EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20070430

O Viseense João de Barros


João de Barros no Parque Aquilino Ribeiro - escultor Armindo (Viseu) Ribeiro

O erudito João de Barros, modelo dos historiadores, insigne geographo e auctor das “Decadas da Asia”, que lhe grangearam o título de Tito Livio Portuguez, nasceu na muito nobre e antiga cidade de Vizeu, no anno de 1496 e falleceu na quinta de S. Lourenço, na ribeira de Litem, a 10 kilometros da villa de Pombal, em 20 de Outubro de 1570.
Nenhum outro escriptor do seu seculo enriqueceu tanto como elle a prosodia lusitana, enobrecendo, simultaneamente, a patria com a notícia dos seus feitos arrojados e heroicos, na India.
Mandado doutorar por D. Manuel, exerceu lugares distinctissimos e lucrativos, durante não só o reinado d’este monarcha mas ainda nos de D. João III e D. Sebastião, havendo-se sempre com reconhecida intelligencia, criterio, honradez e probidade.
Além das “Decadas”, que lhe perpetuaram a gloria e a fama, escreveu a história fabulosa do Imperador Clarimundo, onde aos amadores da antiga novella de cavallaria presta amabilissima distracção; a Rhopica Pneuma (mercadoria espiritual) e o Dialogo da viciosa vergonha, que são de bastante interesse para os moralistas; Grammatica da Lingua Portugueza e Cartinha para aprender a lêr, onde os philologos encontram o variado engenho de tão eminente escriptor.
Os ossos de João de Barros acham-se na capella-môr da egreja parochial d’Alcobaça, para onde foram trasladados em 1610, por ordem de D. João de Athayde.
O seu retrato encontra-se no Vaticano, junto ao de Ptolomeu, onde o mandara collocar o Papa Leão IV e a mesma honra lhe dispensaram os venezianos, dando-lhe lugar no meio dos varões mais conspicuos em litteratura.
João de Barros é conhecido e respeitado por um dos primeiros mestres da linguagem portugueza e um dos mais insignes historiadores do universo.

Porto.

JULIA D´ALMEIDA BAHIA

In, “Album de Vizeu” - Ilustrado com os retratos de - Viriato, João de Barros, D. Duarte, João Mendes, Bispo de Vizeu e estampas da cidade – cava de Viriato, Abravezes, S. Francisco d’Orgens, Praça dois de Maio, Sé, etc.
Almanaque com textos de diversas colaboradoras e colaboradores, à volta de Viseu, de viseenses ilustres e ainda pequenos contos, prosas e versos de motivos vários (recolha e organização de Camillo Castelo Branco ?).
Typographia Universal, Rua do Almada, 347, Porto - 1884