Segundo revelou (*) o presidente da câmara municipal - Fernando Ruas, Viseu poderá vir a ter mais um campo de futebol de onze. Com o objectivo de descentralizar as actividades do Fontelo para outros locais a edilidade tenciona construir um novo campo de futebol no futuro “Parque Urbano da Aguieira”, num terreno localizado entre a Ecopista e nova Avenida Engº António Coelho de Araújo, uma nova e larga via que se inicia na Aguieira e termina a Poente, no Monte Salvado. O edil entende que a localização do novo parque desportivo será "excelente" uma vez que fica à mesma distância que separa o Rossio, do Fontelo de que será "uma boa alternativa". Porém ressalvou que o equipamento só irá para a frente se "não houver nada que cause contratempos, isto é, que o torne impossível, em termos legais (...)".
Tal como sucedeu com a "Praia Fluvial do Rio Pavia" o edil anuncia mais um benefício para a cidade, sem que estejam garantidas as condições legais e técnicas que permitam executar os projectos. Neste caso a impossiblidade poderá advir das condições de financiamento, pois não é a mesma coisa financiar um parque de lazer e um campo de futebol.
As primeiras imagens mostram o local referido, um antigo lameiro onde se cultivava milho e batatas, onde foram despejadas toneladas de entulho e que em parte está alagado.
As primeiras imagens mostram o local referido, um antigo lameiro onde se cultivava milho e batatas, onde foram despejadas toneladas de entulho e que em parte está alagado.
Sobre o enorme falhanço que foi a não concretização pela sociedade ViseuPolis do “Parque Urbano da Aguieira”, aconselho a leitura do artigo que publiquei em 6 de Outubro de 2009 [ligação].
(*) R. Bispo no "Jornal de Beira", nº 4628 e A. Rodrigues no "Diário de Viseu", nº 1848, 18 de Março de 2010.