EDITORIAL
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio
Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
20091231
20091230
Fernando Ruas e o Lixo na Feira Semanal
Para os conhecedores da feira foi evidente o esforço desenvolvido pelos feirantes para deixar o recinto limpo embora não o tivessem conseguido desta vez. Nem poderiam pois são muito poucos os contentores destinados à recolha dos restos de embalagens, a sua capacidade foi esgotada e os compradores também deitam para o chão desperdícios uma vez que o recinto continua a ser um terreiro maltratado, com arruamentos alcatroados, com poucas condições para vendedores e compradores, com pouca higiene, um lugar com vigilância insuficiente e atractivo para carteiristas, em dias de maior afluência.
Apesar do maior cuidado na recolha dos desperdícios Fernando Ruas não ficou satisfeito, renovou a "ameaça" de encerrar a feira, se considerar necessário, embora tenha acordado com Alípio Ladeira, da comissão de feirantes, uma acção concertada com a polícia municipal para solucionar em definitivo o problema do lixo [ligação - Destak.pt].
Alguns dos feirantes com quem troquei impressões manifestaram o seu desacordo com a intenção do edil de ditar uma "sentença salomónica" e ao verem chegar os jornalistas lamentaram que não tivessem aparecido mais cedo para reportar mais uma inundação do terreiro que causou muitos transtornos e obrigou à intervenção dos bombeiros [ver fotos - ligação "Viseu, Senhora da Beira"].
Viseu, Inverno no Rio Pavia
O Inverno que começou há poucos já dias encheu o Rio Pavia, embora felizmente ainda não tenha havido nenhuma enchente, muito menos das antigas que arrastavam pontões, árvores, lenha, galinhas, porcos, abóboras, enfim muito do que a enxurrada apanhava pela frente. Porém - "Inverno de cheia, Verão de fartura", diziam os antigos...
A inundação que ontem aconteceu no recinto da feira semanal, a que acorreram os bombeiros, foi a repetição de anteriores ocorrências motivadas principalmente pelo entubamento, do pequeno ribeiro que vem de Gumirães, passa à beira do Fontelo, atravessa a estrada junto ao campo de futebol Alves Madeira corre junto ao muro do recinto, percorre o terreiro para terminar no rio. Uma vez que o antigo canal a céu aberto atravessava os terrenos agrícolas era usado para rega e mais tarde transformado em esgoto foi esganado, com manilhas de calibre reduzido, é natural que aconteçam inundações. Sobretudo quando a grelha junto à entrada da Rua do Arco fica entupida e a água salta do caneiro. Outro factor é o assoreamento do rio e a forte corrente que impedem a água de sair e ainda o fecho da represa da ribeira. Também correm para o terreiro, parcialmente zona de leito de cheia, nos dias de temporal, as águas da chuva vindas do Fontelo, Via Sacra, Santa Cristina, Santo António que as sarjetas não recolhem.
As imagens mostram o rio prestes a invadir o recinto da feira semanal porque as comportas da represa da Casa da Ribeira estavam fechadas, a moderna represa dos moinhos da Balsa com a comporta descida para evitar a subida do nível da água junto do Forum, as novas poldras do actual CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental) e as antigas poldras da Balsa que mal se distinguiam da ponte da circunvalação.
20091228
Aldrabas Batentes e Portas
Curioso este aproveitamento de puxador/batente em forma de cabeça de cão para decorar a frente de uma casa de habitação, felizmente restaurada, numa das aldeias do vizinho concelho de Vouzela. Um blogue que merece visita - "Pastel de Vouzela" [ligação]
20091227
O Inverno no Lago da Cava de Viriato
A inovadora iluminação do monumento estava ontem à noite totalmente desligada embora no final da manhã e início da tarde, como as imagens mostram, no segundo lanço do passadiço da fortificação (início da Rua dos Heróis Lusitanos até à Rua dos Plátanos) todas a luzes estivessem a funcionar, para surpresa de quem passava. Algo de estranho estará acontecer com a iluminação uma vez que desde o início da semana passada até ao Natal, desta vez apenas no troço entre a Rua do Picadeiro, a nova praça e o início da Rua dos Heróis Lusitano os pontos de luz dos acessos (incluindo o viaduto) e os que sinalizam a "passadeira" estiveram a funcionar durante a noite.
Tinha planeado ir fazer mais fotos nocturnas mas estava tudo, novamente, às escuras. Lamento não ter novas imagens para mostrar mas prometo voltar noutra ocasião.
20091226
300.000 Bem-Hajam!
Ao visitante 26 December 00:13 GPRS Costumers, Braga, Portugal e a todos os outros, mesmo aqueles que não gostam de me ver com a "máquina", os meus agradecimentos pelas 300.000 visitas!
Bem-hajam
AJ
20091224
Votos de Bom Natal para todos!
Imagens do presépio no Colégio da Via Sacra, no Natal de 2008 estas seis figuras estiveram na rotunda mais próxima
"Little Drummer Boy" - David Fonseca
20091223
O Natal no Rossio de Viseu
Vamos todos salvar o Pai Natal!
Visite a página da "Greenpeace Portugal" para saber onde está o Pai Natal [ligação]
O Funicular de Viseu
Antes de mais ouvi dizer que os "guarda-freios" do funicular estão descontentes pois andam a "rapar" muito frio. As estações e as carruagens não são climatizadas por esse motivo, parece-me ser uma queixa legítima. A estação inferior, denominada de Viriato, é muito ventosa e talvez por essa razão sintam necessidade de encostar a porta ao cair da noite quando há menos passageiros e a temperatura baixa rapidamente. Só com o recurso a bons agasalhos o pessoal aguenta tanto frio e tanto vento. Parece-me justo que solicitem à empresa o fornecimento de roupa adequada. Não me parece razoável que em alternativa vão de pedi-la ao menino Jesus ou ao Pai Natal...
20091221
Natal na Rotunda Norte da Av. Europa
Está assim decorada a rotunda Norte da Avenida da Europa, os mesmos motivos repetem-se na Rotunda Paulo VI
20091220
Acessos Dificultados à Cava de Viriato
Os visitantes ignoraram a pequena placa explicativa, olharam curiosos para o monumento a Viriato, observaram durante algum tempo o enorme talude e depois refizeram o caminho que os levara até ali porque a nova escadaria junto da Rua do Picadeiro e nova praça criada para ser o acesso privilegiado à "Cava de Viriato", continuam por sinalizar e muito poucos sabem da sua existência. Também ninguém percebe porque razão a cafetaria e sobretudo as instalações sanitárias continuam encerradas.
As obras de “requalificação”, financiadas pelo Programa Polis, destruíram o acesso mais lógico ao topo do muro construído em terra batida. Porém são muitos, sobretudo jovens, os que trepam pelo talude e sobem ao passadiço da fortaleza. Não faltava mais nada senão terem de percorrer tão grande distância!
O "Viriato no Recato..."
Viriato, meu vizinho,
Tem vivido a um cantinho,
Nas trevas, todo humildade!
Há pouco tudo mudou,
Viva luz o inundou
Com jorros de claridade!
Resolvi entrevistá-lo,
(...)
Assim me disse o guerreiro:
(...)
Nos belos tempos, passados,
Gozei muito bons bocados
Nesta escuridão de breu...
Hoje - que grande arrelia! -
Eternizaram-me o dia,
Para mim tudo morreu!...
(...)
Eu vi loisas, eu vi coisas.
Dum realismo brutal!...
Se não perdi a cabeça
Esse bem... que se agradeça
Ao ser velho... e de metal!...
Adelino Azevedo Pinto (Rijo) in "Retalhos dos Meus Trabalhos" [ligação]
As obras de "requalificação" da Cava de Viriato, a pretexto da reconstrução da muralha, fizeram desaparecer a "Cava de baixo", um interessante passeio aberto no séc. XIX na base do talude, onde existia um convidativo recanto à sombra de um centenário carvalho e vários bancos de granito que serviam de poiso aos visitantes, aos namorado e nos últimos anos apreciadores de "charutos". Se os vizinhos e os visitantes ficaram a perder com o desaparecimento do passeio, das duas escadarias e rampas, também o acesso ao monumento ficou mais dificultado. Os namorados e os "fumadores" esfregaram as mãos de contentamento pois passaram a ter mais privacidade.
A nova iluminação do monumento que é ineficaz e parece ter sido ligada apenas para os participantes no congresso das autarquias verem, esteve nessa ocasião - ligada dia e noite, voltou a ser desligada: o passadiço da muralha e todos os acessos continuam mergulhados no breu. Parece-me ter que perguntar ao Viriato se conhece o motivo para tal escuridão...mas em prosa!
20091218
"Girls Girls Boys Boys" - Jerusha
20091216
O Novo "Jardim" e o Funicular
A procura do elevador, depois de passado o efeito da novidade e da natural curiosidade, tem vindo a baixar significativamente. Continuam a suceder-se as avarias. Esta tarde esteve um serralheiro “mergulhado” no túnel técnico a executar mais uma reparação num equipamento novo.
Hoje voltaram a fechar a Rua da Ponte de Pau para deitar areia sobre a rua de modo a encher as juntas das lajes para evitar a continuação da deterioração da calçada e fazer cessar o barulho. Despejaram areia sobre a calçada e depois varreram. Na verdade executaram outro "remendo", repetiram um método já utilizado sem sucesso e deixaram mesmo algumas pedras em mau estado e a bater. Não me alongo mais mas deixo uma interrogação no ar:
Para quando a rectificação da infra-estrutura que poderá passar pela substituição das lajes pelos mais convencionais paralelos de granito?
20091214
Viseu A Minha Terra Natal '09
Iluminações de Natal na Rua Formosa
Chegou a vez de mostrar algumas imagens da Rua Formosa iluminada para as festividades desta época e a já habitual passadeira que inexplicavelmente não é vermelha...
20091213
Luzes, Tortulhos & Outros na Cava...
Foi uma tarde de sorte porque junto aos gigantescos eucaliptos encontrámos 4 tortulhos que dividimos. Soube que o meu amigo os assou nas brasas apenas com um pouco de sal. Os meus na panela fizeram companhia a um punhado de sanchas, um pouco de vitela e algum esparguete. Ficaram deliciosos! Pena serem tão poucos.
Encorajados pelo feliz achado percorremos toda a fortaleza em busca de mais cogumelos comestíveis mas infelizmente, não os topámos.
Aproveitei para confirmar que os pontos de luz continuam desde o final da tarde do dia 7 de Dezembro (Segunda-feira) desligados. Nos 4 dias anteriores as lâmpadas estiveram ligadas sem interrupção a desperdiçar energia e agora o monumento voltou a ficar mergulhado na escuridão. Facto que confirmei no início da noite de ontem. O que terá acontecido?
Também se tornou evidente que a chuva abundante dos últimos dias arrastou, em vários locais, parte da terra colocada nos "buracos", entre a lajes de granito da "passadeira", este facto quase provocou a queda da namorada do meu amigo que se ia estatelando no chão. Está portanto na hora de rectificar o "enterramento" da descaracterizadora, perigosa e dispendiosa estrutura construída em betão e pedra, em má hora colocada sobre a muralha da velha fortaleza, antes que alguém se aleije!
P.S. - Bem sei que nunca se devem apanhar tortulhos fechados, mas...
20091211
Iluminação de Natal na Rua da Vitória
Faltando apenas uma quinzena para o Natal chegou a hora de mostrar algumas imagens nocturnas das ruas, largos e claro rotundas da nossa cidade. A série começa com algumas fotos das decorações na Rua da Vitória.
"O Ponto Fraco" - Oioai
O projecto musical Oiai é formado por Pedro Puppe, João Neto, Fred Ferreira e Nuno Espírito Santo. Esta malta apresenta no dia 12 de Dezembro 2009 (Sábado) na FNAC de Viseu/Palácio do Gelo, às 22h00, o seu segundo álbum de originais "Pela Primeira Vez". O MySpace da banda [ligação]