EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20141029

Aviso à Circulação!



Durante alguns dias o nosso blogue não irá ter novidades. Espero estar de volta muito antes da  reparação da carruagem nº 1 do "Funicular de Viseu" (amolgada desde pelo menos meados do passado mês de Agosto), da vedação e da limpeza das carruagens...

Bem-Hajam

AJ

Grafitti de Viseu

Grafitti em Viseu (bombing) ATEOUS & AISER

Um Pato na Feira Semanal


Na feira semanal de Viseu é possível encontrar à venda uma grande variedade de aves, mas sobretudo patos, patos mudos, gansos, galinhas, perús e fracas, para criação ou adultos. Também é habitual encontrar coelhos e algumas vezes gatos e cães de tenra idade. Este pato estava amarrado com um cordel à banca de um vendedor de roupa que o adquiriu ao colega para levar para casa dentro de uma caixa de cartão e acabar de criar. O local da venda tem um cheiro pouco agradável mas costuma atrair muitos compradores, curiosos e até, fotógrafos...

Encontrei no Campo de Viriato

Este chapéu de chuva não foi novidade, vi-o pela primeira vez há mais de uma semana [ver]. Os cantoneiros da limpeza andam a precisar de consultar um oftalmologista ou andam a dormir?
 Este gato também já eu meu conhecido [ver] e continua a gostar de ser acariciado.


Estes dois "grafitti" encontrados junto da "Porta de São Mateus", no recinto da Feira Anual de Viseu, são legais porque foram mandados executar pelo município para marcar a nova "Ecopista do Parque Radial do Rio Pavia". A pista que deverá fazer a ligação entre o "Parque Urbano da Radial de Santiago" e os "Moinhos da Balsa", certamente não irá ser usada por razões de segurança durante a montagem da feira, durante a feira e enquanto durar a desmontagem da feira. Portanto será uma pista para usar durante uns 10 meses por ano. Felizmente há uma pista alternativa para quem quiser fazer exercício ou simplesmente passear mas às Terças-feiras um troço da futura "Ecopista de Ligação do Parque Urbano da Aguieira ao Fontelo", está a ser utilizado para a realização da feira semanal. Esta será uma pista de seis dias por semana.

Outono


Outono.
(A palavra é cansada...)
Tudo a cair de sono,
Como se a vida fosse assim, parada!

Nem o verde inquieto duma folha!
O próprio sol, sem força e sem altura,
Olha
Dum céu sem luz e levedura.

Fria,
A cor sem nome duma vinha morta
Vem carregada de melancolia
Bater-me à porta.

Miguel Torga (Diário I)

Les Sins - "Bother"


"Bother", vídeo realizado por Harry Schleiff e Harry Israelson para o primeiro single do LP "Michael" de  Les Sins, de Toro Y Moi "alter ego" do músico e produtor norte americano Chaz Bundick, para a "dance music".

20141028

A Nova Ecopista e a Feira Semanal


As imagens recolhidas hoje mostram alguns aspectos da ecopista ainda e fase de construção que irá ligar o futuro "Parque Urbano da Aguieira" e o Fontelo, passando pelo recinto onde se realiza, todas as Terças-feiras a feira semanal de Viseu. Esta manhã os feirantes foram surpreendidos com o asfalto "pintado" de vermelho mas tinham de montar as suas tendas e para isso muitos deles necessitaram de usar as marretas para colocar as espias para fixar os toldos. Inevitavelmente a pista ficou muito esburacada, na próxima semana e porque os buracos já estão abertos terão o trabalho facilitado. A feira de hoje foi fraca uma vez que pouco passava das 12 horas quando alguns feirantes começaram a arrumar os artigos e a desmontar as tendas. Mas que infeliz ideia esta de fazer passar a ecopista pelo meio da feira, essa "iluminação" deve ter acontecido na cabeça do mesmo "inginheiro" que projectou esta solução para o escoamento das águas da chuva [ver]?



Grafitti de Viseu


Grafitti (Bombing) encontrados em Viseu

A Feira Anual Ainda Continua...


Este estrado da barraca ficou "esquecido" na Campo de Viriato, depois de encerrada oficialmente a feira anual de Viseu, este ano pela primeira vez no dia 14 de Setembro e continua à espera que alguém da EXPOVIS ou do Município o retire para o armazém. O mesmo sucedeu a uma base de suporte de chapéu de esplanada que o proprietário terá resolvido abandonar por estar "podre de ferrugem".

20141027

Ignorância ou Algo Mais...


"A minha primeira rotunda vai ser um octógono", gracejou Almeida Henriques, contando que, apesar de ter o formato habitual, será ajardinada de forma a reproduzir um octógono, "símbolo que o município adoptou, fazendo justiça a um monumento que é único na Europa", a Cava de Viriato, uma fortificação de forma octogonal.

Agência Lusa, no PÚBLICO de 23/10/2014 [ler]

Quero acreditar que o presidente da câmara falou sem saber e que desconhece que o octógno da "Cava de Viriato" não é um bom símbolo para quem realmente conhece o actual estado do que resta dos vestígios muito modificados da fortaleza de terra batida, provavelmente construída pelos árabes [ver]. A recente "Requalificação Paisagística" do monumento não foi uma obra conseguida porque a iluminação dos taludes foi um fiasco e deixou de funcionar há anos por ter sido vandalizada, os novos candeeiros dos arruamentos iluminam pouco e mal, muitos dele foram igualmente vandalizados várias vezes e o município terá desistido de os reparar sem instalar alternativas, o lixo fica durante semanas ou meses por recolher nos taludes, não existem papeleiras para não desvirtuar o monumento mas gastaram uma pequena fortuna a instalar uma "passadeira de granito" e escadarias que apenas foram vantajosas para quem as projectou, forneceu a pedra e instalou porque para todos os outros apenas trouxeram problemas e acidentes, o "Lago da Cava" continua a ser um ponto negro cheio de pneus, plásticos e muito lixo [ver], o matagal e os silvados na vizinha Quinta da Machada são uma vergonha e para terminar peço a vosso atenção para as imagens de hoje que mostram o "Miradouro", sobre a nova praça de acesso à cava que poucos usam porque não está sinalizada. As chuvas de Abril causaram o desabamento parcial de dois muros de suporte de terras, em Maio iniciaram a reparação que ficou concluída no mês seguinte e desde então os trabalhos de reposição dos pavimentos e da iluminação continuam por realizar [ver]. Entretanto nos últimos meses mais dois troços de muro desabaram.
Na verdade o município tem menosprezado o seu putativo "símbolo" e se as incompreensíveis declarações do Dr. Almeida Henriques são apenas fruto do desconhecimento dos factos apontados que nem sequer são exaustivos a situação também é grave. Agitar as bandeiras e gritar os "slogans" do seu assessor Dr. Jorge Sobrado não é chega, são necessárias obras e não políticas e iniciativas de fachada [ver].

Novas "Ecopistas"


As imagens mostram um troço da nova "Ecopista de Ligação do Parque da Aguieira ao Fontelo ", com cerca de 200 metros de extensão que atravessa o recinto onde se realiza a feira semanal. Sobre um pavimento de asfalto, colocado há várias semanas foi aplicada uma camada betuminosa de cor vermelha, para servir de sinalização da pista e dotada características antideslizantes. O trabalho deverá ser finalizado hoje porque logo a seguir irá realizar-se a feira. Portanto às Terças-feiras apenas se poderá utilizar a pista depois de desmontada a feira e recolhido o lixo em princípio depois das 17 horas. Parece-me um desperdício este sucedâneo urbano de ecopista que tem o objectivo meritório de desafiar as pessoas a caminhar, correr e andar de bicicleta mas infelizmente servindo-se dos passeios empedrados e obrigando ao atravessamento de vários arruamentos muito movimentados. Os passeios deveriam continuar a ser reservados aos peões e as bicicletas de lazer utilizadas na "Ecopista do Dão" ou em parques fechados, como por exemplo o "Parque Urbano da Radial de Santiago".
Junto à entrada da feira semanal na Rua do Arco foi acrescentado o passeio e colocada uma grade metálica para protecção do utilizadores da pista e a sinalização adequada mas eliminaram uma sarjeta com uma grelha de cerca de 70 x 70 cm e no seu lugar colocaram um tubo com apenas 14 cm de diâmetro [ver]. Quem teria sido o "inginheiro" que teve esta ideia nada despesista?
Além desta pista está a ser instalada uma outra designada por "Ecopista do Parque Linear do Rio Pavia", essa atravessa o recinto da feira anual e durante mais de um mês não poderá ser utilizada! O propósito de ligar a Aguieira ao Fontelo e ao parque de Santiago fazia parte do "Programa Polis para Viseu" e apenas agora irá ser concretizado.

Mais Despesismo e Não Só...



Chamar "Ecopista" a um percurso em grande parte empedrado que atravessa várias estradas, ruas e avenidas muito movimentadas é no mínimo ridículo mas colocar uma tabuleta sem qualquer utilidade de modo a poder constituir um perigo para os utilizadores ou simples passantes, essa nem "ao diabo lembrava". Já não bastava ter sido necessário colocar dois "polícias de granito" de serviço permanente no passeio, um método eficaz para lograr impedir os estacionamentos abusivos porque na "Melhor cidade para viver" os polícias de verdade andam muito ocupados e há muitos automobilistas que se consideram vítimas da "caça à multa" e outros habituados à impunidade. Também me parece estranho que o logótipo da nova ecopista não inclua o octógno  [ler]!

Peaking Lights - "Everyone And Us"



Everyone And Us", vídeo realizado por Robbie Simon [p. oficial] para o novo e décimo álbum dos norte-americanos Peaking Lights, "Cosmic Thing". Os Peaking Lights são o casal Aaron Coyes e Indra Dunis [p. oficial]

20141026

"Os Repesenses" vs SC Beira-Mar, 3-2


A equipa de Juniores "B" (Juvenis) do Clube de Futebol "Os Repesenses" venceu esta manhã o SC Beira-Mar por 3-2, no jogo disputado no Estádio Montenegro Machado a contar para o Campeonato Nacional (Série C). Os forasteiros entraram melhor no jogo e aos 15 m conseguiram marcar o primeiro golo. Os viseenses lograram alcançar o empate volvidos apenas dois minutos mas até ao intervalo o marcador não se alterou. Na segunda parte o Beira-Mar desfez o empate mas os rapazes da Cruz de Cristo, voltaram a repor a igualdade tendo ao passar do minuto 60 marcado o terceiro golo que lhe garantiu os 3 pontos. Arbitragem desastrada que prejudicou as duas equipas mas penalizou fortemente a equipa da casa. Muito condescendente com treinador da equipa visitante que gritava instruções e palavrões para os seus jogadores, com o jogo viril mas por vezes violento dos aveirenses, usou de duplo critério na avaliação de muitos lançes e por fim usou a "lei das compensações" ao deixar por assinalar uma grande penalidade a favor do Beira-Mar, porque minutos antes tinha feito precisamente o inverso.
O Clube de Futebol "Os Repesenses" ocupa o terceiro lugar e na próxima jornada desloca-se a Coimbra para jogar com a Associação Académica de Coimbra, o segundo classificado com mais 2 pontos [saber +].

20141025

Austin Mini Clubman


Austin, Mini Clubman matrícula 1969 a 1971

Cogumelos no Fontelo


Vários cogumelos encontrados ontem numa rápida visita à Mata do Fontelo.
Nunca apanhe cogumelos para a alimentação ou outros fins se não for um bom conhecedor!

Fontes e Bicas # 70



Fonte na "Mata do Fontelo"

Tiga - "Bugatti"


"Bugatti" vídeo realizado por Helmi [p. oficial] para o candiano Tiga [Facebook] para servir de amostra ao novo álbum, "Thump" do produtor e DJ, com saída prevista para o início do próximo mês de Dezembro.

20141024

Demolição na Calçada de Viriato


Ao início da manhã de hoje o funicular teve de interromper o funcionamento para permitir que uma máquina derrubasse parte da fachada uma casa demolida há muitos anos, localizada na Calçada de Viriato que ameaçava desabar com a trepidação provocada pelo ascensor e poderia causar grandes prejuízos. A parede era de alvenaria com argamassa de barro e há pouco tempo as duas aberturas das janelas, de onde saiam pernadas de figueira foram entaipadas [ver]. Os trabalhos naturalmente estão a ser executados por conta do proprietário e uma vez que se trata de uma obra particular em breve deverão ficar prontos e um único pedreiro será suficiente para executar todas as tarefas.

Recordando o Extinto C.A.F.


O autocolante para automóvel editado na década de 1980 quando o extinto Académico era o "O Maior"!

Chegaram os Amores-Perfeitos!



Os amores-perfeitos (Viola triclor) [saber +] foram assim denominados pelos romanos que acreditavam que com estas plantas se podia preparar o "Elixir do amor", infelizmente não pode mas em contrapartida poderá comer as suas flores [saber + ].
Os jardineiros da câmara começaram a plantar amores-perfeitos em vários locais da "Melhor cidade para viver", sobretudo nos canteiros das rotundas que são os nossos maiores e mais bem cuidados jardins. São privilegiadas as rotundas mais próximas do centro e as mais concorridas. As imagens mostram um canteiro na rotunda Paulo VI que hoje ficará terminado. As plantas chegam do viveiro em pequenos vasos e depois são transplantadas para o terra previamente preparada. As nova plantas deverão durar até ao início da próxima Primavera, altura em que irão ter por companhia, durante poucas semanas, as habituais tulipas vermelhas e amarelas, as cores do município.

A Feira Ainda Não Terminou!


A Feira  anual de Viseu ainda não terminou porque todos os pormenores da desmontagem do evento são importantes e alguns até poderão tornar-se perigosos...

Vandalismo!


Com esta já são pelo menos duas vezes que vândalos sujam esta placa informativa de maneira a esconder a palavra Tondela, não deve ser um acto de rejeição do nome do "Centro Hospitalar Tondela-Viseu, EP," mas provavelmente uma acção de adeptos do "novo Académico" (ex-Grupo Desportivo de Farminhão), desta vez não assinada [saber +].

Banda do Mar - "Mais Ninguém"



"Mais Ninguém", vídeo da Banda do Mar (Mallu Magalhães, Marcelo Camelo e Fred Pinto Ferreira), realizado por Controle Remoto Filmes [Canal You Tube]

20141023

"ACOLHE VISEU '14"


De 24 a 28 de Outubro de 2014 irão decorrer no Pavilhão Multiusos vários eventos musicais integrados no programa "ACOLHE VISEU '14", destinado a receber os novos aluno do ensino superior [Facebook]

Aqui Há Gato!


Gato a apanhar sol numa manhã de Outono na Meia-Laranja

Alegrem-se o Funicular Está de Volta!




Confesso que foi com muita surpresa que hoje pela manhã dei conta que a "Estação Viriato" estava aberta e o "Funicular de Viseu", em funcionamento. Segundo apurei apenas foram executadas algumas soldaduras na passadeira da "alameda" central do recinto da feira. As outras intervenções deverão ter ocorrido no equipamento instalado na estação superior "Sé".
Durante o "fecho para manutenção" que durou uma semana poderiam ter aproveitado para limpar o túnel técnico, retirando todo o lixo e a muita areia acumulada. 
Será possível que tenham esgotado a verba orçamentada para reparação das carruagens? A razão para esta dúvida reside no facto da carruagem nº 1 estar amolgada, desde o passado mês de Agosto... Quanto à parede que ontem referi a situação não foi considerada grave, se assim fosse o local seria sinalizado e vedado, a demolição parcial será feita mais tarde e deverá ser da responsabilidade do proprietário.
Hoje e no horário das 11h45 e 12h15, quando obtive estas fotos não terão viajado mais de meia dúzia de pessoas no ascensor, destinado a "encher o centro histórico" e que custou 5.200.000 euros.

Grafitti Viseu


Grafitti de Viseu, vários "writers" (autores)
Saber + sobre esta forma de arte, para uns e vandalismo para outros [ver]

20141022

Funicular "Fechado P/ Manutenção"?


Várias fontes garantiram-me que esta parede na Calçada de Viriato deverá ser parcialmente demolida, porque ameaça ruína. O desmoronar da parede poderá ser acelerado com o funcionamento do "Funicular de Viseu" - vibrações do sistema de tracção por cabos de aço e passagem das carruagens. O estremecimento e o ruído são de tal grandeza que como diz um amigo meu: "Até parece que as rodas são quadradas!"
Apesar dos dois letreiros, muito mal engendrados e que até poderão ser considerados desrespeitadores, informarem que o ascensor está - "Fechado P/ Manutenção", dizem-me que são apenas motivos de segurança que justificam uma paragem tão prolongada, o equipamento está parado desde o passado dia 15 de Outubro. Toda esta situação me parece muito estranha e ainda mais estranho é o facto do Portal do Município estar repleto de propaganda e nem uma linha gastaram para divulgar esta situação anómala, ficam-se pela descrição das virtudes do equipamento [ler]. Será que este facto não merece atenção? e não é notícia? Certos jornalistas que correram pressurosos a escrever sobre os pretensos "recordes" batido pelo funicular durante a feira anual [ler], deveriam saber que esse "trabalho extraordinário" poderá ter fatigado o equipamento que desde o encerramento oficial do evento, começou a "queixar-se" e acabou por não resistir a tanto  trabalho, à  água e ao lixo antes de ter sido obrigado a parar para "manutenção".
Nem consigo imaginar o que pensaria o Dr. Jorge Sobrado, assessor do presidente do município, Dr. Almeida Henriques e coordenador do Gabinete de Imagem e Comunicação, se tivesse conhecimento do que está a acontecer.

Aqui Há Gato...


Aqui há gato? não! aqui há grafitti e gatos...

Desmazelo no Campo de Viriato


Alguém sabe dizer há quantos dias já não chove? sim porque este chapéu-de-chuva foi abandonado no "Campo de Viriato", desde um desses dias...

"A Manutenção" do Funicular


A Lili tem novidades sobre a "manutenção" do funicular mas ainda continua a farejar...

A Nova Iluminação da "Cava de Viriato"


Não não é o que estão a pensar! este candeeiro no interior da "Cava de Viriato" não foi vandalizado. A lâmpada foi tapada com papel e fita adesiva para não encandear os automobilistas... Pode não ser bonito mas funciona e é preferível colocar "uma venda" no candeeiro do que partir o vidro e a lâmpada, como já aconteceu várias vezes noutro local.

Grafitti de Viseu


Vários grafitti encontrados em Viseu

Grafitti de Viseu (Stencil)


Unicórnio dupla de Mona Lisas (técnica "stencil") e tags em Viseu

Pó de Pedra Esquecido?!


Reparem no cuidado que os calceteiros que andam a executar as marcações dos novos "Percursos pedonais, cicláveis", tiveram para delimitar o espaço ocupado pelo pó de pedra necessário ao assentamento dos cubinhos de vidraço branco e à reposição da calçada de granito. Embora esta fase do trabalho, localizada na Rua da Nª Sra. da Conceição, tenha sido finalizada há várias semanas o pó que sobrou ficou esquecido? certo é que a livre circulação de pedestres e bicicletas ficou impedida. O pó sobrou e será legítimo pensar que se esqueceram de o retirar para utilizar noutro local. Ontem notei que alguém já foi abastecer-se de pó de pedra, quem sabe se para substituir a areia num pequeno arranjo em casa ou para o gato... A chuva e os vizinhos, se não se apressam levam o pó todo!

Robert Plant - "Rainbow"


"Rainbow" vídeo para o 10º álbum de estúdio, “lullaby and... The Ceaseless Roar” de Robert Plant (66 anos bem vigorosos) [p. oficial] acompanhado pela sua banda The Sensational Space Shifters [Facebook]

20141021

Funicular - "Fechado P/ Manutenção"


A Lili está aguardar desde o passado dia 16 (Quarta-feira) o início dos trabalhos de "manutenção" do "Funicular de Viseu" e resolveu esperar sentada. Até a cadela do Sr. Luís acha estranha a demora da chegada dos técnicos altamente qualificados que irão executar e dirigir o serviço. O funicular foi (...) Pensado e criado com o intuito de “encher de vida o centro histórico”, diminuindo o tráfego automóvel e aumentando a circulação pedonal (...)" a cada dia que passa sem funicular a já periclitante situação em que vive o comércio tradicional vai-se agravando, cada vez mais. Também não se percebe qual a razão porque no "Portal do Município", contrariamente ao  habitual e no novo "Facebook" ainda não foi colocado qualquer aviso sobre a paragem do ascensor e qual a data prevista para o regresso ao funcionamento. Custa a crer que João Paulo Gouveia, vereador com o Pelouro dos Transportes e Comunicações, ainda não tenha tido sido informado desta situação e procurado agilizar a sua resolução. Alguma coisa estranha está a suceder!Tenho a certeza que numa empresa bem gerida estes factos não aconteceriam e o "aviso" - manuscrito, escrito a vermelho, lacónico e sem o habitual pedido de desculpa aos utilizadores, seria considerado inadmissível.


Na página oficial do "Facebook" o Município de Viseu está classificado como empresa...
Nota: Há 6 horas atrás mudaram para "Organização" [ver]