"A minha primeira rotunda vai ser um octógono", gracejou Almeida Henriques, contando que, apesar de ter o formato habitual, será ajardinada de forma a reproduzir um octógono, "símbolo que o município adoptou, fazendo justiça a um monumento que é único na Europa", a Cava de Viriato, uma fortificação de forma octogonal.
Agência Lusa, no PÚBLICO de 23/10/2014 [ler]
Quero acreditar que o presidente da câmara falou sem saber e que desconhece que o octógno da "Cava de Viriato" não é um bom símbolo para quem realmente conhece o actual estado do que resta dos vestígios muito modificados da fortaleza de terra batida, provavelmente construída pelos árabes [ver]. A recente "Requalificação Paisagística" do monumento não foi uma obra conseguida porque a iluminação dos taludes foi um fiasco e deixou de funcionar há anos por ter sido vandalizada, os novos candeeiros dos arruamentos iluminam pouco e mal, muitos dele foram igualmente vandalizados várias vezes e o município terá desistido de os reparar sem instalar alternativas, o lixo fica durante semanas ou meses por recolher nos taludes, não existem papeleiras para não desvirtuar o monumento mas gastaram uma pequena fortuna a instalar uma "passadeira de granito" e escadarias que apenas foram vantajosas para quem as projectou, forneceu a pedra e instalou porque para todos os outros apenas trouxeram problemas e acidentes, o "Lago da Cava" continua a ser um ponto negro cheio de pneus, plásticos e muito lixo [ver], o matagal e os silvados na vizinha Quinta da Machada são uma vergonha e para terminar peço a vosso atenção para as imagens de hoje que mostram o "Miradouro", sobre a nova praça de acesso à cava que poucos usam porque não está sinalizada. As chuvas de Abril causaram o desabamento parcial de dois muros de suporte de terras, em Maio iniciaram a reparação que ficou concluída no mês seguinte e desde então os trabalhos de reposição dos pavimentos e da iluminação continuam por realizar [ver]. Entretanto nos últimos meses mais dois troços de muro desabaram.
Na verdade o município tem menosprezado o seu putativo "símbolo" e se as incompreensíveis declarações do Dr. Almeida Henriques são apenas fruto do desconhecimento dos factos apontados que nem sequer são exaustivos a situação também é grave. Agitar as bandeiras e gritar os "slogans" do seu assessor Dr. Jorge Sobrado não é chega, são necessárias obras e não políticas e iniciativas de fachada [ver].