa e existência de vários atravessamentos que não saíram ainda do papel?
P.S. - Desejo esclarecer os estimados leitores que não "embirro" com o Dr. Fernando Ruas ou com o seu vice e actual membro da Comissão Liquidatária da Sociedade ViseuPolis - Dr. Américo Nunes, duas pessoas com quem por vezes me cruzo e me tratam sempre com urbanidade e simpatia. Porém como em dias de eleições não vão a votos: os arquitectos de fama, os engenheiros e os "grandes especialistas" em quem, a meu ver erradamente confiam cegamente, deverão ser os cidadãos eleitos a responder pelo que fazem.