EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20091013

Parque Urbano da Radial de Santiago



Depois de nos terem anunciado que a feira semanal não seria transferida para o novo espaço criado na margem direita do Rio Pavia porque os terrenos "estavam de quarentena", "que não havia pressa", que seriam "os técnicos a decidir sobre a altura certa para fazer a mudança" e depois de gastos perto de dois milhões de euros... ficámos a saber que afinal e devido à grande procura do parque para actividades de tempos livres e de lazer e graças "à grande qualidade do espaço", a câmara municipal decidira dedicar o parque exclusivamente a essas actividades. Foram prometidas as necessárias adaptações do espaço e a plantação de mais árvores mas até hoje apenas foram colocados seis aparelhos de ginástica. Mas a grande revelação, a surpresa foi a promessa feita pelo candidato Fernando Ruas que tencionava criar uma praia fluvial urbana no parque, naturalmente depois de feito um açude no Catavejo, na Ribeira da Fraga, para garantir água durante todo o ano e regularizar futuras cheias.
Foi mesmo por causa da água, um bem cada vez mais precioso, que voltei ao Parque Urbano da Radial de Santiago. Existem no parque nove caixas ferrugentas com torneiras que ao longo dos últimos meses foram sendo sistematicamente vandalizadas. Uma vez que as dobradiças não possuiam resistência suficiente para suportar o peso das portas e porque nunca foram lubrificadas, muitas quebraram-se e as portas caíram.
Será que esta situação ainda não foi resolvida por desconhecimento ou por desleixo (?) dos responsáveis, espero que a ViseuPolis ou a câmara municipal promovam a reparação das portas, com urgência, antes que alguém abra todas as torneiras e provoque o desperdício de milhares de metros cúbicos do precioso líquido.