EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090730

A Ponte da Azenha e o Parque Urbano

(...) Mas enquanto esperamos que o Rio Pavia nos seja devolvido com a sua vitalidade perdida, e como dizem, com uma lâmina de água permanente e livre do fedor dos esgotos, de modo que possa enfim, transformar-se num elemento integrante da urbe, vamos aqui deixar um pouco de memória do nosso Pavia (…). Segundo Pinho Leal, em tempos idos, o Pavia também se denominava “Ribeira das Mestras ou das Feiticeiras”, porque outrora o povo julgava encontrar a cada passo bruxas e feiticeiras que aí se banhavam e, movidos por crenças populares, costumavam aí ir banhar-se os doentes na noite de S. João, esperando assim ser curados pelas tais mestras. (…) Mais abaixo e finalmente chegamos à Azenha onde se encontra a velha ponte, dita romana, mas de romano só tem o estilo, pois foi mandada fazer pelo arcediago de Pindelo, da Sé de Viseu, Francisco Coelho de Campos, conforme refere a inscrição gravada no cruzeiro anexo: “Este Cruzeiro e Ponte mandou fazer à sua custa Francisco Coelho Campos”. Estas duas obras, foram executadas entre 1738 e 1767. Nessa época a Ponte, podia considerar-se de grande valor e utilidade para quem vinha para a cidade e que morava para lá do rio, via Monte Salvado, para os seus destinos, Orgens, S. Martinho, Quintela, St. Estêvão, etc. A ponte dava acesso único e directo para o Monte Salvado onde se ramificava em vários caminhos, ainda hoje visíveis e utilizados, cujas marcas dos carros de tracção animal na pedraria desse monte são testemunho duma serventia popular que os séculos confirmaram.(...)

J. M. Silva, In Viseu Revista nº 6, de Agosto de 2005

O acesso pode ser feito, na margem esquerda do Pavia, pela estrada da circunvalação perto da cadeia e junto aos tractores. A ponte fazia parte de um sistema que permitia a rega dos terrenos próximos, incluia uma represa e ainda um moinho. O moinho, as casas e os anexos da quinta deveriam ter sido "requalificados" no âmbito do Programa Polis. Apesar da sociedade ViseuPolis ter em 2002 prometido a abertura do ambicioso "Parque Urbano da Aguieira" para o ano de 2004, lamentavelmente apenas saiu do papel a chamada via perimetral, uma larga estrada em cubos de granito que rodeia o futuro parque pelo Norte e liga a Aguieira ao Monte Salvado, um pouco acima do lugar do Cubo em Vildemoinhos, e a ponte pedonal da ecopista.

The Legendary Tigerman & Asia Argento



"Life ain’t Enough for You" é um vídeo do novo álbum de The Legendary Tigerman - “Femina”, com edição prevista para o próximo dia 14 de Setembro, este tema conta com a participação da cantora, actriz e realizadora italiana Asia Argento [ligação] e realização de Rodrigo Areias [ligação]. A página no Música do MySpace de The Legendary Tigerman [ligação].

O Comércio Tradicional em Viseu


A Associação Comercial do Distrito de Viseu para dinamizar e promover o infelizmente decadente comércio tradicional promove amanhã em Viseu na Rua Formosa, a partir das 14h30, uma Festa Radical e à noite no ex-Mercado 2 de Maio, às 22hoo, a Festa da Espuma animada com muita música e pelo DJ Duvalle.
Entre os muitos artigos que apenas se podem comprar na Rua Direita há, pelo menos, duas casas que vendem fisgas.
Brincar com fisgas pode ser muito perigoso e incentivar a correr alguém à pedrada, mesmo que depois se afirme ter sido em "sentido figurado" pode ser um problema complicado... que o diga o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, que por sentença lida durante a tarde do dia 13 de Julho foi penalizado com 100 dias de multa, à taxa diária de 20 euros, por ter incitado a "correr à pedrada" os fiscais do ambiente. Já prometeu recorrer da sentença porque considera que não foi feita justiça.

Caricatura de Carlos Vieira e Castro no jornal "Via Rápida", de 2009/06/18, a quem agradeço a gentileza

20090728

"A Cegonha e a Cobra"



A minha tia Maria "Zefa" já conta 85 anos mas ainda é uma verdadeira artista com as agulhas de fazer renda e já foi exímia no uso do tear manual. Quando agarra nos pincéis dá largas à sua criatividade, contando histórias em que as personagens são pessoas, pássaros, raposas, lobos e outra bicharada ou pinta as suas amadas flores silvestres. Usa sempre restos de cartão ou platex e tintas que não são as mais adequadas para a pintura. É pena pois com outros materiais poderia melhorar a qualidade dos seus ingénuos mas bonitos "quadros". Aqui fica uma amostra...

"A Preview" - Tekilla

Esta é uma primeira amostra do novo álbum, o vídeo teve produção e realização de Nuno Marques

29ª Meia Maratona Internacional de Viseu



Organizada pelo Grupo Desportivo "Os Ribeirinhos" irá realizar-se a 13 de Setembro de 2009, durante a Feira de São Mateus, com ínicio às 10hoo a 29ª Meia Maratona Internacional de Viseu. Como a organização decidiu limitar a inscrição apenas a meio milhar de participantes para a meia-maratona e um milhar na Mini-caminhada - João Ramos, não se descuide e inscreva-se ou obtenha mais informações: 968 073 333, 966 977 435, Fax 232 436 950 ou gdribeirinhos@clix.pt.

"The Lost Tribes of New York City"



Dois autodenominados antropologistas urbanos Andy & Carolyn London ouviram com atenção algumas personagens inanimadas nas ruas e avenidas da cidade de New York...

20090727

Pub. Gratuita - "Viseu Underground Party"


A 1ª edição do "Viseu Underground Party" será no dia 1 de Agosto de 2009, com início às 23h00, no parque de estacionamento -3, do Forum Viseu. Todas as informações disponíveis aqui [ligação].

20090726

Benfica venceu o Ajax!!



O Benfica venceu esta noite o Ajax por 3-2 e garantiu a vitória do Torneio de Amesterdão.
Como benfiquista desde pequenino, na foto do perfil tenho a certeza que usava e com muito orgulho na lapela do casaco um emblema do "Glorioso" acompanhado de uma bandeira nacional, fiquei naturalmente contente. Infelizmente não me foi possível seguir o jogo mas vou informar-me melhor já a seguir...

Continuam as obras na "Cava de Viriato"

Como muitos dos viseenses já notaram tem sido grande a azáfama, desde o início da passada semana, em trabalhos de arranjos e limpezas nos jardins, rotundas, sebes e outros espaços da cidade. Vieram-me à lembrança os dias que antecederam as recentes eleições para o Parlamento Europeu e de trabalhos idênticos que foram executados por trabalhadores da câmara municipal e de várias empresas privadas ao serviço do município. Nessa ocasião apenas foram contemplados os locais de maior visibilidade, desta vez e antecedendo a previsível chegada de grande número dos nossos emigrantes, turistas, do Presidente da República – Aníbal Cavaco Silva, para a inaugurar a Feira de São Mateus e certamente das próximas eleições autárquicas, os trabalhos chegaram a outros locais da cidade que estavam, vergonhosamente, em estado de semi-abandono. Entre esses locais permito-me salientar o Parque da Radial de Santiago e também a “Cava de Viriato”. Canteiros e largos espaços que foram destinados a ser relvados mais pareciam matagais onde só faltavam os javalis, com muito bem descreveu o poeta viseense “Rijo” (Adelino Azevedo Pinto) há muitos anos a propósito do abandono e desprezo a que estava votado o monumento .
No parque ribeirinho junto ao Rio Pavia, destinado à nova feira semanal e ao lazer, foram já há algumas semanas reparados várias dezenas de candeeiros que tinham sido vandalizados e nos últimos dias replantadas muitas árvores secas, limpos os canteiros e aparada a vegetação. Nos espaços onde apenas deveria existir relva crescia sobretudo o trevo que a vizinhança aproveitava para alimentar os coelhos. De lamentar que a margem direita do rio continue muito maltratada. Confio que essa zona não fará parte do contrato para cuidar dos espaços verdes e portanto a empresa de jardinagem que vem da Figueira da Foz não executa essa tarefa por não ser paga para a executar.
De regresso à “ Cava de Viriato”, o tema que habitualmente preenche as edições dos domingos, quero salientar que para além da continuação dos trabalhos para “remendar” a malfada “passadeira” de granito também foram retomados os trabalhos de limpeza da vegetação indesejável que invadiu e tomou conta de espaços onde apenas deveria crescer a relva mas que devido ao desleixo e ao abandono mais pareciam autênticos matagais.
Também aqui a acção dos vizinhos tem sido muito útil pois foram eles quem cortou muito feno e trevo que serviu para alimentar os seus animais. Desta forma contribuiram para melhorar o aspecto geral do monumento. A situação era de tal modo grave que foi necessário, como as imagens de hoje mostram, usar um tractor equipado com uma fresa para tratar os espaços junto da Rua do Picadeiro e da Casa das Águias. Agora os locais mais parecem campos lavrados onde será preciso passar uma grade para alisar a terra e de seguida colocar as sementes...mas para isso teremos que esperar pela época adequada que não é o pino de Verão que se aproxima.
Fazendo o ponto dos trabalhos na “passadeira”, tapar com terra os buracos, reparei que a tarefa se aproxima do final, faltando apenas executar a regularização da terra e a limpeza das lajes de granito.
A chuva que caiu na semana passada veio facilitar a tarefa de compactar a terra e apressar a conclusão dos trabalhos. Lamenta-se a continuação da utilização de uma pesada máquina para transportar a terra que originou novos estragos nas muralhas que deverão ser obrigatoriamente reparados.
Como sempre defendi tapar os buracos não é senão uma solução parcial, um “remendo mal deitado”, claro que em grande parte diminuem-se os problemas de insegurança mas não se solucionam as dificuldades de acesso criadas pela substituição das rampas, por escadarias e continua a persistir uma infeliz inovação num monumento originalmente construído em terra batida.
Como vem sendo habitual aconselho os “incrédulos” a visitar os locais e confirmar que não estou a exagerar. Bastará ter “ dois dedos de testa”...

Grupo Desportivo "Os Ribeirinhos"


O Viriato está no símbolo do Grupo Desportivo "Os Ribeirinhos"
Não tem tido nada fácil a vida desta associação desportiva fundada em 25 Abril 1966, perto da Cava de Viriato, na zona da demolida estação do caminho-de-ferro e que tinha como objectivo principal a prática do atletismo e a especial aspiração de captar os jovens para a modalidade.
Depois de uma paragem forçada de vários anos, renasceu em 1974, graças a boas vontades, gente dedicada e motivada. O “GDR” arrancou para uma nova corrida e ainda continua a "correr".
Já lhe conheci várias sedes, todas infelizmente, e até agora provisórias e está bem à vista que precisa de uma carrinha nova. Será que as viaturas e os maiores apoios continuam reservadas apenas para quem joga futebol?
Curioso é o seu lema "Presuntus et vinus tintus"... prova de que se trata de um clube popular e bem disposto.

"E o Povo Pá?" - Homens da Luta



Felizmente ainda há gente assim: o Neto, o Falâncio, o Pôncio Gomes, a Cesaltina da Concertina, o Gregório Anarca, a Benedita das Dores e o Soldado de Abril, continuam a luta...Há mais para ver e ouvir no no MySpace Música [ligação].

20090725

250.000, O Meu Bem-Hajam!!!




A cidade de Viseu vista da nova rampa de acesso à Cava de Viriato

Foi esta a visita com o número redondo 250.000 - "25 July, 00:42, ADSL ULL Pool, Rio Tinto, Porto, Portugal. Para todos que fizeram o favor de me "aturar" vai o meu renovado

Bem-hajam

AJ

P.S. - Hoje além do fogo de artifício, também temos música -"Know Your Enemy". Para ouvir clique no altifalante, se gostou e pretende ouvir e ver vídeos dos "Green Day" [ligação]

20090723

Rio Pavia, o (ex) rio das barcas




"Tarde vem, o que nunca chega...", assim reza o ditado popular, mas...
Chegou mais um Verão e os problemas de falta de água no nosso Rio Pavia retornaram. A chuva que nos surpreendeu ontem e que hoje pela manhã continuou a cair, alterou o aspecto do rio mas dentro de poucos dias tudo voltará a ser como antes. Certamente que iremos voltar a ver a "estrada de betão", que já serviu de parque de estacionamento para carros, em que transformaram o leito do rio e inevitavelmente o matou...
As duas imagens que ilustram este texto estão separadas por mais de oitenta anos. Uma vez que as diferenças são por demais evidentes não vou fazer grandes comentários. Apenas relembro que já perdemos o conto aos anos passados desde que nos prometeram o regresso das barcas ao nosso rio. Tanto trabalho, dinheiro gasto e até agora apenas foi possível retirar os esgotos que corriam para o rio e exalavam cheiros pestilentos.

Há poucos dias reparei que os Serviços Municipalizados instalaram um sistema de transvase junto da represa da Ponte de Pau, onde o rio mais parece um enorme relvado [ver imagem no "Viseu Senhora da Beira"], para colocar água no troço do rio que vai até à represa da Casa da Ribeira. Depois de verificada a evidente insuficiência deste método, resolveram entubar a água que sai dos poços existentes nos alicerces do vizinho centro comercial para obter melhores resultados. A preocupação com a falta da água é, desta vez, tão grande que mais acima no Parque da Radial de Santiago, antiga Quinta do Coval, uma bomba constantemente está a retirar água de um dos poços (furos), habitualmente usados para rega, e a fazer o seu lançamento no leito do rio. Pacientemente vamos continuar à espera das prometidas 3 represas futuramente a construir no Catavejo, Travassós de Baixo e Moure para que passe a haver um espelho de água todo o ano no Rio Pavia e o Parque Linear do Rio Pavia não continue a ser motivo de pilhéria.

Publicidade Gratuita! No cimento...




I Festa da Vitela do Maciço da Gralheira



“ Realiza-se nos próximos dias 7, 8 e 9 de Agosto a I Festa da Vitela do Maciço da Gralheira – “Serranias”. O evento vai realizar-se na Coelheira, em S. Pedro do Sul numa organização do projecto Criar Raízes que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Candal, Cons. Directivo Baldios de Candal, Associação Cultural de Candal, Cooperativa, Além Pés na Terra – Cooperativa 3 Serras, Município de S. Pedro do Sul, ANCRA, residentes e emigrantes da Coelheira, EBI Santa Cruz da Trapa, Escola Secundária de S. Pedro do Sul, Junta de Freguesia de Manhouce e Pé de Xumbo" (...). Continue a ler [ligação - "Notícias de Vouzela"] ou faça clique sobre a imagem para conhecer o programa.

"Meu Bem" - João Só e Abandonados



"Meu Bem” é um dos temas do álbum de estreia do João Só e Abandonados a editar em 2009. O disco foi gravado nos Estúdios Valentim de Carvalho por Nelson Carvalho e produzido por Jorge Cruz. Mais sobre esta gente no Música do MySpace [ligação].

20090721

Azulejos de Viseu



O Fausto teve a feliz ideia de mandar retirar estes azulejos publicitários colocados na casa que foi dos seus bisavós paternos para os preservar. Os mais atentos lembrar-se-ão de os ver na parede da casa localizada perto do Alto de Abraveses, próximo da antiga passagem de nível do caminho-de-ferro (linha do Vale do Vouga), agora o meu amigo tem um puzzle para resolver...
A casa já foi demolida para permitir o alargamento da EN 16 criando um novo acesso a Viseu a partir da A24. A remodelada via ligará o Alto de Abraveses à rotunda de Pascoal que antecede Vila Nova do Campo. Esta obra que permitirá facilitar o acesso à cidade, numa zona por vezes congestionada, foi adjudicada pela Câmara Municipal de Viseu por 4,830 milhões de euros. O valor das expropriações foi de 1,849 milhões de euros e o prazo para a execução da obra é de 545 dias.

O desenho original dos azulejos foi uma criação do arquitecto espanhol Adolfo López-Durán Lozano [ver foto e biografia]. Durante as décadas 20 e 30 do século passado muitos destes painéis foram colocados à beira das estradas mais frequentadas das regiões rurais de Portugal e Espanha. O "Nitrato do Chile" era a marca comercial de um produto natural usado na agricultura como adubo e os painéis pretenderam combater a crescente utilização dos fertilizantes da indústria química alemã.

Painel de Azulejos executado na Fábrica Aleluia (Aveiro)

"Festival Tribal" nas Caldas da Felgueira



Vai realizar-se nos arredores da vila termal das Caldas da Felgueira, na Quinta da Bugueira, no bonito vale do rio Mondego, nos próximos dias 24, 25 e 26 de Julho, o "V Festival Tribal" numa iniciativa da "Associação Civilização Activa". Saiba tudo sobre este festival [ligação].

Paredes Animadas...



"Godbye London" um vídeo Luke Jackson e a sua página no MySpace Música [ligação]

20090720

Primeiro Homem na Lua



Foi há 40 anos, estive acordado até tarde para assistir na televisão em imagens a preto-e-branco à chegada do Homem à Lua [ver o vídeo]. Passados todos estes anos há muitos que duvidam deste feito da missão Apollo 11 e pensam que tudo não passou de uma enorme encenação.
Para comemorar o John F. Kennedy Presidential Library and Museum [ligação] e a AOL criaram uma página especial "We Choose the Moon" [ligação]. Nesta página poderá seguir as 11 fases da missão Apollo 11, incluindo a alunagem.

20090719

Às "Mijinhas" na Cava de Viriato

Como vem sendo habitual o tema volta a ser a Cava de Viriato onde continuam e às “mijinhas” as obras para tapar os buracos entre as lajes da passadeira de granito que a câmara municipal, depois de muitas reclamações e alguns acidentes resolveu, depois de obter a concordância do arquitecto e autor do projecto, mandar entupir com terra para depois semear erva. Os trabalhos recomeçaram na segunda-feira com a ajuda duma máquina para transportar a terra e na terça-feira voltaram a parar por falta de matéria-prima (?), recomeçando no final da semana.
A utilização da máquina que tem de manobrar num espaço que por vezes é reduzido está fazer estragos na muralha. São já vários os buracos, abertos nas faces interiores da muralha, provocados pelo assentamento das sapatas dianteiras para assegurar a estabilidade da máquina quando o seu braço extensível é usado para colocar a terra sobre o passadiço. De igual modo a valeta de granito para escoamento das águas pluviais na Rua dos Heróis Lusitanos já apresenta vários estragos, em especial junto da Vila Ferreira, perto do local onde antes das obras exista um contentor para depósito do lixo doméstico que não foi reposto e faz falta aos vizinhos. As imagens permitem ver os trabalhos no percurso da muralha, entre o início da Rua dos Heróis Lusitanos e a Rua dos Plátanos, foram obtidas no passado fim-de-semana e a partir da foto que mostra a máquina, na semana que hoje finda. Propositadamente não mostro as fotos dos estragos e aos "habituais incrédulos" aconselho uma passagem pelo local.
Peço desculpa, se descrevo o andamento dos trabalhos como feito às “mijinhas” mas não estou sozinho. A vizinha que se vê a passar junto da máquina é de opinião que as obras do Programa Polis feitas sobre a Cava de Viriato foram uma “boa cagada”. Desculpem-me a repetição do calão mas eu não diria melhor...

A propósito de "Cagadas"...

Veja e ouça este vídeo "The Right Thing To Do", do Eberg

Os Guerreiros Lusitanos


Guerreiro Lusitano trabalho do escultor Mariano Benlliure (1940)

(...) "Os guerreiros Lusitanos usavam um pequeno escudo redondo suspenso ao pescoço, couraças de linho, capacetes de couro, uma adaga ou punhal curto, e uma lança comprida com ponta de bronze.
Os Lusitanos, informa ainda Estrabão, eram sóbrios e frugais, bebendo só água, cerveja de cevada e leite de cabra. Usavam manteiga em vez de azeite, e alimentavam-se de pão, da carne dos seus rebanhos, e do que pescavam. Dormiam deitados no chão, usavam cabelos compridos como as mulheres, untavam-se com azeite e celebravam vários jogos de destreza física. Os homens vestiam-se com lã preta ou com peles de cabra. Sabemos também que os criminosos condenados à morte eram despenhados de precipícios." (...)

Leia mais em "Nave Lusitânia" [ligação].

“A Curtir o Som” - Dino



"A Curtir o Som" é o primeiro vídeo do disco "Eu e Os Meus" , visitar a página do Dino no "MySpace Música" [ligação].

20090718

Andanças'09 em Carvalhais



O " Andanças" - 14º Festival Internacional de Danças Populares irá realizar-se em Carvalhais (São Pedro do Sul). Para esta edição o tema escolhido foi o "silêncio":

(...) "Dedicar um Festival de Música e Dança ao Silêncio? É esse o desafio Andanças 2009. Dedicado ao “silêncio” no sentido de parar para reparar no que se ouve, no que se faz, no que se vai dizer... Parar os excessos de ruído, de correria, de consumo... As pausas são essenciais na música, como na vida: interrompa a sua para vir ao Andanças! 3 a 9 de Agosto. " (...)
Saiba mais em "Pé de Xumbo" [Ligação].

20090716

Animação na Rua Direita


É certo que já lá vai mais de metade de Julho mas... ainda vamos todos a tempo de celebrar os "Santos Populares"!

Um dragão à porta...



Nos tempos que correm há um sector que não deverá estar em crise. Penso que os negócios das empresas de segurança devem continuar a prosperar. Porém ainda há quem prefira e use métodos antigos. Em alternativa aos alarmes, detectores e às sofisticadas câmaras de vigilância... descobri em Viseu uma família que continua a usar um pequeno dragão de ferro forjado para proteger a casa dos "amigos do alheio"...

P.S. - Naturalmente que não revelo a localização, para não ajudar a malandragem.

"United Breaks Guitars” - Sons of Maxwell

Se no decorrer das suas viagens tiver as suas bagagens deterioradas não hesite em reclamar. Este vídeo conta toda a história e foi a maneira encontrada para amplificar uma reclamação cheia de incidentes lamentáveis.

20090715

"insitesviseu09" - Cursos de Verão



Aproveitem o Verão para se valorizarem! Mais informações...[Ligação]

20090714



Faleceu o amigo "Zé" Merino à família enlutada renovo os meus pêsames. Que melhor pública homenagem e agradecimento lhe poderei fazer senão divulgar a sua voz e a música do conjunto académico "Os Tubarões" recorrendo ao Música do MySpace [ligação].

Ainda os "remendos" na Cava de Viriato


Os meus estimados amigos e leitores sabem que os temas relacionados com a "Cava de Viriato" apenas costumam ser tratados na edição dominical. Porém como já me tinham falado sobre um artigo publicado num jornal local, a que só agora tive acesso, sobre o trambolhão que o cidadão Luiz Carlos Araújo deu numa das novas escadarias quando se dirigia para a sua casa na Póvoa de Abraveses, tendo sido transportado para Hospital de S. Teotónio em ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), resolvi abrir um excepção uma vez que em conversa com o Luiz Carlos fiquei a saber que pretende apenas ser reembolsado das despesas que comprovou e fez chegar a entidade indicada pelo vice-presidente da edilidade Dr. Américo Nunes em declarações à Imprensa.
Como considero o texto deveras curioso não quis deixar de o divulgar:
(...) A notícia dizia que um Senhor caiu na Cava de Viriato. Não se sabe como nem porquê, mas a verdade é que caiu e magoou-se. Portanto, reclama agora da Câmara Municipal cerca de 900 euros e não falta quem escancare a boca em gritos altos para que os serviços da autarquia componham o passeio de lajedo onde se deu o incidente. Há um enorme espaço entre as pedras graníticas e as pessoas metem lá os pés e caem - argumentam.
Bizarro. Na vida têm-me acontecido coisas terríveis e nunca me ocorreu, antes, pedir indemnizações. Mas acho que ainda vou a tempo e é o que estou a pensar fazer.
Lembro-me, um dia, de ter saído de uma casa nocturna perdido de bêbado, agarrado a uma gaja ainda mais bêbada do que eu, e de termos tropeçado num daqueles pinos que agora "nascem" à beira dos passeios. Partimos os narizes, fomos para o Hospital e já nem vontade sobrou para fazermos o que tinhamos combinado fazer. (...)

Texto não assinado na edição de Junho do jornal gratuito "Made in Viseu"

P. S. - Se irão pagar, não sei... porém as há muito prometidas obras, tapar os buracos, já recomeçaram agora com a utilização de uma máquina pesada que carrega, transporta a terra e com um braço extensível a coloca sobre o passadiço da muralha.

20090712

Publicidade Gratuita


Chegou a vez da popular "Pensão Viriato" na Rua da Ponte de Pau

Remendando (Mal) a Cava de Viriato


Para aqueles que não me conhecem e para os que possam pensar que sou um obcecado e que só estou contente, ou mesmo feliz, quando tenho oportunidade de fazer críticas negativas aos trabalhos levados a cabo na nossa cidade ao abrigo do Programa Polis, vou mais uma vez, confirmar que o monumento conhecido como “Cava de Viriato” me é muito querido. Vivi durante cerca de 50 anos nas suas imediações e naturalmente fiquei satisfeito ao saber que a edilidade tomara a iniciativa de fazer a sua “requalificação” uma vez que o monumento estava desprezado e quase votado ao abandono. Quando ainda muito criança “fugi” muitas vezes à minha mãe para ir visitar o “Biato”, enquanto jovem continuei a ser frequentador do local e assisti à lamentável e progressiva degradação do local, em adulto mantive uma ligação forte ao monumento escultórico de Mariano Benlliure dedicado a “Viriato” e aos vestígios da fortaleza construída em terra batida, de forma octogonal, com cerca de 2.000m de perímetro que segundo as recentes opiniões de arqueólogos será uma edificação com origem na civilização árabe construída há 10 séculos. Porém como “gato escaldado, de água fria tem medo...” fiquei na expectativa e desejoso de ver o resultado final. Agora e com as obras quase terminadas, ainda falta ligar a totalidade do novo sistema de iluminação, e “remediar” o grande erro que foi a instalação de uma “passadeira em granito” descaracterizadora do local, certamente cara e que se veio a revelar perigosa, já posso fazer um balanço dos resultados
Não pretendo olvidar que as obras desta primeira fase, no valor de 2 milhões de euros, permitiram realizar melhoramentos há muito necessários e desejados no interior do monumento. Na Rua do Coval, Rua do Picadeiro e na Rua dos Plátanos foram executados pavimentos em paralelos de granito, instalados sistemas de saneamento básico, electricidade, telefones, energia eléctrica e iluminação pública. Na Rua dos Plátanos não existiam distribuição de água ao domicílio, esgotos e o piso era ainda em terra batida. Foi criada uma praça junto da Rotunda do Coval equipada com WC e um pequeno bar de apoio. Também foi uma construída uma escadaria e uma rampa que passando sobre a Rua do Picadeiro permite aceder ao passadiço e foi criado um novo arruamento, contornando o interior dos taludes, ligando a Casa das Águias com o início da Rua dos Heróis Lusitanos, que se revelou ser um excelente e útil investimento. Já o entulhar da chamada “Cava de baixo”, um local de passeio construído no séc. XIX com bancos de pedra, um bebedouro e a retirada das escadarias que junto ao monumento a Viriato permitiam aceder à Cava de baixo e subir a muralha me pareceram duas opções erradas e mal executadas. Para justificar a sua presença bastaria colocar placas informativas... Percebe-se que a intenção seria restituir o aspecto primitivo da fortaleza cujo interior só era acessível depois de franqueadas pesadas portas de madeira assentes, com toda a certeza em contrafortes de granito, das quais não restou qualquer vestígio. Se a intenção era recuperar o aspecto original esse objectivo foi totalmente subvertido com a colocação da polémica “passadeira” sobre a muralha que além de não impedir a utilização de bicicletas foi um imenso desperdício que já originou várias quedas com ferimentos que poderiam ter sido muito graves [Ver vídeo]. Construir uma plataforma a cerca de 30 cm do chão e deixar entre as lajes um buraco de 15cm foi erro crasso. Para procurar resolver esse erro de concepção foi decidido tapar com terra os buracos e depois semear relva, tarefa que tem vindo a ser cumprida com lentidão exasperante.
Na passada semana a equipa especializada em jardins que foi contratada para executar os trabalhos foi reforçada com uma pequena máquina, pequena mas com cerca de 3 toneladas de peso, que ajudou a tapar mais rapidamente os tais perigosos buracos. Foi essa a solução encontrada para transportar a terra para o topo da muralha. Porém para aceder aos locais foi necessário abrir duas rampas, pelo interior junto da Quinta da Patarrega, que foram posteriormente tapadas de modo apressado e sem os necessários trabalhos de compactação. A grande fatia dos trabalhos executados durante semana finda aconteceu no troço que abrange a Rua dos Plátanos. Lamentavelmente a utilização do pesado equipamento deixou o passadiço em vários locais em mau estado, mais parecendo o local um campo mal lavrado. Durante os trabalhos prévios para colocação da "passadeira" foram executados trabalhos de consolidação, e nivelamento agora desperdiçados. Também nas perigosas escadarias, que dificultam o acesso a pessoas idosas ou com mobilidade reduzida, em má hora colocadas no troço entre o início da Rua dos Heróis Lusitanos e a Rua dos Plátanos, se iniciou o trabalho de preencher com terra os intervalos entre as lajes.
Como o texto já vai longo termino informando que as imagens mostram um percurso virtual que se inicia junto da Vila Batalha e termina no início da Rua dos Heróis Lusitanos. Curiosamente os responsáveis pela obra avançaram para um novo troço deixando por concluir o trabalho de semanas anteriores numa extensão de apenas cerca de 50 m.
Nos próximos dias a continuação da utilização da máquina, uma polivalente escavadora e transportadora, será mais difícil mas depois daquilo que presenciei já espero tudo! Aos habituais incrédulos bastará passar pelos locais para confirmar que não estou a exagerar.

"Redondo" - Galandum Galundaina




Também conhecido como "Nós Daqui e vós Daí", dos Galandum Galundaina, ao vivo gravado no Teatro Municipal de Bragança, com Paulo Preto (voz, gaita de foles mirandesa, sanfona, flauta pastoril e tamboril), Paulo Meirinhos (voz, bombo, gaita de foles galega, rabel, percussões tradicionais), Manuel Meirinhos (voz, percussões tradicionais, flauta pastoril e tamboril) e Alexandre Meirinhos (voz, caixa de guerra, percussões tradicionais ).
Para ver e ouvir mais vá ao MySpace Música [ligação].

20090711

"Tom de Festa" em Tondela



O "19º Festival de Músicas do Mundo - ACERT" de 2009 realiza-se, de 14 a 18 de Julho, na vizinha cidade de Tondela e como é habitual tem um cartaz diversificado e digno de elogios. Não se fica só pela música pois há muito mais motivos para ir a Tondela.
Veja o programa da festa [ligação].

Não é mentira, o Pinóquio em Tondela!



Quem irá todos os dias participar na festa, em diferentes locais da cidade de Tondela, é o Pinóquio um gigantesco boneco de madeira a quem o Trigo Limpo ACERT, a CCTAR/Imaginarius e o Trio Cosaco voltarão a dar vida [ligação]. Ao que consta a este Pinóquio não cresce o nariz...

20090709

"Ponto Fraco" - OIOAI


Esta é uma pequena amostra, apenas um cheirinho, do álbum "Pela primeira vez" dos OIOAI com edição prevista para o próximo mês de Setembro. Saiba mais sobre esta banda no MySpace Música [ligação].

Aguiar da Beira - Feira Actidades Económicas



A "VIII Feira das Actividades Económicas do Concelho de Aguiar da Beira" irá realizar-se de 16 a 19 de Julho de 2009 por iniciativa da câmara municipal. Co-financiada pelo Programa de Iniciativa Comunitária LEADER +, a feira terá lugar junto do complexo desportivo. Este acontecimento pretende divulgar e promover os valores locais e dar a conhecer melhor a terra e as suas gentes.
Do cartaz festivo constam os Terno de Copos (dia 16 às 22h00), o grupo Sete Saias e Dj KAZE (dia 17 às 22h00 e 24hoo) [ver vídeo], os EZ Special e Dj KAZE (dia 18 às 22h30 e 24h00) [ver vídeo] e o cantor José Cid (dia 19 às 22h30). Durante a feira irão realizar-se os habituais concursos gastronómicos, haverá muita diversão para graúdos e miúdos, um Torneio de Paintball e no dia 19 de Julho às 18hoo sairá para a rua o III Cortejo Etnográfico.

Paraísos Perdidos




O processo de transformação de um paraíso, num "resort" para turistas, pode ser assim...

Vídeo em stopmotion realizado por Chris Gavin [Ligação] e produzido pela Tandem Films [Ligação]. Os materias usados foram a base perfurada de um letreiro de preços e baratos caracteres de encaixe de plástico.

20090707

O "Funicular"... um ano de "borla"!!


Talvez para compensar o atraso, as tabuletas continuam a assinalar o mês de Novembro de 2008 como a data final da obra, a Câmara Municipal de Viseu decidiu que durante um ano as viagens do funicular (um elevador sobre 400 m de carris e duas carruagens ligadas entre si por cabos de aço) que passará a ligar o Campo de Viriato e a “Estação da Sé” no topo da Calçada de Viriato, serão gratuitas. Uma boa notícia para os bolsos vazios de muitos viseenses e visitantes. Com esta decisão pretendem incentivar a utilização deste meio de transporte não poluente e facilitar o acesso ao ainda infelizmente degradado e decadente Centro Histórico e em sentido inverso trazer mais visitantes à Cava de Viriato. As obras para remediar os erros graves que transformaram este monumento, classificado como Monumento Nacional em 1910, os restos de uma antiga fortaleza com muros de terra batida e protegida por um largo fosso, num local perigoso para visitar e passear continuam a decorrer.
A instalação do funicular cujo custo foi estimado em € 5,2 milhões está na fase final pois apenas faltam concluir e afinar poucas dezenas de metros da linha e testar todos os sistemas de sinalização e segurança. A última tarefa será treinar o pessoal que irá comandar o equipamento e depois se tudo correr conforme previsto o equipamento poderá entrar em fase de exploração dentro de cerca de um mês coincidindo com o início da Feira de São Mateus.

"Valor da Vida" - Human Chalice



"Era uma vez...um projecto...uma banda...um colectivo...uma união...que se encorajou a reunir forças para propagar uma mensagem que deveria ser tornada efectivamente pública. Os Human Chalice, formados em 2007, iniciam então a sua caminhada com intuito de marcar as sonoridades reggae em Portugal através de letras exclusicamente em português, procurando assim transmitir uma mensagem de intervenção e esperança no sentido de um mundo melhor. " (...)
Continuar a ler na página dos HC no MySpace Música [ligação].

A Feira Medieval de Mões



Nos próximo fim-de-semana, Sábado 11 (12h00) e Domingo 12 de Julho 2009 (11h00), na Vila de Mões ( Castro Daire) vai acontecer mais uma aula de História: "onde não vão faltar as habituais animações e umas novas surpresas, esperamos receber a sua visita. Venha passar um dia diferente com a sua família, deixar por umas boas horas a vida monótona e respirar o ar medieval que nos vai contagiar a todos."
A Associação para o Desenvolvimento das Novas Tecnologias de Mões [ADNTM - ligação], organiza a "VI Feira Medieval de Mões 2009", com a colaboração da Sociedade Filarmónica de Mões, uma associação musical fundada no ano de 1771.
Saiba mais na página oficial da feira [ligação].

"Fuck You" - Lily Allen



A página oficial da LA com muito que ver e ouvir [ligação]
P.S. - Espero que o meu amigo AP esteja agradado com o seu novo equipamento de som.

20090706

A Feira do Livro de Viseu



Como habitualmente e até 12 de Julho na Praça da República (Rossio) nos dias de semana das 14h00 às 22h00, Sábado 10h00 às 23h00 e Domingo 10h00 às 22h00, poderá aproveitar para comprar livros mais em conta.

20090705

Cava de Viriato, continuam os remendos...

É mesmo isso, são verdadeiros remendos que uma empresa de jardinagem anda a executar na “passadeira” em granito que a Cava de Viriato, uma fortaleza de origem possivelmente árabe, construída em data desconhecida e com formato octogonal, constituída por fortes e altos taludes em terra batida circuitados, pelo menos em parte, por um grande fosso com água, “ganhou” depois de executadas obras de requalificação incluídas no Programa Polis no valor de dois milhões de euros. Durante a passada semana apenas foram cheios com terra os perigosos intervalos, entre as lajes, numa extensão de poucas dezenas de metros e compactada a terra que na semana anterior e devido à chuva abateu. Falta ainda completar aproximadamente 60 metros para concluir o trajecto entre a proximidade da Casa das Águias e o início da Rua dos Heróis Lusitanos. Na medida que os trabalhos avançaram foram-se tornando mais demorados porque a distância até ao estaleiro aumentou, no entanto por vezes o número de trabalhadores em obra foi diminuindo, facto que não se compreende numa obra que pretende remediar um erro de projecto que já provocou várias quedas e alguns ferimentos que poderiam ter sido muito graves. Esta tarde quando fui recolher estas imagens, por feliz coincidência, vi chegar um camião que transportava terra para permitir a continuação dos trabalhos entre o início da Rua dos Heróis Lusitanos, Rua dos Plátanos e a Rua do Coval (junto à Vila Batalha). Como referi na semana passada a segunda fase da tarefa vai ser mais complicada porque se não forem usadas mais máquinas será necessário transportar em carrinhos de mão a terra necessária para tapar os “buracões” a que se referia a “Joana Viseu” no seu elucidativo vídeo [ligação artigo anterior e vídeo].
Pelo menos até ao final das obras talvez fosse boa ideia colocar sinais de perigo, como um destes dias sugeriu um velho amigo que me acompanhou em visita à "nova" Cava de Viriato, para prevenir os incautos utilizadores.

"Viriato" - Diogo Freitas Amaral



Peça em três actos de Diogo Freitas do Amaral [biografia], nascido em 21 de Julho de 1941, na Póvoa de Varzim, sendo o seu pai e os avós paternos naturais de Guimarães. Edição da Bertrand Editora, Lisboa 2003, com capa de Ana Sofia Monteiro sobre ilustração de Andrea Rocha, colecção "Figuras de todos os tempos". Uma ficção todavia assente em alguns factos historicamente comprovados, segundo a nota prévia do autor.
Na Cena 15, passada na Cidade de Ituca, Viriato para convencer os seus habitantes que ora apoiavam os lusitanos, ora os romanos, a tomarem em definitivo o seu partido contou-lhes a história seguinte:
(...) Era uma vez um homem de meia-idade que arranjou duas mulheres. (Risos). A mais nova, desejosa de que o marido se parecesse com ela em juventude, começou a tirar-lhe os cabelos brancos; a mais velha, para que ele parecesse da sua idade, começou a tirar-lhe os cabelos pretos. Ao fim de algum tempo, cada uma a puxar para o seu lado, o homem ficou completamente careca - e ambas o repudiaram. (Risos Gerais) (...)
Viriato além ser um valente guerreiro e um óptimo estratega, possuia o dom da palavra e foi capaz de unir tribos desavindas para enfrentar com sucesso durante vários anos as legiões romanas. Saiba mais sobre as Guerra Lusitanas [Ligação - "Causa Mérita"].

Publicidade gratuita, à conta do Viriato


"Recauchutagem Viriato" na Avenida Dr. António José de Almeida

"Zé" - B Fachada



Esta é um das surpresas que nos reserva o álbum "Um fim- de- semana no Pónei Dourado" de B Fachada. Visite a página deste talentoso multi -instrumentista no MySpace [ligação].

20090702

Em Viseu, Natural (Infeliz) mente...

Já há bastante tempo que não mostrava a racha... para quem não sabe, eu vou explicar qual é a racha e onde está ela...
Refiro-me à maior racha existente na fachada do Pavilhão Multiusos de Viseu, uma obra muito contestada e que tem parte da fachada em “pladur”, um material de construção muito usado em interiores, divisórias ou em construções efémeras.
Volta, meia-volta a racha vai sendo tapada com diversos cartazes de papel ou mesmo lonas publicitárias para esconder misérias... Hoje estava “decorada” com três cartazes de espectáculos das actividades de Verão organizadas pela Câmara Municipal de Viseu no programa “Viseu Naturalmente” que passo a referir e já agora a publicitar;

Sexta-feira - 03 de Julho, “Peso Certo”, Teatro de comédia, com Fernando Mendes, às 22H00 no Pavilhão Multiusos:
Domingo - 05 de Julho, ”As Calcinhas Amarelas”, Teatro de comédia, com Tozé Martinho, às 18H30 na Aula Magna do Instituto Superior Politécnico de Viseu:
Segunda-feira, 06 de Julho, Rita Guerra, Música, “Tour Paz 2009”, às 22H00 no Adro da Sé.

Não me parece ser este o lugar mais indicado para colar cartazes e continuo sem perceber porque razão a autarquia que goza de uma saúde financeira de ferro não mandou ainda reparar esta grande racha já com vários anos, existem outras mais pequenas, ou pediu ao arquitecto que autorizasse a reconstrução, noutros materiais claro, da fachada que está a ficar cada vez mais degradada e mostrar sinais de incúria inadmissíveis num edifício que é património municipal.

P.S. - Para evitar mal entendidos. O título não se refere à qualidade dos espectáculos pois há gostos para tudo. Ver estado da racha depois edição da Feira de São Mateus de 2008 [ligação]

Feira Medieval em Penedono



"Deste modo o Município de Penedono tem o grato prazer de convidar “os senhores do Reino de Portucale a visitarem o Reino de Penedono” e, nos dias 4 e 5 de Julho embarcarem numa viagem no tempo que tem como destino os primórdios da nacionalidade Portuguesa."

Em Penedono [ligação] vila do distrito de Viseu mas bem perto do Douro Sul, no próximo Sábado e no Domingo, vai haver muita animação com a realização de mais uma "Feira Medieval". Do vasto programa constam arruadas, figurantes trajados de nobres, plebeus, almocreves, bobos, artesãos, mendigos e bailarinas. Poderá assistir a escaramuças entre guerreiros, participar em jogos tradicionais, assistir ao assalto ao castelo e cear com os fidalgos.

A Feira Medieval de Penedono - 2008



Foi assim em 2008 e concerteza irá ser melhor desta vez. Vídeo encontrado no interessante blogue - "Valores do Douro Sul e Beira Alta", de António Canotilho [ligação].

“Catraia” – Os Tornados

Conheça e ouça os portuenses Os Tornados no MySpace [ligação]

20090701

Teatro Viriato - "Dancem!"



No mês de Julho que hoje se inciou a programação do Teatro Viriato [página oficial] será preenchida com uma extensão do "Dancem" um festival organizado pelo Teatro Nacional de São João (Porto) e comissariado por Paulo Ribeiro [página oficial].
P.S. - Clique sobre a imagem para aumentar. Imagem obtida no blogue "Ave Azul" [ligação].