“Battle Lines” vídeo realizado por Robin Washburn e Emanuele Kabu para o álbum homónimo, editado no passado dia 19 de Maio por The Helio Sequence, formado pelo duo Brandon Summers e Benjamin Weikel (Oregon, EUA) [P.O.]
EDITORIAL
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio
Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.
20150731
A Casa dos Pais
Azulejos de F. Macedo 1934 (Porto) na "Casa dos Pais", sec. XVIII, Calçada de São Mateus e Rua Serpa Pinto, existentes "hall" que antecede o bonito pátio interior da edificação. "A Casa dos Pais" onde durante muitos anos funcionou a Direcção de Estradas do Distrito de Viseu, depois Estradas de Portugal foi adquirida por um empresário que pretende transformá-la num unidade hoteleira. A história desta casa é curiosa porque está ligada a "uma aldrabice". O tal Pais não era pessoa de confiança e tinha um passado pouco claro mas afirmava ter regressado de uma peregrinação à "Terra Santa" e instalou-se em Viseu. Pessoa de aspecto humilde e falinhas mansas, ganhou a confiança das autoridades e organizou peditórios para construir uma casa com a finalidade de recolher meninos e rapazes desamparados. Terminada a edificação em vez de um hospício verificou-se que afinal construíra um palacete para si e para a sua família. Mas a vida dá muitas voltas, mal visto na cidade e amaldiçoado por aqueles que caíram no logro, a vida familiar tornou-se caótica, acabou na miséria, perdeu a casa e os seus filhos e filhas ficaram pobres e desonrados.
O edifício é notável pela singela nobreza das suas duas fachadas, pela decorativa e apalaçada escadaria dupla em granito, existente no pátio interior que serve de entrada à casa, dotada de varandim com arcaria suportada por elegantes colunas e balaustradas, uma das mais grandiosas da cidade.
Etiquetas:
Azulejos,
Calçada de São Mateus,
Casas Pais,
Rua Serpa Pinto
Local:
Viseu, Portugal
20150730
Feira Anual de Viseu
As fotos de hoje mostram o palco da "Feira Anual de Viseu" que este ano tem o patrocínio e nome de um banco. Como muitos saberão o palco vai ficar sobre o "Espelho de Água", com a água a rodeá-lo por três lados e a boca de cena virada para norte ("Porta de Viriato"). Nas costas fica a colina da Sé e por esse motivo o fundo do palco deverá ser transparente. As imagens seguintes permitem verificar que a "Porta de São Mateus" que em 2014 voltou a ser a principal, está a ser decorada com o mesmo motivo do ano passado - o conjunto formado pela Sé, Museu Grão Vasco e Passeio dos Cónegos que também foi utilizado pelo Natal e Ano Novo, na rotunda da Praça Paulo VI. Pelo que me foi dado observar se no ano passado a iluminação decorativa pretendeu divulgar o património, com particular destaque para o centro histórico, este ano o destaque vai para a vinha e o vinho. Ramos de videira (parreiras), folhas (parras), uvas (só brancas por enquanto) e copos não irão faltar.
Etiquetas:
Campo de Viriato,
Espelho de Água,
Feira,
Festivais,
Porta São Mateus
"Volta a Portugal em Bicicleta"
Felizmente os corredores da "77ª Volta a Portugal em Bicicleta" (Mini-volta porque não vai ao Alentejo e muito menos ao antigo reino dos Algarves e o principal, senão único meio de estabelecer o itenerário, são os chorudos apoios das autarquias, recompensados com muita festa e muita música), conseguiram chegar ao fim do inédito prólogo sem terem de passar pelo hospital. Porque o percurso de 6 km tinha um traçado e piso bastante "técnico". Felizmente acabou tudo em bem e ninguém se terá magoado. O importante objectivo de mostrar o centro histórico de Viseu na TV e entreter os eleitores, foi alcançado. Hoje a intermitente volta continua com a 1ª etapa Pinhel/Bragança, com 196 km de extensão. A actual câmara municipal prossegue assim com a sua política de eventos (para entreter o povo) de Música & Vinho...
Mais Novidades da Feira Anual
Sim há mais novidades. A primeiras são imagens da decoração festiva que está a ser instalada na alameda que liga a "Porta de São Mateus", à "Porta do Sol Posto" que vai ter as cores, amarelo e vermelho do município de Viseu. As seguintes mostram aspectos da montagem do palco que irá ficar sobre o "Espelho de Água". O palco vai ser mais alto do que em anos anteriores, a boca de cena e as duas laterais vão ter um "varandim" sobre a água. Seguem-se fotos da "Avenida Central", o novo arruamento destinado a substituir o desaparecido "picadeiro", e dos trabalhos de montagem do "Viseu Lounge", merecendo especial reparo o fornecimento de energia eléctrica. Por último as piscinas este ano mudaram de lugar, desta vez vão ficar à esquerda da "Porta de Viriato" (para quem se dirige do palco para a porta).
Etiquetas:
Campo de Viriato,
Espelho de Água,
Feira
Local:
Viseu, Portugal
Rio Pavia no "CMIA"
Vamos todos acreditar que esta pequena amostra do estado em que se encontra o rio Pavia, junto aos antigos moinhos da Balsa, actual "CMIA" (Centro de Monotorização e Interpretação Ambiental de Viseu), uma obra do "Programa Polis para Viseu" [LER] é propositada e tem motivos pedagógicos... quem acredita?
"Criado com o objetivo de sensibilizar os diferentes tipos de públicos para a importância da preservação e valorização ambiental do território, o CMIA pretende constituir-se como um instrumento de educação ambiental de referência para a região." [Portal C.M.Viseu]
20150729
Novidades da Feira Anual
A grande novidade de hoje é o início da montagem do palco que irá ficar dentro do tanque do "Espelho de Água". Provavelmente o fundo do palco será transparente para permitir vislumbrar a colina da Sé as suas quatro torres. Na futura "Avenida Central" que se inicia no final do "Largo do Palco" e termina na "Porta de Viriato", já foram colocados os arcos que irão servir de suporte para a colocação da iluminação decorativa. Perto do final deste novo arruamento que se destina a substituir o desaparecido "picadeiro", está a ser montado o espaço "Viseu Lounge" que terá uma cobertura para evitar que os colaboradores da Expovis e os visitantes fiquem esturricados com o sol.
O "Viriato no Recato..."
Viriato, meu vizinho,
Tem vivido a um cantinho,
Nas trevas, todo humildade!
Há pouco tudo mudou,
Viva luz o inundou
Com jorros de claridade!
Resolvi entrevistá-lo,
(...)
Assim me disse o guerreiro:
(...)
Nos belos tempos, passados,
Gozei muito bons bocados
Nesta escuridão de breu...
Hoje - que grande arrelia! -
Eternizaram-me o dia,
Para mim tudo morreu!...
(...)
Vi um par de namorados
Tão juntinhos e agarrados
Que fiquei com a impressão
- Faltou-me a luz duma tocha -
Que a rapariga... era a rocha
E o rapaz... o mexilhão...
(...)
Eu vi coisas, eu vi loisas,
Eu vi loisas, eu vi coisas.
Dum realismo brutal!...
Se não perdi a cabeça
Esse bem... que se agradeça
Ao ser velho... e de metal!...
Adelino Azevedo Pinto (Rijo), in "Retalhos dos Meus Trabalhos"
Etiquetas:
Adelino Azevedo Pinto (Rijo),
Cava de Viriato,
Estatuária de Viseu,
Mariano Benlliure,
Poesia
Local:
Viseu, Portugal
20150728
"FEIRAR ESTÁ-NOS NO SANGUE"
(...)
Chegai aqui, vinde cá,
Sempre novidades há,
Pois tudo se renova...
A experiência aconselha
Que uma feira, mesmo velha,
É sempre uma feira nova!...
São as barracas iguais,
Pouco menos pouco mais
Do que foi o ano passado?
Nestas coisas transitórias
Tem sempre novas histórias
Tudo o que for renovado...
Hoje, nas feiras modernas,
Os burros de quatro pernas
Já são uma raridade...
Muito embora haja mais
Na sua esperteza... iguais,
Mas é doutra qualidade...
(...)
Adelino Azevedo Pinto (Rijo) in "Retalhos dos Meus Trabalhos"
"EXPOVIS" painel publicitário da "Feira Anual de Viseu" (Toni Carreira, Banda do Mar, Pedro Abrunhosa, AGIR e António Zambujo)
Etiquetas:
Adelino Azevedo Pinto (Rijo),
Av. Europa,
Feira,
Poesia
Local:
Viseu, Portugal
Grafitti de Viseu & ...
Aqui ficam, novamente, três fotos que foram denunciadas e deixaram de ser visíveis no blogue. Depois do "roubo" do final do ano passado, os meliantes voltaram a atacar. Já fui várias vezes insultado, ameaçado e vi o meu património vandalizado. Será que tenho a cabeça a prémio?
Feiras Há Muitas...
"Feirar está-nos no sangue" de 7 de Agosto a 13 de Setembro
"Eu vou lá estar!!!" - EXOFACIC de 23 de Julho a 2 de Agosto
Não seria uma excelente ideia para fazer pirraça, isto se ainda for possível ir a Cantanhede, já não digo aprender a organizar uma feira mas colocar publicidade à feira anual de Viseu? Eles não vieram à "Melhor cidade para viver", colocar pelo menos dois grandes cartazes e fazer publicidade sonora nas nossas ruas?
P.S.
Meus caros admiradores anónimos.
Elas estão de volta e agora mais complicadas de fazer desaparecer... eram assim tão incómodas?
Meus caros admiradores anónimos.
Elas estão de volta e agora mais complicadas de fazer desaparecer... eram assim tão incómodas?
Ó Diabo! A foto Incómoda Voltou!!
Ó diabo... então não é que trocaram o nome à banda [FB] e escreveram - "DIÁBO NA CRUZ"
P.S.. Ó diabo! a foto incómoda, publicada no passado dia 17, voltou e desta vez em "slideshow" e mais difícil de apagar... agora repitam a denúncia por favor.
A gerência agradece
AJ
"Feira Anual de Viseu"
"Desculpem deixem o são Mateus e deem o nome de feira franca que isso é uma ofença para o santo quando a mesma nem ao dia chega". [SIC]
Erros e gralhas à parte porque esta gente mais nova, muitas vezes conhece melhor o Inglês do que a sua própria língua! concordo mas "feira franca"! não me parece bem porque há muito terminou esse privilégio. Em alternativa e por respeito ao São Mateus, se pretendem continuar a excluir o dia 21 de Setembro, "Dia de São Mateus", do calendário da feira poderiam, tal como já sugeri em 2014, rebaptizar a "Feira Anual de Viseu", como a "Feira de Viriato".
"Tem hum rio chamado o Pavia"
"Vizeu - Um trecho do Rio Pavia" (1)
"(...)Tem hum rio chamado o Pavia, com huma ponte, que corre juncto ao dito campo da Ribeira, nunca secca de todo, e ajunta-se de varios regatos e ribeiros, alguns querem dizer que o seu principio hé por sima de Momdão, distancia de huma legoa, outros porfião - e hé mais certo que nasce que nasce junto ao lugar de Moure; hé de pequeno ambito, sua agoa hé muito fria; e neste campo da Ribeira se faz todos os annos aquella celebrada feira franca de S. Matheus, a vinte e hum de Setembro, e chega a durar perto de quinze dias.
Vizeu de Setembro 29 de 1758
Nicolão Antonio Figueiredo (...)"
in “Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas – 1. Viseu”
João Nunes de Oliveira, Palimage Editores, Viseu 2005
1 - Bilhete Postal ilustrado, editor Tabacaria Costa (Vizeu), autor foto desconhecido, não circulado
Novidades do Rio Pavia
Os Serviços Municipalizados de Viseu (SMAS/"Águas de Viseu") estão apostados em manter algas e lixo afastados do rio Pavia mas apesar das duas bombas [VER] e, de quando em vez, "dispararem" o "Canhão de Água", o rio continua verde.
20150727
Penico no "Lago da Cava de Viriato"
Há quem continue a questionar a origem árabe da "Cava de Viriato" [VER] mas uma coisa é certa - este penico de plástico não pertenceu, nem nunca foi usado pelo Viriato...
A Figueira-da-Índia
A Figueira-da-Índia (Opuntia ficus-indica), pertencente à família dos cactos, também é conhecida como figueira-da-barbária, figueira-do-diabo ou figueira-do-inferno. Em Portugal encontra-se em várias regiões, sobretudo em terrenos pobres e os seus numerosos espinhos afastam as pessoas e os animais. É uma planta muito resistente pois quando os seus “troncos” envelhecem e secam, são logo substituídos por novos.
Na medicina tradicional são utilizadas as "folhas", as flores e os frutos. Das suas muitas aplicações vou salientar o tratamento das tosses rebeldes e convulsas porque foi com esta planta que ainda criança, a minha mãe me curou de uma tosse convulsa.
Esta planta vem sendo usada há milhares de anos na alimentação mas os frutos (“figos”) devem ser consumidos com moderação para não originarem obstipação.
Saber + [ligação]
Atenção: Se não tiver experiência ou sem a orientação de um bom conhecedor nunca utilize plantas silvestres na culinária ou para fins medicinais.
Na medicina tradicional são utilizadas as "folhas", as flores e os frutos. Das suas muitas aplicações vou salientar o tratamento das tosses rebeldes e convulsas porque foi com esta planta que ainda criança, a minha mãe me curou de uma tosse convulsa.
Esta planta vem sendo usada há milhares de anos na alimentação mas os frutos (“figos”) devem ser consumidos com moderação para não originarem obstipação.
Saber + [ligação]
Atenção: Se não tiver experiência ou sem a orientação de um bom conhecedor nunca utilize plantas silvestres na culinária ou para fins medicinais.
Bomba Cata Vento em Figueiró
Bomba catavento (tipo "americano") que foi utilizada para bombear água de um poço em Figueiró. Faltam as pás que eram numerosas e permitiam o funcionamento do equipamento mesmo em dias de pouco vento.
P.S. : Republicação de foto denunciada, publicação original em 15/08/2012
Etiquetas:
Catavento,
Figueiró,
São Cipriano
Local:
Figueiró, 3510, Portugal
Novidades do Rio Pavia
Que o Pavia deixou de correr é fácil de confirmar, basta olhar para o leito do rio com alguma atenção. Mas fui ao "Parque Urbano de Santiago" ver e reparei que água já não chega ao "Poço do Nicolau", vinda do "Ribeiro do Pintor " ou dos vários regatos e ribeiros que correm de Mundão (Ribeira da Fraga), Rio de Loba e Travassós de Cima. A represa da "Ponte de Pau" (Mestras) também está vazia. Portanto o rio está transformado num charco de água verde que nalguns locais já cheira mal. Os "Serviços Municipalizados de Viseu" (Águas de Viseu) depois de terem mandado limpar o leito do rio, entre a "Parede Nova" (Escola da Ribeira) e a represa da "Casa da Ribeira", estão a vigiar as 3 redes instaladas no "Poço do Nicolau", ponte da circunvalação e na "Parede Nova" com o objectivo de evitar a passagem para o troço do "Parque Linear do Rio Pavia" mais frequentado, de lixo que possa ser lançado para o rio, ou arrastado pelo vento. O efeito da proximidade da "Feira Anual de Viseu", também aqui se faz naturalmente sentir. Com o intuito de "encher", o rio duas bombas foram instaladas num poço, há muito sem utilidade, existente na "Quinta Agrária" perto do "Poço do Nicolau". Certamente que o poço nunca irá ser despejado porque está tão próximo do rio e como dizia a minha mãe - "A terra é rota" e a água vem do Pavia. Mas é uma boa iniciativa porque ao ser extraída do poço e depois lançada no rio a água já se apresenta clara por ter sido filtrada pela terra. A última novidade de hoje refere-se ao "Canhão de Água", existente na "Ribeira", que estava há vários anos sem "disparar" e já foi visto a funcionar [VER]. Outra boa iniciativa porque além do efeito estético, pouco espectacular dada a fraca potência do repuxo, poderá contribuir para a oxigenização da água.
20150726
Funicular de Viseu
O "Funicular de Viseu" hoje esteve encerrado e ontem terá deixado de funcionar pelas 18h00. O que terá sucedido desta vez - mais alguma arreliadora e costumeira avaria, férias do pessoal, novo horário? certo é que em nenhuma das duas estações existia qualquer aviso.
O ascensor entrou em funcionamento em 25 de Setembro de 2009, ligando o "Campo de Viriato", onde se realiza a "Feira Anual de Viseu", à zona da Sé Catedral e tem sido um sorvedouro de dinheiro. A linha com uma extensão de 400 metros deverá ser única porque mais ninguém teve a "ousadia" de partilhar a via de circulação do elevador, com trânsito automóvel e pedonal que inclui o atravessamento do recinto da feira e um dos mais movimentados arruamentos de Viseu. A singularidade do ascensor também reside no facto do sistema de cabos estar totalmente encerrado num túnel técnico. A circulação é vigiada por um sistema de câmaras de vídeo, semáforos e para aumentar a segurança, nas duas carruagem existe um "guarda-freios" para, em caso de necessidade, fazer soar uma buzina ou efectuar a paragem de emergência. Cada carruagem tem capacidade para 50 pessoas, a velocidade média é de 2 metros por segundo, a via é duplicada num troço a meio do percurso, para permitir o cruzamento das cabinas. O funicular teve um custo de 5,2 milhões de euros, financiados em grande parte por verbas do "Programa Polis", e até ao final de 2014 o seu funcionamento custou aos cofres municipais cerca de 1,5 milhões de euros. A taxa de ocupação é residual e a câmara municipal está a aguardar a conclusão de um estudo de mobilidade para decidir qual será o futuro do ascensor.
Etiquetas:
Campo de Viriato,
Funicular,
Rua Ponte de Pau
Local:
Viseu, Portugal
Novidades da Feira Anual de Viseu
Já se encontra no "Campo de Viriato" um atrelado com barracas que a Expovis irá subalugar durante a "Feira Anual de Viseu". O espaço "Viseu Lounge", continua em fase de montagem mas vai ser dotado de uma cobertura, para minorar os efeitos calor que poderá ser abrasador devido à pedra e à falta de sombra. A montagem do restaurantes, no local onde em anos anteriores esteve instalado o palco do evento, parece estar atrasada. As imagens permitem ver a futura "Avenida Central" que irá substituir o "picadeiro" mas talvez vá ser uma desilusão para aqueles que recordam a desaparecida alameda, ao longo da qual estavam instaladas as barracas das fartura e as suas esplanadas. Também é possível confirmar que o tanque do "Espelho de Água" já foi despejado para permitir a instalação do palco que irá ficar sobre a água. Penso que em breve a montagem do palco irá começar porque a noite do dia 7 de Agosto, está cada vez mais próxima. Quem será o convidado especial, além do Viriato, que irá abrir o evento? Certo é que no dia da abertura da feira e uma vez que as entradas serão gratuitas o programa vai ser muito pobrezinho...
800.000 Bem-Hajam
Mais de 800.000 mil já passaram por aqui, claro que os malandros [VER] que denunciaram milhares de imagens dos meus blogues, para me desmotivar irão continuar insatisfeitos porque também as suas ameaças não produziram os efeitos desejados, também foram contados.
Para todos porque só não tem inimigos quem nada vale... o meu Bem-Haja!
AJ
Para todos porque só não tem inimigos quem nada vale... o meu Bem-Haja!
AJ
Etiquetas:
Cava de Viriato,
Mariano Benlliure,
Milhar
Local:
Viseu, Portugal
Novidades da Feira Anual de Viseu
Aos poucos e um bocadinho de cada vez, o "Campo de Viriato" vai sendo preparado para receber mais uma edição da "Feira Anual de Viseu", em tempos conhecida como "Feira Franca de Viseu" e nas últimas dezenas de anos como "Feira de São Mateus".
As imagens de hoje mostram a ex-zona verde que foi empedrada, com cubinho de granito, e irá servir de largo para o palco dos eventos musicais, desta vez o palco vai ser montado dentro do "Espelho de Água" e deverá ter um varandim para evitar que alguém mais descuidado, vá parar à água.
Observando os quatro pilares, as quatro vigas de aço e os pontos de fixação colocados na calçada parece-me que desta vez o espaço "Viseu Lounge" além ter muito próximo uma nova estrutura octogonal, a lembrar a forma da vizinha "Cava de Viriato", irá ser sombreado para amenizar as altas temperaturas que se deverão fazer sentir.
Finalmente as últimas imagens mostram que afinal alguém se terá esquecido da "Cabine de Som" porque como as imagens mostram os "contentores", irão continuar a receber energia eléctrica a partir de cabos pendurados na ramagem das árvores.
Etiquetas:
Campo de Viriato,
Espelho de Água,
Feira
Local:
Viseu, Portugal
20150725
Novidades - "Praias de São João"
“A Requalificação Ambiental das Margens do rio Dão e sua Valorização - Termas de Alcafache” [VER], deveria ter sido concluída antes do Verão de 2013, porém ainda não está finalizada. Esta foi uma obra muito "azarada" que o Dr. Fernando Ruas não conseguiu terminar porque vários problemas com empreiteiros que abandonaram os trabalhos e o mau tempo não o permitiram [VER]. A conclusão das obras foi adjudicada por 156.751,01 € + IVA e talvez possa, ainda este Verão, ser finalmente ser concretizada. Nesta data ainda faltam concluir trabalhos de ajardinamento/arrelvamento, iluminação pública, acabamentos e ligações à rede de água e saneamento do pequeno edifício, que irá ter na cobertura um pequeno jardim, e irá cumprir várias funções: chuveiros, instalações sanitárias, local de refeições (?) e ainda churrasqueira. Por concluir existem vários pormenores no espaço público e ainda realizar a instalação da sinalização vertical e horizontal nos arruamentos. No piso rodoviário não foi usado "alcatrão negro" mas um material de cor castanho escuro, granito nos passeios e as passadeira para peões foram executadas com travessas de madeira tratada. Os trabalhos contemplavam melhoria dos acesso à povoação, a criação de zonas de estacionamento, um percurso pedonal junto ao rio Dão, duas praias fluviais, um parque infantil e também um parque de merendas. Entretanto e uma vez que as novas represas já foram fechadas as "novas" praias já estão a ser utilizadas. Deste modo estará a ser cumprida a promessa eleitoral do candidato Dr. Fernando Ruas, nas vésperas das eleições autárquicas de 2009, apenas com a grande diferença da praia não se localizar no rio Pavia! mas por outro lado, em vez de uma são duas as praias...
Etiquetas:
Rio Dão,
Termas Alcafache
Subscrever:
Mensagens (Atom)